[URGENTE] 🚨 Confirmado: Vai ter evento presencial da Feedz em São Paulo! #FeedzDay

5 dicas infalíveis para engajar os gestores da sua empresa

O engajamento dos gestores pode influenciar em cascata toda a motivação do colaborador no dia a dia da empresa.
engajar os gestores

Sem tempo para ler o post sobre como engajar os gestores? Clique no play abaixo para ouvir este conteúdo 🎧

 

Os gestores de uma empresa são as pessoas que fazem e trazem mudanças em uma organização e engajar esses gestores é uma tarefa essencial para qualquer negócio. Afinal, são essas pessoas que possuem impacto direto nas atividades dos colaboradores. 

Bons gestores acompanham a produtividade e a motivação dos funcionários, pois funcionários engajados são defensores entusiasmados da marca. 

Por outro lado, os colaboradores desengajados são indiferentes ao impacto que seu trabalho tem no desempenho de sua organização. 

Então, se funcionários desengajados são um sintoma de gerentes desengajados, como o RH pode engajar os gestores? Isso e muito mais é o que vamos ver agora!

3 principais características de um gestor engajado

Compreendendo, então, o quanto um gestor engajado na empresa é importante, quais seriam suas principais características? As 3 principais delas são:

  1. Gestores engajados são aptos à cultura de feedback na empresa. Isso porque compreendem o quanto a prática é necessária para que os colaboradores sigam evoluindo e construindo melhores entregas;
  2. Além dos feedbacks, outro ponto bastante presente são as reuniões one on one. É muito importante que o gestor reserve um momento sozinho com o colaborador para trocar ideias, se aproximar e planejar questões pessoais e do trabalho;
  3. Para além dessas práticas, um gestor motivador é muito humano com as pessoas com quem trabalha. Essa troca é extremamente essencial para que todos os liderados sintam-se acolhidos e parte relevante daquele espaço.

Essas 3 principais características de um gestor podem influenciar diretamente na saúde mental dos funcionários. 

Até mesmo porque bons gestores compreendem, antes de mais nada, que engajamento e uma liderança humana que deixe os colaboradores felizes devem fazer parte da cultura da empresa. 

Em adição a isso, bons gestores inspiram e possuem muita energia e paixão pelo que estão fazendo. Acreditando no negócio e passando essa ideia para outras pessoas também. 

tipos-de-liderança

Como um gestor desengajado prejudica o time?

Se falamos aqui do quanto as características de um gestor engajado pode mudar o engajamento do time todo o contrário é também verdadeiro. Quando um gestor não acredita no que faz, os prejuízos podem ser enormes.  

Além disso, quando um gestor não promove práticas de engajamento e aproximação com os funcionários, o que acontece é que a produtividade do time todo pode cair. 

 

 

O gestor é como um espelho do que a empresa representa. Sendo assim, quando esse líder não se demonstra acessível e confiante com o que é feito, o resultado é exatamente o mesmo para os liderados. 

As chances de a empresa perder talentos são enormes. Além disso, a imagem da empresa pode ficar prejudicada no mercado, justamente por conta das pessoas que saíram não terem sido felizes trabalhando nessa empresa. 

Assim, gestores desengajados atrasam a empresa no crescimento, nas possibilidades de inovação e nas melhorias internas e externas. 

Por isso, lembre-se: nunca é um desperdício engajar os gestores para inspirar confiança.

Webinar employee experience

Como o RH pode engajar os gestores?

O time de RH pode promover ações que auxiliem no engajamento dos gestores. Algumas delas são: 

 

1. Construa confiança

O ponto de partida é sempre a confiança e isso é um fator em cascata. O RH e os diretores precisam passar confiança aos gestores, gestores aos colaboradores e assim por diante. 

Portanto, é necessário que desde o princípio a relação, principalmente entre RH e gestor seja absolutamente transparente. Métricas, metas e desempenho da empresa precisam estar claras para todos os envolvidos, por exemplo. 

Expectativas de crescimento pessoal e do grupo também devem ser discutidas — e cumpridas quando acordadas. 

A transparência aqui é a palavra de ordem! Sem ela, não é possível construir relações duradouras no ambiente de trabalho.

2. Ofereça oportunidades de treinamento e crescimento

Fornecer aos gestores todos os recursos possíveis para aprimorar as suas habilidades os mantêm envolvidos em seu papel e na organização. 

Descubra o que seus gerentes acreditam estar faltando (sejam ferramentas ou habilidades) como ponto de partida. Se for necessário treinamento adicional para complementar ou reforçar suas principais responsabilidades, ofereça esse curso. 

Se surgir uma oportunidade em que eles possam acompanhar um colega ou trabalhar com um mentor, organize esse momento. Mostrar que o RH deseja que seus gestores tenham sucesso ajudará a aumentar os níveis de engajamento em seu trabalho.

Inclusive, o RH da Feedz tem algumas super dicas para ajudar você, confira:

3. A comunicação precisa ser clara para engajar os gestores 

Uma boa comunicação é uma peça essencial para qualquer gestor. Nesses casos, o RH pode promover cursos de comunicação não violenta, assertiva e clara, justamente para evoluir o assunto e pulverizá-lo pela empresa. 

Guia da comunicação interna

4. Reconheça o bom trabalho

Muitas vezes, no dia a dia de trabalho, os gestores nem sempre têm tempo de pensar e refletir sobre tudo o que fazem. Em meio a correria, reuniões e dias intensos, atenção aos colaboradores e metas, pontos importantes ficam perdidos. 

Os gestores, assim como qualquer outra pessoa da equipe, precisa lembrar de seu valor e ser reconhecido pelos seus feitos. Justamente para se manterem no caminho da cultura da empresa e no que precisa ser feito. 

5. Empatia faz parte do engajamento 

Assim como os funcionários farão o que seus gerentes fazem, os gerentes fazem o que sua organização faz. A empatia é fundamental para compreender que além do local de trabalho as pessoas possuem questões que nem sempre podem ser fáceis de lidar. 

Ainda mais em momentos tão instáveis e inconstantes como os que vivemos atualmente. O RH, nesse aspecto, pode aproximar e humanizar essas questões mantendo as relações aproximadas e mais reais. 

Se a sua empresa quer iniciar esse processo de cascata de confiança, engajamento e empatia, você pode solicitar uma demonstração da Feedz e ver como podemos melhorar todos esses processos. 

Basta clicar aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Larissa Gracietti

Larissa Gracietti

Voar pelo conteúdo

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar