Ir para o conteúdo

Garanta sua vaga no Mundo Pessoas, uma área exclusiva para RH no maior evento de tecnologia e negócios do Brasil: o Universo TOTVS, dias 17 e 18 de junho, em SP

Menu
  • Página InicialPágina Inicial
  • SoluçõesSoluções
    • Avaliação de desempenhoAvaliação de desempenho
    • Pesquisa de climaPesquisa de clima
    • Avaliação de experiênciaAvaliação de experiência
    • Recrutamento e seleçãoRecrutamento e seleção
    • Objetivos e metas (OKR)Objetivos e metas (OKR)
    • Departamento pessoalDepartamento pessoal
  • CategoriasCategorias
    • Recursos HumanosRecursos Humanos
      • Gestão de Negócios
      • One on One
      • Clima Organizacional
      • Conteúdo com áudio
      • Onboarding
      • OKR
      • Mercado de Trabalho
    • LiderançaLiderança
      • People Analytics
      • Recrutamento e Seleção
      • Comunicação Interna
      • RH
      • Turnover
      • Calendário RH
      • Avaliação de Desempenho
      • Gestão de Pessoas
    • Mercado de TrabalhoMercado de Trabalho
      • Desenvolvimento Profissional
      • Saúde Mental
      • Engajamento e Produtividade
      • Feedback
    • FeedzFeedz
      • Feedz
      • Cases
    • Departamento PessoalDepartamento Pessoal
Entrar
Quero demonstração
Quero demonstração

Home » Inbound recruiting: o que é, benefícios e como fazer na prática

Recrutamento e Seleção

Inbound recruiting: o que é, benefícios e como fazer na prática

Você sabe o que é inbound recruiting? Neste artigo, explicamos tudo o que você deve saber para criar processos seletivos incríveis! Vem ver!
  • Por: Larissa Gracietti
  • Em: 30/08/2021
  • Aproximadamente 8 min. de leitura

Quem é do setor de RH precisa saber o que é inbound recruiting. Se você ainda não sabe ou não entende bem como funciona, então precisa ler esse texto até o final.

Afinal, muitas vezes, o profissional de RH também faz parte do processo de recrutamento e seleção dos candidatos para preencher o quadro de funcionários da empresa. Portanto, saiba mais sobre esse recurso de recrutamento, logo abaixo!

Explore nosso conteúdo
O que é inbound recruiting?
Qual é a diferença entre inbound recruiting e outbound recruiting?
Por que o recrutamento está relacionado ao marketing?
Quais os benefícios do inbound recruiting?
Reduz custos com recrutamento e seleção
Otimiza o tempo do processo seletivo
Melhora a imagem da empresa
Atrai talentos e diminui a taxa de turnover
Como funcionam as etapas do inbound recruiting?
1. Atração
2. Conversão
3. Fechamento
4. Encantamento
Como fazer o inbound recruiting na prática?
Atraia os candidatos
Mantenha os profissionais atraídos
Transforme os profissionais interessados em funcionários
Avalie as experiências dos candidatos
[Demonstração Gratuita ✅] Solução para economizar seu tempo nos processos seletivos

Solicitar uma demonstração gratuita da solução de recrutamento e seleção da Feedz.

 

O que é inbound recruiting?

O inbound recruiting é uma metodologia de recrutamento de profissionais derivada de uma estratégia do Inbound Marketing. 

O Inbound Marketing, “Marketing de Atração”, possui o objetivo de atrair e fidelizar clientes através de estratégias que despertam o interesse do consumidor sobre a empresa ou produto.

Em outras palavras, o Inbound Marketing faz com que o cliente chegue até a empresa, de maneira espontânea, sem a necessidade da empresa ir atrás dele.

Portanto, o inbound recruiting também tem esse mesmo objetivo: atrair candidatos para as vagas da empresa, sem a necessidade do RH entrar em contato com ele. 

Porém, essa estratégia precisa ser criada com alto poder de direcionamento e segmentação para atrair o perfil perfeito para a vaga.

Sendo assim, o conteúdo desse tipo de vaga precisa ter alto poder de engajamento e fortalecimento da marca empregadora. Saiba mais a seguir!

Checklist de admissão e planilha de onboarding

 

Qual é a diferença entre inbound recruiting e outbound recruiting?

Para deixar mais claro o que significa inbound recruiting, nós podemos mostrar a diferença com o outbound recruiting de forma resumida. Veja:

  • Inbound Recruiting: tem o objetivo de chamar a atenção dos profissionais de maneira espontânea, sem a necessidade do RH ir atrás deles. 
  • Outbound Recruiting: esse método busca os candidatos para convidá-los para um processo seletivo.

 

Por que o recrutamento está relacionado ao marketing?

Muitos profissionais de RH não sabem que o seu setor pode ter uma ótima relação com o departamento ao lado, o Marketing da empresa. 

Porém, é preciso entender que a área de Recursos Humanos está relacionada com o setor do Marketing. 

Isso porque no universo do Marketing, as estratégias são criadas para impactar na decisão de compra do consumidor. 

Enquanto o mundo do RH cria ações para selecionar os profissionais ideias para as vagas e retê-los na empresa.

A ajuda do marketing no RH pode aparecer de várias maneiras, como a melhora da comunicação das vagas da empresa, a criação de experiências aos funcionários para melhorar o engajamento com a instituição, na construção da marca empregadora para se tornar mais consolidada, entre outras ações.

 

Quais os benefícios do inbound recruiting?

Se você está se interessando pelo inbound recruiting, mas ainda não sabe quais os benefícios que essa metodologia de recrutamento pode trazer para você, então confira algumas vantagens do recrutamento de atração, a seguir:

 

Reduz custos com recrutamento e seleção

Essa estratégia ajuda a reduzir os altos investimentos que uma contratação pode trazer para a empresa. 

Isso porque essa metodologia atrai os profissionais ideias para a vaga, tornando a seleção mais eficaz, além de demandar menos gastos com contratações e treinamentos.

 

Otimiza o tempo do processo seletivo

Sabemos que o tempo dos profissionais de RH é valioso, portanto, implementar esse tipo de processo seletivo na empresa pode otimizar mais as horas trabalhadas dos colaboradores desse setor. 

  • Leia mais sobre dinâmicas de grupo online para candidatos e colaboradores

Além disso, o inbound recruiting também otimiza o tempo dos candidatos selecionados por esse método porque eles chegam mais educados e preparados para a vaga.

 

Melhora a imagem da empresa

Essa metodologia de recrutamento e seleção ajuda a melhorar a reputação da empresa porque garante uma primeira impressão positiva, capaz de atrair e conquistar o público-alvo.

Sendo assim, na medida que aumenta a divulgação da empresa, a marca empregadora se fortalece mais e se destaca no mercado de trabalho.

 

Atrai talentos e diminui a taxa de turnover

Como esse tipo de recrutamento atrai os melhores perfis para a vaga, as chances de acertar na contratação são grandes.

Assim como o recrutamento de atração pode ajudar a diminuir a taxa de turnover, já que os colaboradores em potencial já conhecem a vaga e a marca empregadora.

 

Como funcionam as etapas do inbound recruiting?

Se você se interessou pelo inbound recruiting, então precisa entender como funcionam as etapas dessa metodologia. Veja:

 

1. Atração

A atração é o momento que a empresa aparece para os profissionais, então é preciso causar uma boa impressão, deixar uma imagem clara e uma linguagem fiel ao posicionamento da empresa.

Nesse primeiro momento, o RH precisa divulgar o perfil, a cultura organizacional e as ideias da empresa na internet.

 

2. Conversão

A segunda etapa é a conversão dos potenciais candidatos que se sentiram atraídos, se identificaram e consideraram trabalhar para a sua empresa.

Nesse momento, o RH precisa conseguir manter a atenção e o desejo dos interessados em trabalhar na empresa através de estratégias de Employer Branding.

 

3. Fechamento

Depois de atrair e manter os profissionais engajados com a marca, agora é hora de transformá-los em colaboradores da empresa.

O RH precisa oferecer uma boa experiência aos candidatos interessados desde o início dos processos seletivos até o feedback, a fim de tornar os profissionais promotores espontâneos da marca.

 

4. Encantamento

Os profissionais selecionados e não aprovados pela metodologia do inbound recruiting precisam ter passado por uma experiência positiva durante o processo seletivo.

Isso porque o recrutamento de atração precisa transformar todos os candidatos atraídos pela empresa em promotores da marca. 

Então é preciso medir o nível de satisfação dos candidatos em relação ao processo seletivo, mesmo que o resultado seja negativo.

 

Como fazer o inbound recruiting na prática?

Agora que você entendeu o que é inbound recruiting, seus benefícios e as etapas dessa metodologia, saiba o que fazer na prática. Confira:

 

Atraia os candidatos

Crie conteúdos atraentes na página do “Trabalhe Conosco”, páginas de sites de vagas, em seu blog, em posts das redes sociais e no site da empresa. 

Você pode explorar assuntos, como plano de carreira, cases de sucesso com profissionais, falar sobre os programas de treinamentos, mostrar fotos e vídeos do dia a dia da empresa e muito mais.

 

Mantenha os profissionais atraídos

Para manter os profissionais interessados é preciso utilizar as estratégias de Employer Branding, como divulgar os diferenciais da empresa, mostrar a colaboração da comunicação interna dos funcionários ao sugerir ideias, propor inovações e fazer críticas construtivas, por exemplo.

Além de divulgar as ações voltadas para o bem-estar dos funcionários e a colaboração para um ambiente de trabalho mais saudável.

Transforme os profissionais interessados em funcionários

Com essa estratégia em prática, o RH precisa manter um bom relacionamento e comunicação durante todo o processo seletivo.

Nessa etapa, o setor de Recursos Humanos precisa escolher quais são as etapas e as plataformas que serão utilizadas para otimizar a contratação, além de dar feedback a todos os participantes.

 

Avalie as experiências dos candidatos

Uma forma de avaliar o processo realizado pelo inbound recruiting é a aplicação de pesquisas de satisfação para os profissionais selecionados e aqueles que foram reprovados no processo seletivo. 

Essa é uma ótima forma de saber o que pode ser melhorado no processo de seleção, demonstrar preocupação e respeito pelos candidatos, além de oferecer uma experiência positiva aos profissionais. 

 

[Demonstração Gratuita ✅] Solução para economizar seu tempo nos processos seletivos  

Uma solução tecnológica, além de automatizar todo o processo seletivo, proporciona mais agilidade, eficiência e economia de tempo com as tarefas operacionais da área. 

Pensando nisso, a solução de Recrutamento e Seleção da Feedz reúne as principais funcionalidades para atração, seleção, contratação e retenção de talentos. 

Publique vagas, atraia candidatos e contrate os melhores talentos em menos tempo. 

Conheça mais sobre a solução de R&S da Feedz. Preencha o formulário abaixo e agende uma demonstração gratuita em 7 segundos! 👇

Nenhum post relacionado encontrado

Veja o que estão comentando

Materiais Gratuitos

X

Plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores.

Blog Feedz
  • Materiais
  • Cases de Sucesso
  • Feedz Educa
  • BlogCast Chama o RH
A Feedz
  • Institucional
  • Clube RH
  • Carreiras
  • Política de Privacidade
  • Co-marketing
Vamos conversar?
  • [email protected]
Siga-nos
Linkedin Instagram Youtube

2025 Feedz I Todos os direitos reservados.

  • Página InicialPágina Inicial
  • SoluçõesSoluções
    • Avaliação de desempenhoAvaliação de desempenho
    • Pesquisa de climaPesquisa de clima
    • Avaliação de experiênciaAvaliação de experiência
    • Recrutamento e seleçãoRecrutamento e seleção
    • Objetivos e metas (OKR)Objetivos e metas (OKR)
    • Departamento pessoalDepartamento pessoal
  • CategoriasCategorias
    • Recursos HumanosRecursos Humanos
      • Gestão de Negócios
      • One on One
      • Clima Organizacional
      • Conteúdo com áudio
      • Onboarding
      • OKR
      • Mercado de Trabalho
    • LiderançaLiderança
      • People Analytics
      • Recrutamento e Seleção
      • Comunicação Interna
      • RH
      • Turnover
      • Calendário RH
      • Avaliação de Desempenho
      • Gestão de Pessoas
    • Mercado de TrabalhoMercado de Trabalho
      • Desenvolvimento Profissional
      • Saúde Mental
      • Engajamento e Produtividade
      • Feedback
    • FeedzFeedz
      • Feedz
      • Cases
    • Departamento PessoalDepartamento Pessoal
Login

Preencha o formulário abaixo e em breve o nosso time de especialistas entrará em contato!