35 perguntas para entrevista de desligamento

RH fazendo perguntas para entrevista de desligamento

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir este conte√ļdo. ūüéß

As perguntas para entrevista de desligamento são a melhor forma de obter um feedback honesto sobre a cultura e a gestão da empresa. 

Pois os funcion√°rios que est√£o saindo n√£o tem nada a perder e nada a ganhar.

Então, como conduzir as perguntas para entrevista de desligamento para obter esse feedback honesto? Bom, tudo se resume justamente às perguntas que você faz.

Nesse artigo, reunimos em uma lista as 35 melhores perguntas para entrevista de desligamento. Você pode escolher as perguntas de acordo com suas necessidades ou usar todas elas para obter uma visão profunda de seus funcionários e de sua empresa.

 

O que s√£o perguntas para entrevista de desligamento nos processos de demiss√Ķes

As perguntas para entrevista de desligamento são um questionário usado quando um funcionário está saindo, seja na forma de uma enviada por email ou com perguntas verbais em uma reunião. 

A percep√ß√£o do funcion√°rio √© um recurso incrivelmente valioso, √© por isso que o objetivo das entrevistas de desligamento √© evitar futuras demiss√Ķes.¬†

Esses tipos de entrevistas permitem que os empregadores descubram exatamente por que um funcionário está saindo, o que pode ser feito para melhorar a cultura da empresa e garantir que tudo esteja em ordem para a contratação de uma nova pessoa.

As empresas que experimentam altas taxas de rotatividade sem nunca investigar os motivos, podem deixar de aumentar sua receita e deixar de ter uma boa performance da equipe. 

Quando um funcionário pede demissão por motivos voluntários, é uma coisa que precisa ser examinada. 

No entanto, de acordo com uma pesquisa feita pela Havard Business Review, somente 25% das empresas fizeram algum tipo de entrevista de desligamento com pelo menos alguns funcionários que partiram. Essa é uma técnica que pode fazer muita diferença na empresa, por isso precisa ser feita com mais frequência.

Assim, esse momento também é uma chance de reconhecer os funcionários e agradecê-los!

 

Qual a import√Ęncia da entrevista de desligamento?

√Č importante lembrar que as perguntas para entrevista de desligamento s√£o volunt√°rias e os gestores n√£o podem obrigar algu√©m a responder essas perguntas. No entanto, √© do interesse dos empregadores tentar incentivar taxas mais altas de participa√ß√£o na entrevista de sa√≠da.

Dos benefícios das entrevistas de desligamento, podemos citar os principais:

 

1) Perguntas para entrevista de desligamento podem ajudar a reduzir a rotatividade

Quando um funcionário sai de uma empresa, isso pode acontecer por vários motivos. Embora checar e trocar feedback contínuo seja uma boa maneira de administrar isso, um pouco de rotatividade é geralmente inevitável.

No entanto, os impactos do turnover são significativos. Além dos custos como FGTS, férias e acerto, portanto, entram na conta todo o tempo de processo seletivo, despesas com treinamento, custos de exames admissionais e demissionais, entre outros. Pesquisas afirmam que os gastos com desligamento podem chegar a 200% do salário anual de um funcionário.

Assim, entrevistar pessoas na sa√≠da d√° ao RH a oportunidade de ficar de olho nos padr√Ķes.¬†

Por exemplo, se todos est√£o se demitindo pelos mesmos motivos, isso √© um indicador s√≥lido de que algo est√° errado, seja um gerente ruim que pratica microgerenciamento, um problema com o RH, um risco √† sa√ļde ou a falta de reconhecimento.¬†

Embora seja obviamente melhor resolver esses problemas antes que resultem a rotatividade, se alguém está de saída, você pode aproveitar qualquer dica dessa pessoa.

 

2) Os funcion√°rios que est√£o saindo podem ser mais honestos

O melhor feedback é aquele que tem uma visão honesta e desinibida. No entanto, é difícil desconsiderar totalmente a ideia de que colaboradores podem limitar o quão sinceros são ao fornecer feedback.

Por isso, os entrevistados que se desligam são vistos como mais verdadeiros, porque eles não precisam mais se preocupar em agradar ninguém na empresa. Como resultado, eles podem estar mais dispostos a conversar sobre problemas que afetam o engajamento ou o bem-estar da empresa. 

Dito isso, é essencial manter a confidencialidade das entrevistas de demissão e, se possível, não ser conduzida por alguém que costumava gerenciá-la.

 

3) Entrevistas de desligamento podem ajudar a alinhar as fun√ß√Ķes √†s expectativas dos funcion√°rios

Às vezes, as pessoas se demitem porque a função delas simplesmente não é o que imaginavam. Alinhar as expectativas é um aspecto fundamental e precisa ser feito desde o processo de recrutamento e reforçado a cada ciclo de avaliação de desempenho. 

Assim, se voc√™ tem muitos funcion√°rios que est√£o se demitindo por causa da insatisfa√ß√£o com o trabalho, pode valer a pena refletir sobre como voc√™ est√° apresentando as fun√ß√Ķes das vagas para os candidatos em potencial.¬†

Com isso, você será capaz de definir expectativas realistas de como será a experiência do dia a dia de seu futuro funcionário.

Se a função que você está anunciando não for alinhada com as expectativas dos funcionários você não terá o tipo de candidato de que precisa.

 

35 sugest√Ķes de perguntas para entrevista de desligamento

  1. Por que você está saindo?
  2. O que a empresa est√° fazendo certo?
  3. Como as condi√ß√Ķes podem ser melhoradas?
  4. O que você faria para melhorar a situação que o está levando a sair?
  5. Como os outros funcionários se sentem sobre essa situação?
  6. O que a empresa n√£o est√° fazendo atualmente que melhoraria as coisas?
  7. Quais são seus sentimentos sobre trabalhar aqui. 
  8. Quais foram as três coisas que você mais gostou nesse trabalho?
  9. Se você pudesse mudar três coisas, o que seriam?
  10. Você tem ideias que gostaria de ter implementado?
  11. Quais as três melhores coisas sobre trabalhar com seu gestor.
  12. Existem coisas que você gostaria de saber antes de ter começado seu trabalho?
  13. Quem são as três pessoas que causaram o impacto mais positivo em você?
  14. Que conselho você daria para quem entrar em sua posição?
  15. Em que circunst√Ęncias voc√™ consideraria retornar √† empresa?
  16. Você recebeu reconhecimento pelos seus esforços?
  17. Diria que recebeu treinamento suficiente para desempenhar bem sua função? 
  18. Recomendaria nossa empresa a seus amigos e familiares?
  19. O que poderíamos ter feito desde o início para evitar que essa situação se desenvolvesse?
  20. Como você descreveria a cultura de trabalho da organização?
  21. O sistema de avaliação funcionou para você?
  22. O que podemos fazer para reter profissionais?
  23. Sofreu alguma discriminação ou assédio nessa empresa?
  24. Por que você escolheu seu novo empregador?
  25. O que achou do seu sal√°rio na nossa empresa?
  26. Como foi a integração para você (onboarding)?
  27. Se sentiu uma parte valiosa da empresa?
  28. Recebeu metas e objetivos claros?
  29. Se deu bem com sua equipe?
  30. As políticas da empresa foram adequadas?
  31. Tens alguma preocupação sobre a empresa que gostaria de compartilhar?
  32. Recebeu feedback para ajud√°-lo a melhorar?
  33. Poderia nos dizer para qual empresa vai?
  34. Podemos ajudar você a facilitar essa transição?
  35. Gostaria de falar mais alguma coisa?

 

O que n√£o perguntar em uma entrevista de desligamento

Certamente, existem algumas coisas que só vão deixar o clima tenso e negativo. Por isso, tente não fazer as seguintes perguntas:

  • Talvez seja melhor n√£o perguntar sobre pessoas espec√≠ficas, afinal de contas, o objetivo n√£o √© achar um culpado. Embora seja normal pedir feedback geral sobre um supervisor, voc√™ n√£o deve inserir suas opini√Ķes na conversa.
  • N√£o alimente fofocas de escrit√≥rio e fake news. Isso nunca √© construtivo.
  • A conversa deve se concentrar na experi√™ncia do funcion√°rio. Embora ele possa ter coisas negativas a dizer sobre certas pessoas, voc√™ deve ouvir sem concordar ou discordar.
  • N√£o entre em quest√Ķes pessoais. Mantenha a conversa profissional e relacionada ao trabalho.
  • N√£o tente convencer o funcion√°rio a ficar na empresa, pois o momento ideal para essa conversa era no momento que o funcion√°rio informou a demiss√£o.

Empresas de sucesso são feitas através da construção de equipes engajadas e relacionamentos fortes e as perguntas para entrevista de desligamento são uma peça fundamental para esse objetivo.

 

Como usar os dados coletados da entrevista de desligamento

use as informa√ß√Ķes coletadas das perguntas para entrevista de desligamento
Aproveite as informa√ß√Ķes que voc√™ coleta para melhorar o ambiente da empresa

 

Ap√≥s o t√©rmino da entrevista, √© poss√≠vel aproveitar as informa√ß√Ķes que voc√™ coleta para melhorar o ambiente da empresa e a cultura de trabalho em geral.

Aqui estão três maneiras de usar os dados da entrevista de desligamento:

 

1) Faça alguma coisa sobre os motivos da saída e monitore

Avalie as informa√ß√Ķes que voc√™ reuniu para identificar a causa raiz da sa√≠da do funcion√°rio e entender algumas maneiras pelas quais elas podem ser resolvidas.

Por exemplo, talvez o funcion√°rio achou que n√£o recebeu oportunidade suficiente para colaborar e contribuir com projetos nos quais ele estava interessado.

Saber disso vai ajudar a melhorar certos aspectos do trabalho, de forma que a√ß√Ķes possam ser tomadas e o progresso dessas a√ß√Ķes seja acompanhado.

 

2) Crie estratégias direcionadas para a retenção de talentos

Primeiramente, antes de definir estratégias, é preciso medir com precisão sua taxa de rotatividade. Assim você vai ter um bom entendimento de onde está em comparação com as outras empresas do mercado.

Em segundo lugar, desenvolva uma estratégia de remuneração e reconhecimento de colaboradores. Em terceiro lugar, revise o salário de todos e tenha certeza de que cada pessoa está sendo devidamente valorizada.

Agora, o ponto mais importante, o que você mais deve prestar atenção, é o ambiente de trabalho e o employee experience.

Portanto, benefícios como horários flexíveis, academia, lanches, folgas são ótimas vantagens que não custam muito. 

Outros componentes de estratégias direcionadas para a retenção de funcionários incluem relacionamento com os gestores, desenvolvimento pessoal e reconhecimento.

 

3) Compartilhe informa√ß√Ķes com executivos

Certamente, é importante que o RH mostre os dados analisados aos principais tomadores de decisão na empresa. 

√Äs vezes, os gestores podem ficar em d√ļvida sobre o qu√£o honestos os funcion√°rios que est√£o se desligando foram, por isso √© essencial que voc√™ se prepare avaliando cuidadosamente todos os dados e antecipando obje√ß√Ķes antes de apresentar os dados para eles.

 

Tenha em mente o resultado final

Assim, o objetivo principal das perguntas para entrevista de desligamento √© obter informa√ß√Ķes que ajudem a melhorar o ambiente de trabalho dos funcion√°rios como um todo.

Inclusive, igualmente importante √© mostrar aos funcion√°rios que est√£o se desligando o quanto a empresa valoriza suas contribui√ß√Ķes.

Sempre ouça, isso é fundamental. Você somente obterá a resposta que está procurando se der ao funcionário o espaço para se expressar honestamente.

Por fim, sempre documente os itens de ação e compartilhe os dados e as ideias de melhorias com os tomadores de decisão.

Gostou deste conte√ļdo? Se voc√™ tem alguma opini√£o sobre a import√Ęncia das perguntas para a entrevista de desligamento, nos conte aqui nos coment√°rios abaixo!

Se inscreve a√≠ na nossa news ūü§©

T√° a fim de receber conte√ļdos incr√≠veis como esse direto na sua caixa de entrada? Ent√£o √© s√≥ colocar seu e-mail aqui embaixo e assinar a newsletter do Blog da Feedz!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Artigos relacionados