Como diminuir o turnover e reter talentos da área de TI: 6 dicas [+case SVLabs]

Entenda como a SVLabs conseguiu reduzir a rotatividade dos profissionais de TI por meio das boas práticas de gestão de pessoas e da plataforma da Feedz. 

Com a crescente dependência da tecnologia em quase todos os setores, a retenção dos profissionais de TI se tornou ainda mais crítica. O alto turnover da área não só acarreta custos diretos de recontratação e treinamento, mas também custos indiretos, como a diminuição da produtividade e da motivação da equipe. 

Neste conteúdo, vamos compartilhar o case bem-sucedido do nosso cliente SVLabs, em uma entrevista com Rafaela Silva, Tech Recruiter na empresa, para entender as estratégias de retenção desenvolvidas na empresa e como a Feedz ajudou a simplificar os processos. 

Continue a leitura e descubra mais sobre como diminuir o turnover o reter talentos da área de TI. 👇

Principais causas do turnover de profissionais de TI

Não podemos tentar reter os talentos sem primeiro compreender as razões pelas quais eles podem querer sair, não é mesmo? 

A compreensão dessas causas pode ser a chave para você criar estratégias eficazes de retenção, e tornar sua empresa mais atrativa para os profissionais da área. 

A seguir, listamos algumas das principais causas da alta rotatividade no setor tecnológico: 

 

Sobrecarga de trabalho 

Em um ambiente tecnológico, a pressão para entregar soluções rapidamente pode levar a fazer horas extras frequentes. 

Essa alta demanda pode deixar os profissionais da área sobrecarregados, o que pode levar ao esgotamento e, consequentemente, à busca por posições mais equilibradas. 

 

Falta de reconhecimento

Seja financeiramente ou não, a falta de reconhecimento pode desmotivar e levar os profissionais a procurarem por outras empresas que valorizem seu trabalho. 

Benefícios, promoções, elogios e uma sensação de realização são vitais para que os colaboradores se sintam reconhecidos e valorizados. 

 

Ter chefes em vez de líderes 

Apesar de aparecerem como sinônimos no dicionário, na prática, a diferença entre eles é gritante. Em um ambiente dinâmico como o de TI, uma liderança inspiradora faz toda a diferença. 

Os profissionais de tecnologia precisam de líderes que os apoiem, forneçam orientação e, mais importante, que trabalhe com eles, não apenas acima deles. 

 

Clima organizacional ruim

Você sabe como está o clima organizacional da sua empresa? Um ambiente colaborativo e saudável é essencial para o bem-estar e a satisfação dos profissionais. 

Se eles sentem que estão em um ambiente tóxico ou em que a comunicação é deficiente, eles podem decidir que é hora de seguir em frente e buscar uma nova oportunidade em outra companhia. 

A seguir, vamos apresentar algumas dicas para transformar sua empresa em um objetivo de carreira para os talentos da área de TI. 

 

 

6 Dicas para reduzir o turnover e reter talentos da área da tecnologia 

Conhecendo os desafios e atuando proativamente neles, as empresas têm uma chance maior de criar um ambiente de trabalho em que os profissionais de TI se sintam valorizados e motivados a permanecer. 

Para diminuir o turnover e reter talentos da área de TI, é preciso implementar as boas práticas de gestão de pessoas, ou aprimorá-las, caso sua empresa já pratique algumas. Confira nossas dicas: 

 

1. Organize um processo seletivo eficiente

Mais do que atrair candidatos, você precisa garantir que a seleção dos talentos esteja alinhada à cultura e aos valores da organização. Assim, com as expectativas claras desde o início do processo, já é possível reduzir a rotatividade precoce. 

Uma dica é implementar entrevistas comportamentais e técnicas no processo de seleção, para avaliar tanto a aptidão técnicas quanto o fit cultural de cada candidato. 

Perguntas para entrevista técnica de profissionais de TI

 

2. Ofereça uma estrutura de trabalho adequada

Os profissionais de TI precisam de ferramentas e recursos atualizados. Por isso, garanta que eles tenham acesso ao que é necessário para realizar o trabalho com eficiência. 

Esteja aberto para ouvir às necessidades dos colaboradores, para manter os softwares e hardwares atualizados. 

 

3. Forneça feedbacks constantes

Os feedbacks não somente ajudam no desenvolvimento profissional, mas também reafirmam o valor do colaborador para a empresa. 

Por isso, estabelecer reuniões one-on-one periodicamente, para estreitar a relação entre gestor e liderado. 

 

4. Cuide do processo de onboarding

Uma integração bem estruturada ajuda os novos talentos a entenderem o seu papel, a cultura da empresa e estabelece uma relação de confiança desde os primeiros dias da jornada na companhia. 

Se precisar de uma ajudinha, baixe nossa planilha para facilitar o processo de admissão e onboarding. Você pode editá-la conforme às necessidades da sua empresa. 👇

Acessar agora a planilha de admissão e onboarding de novos colaboradores criada pela Feedz  

 

5. Ofereça oportunidades para o desenvolvimento

Na área de TI, a aprendizagem contínua é essencial. Portanto, estabeleça ciclos de avaliação de desempenho trimestralmente, em vez de um ciclo anual. Assim, você mantém os profissionais alinhados aos objetivos da empresa e da sua carreira. 

Além dos planos de desenvolvimento individual (PDIs), a companhia pode investir em treinamentos, workshops e certificações para as equipes.

👉 Leia também: Como criar um PDI eficaz para profissionais da tecnologia

 

6. Cultive um bom clima organizacional 

Muitas vezes, a satisfação no trabalho está relacionada à qualidade do ambiente e às relações interpessoais. 

Para cultivar uma boa vibe na empresa, promova ações de integração, como team building, incentive a comunicação aberta e crie espaços de descontração dentro da empresa, para que os colaboradores possam relaxar e socializar entre si. 

 

[Entrevista] Como a SVLabs melhorou o turnover e a retenção de talentos com o apoio da plataforma da Feedz 

A SVLabs é uma empresa especializada e focada em garantia de qualidade e testes de software. Há mais de 27 anos no mercado, oferece soluções para fornecer um alto nível de qualidade nos sistemas e processos de desenvolvimento das organizações. 

Como Tech Recruiter, Rafaela Silva é responsável por todo o processo de recrutamento e seleção de profissionais de tecnologia na área de QA. Além disso, também acompanha boa parte da jornada do colaborador na empresa, desde a contratação até a entrevista de desligamento. 

 

Entendendo o cenário do mercado de TI e da SVLabs

Segundo o relatório de rotatividade do LinkedIn, o setor de tecnologia apresenta o maior turnover do mercado. A taxa da área se aproxima de 15%, quando o número considerável “saudável” fica em torno de 5%. 

Diante desse cenário, Rafaela criou um projeto de entrevista de acompanhamento no período da experiência, para entender se aquele profissional recém-contratado, por algum motivo, pensava em se desligar da empresa. 

Por ser uma consultoria de Quality Assurance, a SV conta com clientes em diferentes frentes e segmentos, o que possibilita a realocação de um bom profissional, que pode não ter se adaptado bem com os processos de um cliente, por exemplo. 

 

O que é a entrevista de acompanhamento de experiência? 

A entrevista de acompanhamento de experiência é uma conversa estruturada entre o novo colaborador e o RH, que ocorre geralmente no final ou próximo ao final do período de experiência. 

Esse período, frequentemente de 90 dias, é visto como uma fase de avaliação e adaptação tanto para o profissional quanto para a empresa. 

Após as primeiras entrevistas, Rafaela percebeu que durante esse acompanhamento que seria possível coletar outras informações valiosas para diminuir o turnover e reter os talentos da área. 

Rafaela:Conforme eu fui aplicando as primeiras entrevistas, eu consegui entender que não era só aquela informação que eu queria obter dos colaboradores. Eu consigo extrair como é o contato do profissional com o cliente, como é a relação dele com o gestor, ter esse feedback, e captar algumas informações que a gente não tinha. Às vezes o gestor traz uma perspectiva sobre um cliente e o profissional, que está atuando e a entrevista traz outra.”  

 

Exemplos de perguntas para entrevista de acompanhamento de experiência

A entrevista é uma estratégia excelente para entender se o profissional está se adaptando à empresa e verificar quaisquer preocupações ou necessidades que ele possa ter. 

A seguir, compartilhamos algumas sugestões de perguntas que o RH pode considerar: 

  • Como você descreveria sua experiência geral na empresa até o momento?
  • Você sente que recebeu o treinamento e os recursos adequados para desempenhar bem suas funções desde que começou aqui?
  • Como tem sido sua interação e comunicação com sua equipe e gestores?
  • Há algo sobre o seu papel ou sobre a empresa que você acha que não estava claro ou que surpreendeu você desde que começou?
  • Se você pudesse sugerir uma mudança ou melhoria para a empresa com base em sua experiência até agora, qual seria?

 

Melhoria na retenção de profissionais de TI 

Com o sucesso do projeto durante o período de experiência, a ideia expandiu e se transformou em uma ação para toda a empresa. Agora, iniciando as entrevistas pelos profissionais com mais tempo de empresa para os mais recentes. 

O RH percebeu que por meio dessas entrevistas, é possível atuar rapidamente nos problemas ou melhorias apontados. Rafaela conta que já aconteceram alguns casos de conseguir reverter algumas solicitações de demissão. 

Rafaela:Pra te dar um exemplo, aconteceu uma situação com um profissional, e corria o risco dele sair da empresa. Nesse caso, tanto eu quanto o gestor atuamos rapidamente para reverter aquela situação e, cerca de alguns dias depois da nossa reunião, o profissional entrou em contato comigo para dizer que já sentia certa melhoria e agradecer pela agilidade na resolução.”

 

Como a Feedz facilita esses processos?  

Esse projeto de acompanhamento do RH já tinha iniciado antes mesmo da escolha pela plataforma da Feedz. Antigamente, as anotações eram feitas em planilhas, documentos, bloco de notas, etc. 

Rafaela: A escolha da plataforma da Feedz não foi focada no turnover, mas foi uma consequência para construir um ambiente de trabalho mais feliz. A gente já ia implementar a Feedz de qualquer jeito. Ali na Feedz, a gente consegue colocar diversas informações, que antigamente a gente fazia por tabela, e tem ajudado no engajamento dos nossos colaboradores. Hoje a gente troca feedbacks e comemoramos as conquistas individuais e coletivas. As pessoas vendo aquilo sentem o impacto e também querem compartilhar, celebrar suas conquistas.

Solicite uma demonstração da plataforma da Feedz

 

Como a SVLabs conseguiu aumentar a retenção de talentos com a Feedz?

Outro ponto extremamente importante para reter talentos de TI é investir no desenvolvimento profissional deles. 

Um estudo do Workplace Intelligence reforça essa importância com o dado de que 74% dos trabalhadores das gerações Y e Z cogitam sair da empresa devido à falta de oportunidade de desenvolvimento de habilidades. 

Para evitar que esse fosse um dos motivos para buscar outras companhias, a SVLabs também se preocupa em fazer a gestão de desempenho e promover o crescimento de forma personalizada, por meio da solução de AD da Feedz e da funcionalidade de PDI.   

Rafaela: Antes da Feedz, a gente não rodava a AD formal, então a Feedz facilitou muito esse processo. Acabamos de passar pelo nosso segundo ciclo de avaliação de desempenho e estamos na etapa de cadastro dos PDIs. Antes do cadastro do PDI, o colaborador e o gestor tem uma reunião para alinhar os pontos de melhoria, conforme a carreira de cada profissional e os objetivos da empresa. Nós enviamos um comunicado ensinando como os colaboradores poderiam cadastrar seus PDIs na plataforma, para que eles tenham a autonomia de desenhar o plano de desenvolvimento deles. Nesse primeiro ano com a Feedz, nós utilizamos a avaliação 180º, mas no próximo ano queremos rodar a avaliação 360º.” 

 

Por que você recomenda a Feedz para outros RHs? 

A plataforma da Feedz ajuda a SVLabs a fazer a gestão de desempenho dos profissionais, e analisar os dados de maneira prática. Tanto gestores quanto colaboradores podem monitorar seu progresso de desempenho, habilidades e realizações. 

Rafaela: Eu recomendo a Feedz porque ela tem ajudado bastante. É mais prático, mais fácil, rápido, e fez com que a gente pudesse tirar tudo que tava em planilha, tabelas, blocos de anotações.

_______________

A SVLabs é um dos cases de sucesso da Feedz e a sua empresa também pode ser! Solicite uma demonstração agora mesmo e descubra como podemos ajudar a sua companhia. 👇

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar