Gestão de equipe: dicas e técnicas para liderar com sucesso

Uma boa gestão de equipe contribui para o sucesso da empresa. Veja o que fazer para ser um líder eficaz e quais são os benefícios disso.

Liderar uma equipe não é uma tarefa fácil. Não importa o quão bom é um gestor, sempre haverá momentos de maior dificuldade. Contudo, apesar de não ser uma tarefa fácil, é essencial para o sucesso de uma empresa.

Simplificadamente, fazer uma gestão de equipe é reconhecer as habilidades de cada colaborador e guiá-los para que atinjam alto desempenho. A seguir, ajudamos você a se tornar uma liderança mais eficaz e contribuir com o sucesso da sua organização.

Manual prático de como engajar seu time

O que é gestão de equipe?

Gestão de equipe é o conjunto de práticas, ações e estratégias voltadas a aumentar a produtividade de um time. É também pensar no engajamento dos colaboradores para que todos estejam cada vez mais empenhados em contribuir para o sucesso do negócio.

Na gestão de equipes, o gestor busca extrair o melhor dos profissionais que estão sob sua liderança. Sua missão é a de fazer os funcionários terem um melhor desempenho. Para isso, ele precisa administrar e coordenar cada colaborador. 

Na prática, é papel do líder atribuir funções, controlar prazos e monitorar os membros da equipe. Além disso, é papel do líder conhecer seus liderados e buscar potencializar as qualidades de cada um, bem como ajudar a sanar lacunas que possam ter.

Tudo isso ajuda os colaboradores a sentirem-se motivados. Por isso, a gestão de equipe de trabalho é importante para um ambiente de trabalho saudável e no qual todos estejam envolvidos a atingir os melhores resultados.  

 

Benefícios da gestão de equipe

Garantir uma boa gestão de equipe do seu RH traz diversos benefícios, como:

 

Maior coordenação

Quando tratamos de um time, estamos falando de pessoas diferentes que precisam trabalhar em conjunto. A gestão de equipes coordena cada uma dessas pessoas como se fosse uma orquestra.

Em outras palavras, significa entender o papel de cada indivíduo no time e suas individualidades, pontos fortes e fracos. Ao fazer isso, o gestor consegue extrair o melhor de cada um para coordenar todos rumo a um objetivo em comum.

 

Melhores resultados

Uma gestão de equipes eficiente distribui papéis e responsabilidades claros e define quais resultados são esperados. Mais do que isso, ela faz com que todos trabalhem em conjunto, como um verdadeiro time.

Lembra que comentamos sobre a orquestra, logo acima? Imagine que cada colaborador desempenhe uma função como flautista, violinista, harpista, contrabaixista etc. Nesse caso, é o maestro que fica responsável por fazer com que, juntos, todos toquem uma música.

Se cada componente da orquestra fizer como bem entender, ao invés de música teremos barulho. Em uma empresa, o líder é o maestro que, ao gerenciar a equipe, é capaz de direcionar cada indivíduo para atingir um resultado em comum.

Quando bem realizada, a gestão de equipes consegue resultados mais rápidos justamente porque faz com que todos entendam para onde devem ir.

 

Mais engajamento

Por saberem o objetivo que precisam atingir, os membros do time são mais engajados. Esse engajamento contribui para que cada colaborador tenha ainda mais vontade de fazer a sua parte para que os resultados da equipe e da empresa sejam atingidos.

 

Aumento de produtividade

Como mencionamos, em um time existem pessoas diferentes. Na gestão de equipes cada profissional sabe qual é a sua função, como também passa a entender o papel de cada um de seus colegas. 

Ter a compreensão do que se espera e do que deve ser feito torna os colaboradores mais produtivos. Um dos motivos é que eles entendem que o caminho que precisam percorrer os levará ao destino esperado.

 

Satisfação dos funcionários

A gestão de equipes cria um vínculo entre os membros do time

Esse vínculo fortalece a relação e cria um ambiente de trabalho positivo e saudável, o qual é imprescindível para o bem-estar de todos, tanto em nível profissional quanto psicológico. 

Uma função importante da gestão de equipe de trabalho é procurar reduzir conflitos e fazer com que todos tenham uma convivência agradável.

No final do dia, tudo isso contribui para o aumento da satisfação dos colaboradores.

Baixar o guia definitivo para criar um ambiente de trabalho feliz

 

Características de um bom líder de equipe

Uma gestão de equipes que traga resultados é liderada por um bom líder. Por “bom líder” nos referimos a um profissional que possua as seguintes características:

 

Habilidades de comunicação

Em primeiro lugar, um líder precisa ser claro ao articular as responsabilidades de cada membro, como também os detalhes das funções e os resultados que se espera atingir

Em segundo, ele deve estar aberto ao diálogo e saber se comunicar de modo a incentivar e engajar o time. 

Portanto, tenha em mente que uma comunicação adequada contribui para uma equipe comprometida, alinhada e dedicada aos objetivos da empresa.

👉 Avaliação de liderança: o que é, qual a importância e como fazer?

 

Empatia

Ter empatia é se colocar no lugar do outro. Isso significa que, ao delegar ou até mesmo chamar a atenção, um bom líder deve saber como fazê-lo de modo a não desmotivar o profissional.

Para o líder de uma equipe de RH a empatia no trabalho é ainda mais essencial, pois ele é a pessoa que mais precisa ter sensibilidade para entender as necessidades dos profissionais de uma empresa

 

Capacidade de inspirar

Na gestão de equipes, um líder eficaz é como se fosse um motor para a equipe. Para isso, ele deve ser capaz de inspirar todos, seja pelo exemplo, pelo modo de agir ou até mesmo pela capacidade de empatia. 

👉 5 dicas infalíveis para engajar os gestores da sua empresa

 

Motivar os colaboradores

Uma das funções mais críticas da liderança é ter colaboradores motivados. Isso porque a motivação é sinônimo de produtividade que, por sua vez, resulta em melhores resultados. 

Para motivar, líderes precisam empoderar seus liderados para que eles cresçam. Também é importante que reconheçam e valorizem os esforços e resultados positivos.  

👉 O que são equipes de alto desempenho e como construí-las?
👉 Como a Feedz ajuda a construir um time de alta performance

Técnicas de gerenciamento de equipe

Além de possuir as características que citamos, um bom líder pode usar algumas das técnicas de gerenciamento de equipe para melhorar a eficácia da sua gestão. Compartilhamos três delas com você:

 

Definição de metas

Definir metas consiste em estabelecer um ponto de chegada. Essa técnica de gestão de equipes foca também em comunicar a todos quais são as metas, estabelecer prazos e avaliar constantemente o progresso em relação a elas.

Liderar por metas é uma maneira eficaz de dar um direcionamento claro aos membros do time. 

👉Como fazer uma gestão de metas eficiente?

 

Feedback regular

Uma técnica utilizada por bons líderes, o feedback regular mantém os membros da equipe atualizados com o progresso geral e individual. É importante para que cada profissional tenha uma visão clara do que pode melhorar e dos seus pontos positivos.

👉 Cultura de feedback: o que é e como implementar na sua empresa?

Sem feedback, é como se o time ficasse todo no escuro. Em médio e longo prazo, pode levar à desmotivação e impedir resultados de serem alcançados.

Guia prático para estruturar um programa de feedback

 

Reuniões one-on-one

1:1 são reuniões que normalmente acontecem  entre o líder e um colaborador. 

Referem-se a conversas individuais rápidas realizadas periodicamente para alinhar expectativas, acompanhar o progresso individual, verificar ações para atingimento de metas, entre outros objetivos.

A frequência dessas reuniões pode variar, mas, como comentamos neste post, recomenda-se que entre uma reunião e outra não se ultrapasse o período de 15 dias

Portanto, perceba que são ciclos curtos, nos quais são estabelecidas tarefas que devem ser concluídas até a próxima reunião. 

Para a gestão de equipes remotas, essa técnica costuma trazer muitos benefícios, pois mostra ao colaborador que a empresa se preocupa com ele.

 

Dicas para melhorar a gestão de equipe

Como se tornar uma liderança eficaz? A resposta a essa pergunta envolve várias dicas, técnicas e estratégias, veja algumas delas.

 

Invista em treinamento e desenvolvimento

Investir no desenvolvimento de habilidades da equipe é fundamental. Oferecer oportunidades de treinamento ajuda a aprimorar as habilidades dos membros da equipe, tornando-os mais competentes e confiantes em suas tarefas.

 

Promova um ambiente de trabalho positivo

Um ambiente de trabalho saudável e positivo promove o engajamento e a produtividade da equipe. Como líder, é fundamental que você promova a comunicação aberta, a colaboração e um ambiente de apoio onde todos se sintam valorizados.

 

Recompense o desempenho da equipe

A motivação é um fator-chave para a produtividade da equipe. Recompensar o bom desempenho não apenas incentiva a excelência, mas também mostra que você valoriza e reconhece o esforço da equipe.

 

Transforme a gestão de equipes com o funcionalidade de Feedback Contínuo da Feedz

No contexto da gestão de equipes, um dos principais desafios enfrentados pelos líderes é a avaliação e o desenvolvimento contínuo de seus membros.

Nesse sentido, a funcionalidade de Feedback Contínuo da Feedz pode ser uma ferramenta inestimável. Aqui estão algumas razões para considerar a implementação do uso da plataforma da Feedz:

 

Facilita a comunicação

O feedback contínuo é um elemento vital para o desenvolvimento da equipe. A plataforma da Feedz permite que você forneça feedback instantâneo, facilitando a comunicação entre você e sua equipe.

 

Acompanhamento de desempenho

Acompanhar o desempenho de cada membro da equipe pode ser uma tarefa árdua. No entanto, com a Feedz, você pode monitorar o desempenho de cada indivíduo, permitindo que você identifique áreas de melhoria e reconheça o bom trabalho realizado por cada um.

 

Fomenta o desenvolvimento da equipe

A funcionalidade de Feedback Contínuo da Feedz não apenas facilita a avaliação do desempenho, mas também promove o desenvolvimento da equipe. Ele fornece uma plataforma para a criação de planos de desenvolvimento personalizados, alinhados com os objetivos da empresa.

Portanto, se você deseja aprimorar suas habilidades de gestão de equipes e contribuir para o sucesso da empresa, considere a implementação da Feedz.

Preencha o formulário abaixo e um de nossos consultores especializados entrará em contato o mais breve possível.

Nenhum post relacionado encontrado

Veja o que estão comentando

2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Marcus Vinicius de Oliveira Machado
Marcus Vinicius de Oliveira Machado
4 meses atrás

Bom dia! Buscando orientação sobre gestão de equipe e coordenação de escola técnica de cursinhos.

Larissa Gracietti
Larissa Gracietti
4 meses atrás

Bom dia, Marcus!

Temos um curso sobre liderança e gestão estratégica: https://www.feedzeduca.com.br/app/cursos-do-feedzeduca/treinamento-de-lideranca-estrategica-desenvolva-habilidades-de-alto-impacto

E outros cursos que podem ser interessantes também: https://www.feedzeduca.com.br/

Preencha o formulário abaixo e em breve o nosso time de especialistas entrará em contato!