Compreender os diferentes tipos de clima organizacional e a diferença que há entre cada um deles é um passo importante para as empresas que desejam construir um ambiente de trabalho cada vez melhor para suas equipes.
Como já abordamos anteriormente aqui no blog da Feedz, o clima organizacional está diretamente ligado à produtividade individual e coletiva dos colaboradores.
Não é por acaso, por exemplo, que organizações com uma vibe positiva são vistas com bons olhos pelo mercado, o que sem dúvidas colabora com a atração e retenção de talentos acima da média, bem como traz um impacto no sucesso dos negócios.
Se a sua empresa está precisando de melhorias no que diz respeito ao clima, saiba que uma das primeiras missões do RH nesta frente é identificar quais são os tipos de clima organizacional que predominam neste momento.
Para ajudá-lo nesta tarefa, vamos reunir tudo o que você precisa saber sobre o assunto aqui neste post. Vem com a gente! 🙂
O que é clima organizacional
Para que todos estejam na mesma página, vamos primeiro compreender o que exatamente é o clima organizacional?
Bom, o clima organizacional pode ser compreendido como a atmosfera de uma empresa a partir da percepção dos colaboradores que ali trabalham. Em outras palavras, ele é um indicador bastante claro da qualidade do ambiente corporativo.
Essa percepção, por sua vez, pode estar ligada a diferentes aspectos, que vão desde o modelo de gestão de talentos e ações de valorização profissional, até a forma como a comunicação é conduzida e o relacionamento estabelecido entre as equipes.
O fato é que, em todos os casos, o clima organizacional tem uma relação direta no dia a dia das empresas, podendo render tanto frutos positivos quanto negativos. Na sequência, falaremos mais sobre isso.
Tipos de clima organizacional
Agora que você já entendeu por que o clima é algo tão importante, chegou a hora de falarmos sobre quais são os tipos de clima organizacional que podem ser encontrados nas empresas.
No geral, eles se dividem em três principais:
1. Clima organizacional bom
Entre os tipos de clima organizacional, esse é sem dúvidas o que toda empresa deseja alcançar. Afinal, ele é o grande responsável pelos dados que trouxemos no capítulo anterior deste artigo!
Um clima organizacional bom ou alto é aquele em que os colaboradores se sentem felizes e motivados para desempenharem as suas funções, além de mais abertos para aceitar mudanças e participar das campanhas corporativas.
Nestes casos, o estímulo à criatividade e à busca por soluções disruptivas são maiores, assim como a retenção de talentos.
Além disso, um clima organizacional positivo também ajuda e muito a promover as empresas como bons lugares para se trabalhar, o que tem tudo a ver com Employer Branding.
2. Clima organizacional médio ou neutro
Sabe quando você faz parte de uma empresa que não chega a ser ruim, mas também não te brilha os olhos ou faz com que você se sinta motivado a entregar o seu melhor todos os dias?
Bom, essa é a definição para empresas que possuem um clima organização médio ou neutro. É o famoso “mais ou menos”, no qual os colaboradores chegam até mesmo a serem indiferentes.
Quando uma companhia se encontra nesta situação é preciso ligar o sinal de alerta e pensar em melhorias o quanto antes.
Caso contrário, há grandes chances de surgirem problemas como alta rotatividade, baixa produtividade das equipes e estagnação nos negócios.
3. Clima organizacional ruim
E para fecharmos a lista dos tipos de clima organizacional, temos o mais temido de todos: o clima ruim ou baixo.
Como você deve imaginar, ele representa empresas nas quais os funcionários já não aguentam mais e, assim que tiverem outra oportunidade de trabalho, podem pedir demissão sem nem pestanejar.
Um clima organizacional ruim, que não valoriza ou até mesmo desrespeita seus colaboradores, é uma receita infalível para o baixo comprometimento das equipes, alta rotatividade de profissionais e até mesmo afastamento devido a doenças psicossomáticas.
Ou seja: ele deve ser evitado a todo o custo!
Dicas práticas para melhorar o clima organizacional
Criar um clima organizacional saudável é como construir um quebra-cabeça: há diferentes peças que precisam se encaixar para que o resultado final seja alcançado.
Ou seja, não basta apenas conduzir iniciativas isoladas. É essencial que todas as práticas e ações estejam conectadas.
Na sequência, você encontra as principais:
Incentivar a comunicação aberta e transparente
Já dizia o saudoso Chacrinha, um dos maiores comunicadores da televisão brasileira: “Quem não se comunica, se trumbica.”
Quando uma empresa não preza pelo diálogo transparente, isso abre margem para problemas que podem prejudicar o clima organizacional, como mal-entendidos, desalinhamento interno e desconfiança por parte dos colaboradores.
Por outro lado, uma comunicação clara e aberta ajuda a criar um ambiente seguro, incentiva a colaboração e garante que todos estejam na mesma página em relação aos objetivos e valores da empresa.
Criar espaços onde os colaboradores possam expressar suas opiniões e preocupações, bem como receber feedbacks, e treinar os líderes em comunicação interpessoal são algumas estratégias sugeridas nesta frente.
Promover a valorização e reconhecimento dos colaboradores
Todo mundo gosta de ter seu trabalho reconhecido. Não por acaso, a falta de reconhecimento está entre as principais causas de desmotivação nas empresas.
Para evitar que isso aconteça, é importante encontrar maneiras de valorizar o papel de cada colaborador, seja por meio de elogios públicos, feedback regular ou de programas formais de recompensas.
Investir em desenvolvimento profissional e oportunidades de crescimento
Segundo o estudo Employer Brand 2024, da Randstad, a oportunidade de progredir na carreira é a prioridade número um para os profissionais na escolha de um empregador.
Esse dado reforça o quanto investir no desenvolvimento impacta o engajamento das equipes e melhora o clima organizacional.
Em geral, oferecer treinamentos e chances de avanço na carreira é uma excelente forma de mostrar que a empresa acredita e valoriza o potencial de cada colaborador!
Criar um ambiente de trabalho mais saudável e acolhedor
Uma empresa com profissionais constantemente ansiosos, estressados ou sobrecarregados dificilmente conseguirá manter uma atmosfera positiva.
É por isso que cuidar do bem-estar dos colaboradores também faz parte da gestão do clima organizacional.
Esse trabalho envolve desde proporcionar conforto no local de trabalho até manter uma cultura organizacional que respeite o equilíbrio entre vida profissional e pessoal e que abrace a Diversidade e Inclusão (D&I).
Benefícios de melhorar o clima organizacional
Há muitas razões para colocar as iniciativas apresentadas acima em prática.
Se a sua empresa precisa de um “empurrãozinho” extra nessa direção, veja os benefícios que podem ser obtidos a partir de um bom clima organizacional:
Aumento do engajamento e produtividade
Quando os colaboradores se sentem bem no ambiente de trabalho, a tendência é que eles também se sintam mais motivados e engajados com a empresa. E isso, por sua vez, se traduz em mais produtividade.
Para se ter uma ideia, um estudo conduzido na Universidade de Oxford descobriu que os trabalhadores são 13% mais produtivos quando estão felizes.
Redução da rotatividade e melhoria na retenção de talentos
Quanto mais satisfeito um profissional estiver com seu ambiente de trabalho, menores serão as chances de ele buscar novas oportunidades de emprego.
É por isso que a construção de um clima organizacional saudável e acolhedor também impacta diretamente na redução da rotatividade de pessoal.
Tanto é que as organizações que estão entre as melhores para se trabalhar, segundo o selo GPTW (Great Places to Work), também são as que possuem os menores índices de turnover.
Em 2023, por exemplo, o Turnover Global das Premiadas GPTW ficou em 28%; enquanto a taxa do mercado ficou em 56%.
Fortalecimento da cultura organizacional
Por último, um bom clima organizacional também contribui para a construção de cultura empresarial sólida, onde os valores e a missão da empresa são compartilhados e vividos por todos.
Na prática, isso também atrai talentos cada vez mais alinhados ao propósito e princípios da empresa, criando um ciclo positivo que beneficia tanto os colaboradores quanto o sucesso organizacional.
Como avaliar o clima organizacional na sua empresa?
Agora que você já sabe quais são os principais tipos de clima organizacional e qual deles deseja cultivar, chegou a hora de entender como mapear a “vibe” da sua empresa.
Tipos de pesquisa de clima organizacional
Para ajudá-los nessa missão, vamos apresentar os quatro tipos de pesquisa de clima organizacional mais utilizados:
- Pesquisa de clima organizacional clássica: tem como objetivo avaliar a percepção dos colaboradores sobre diversos aspectos do ambiente de trabalho, incluindo comunicação interna, liderança, cultura, recursos oferecidos, etc.
- Pesquisa de pulso: é uma avaliação mais curta e rápida, projetada para obter um feedback rápido dos colaboradores sobre questões específicas, como uma mudança organizacional recente.
- Pesquisa de engajamento: é focada em medir a motivação e o senso de propósito dos colaboradores. Geralmente, ela explora fatores como motivação e alinhamento com a missão e os valores da empresa.
- Pesquisa eNPS: também é uma pesquisa mais rápida, que, em geral, mede a lealdade dos colaboradores e sua disposição para recomendar a empresa como um ótimo lugar para trabalhar.
Na plataforma da Feedz, você encontra os principais tipos de pesquisa de clima organizacional para aumentar a satisfação e o engajamento dos colaboradores.
O melhor de tudo é que é possível configurar e personalizar essas pesquisas de forma ágil e intuitiva, utilizando uma ampla gama de tipos de respostas para coletar feedbacks detalhados e valiosos.
Para saber mais, preencha o formulário abaixo e solicite uma demonstração gratuita!