Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Como engajar os colaboradores: 10 dicas infalíveis

Colaboradores engajados são mais produtivos e comprometidos com a empresa. São aqueles que “vestem a camisa” do negócio, que têm espírito de dono, que procuram sempre as melhores soluções e que estão dispostos a crescer junto com a instituição. Como engajar os colaboradores, porém, é um desafio. 

De acordo com Stephen Harding, especialista em pesquisas organizacionais, os profissionais engajados têm 3 dimensões de conexão com a empresa:

  • Pensar: entendem e se comprometem com objetivos, estratégias, valores e missão da empresa;
  • Sentir: têm orgulho e amor pelo o que fazem;
  • Agir: trabalham com foco no desenvolvimento da empresa e se sentem satisfeitos com isso. 

Engajamento, portanto, é algo pessoal mas que traz benefícios coletivos. Elisângela Lopes Luzzi, especialista em pessoas, liderança, performance e relações de trabalho, mostra um exemplo prático de como o engajamento impacta positivamente nas empresas. 

Segundo ela, de acordo com pesquisas realizadas com companhias, a queda de 1% de engajamento impacta em até 22% de produtividade.

Além disso, a especialista afirma que colaboradores engajados podem aumentar em até 4,5% o faturamento do negócio.

Como engajar os colaboradores é a questão que fica na cabeça dos líderes de pessoas e executivos das empresas.

O segredo está em ter o foco nas pessoas. Separamos 10 dicas de como engajar os colaboradores, confira:

 

1) Alinhamento de expectativas

O engajamento é a sensação de pertencer a algum lugar e isso só é possível se as expectativas condizem com a realidade.

Um colaborador que foi contratado para cuidar das redes sociais da empresa mas, na prática, cuida do blog, dos leads e dos fluxos de e-mail, por exemplo, dificilmente estará engajado em sua tarefa e com a organização.

Para ter sempre as expectativas alinhadas, além de já no processo seletivo deixar claro as funções reais a serem executadas, o feedback é muito importante. Com ele, os colaboradores podem sempre expor seus desejos e sentimentos para o líder.

Este, por sua vez, pode fazer a ponte entre a expectativa do colaborador e da empresa. A dica prática, portanto, de como engajar os colaboradores a partir do alinhamento de expectativas é ter uma cultura madura de feedbacks. 

 

2) Liderança inspiradora

Problemas com os líderes são um dos principais fatores de desmotivação dentro de uma empresa. Gestores autoritários e centralizadores geralmente não dão a autonomia e confiança necessária para que os colaboradores se sintam engajados. 

Por outro lado, mesmo que sejam democráticos ou situacionais, líderes que não inspiram pela sua forma de resolver problemas, capacidade técnica, atenção com os colaboradores e postura profissional, por exemplo, dificilmente irão gerar engajamento.

Os profissionais precisam se espelhar em seu gestor para criar um vínculo de colaboração e assim, se engajar com o time.

A dica prática aqui de como engajar os colaboradores é: invista no desenvolvimento das lideranças para gerar engajamento por meio do exemplo e inspiração.

 

3) Propósito claro

O mercado de trabalho cada vez mais será ocupado pelos millennials e essa geração é movida por propósito. Portanto, tanto os times quanto a empresa em si precisam ter propósitos claros e inspiradores. 

Os colaboradores precisam ter claro qual é esse propósito desde de o momento da contratação para que possam estar engajados no objetivo da empresa e trabalhar em prol dele. 

A dica prática dessa vez de como engajar os colaboradores é: tenha um propósito claro da empresa e do impacto de cada time nela e deixe isso claro para todos os colaboradores desde o processo seletivo, assim é possível garantir o engajamento pelo propósito.

 

4) Processos bem definidos

Ter que desenhar um processo de entrega novo toda vez que uma surge uma nova demanda gera retrabalho e a sensação de andar em círculos. Sem processos bem definidos, os colaboradores podem, também, se sentir perdidos, sem saber por onde começar o trabalho e qual direção seguir.

Outro impacto negativo é não ter um parâmetro para poder comparar a produtividade e o tempo disposto a cada projeto. Afinal, se cada um atende o cliente de um jeito, como saber qual é o fator que gera eficiência? 

Dar segurança para o colaborador de qual o norte das ações, aumentar a facilidade do seu trabalho e sua eficiência por meio de processos bem definidos, portanto, é a dica prática aqui de como engajar os colaboradores.

 

5) Desenvolvimento profissional

O colaborador precisa ter um plano de carreira para poder se engajar nas ações da empresa. Trabalhar apenas para a empresa crescer sem perspectivas de crescimento pessoal e profissional em paralelo traz a sensação de estagnação e isso acaba com qualquer chance de engajamento. 

Portanto, é preciso ter um plano de carreira claro, falar quais os principais objetivos que eles precisam atingir para crescer na empresa, incentivar o desenvolvimento pessoal e ter um plano de desenvolvimento individual

Na prática, não deixe que simpatias pessoais interfiram em quem vai ser promovido e nem ignore o investimento no desenvolvimento dos colaboradores.

 

6) Reconhecimento

Um trabalho bem executado precisa ser reconhecido para motivar o colaborador e alinhar as expectativas. Ao reconhecer uma entrega, o gestor está mostrando qual o padrão esperado e motivará o profissional a tentar repetir o feito.

Saber que seu trabalho é valorizado na empresa gera engajamento do colaborador. Para isso, pode ser criado um mural público para reconhecimentos, um espaço em reuniões para tal e ainda dar o feedback positivo em 1:1s.

 

7) Respeito

Muito mais do que as “políticas de boa vizinhança” , respeito no ambiente de trabalho também é entender o momento do colaborador. Todos têm seus dias mais produtivos, seus dias de preocupação com fatores externos, seus problemas na vida pessoal.

A empresa que respeita o momento de cada colaborador e permite regimes de trabalho diferentes para se adequar a cada realidade tende a ter mais engajamento. Além disso, claro, é importante zelar pelo respeito mútuo entre os profissionais. 

A dica prática de como engajar os colaboradores é: entenda a realidade de cada pessoa e tente respeitar suas necessidades para gerar mais engajamento com o trabalho. Além disso, é preciso pensar na diversidade e inclusão no trabalho, criando ambientes acolhedores e seguros para todas as pessoas.

 

8) Gestão de desempenho

De nada adianta estabelecer um plano de desenvolvimento e de carreiras se não existe uma ferramenta para medir os índices de eficiência dos profissionais.

A gestão de desempenho pode ser usada para medir métricas como: comprometimento com o desenvolvimento profissional, esforço em evoluir, qualidade nas entregas e relações interpessoais. 

Uma gestão de desempenho que mostre para o colaborador seus pontos fortes, os que precisam aprimorar e em que lugar está na escala de evolução gera engajamento. Hoje, existem ferramentas de gestão de desempenho e engajamento que podem ajudar nesse processo.

 

9) Diálogo

Comunicação clara e transparente é essencial para o engajamento. As pessoas tendem a se comprometer mais quando têm acesso a informações e não têm dúvidas sobre os comunicados passados.

Tudo isso pode ser alcançado com um espaço aberto a diálogos, com uma comunicação interna direta e transparente.

 

10) Integração

Por último, a conexão entre as pessoas é o que faz o engajamento acontecer. Os processos e ações das empresas precisam andar lado a lado com a integração e a criação de laços de cooperação entre as pessoas. 

Trabalho em equipe, fóruns de assuntos não relacionados ao trabalho, mas que sejam de interesse dos colaboradores e momentos de descontração, por exemplo, são essenciais para despertar a sensação de pertencimento e, consequentemente, o engajamento.

O engajamento é um fator de sucesso para as empresas e, sendo assim, precisa ser uma das suas prioridades, com o desenvolvimento de ações para sua manutenção.

Como engajar os colaboradores pode ser um desafio, mas existem ações práticas para trilhá-lo com sucesso. E na sua empresa, como engajam os colaboradores? Conte para gente.

Gabriel Leite

Gabriel Leite

Voar pelo conteúdo

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Outros conteúdos que você pode gostar

Cadastre-se e receba os melhores conteúdos sobre engajamento e desempenho em primeira mão!