Employee Advocacy: o que é e como transformar colaboradores em defensores de marca

Veja neste artigo o que é employee advocacy, o passo a passo e dicas valiosas para transformar os colaboradores em promotores da marca!

Quer saber o que é o Employee Advocacy e como utilizar a estratégia para transformar colaboradores em defensores de marca? Então confira o artigo!

O mundo mudou, as dinâmicas de trabalho mudaram e, consequentemente, a maneira como os colaboradores se relacionam com seus ambientes de trabalho também mudou.

Estamos na era da transformação e, com os meios sociais difundindo informações cada vez mais rápido, a velocidade dessa transformação também aumenta a cada dia.

As empresas que desejam ter sucesso precisam estar preparadas para atender a essas novas demandas e, mais do que nunca, é extremamente importante ter pessoas que constroem a sua empresa com um empenho genuíno e que estão dispostas a defendê-la a qualquer custo.

É claro que uma relação tão sólida não se constrói da noite para o dia. É preciso empenho, planejamento, ações estruturadas e estratégias para fazer com que isso aconteça. Nesse contexto, uma estratégia de Employee Advocacy pode ser uma aliada poderosa para a sua empresa.

O que é Employee Advocacy

Employee Advocacy é uma estratégia de marketing voltada para os colaboradores, ou seja, envolve ações estratégicas com o objetivo de atrair, integrar, engajar e mobilizar os colaboradores para que eles de tornem os promotores da sua empresa

Essa estratégia pode ser muito proveitosa, uma vez que são seus funcionários que mais conhecem o seu produto e convivem com as dores dos cliente cotidianamente. 

De acordo com uma pesquisa da Werber Shandwick, 50% dos funcionários compartilham fotos, vídeos ou mensagens sobre suas empresas nas redes sociais e 33% fazem isso sem qualquer incentivo da marca. Isso significa que muitos colaboradores já estão compartilhando suas experiências positivas com uma empresa de forma espontânea. 

Então, por que não aproveitar desse ativo poderoso para realizar ações que visam atingir os objetivos da organização?

Existem algumas estatísticas que mostram o quão essencial é a estratégia:

  • em comparação aos conteúdos compartilhados nos canais oficiais da marca, os conteúdos compartilhados por colaboradores alcançam 561% mais pessoas;
  • conteúdos compartilhados por funcionários recebe 8x mais engajamento do que os conteúdos compartilhados nos canais oficiais da empresa;
  • a taxa de conversão dos leads conquistados através de outros colaboradores é 7 vezes maior do que aqueles que vieram através dos canais tradicionais.

 

Quais são os benefícios do Employee Advocacy?

Acredite ou não, a promoção através dos funcionários pode ajudar sua empresa de uma forma que nenhuma outra estratégia de marketing pode. Aqui estão alguns exemplos práticos:

 

Aumente o awareness

Cada um dos seus funcionários possui sua própria rede pessoal, o que significa que o alcance de todos eles juntos excede muito o alcance dos canais oficiais da marca

Recentemente, um estudo apontou que as mensagens de uma marca alcançam um público 561% maior quando compartilhadas pelos colaboradores em comparação com os conteúdos compartilhados pela própria empresa em suas redes sociais.

Employee Advocacy social media

 

Conquiste confiança

Hoje, os clientes têm todo o poder nas mãos. Eles possuem inúmeros recursos para aprender sobre uma marca antes da decisão de compra e como resultado a confiança nas mensagens que vêm diretamente da empresa está baixa.

É muito mais provável que um cliente em potencial confie nas mensagens que vêm de alguém que eles conhecem e confiam. Cerca de 84% dos consumidores valorizam as recomendações de outras pessoas acima de qualquer outra forma de publicidade.

 

Atraia os melhores talentos

79% dos candidatos a empregos utilizam as redes sociais durante a busca. Aumentar o alcance da sua marca fará com que as vagas de emprego da sua empresa sejam apresentadas a mais pessoas qualificadas.

Contudo, os melhores talentos não estão apenas em busca de um emprego, mas buscam empresas que sejam um ótimo lugar para trabalhar. Employee Advocacy, ou a promoção da marca pelos próprios funcionários, é um indício valioso de que os colaboradores estão engajados e comprometidos com o sucesso de uma marca e, consequentemente, estão tão satisfeitos com seu ambiente de trabalho a ponto de querer que outras pessoas conheçam esse lugar.

Como resultado, Employee Advocacy pode exercer um grande impacto no Employer Branding da sua empresa.

 

Aumente a satisfação dos colaboradores

Quando a empresa envolve suas equipes na promoção da marca, ela mostra aos  funcionários que eles são um parte valiosa da organização. Alguns estudos mostram que colaboradores engajados são mais otimistas, inspirados e conectados com a marca, com o propósitos e com os objetivos da empresa.

 

Como transformar colaboradores em defensores de marca

Um programa de Employee Advocacy reúne os defensores mais confiáveis de uma empresa — os colaboradores. Incentivando-os a compartilhar suas histórias nas redes sociais, o reconhecimento da marca, a retenção dos colaboradores e a atração de talentos qualificados crescem significativamente, além de impulsionar o Employer Branding da sua empresa.

Depois que uma organização desenvolve uma marca empregadora forte, os funcionários defensores são os encarregados de ativá-la. De acordo com Jess Von Ban, vice-presidente de uma empresa de software de marketing de recrutamento, a Symphony Talent, “seus funcionários são megafones poderosos, eles são contadores de histórias natos que possuem voz autêntica e são a personificação da cultura e missão da marca”.

Separamos algumas dicas para ajudar você a transformar seus funcionários em defensores da marca.

blake shelton television GIF by The Voice

 

Incentive a participação

Isso pode significar uma mudança de cultura para algumas empresas, mas é preciso confiar em seus colaboradores. Fuja do microgerenciamento para alcançar resultados expressivos de desempenho.

 

Treine seus colaboradores

Para conduzir seu programa de Employee Advocacy até os objetivos que a sua empresa deseja alcançar, ensinar seus colaboradores sobre boas práticas dentro da sua plataforma é essencial.

Revise suas redes sociais, entenda o tom de voz utilizado pela empresa e ajude suas campanhas e comunicações externas a serem consistentes.

 

Seja criativo e estratégico quanto ao conteúdo

Criar uma estratégia de marketing de conteúdo pode parecer assustador, mas não precisa ser. Há conteúdos em todos os lugares da sua empresa. Por isso, procure pessoas de diferentes equipes, ouça suas histórias e solicite sugestões de conteúdo.

Busque capturar o que está acontecendo na empresa todos os dias e aproveite de ferramentas de edição, branding e colaboração. Assim, você terá ideias valiosas vindas de várias fontes ricas e diferentes. Não se esqueça: dê voz a seus colaboradores e as ações de defesa virão quase que de forma natural.

 

Ouça seus colaboradores

Pode até parecer batido, mas é extremamente importante reforçar que, para que seus colaboradores estejam engajados com as iniciativas da empresa, eles precisam se sentir ouvidos, respeitados e valorizados. Estruturar um canal de comunicação interna claro e honesto é essencial para construir uma relação sólida com seus times.

 

Desenvolva um programa de Employee Advocacy 

Um programa de Employee Advocacy pode ser decisivo para que a sua estratégia de defensores funcione de forma eficaz. Existem plataformas específicas que permitem criar e gerenciar sua estratégia de gamificação nas empresas.

 

Meça os resultados

Não se esqueça de medir os resultados. Esta etapa é crítica para impulsionar seu programa, otimizar sua abordagem e medir resultados de negócios tangíveis.

As métricas mostrarão como os esforços de Employee Advocacy estão ajudando a empresa a atingir seus objetivos. Algumas perguntas que você pode fazer são:

  • as classificações do Glassdoor melhoraram?
  • Qual foi o alcance e o engajamento naquela semana com o programa?
  • Qual foi o conteúdo de melhor desempenho?
  • Quem foram os defensores mais engajados?
  • E certifique-se de anunciar e comemorar o sucesso de cada etapa para manter o ritmo.

Seus funcionários são um canal de marketing cada vez mais valioso, não os subestime.

Utilize o engajamento para impulsionar os resultados da sua empresa.

Peepi →

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