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Treinamento Online: Conheça 6 vantagens

Neste artigo, você vai saber como funciona o treinamento online, quais são suas principais vantagens e tipos. Acompanhe!
treinamento online

Um mercado de trabalho cada vez mais competitivo oferece as melhores oportunidades para profissionais que estão sempre se aperfeiçoando e empresas que investem em seus funcionários.

E uma das maneiras mais eficientes de se promover isso é por meio da oferta de treinamento online, formato que permite mais acessibilidade e flexibilidade no processo de aprendizagem e capacitação das equipes de uma empresa.

Por meio do treinamento online, enquanto as empresas investem nos colaboradores com o menor custo, os profissionais têm a oportunidade de atualizar seus conhecimentos e adquirir novos em plataformas que podem ser acessadas de qualquer lugar.

Neste artigo, produzido pelo Tangerino – controle de ponto digital, você vai saber como funciona o treinamento online, quais são suas principais vantagens e tipos. Acompanhe! 

O que é um treinamento online?

Muitas empresas e profissionais já perceberam como o mercado é dinâmico e competitivo e abre portas para aqueles que investem em inovação, novos conhecimentos e aprendizados constantes que afetam diretamente a vida das pessoas.

Dentro das organizações, uma das maneiras mais eficazes de proporcionar isso é investir em treinamentos e capacitações em diversas áreas.

Com o avanço da tecnologia, formatos mais inovadores passaram a permitir que essas capacitações sejam oferecidas de forma mais acessível e flexível, como é o caso do treinamento online.

É um formato de educação corporativa que permite a realização de ações por parte das empresas com o objetivo de desenvolver as capacidades técnicas, habilidades e comportamentos dos colaboradores, de forma que ambas as partes encontrem vantagens.

Nesse formato, a mobilidade é um dos principais destaques, já que a ideia não é reunir os funcionários e equipes de forma presencial, mas permitir que cada indivíduo realize esses treinamentos, seja por meio de smarttphones, tablets ou notebooks, de qualquer lugar.

Com isso, a empresa economiza diversos gastos que teria caso as ações fossem presenciais e também possibilita que o aprendizado ocorra de maneira mais democrática e com menos empecilhos.

 

Quais as vantagens do treinamento online?

Existem hoje diversas maneiras de treinar e potencializar os conhecimentos dos funcionários dentro das empresas. Sejam conhecimentos voltados a conteúdos técnicos das áreas e até mesmo relacionados à capacidade de gestão.

Dentre os benefícios, ao escolher o treinamento online, a empresa consegue ser mais acessível e democrática ao passar esses conhecimentos, além de possibilitar um formato mais flexível, de forma que todos os colaboradores consigam ser contemplados.

Veja detalhes sobre as principais vantagens do treinamento online:

 

1. Custo menor em relação ao modelo presencial

Uma das grandes vantagens das soluções online é justamente a praticidade e a redução dos custos, se comparada ao modelo presencial.

Ao reunir pessoas em uma sala para oferta de um curso, a empresa acaba criando várias necessidades, como custo com o local, lanche, deslocamento dos funcionários, disponibilidade de mais pessoas na equipe, dentre outros.

São fatores que aumentam os custos, diferentemente do treinamento online, que demanda menos estrutura física e de pessoal.

 

2. Flexibilidade para os funcionários

Muitos colaboradores deixam de realizar cursos e treinamentos pela falta de tempo ou disponibilidade. 

Quando ofertado de forma online, aumentam-se as chances de sua participação, já que, em caso de treinamentos gravados, principalmente, ele pode escolher o melhor horário e local para realizá-lo.

E, mesmo em situações em que os treinamentos ocorram ao vivo, ele não precisa estar na empresa para vê-lo, mas adequar-se melhor à sua rotina, sem perder a aula. 

 

3. Incentiva o processo de autoaprendizagem

Ao realizar um treinamento online, os funcionários têm mais liberdade em aprofundar em determinado tema ou área que acharem mais interessante para seu desenvolvimento profissional, por meio de materiais como e-books, podcasts e outros formatos.

 

4. Potencializa a marca empregadora

Uma empresa que acredita e investe no desenvolvimento de seus colaboradores, sem dúvidas, é vista de forma positiva no mercado, o que reforça sua imagem de marca empregadora – employer branding.

Com isso, ela reforça que entende a dinâmica acelerada e as novas demandas, que exigem profissionais atualizados e capacitados.

Ao investir em suas equipes, ela mostra também o seu compromisso com os profissionais que ali atuam, potencializando a sua estratégia de atração e retenção de talentos.

 

5. Permite o alcance de mais pessoas

O treinamento online pode ser considerado uma forma de democratizar o acesso ao conhecimento. 

Principalmente considerando as disponibilidades e os novos contextos do mercado, como profissionais que atuam em home office e não estão presencialmente na empresa.

 

6. Possibilita a aplicação de abordagens mais inovadoras e criativas

Prender a atenção das pessoas, hoje, é um grande desafio, principalmente devido aos diversos estímulos disponíveis na internet e nas telas.

Uma das vantagens do treinamento online é poder contar com a tecnologia para atrair a atenção do aluno de forma criativa, mais interativa e com abordagens que façam aquele público ter realmente interesse em continuar acompanhando o conteúdo. 

 

Como funciona o treinamento online?

A realização de um treinamento online deve partir de uma demanda da empresa ou dos funcionários. Seja para reforçar um conhecimento já existente ou adquirir outros, a partir de novos contextos e situações dentro e fora da empresa.

Essa demanda pode ser, por exemplo, a partir da entrada de um novo produto na empresa, em que os colaboradores precisarão receber um treinamento e capacitação para venda desse produto.

Também pode ser a partir da percepção dos próprios colaboradores, que observaram que a equipe precisa receber mais conhecimentos acerca de um software ou até mesmo para melhoria de processos de gestão.

Outra possibilidade é que a empresa realize uma pesquisa de opinião a fim de identificar quais as principais dificuldades das equipes e até mesmo quais as áreas ou temas de maior interesse dos funcionários.

Assim, a partir da identificação dessa demanda e do perfil do público que deverá receber o treinamento, a empresa deve começar a planejá-lo, considerando:

  • quais tipos de conteúdos serão passados;
  • quais habilidades, soft skills e competências a empresa quer desenvolver;
  • de que maneira a empresa avaliará se aquele treinamento realmente trouxe resultados significativos;
  • como o treinamento será oferecido: se por meio de aulas gravadas, ao vivo, games, palestras ou atividades interativas disponíveis em plataformas digitais;
  • a empresa possui uma pessoa, equipe ou estrutura capaz de ofertar esse treinamento ou precisará contratar uma outra instituição para isso;
  • após definida toda a estrutura do treinamento, investir em estratégias de comunicação interna e endomarketing para divulgação do treinamento, junto ao RH.

Nesse contexto de divulgação do treinamento online, a empresa deve deixar bem claro aos funcionários o seus objetivos e o motivo dessa oferta, sem que seja algo imposto, o que pode acabar diminuindo o interesse dos colaboradores.

A oferta de cursos e treinamentos é uma forma de profissionalizar o público interno, mas é sempre importante que a empresa crie maneiras de atrair os funcionários a essa ação, de forma a cultivar uma cultura organizacional de aprendizado.

 

Principais tipos de treinamento online 

Existem algumas formas de se realizar o treinamento online, dependendo do perfil dos funcionários que o receberão e de qual é a proposta da empresa e seu objetivo com essa ação.

Como exemplos, existem treinamentos mais curtos e rápidos, assim como aqueles mais intensos e cujo objetivo é instigar o espírito de competitividade saudável nas equipes. 

Para escolher o melhor tipo de treinamento online, a empresa deve saber exatamente o que pretende alcançar e qual é o seu público para aquela ação. Além de definir quais serão as maneiras de se avaliar os resultados da capacitação. 

Veja alguns tipos mais comuns de treinamento online dentro das empresas:

 

Microlearning

Palavra que vem de micro (pequeno) e learning (aprendizado), essa é uma metodologia que proporciona pequenas pílulas de conhecimento e informação por vez.

São utilizadas várias alternativas multimídia, como infográficos e vídeos, por exemplo, por meio de uma plataforma de educação.

Pode ser considerado um método mais flexível por possibilitar que o aluno escolha seu processo e tempo de aprendizado.

 

Mobile learning

Essa é uma interessante maneira de aproveitar o fato de todos se manterem conectados em seus smartphones o tempo todo. Assim, nesse formato, a proposta é que o funcionário realize o treinamento online por meio do seu aparelho.

É considerada uma forma acessível e prática de passar conhecimento. Mas é muito importante que a empresa se atente ao fato do sistema ou plataforma ser totalmente adaptável às telas dos smartphones para uma experiência completa do funcionário.

 

Gamificação 

A gamificação, também conhecida como gamification, do inglês, como o próprio nome já diz, é um formato que utiliza a metodologia dos games e competições para incentivar o aprendizado.

Por meio dela, é criada uma estratégia que recompensa a aquisição de conhecimento por meio de pontos e que também incentiva uma competitividade saudável entre as equipes, a fim de aumentar a produtividade e o engajamento dos colaboradores.

 

Programas de mentoria

Nessa metodologia de treinamento online, funcionários com mais tempo de casa e que possuem hard skills mais desenvolvidas realizam mentorias com os colaboradores mais novos.

Ao optar por esse método, a empresa deve elaborar um sistema de metas de desenvolvimento profissional e procedimentos de forma que esse desenvolvimento possa ser realmente aproveitado, monitorado e que seus resultados possam ser, de fato, percebidos. 

Percebeu a importância do treinamento online para a empresa e também para os funcionários? 

Essa é uma estratégia que, quando bem executada, auxilia na formação de uma equipe capacitada e que possui vontade e engajamento para aprender e compartilhar seus conhecimentos, colocando-os em prática para o crescimento próprio e o da empresa. 

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Larissa Gracietti

Larissa Gracietti

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