O que é o bem-estar dos funcionários? [+5 iniciativas para realizar]

Entenda a importância de promover o bem-estar dos funcionários e saiba como o RH pode agir para construir equipes mais engajadas, saudáveis e produtivas.

Nos últimos anos, diversas pesquisas têm comprovado que garantir o bem-estar dos funcionários é o melhor caminho para quem deseja contar com uma força de trabalho engajada e de alto desempenho.

Para se ter uma ideia, um estudo realizado pela Limeade, empresa imersiva de bem-estar dos colaboradores, revelou que aqueles que se sentem apoiados pelas organizações nesta frente são mais leais às suas equipes e menos propensos a deixar o emprego.

Além disso, também é comprovado que colaboradores felizes são em média 31% mais produtivos, três vezes mais criativos e, quando atuam com vendas, conseguem resultados 37% melhores dos que os profissionais desmotivados.

Os números não nos deixam mentir: investir no bem-estar dos funcionários pode trazer resultados positivos em diversas frentes.

Quer se aprofundar ainda mais neste assunto e saber como colocá-lo em prática no seu negócio? Então confira o conteúdo que preparamos para você!  

O que é o bem-estar dos funcionários?

Apesar de muito se falar sobre o bem-estar dos colaboradores, algumas empresas ainda têm dúvidas sobre o que de fato está contido nesse conceito. Então vamos começar esclarecendo a sua definição…

O bem-estar dos funcionários pode ser entendido como um conjunto de elementos e práticas que proporcionam segurança, conforto, tranquilidade e satisfação a um indivíduo.

No geral, há vários fatores que contribuem para que uma pessoa se sinta plenamente bem. É por isso que este conceito está diretamente relacionado a questões como saúde física, emocional e saúde financeira.

Portanto, quando falamos sobre bem-estar dos funcionários, estamos nos referindo à forma como as empresas se comportam para garantir condições plenas em todos esses aspectos, proporcionando um ambiente organizacional mais positivo e acolhedor.

 

Por que o bem-estar no trabalho é importante?

Apesar de muitas organizações ainda não possuírem uma estratégia nesta frente, você certamente já ouviu por aí histórias de empresas que investem no bem-estar dos funcionários e melhoram a produção

Bom, há uma série de fatores que contribuem para que isso de fato aconteça. Em primeiro lugar, quando as ações de bem-estar no trabalho fazem parte da estratégia do RH, a tendência é que o nível de felicidade no trabalho seja significativamente elevado.

Como mencionamos no começo do artigo, isso é importante, pois, pessoas que se sentem felizes e saudáveis ​​no trabalho tendem a serem mais engajadas e produtivas, além de permanecerem por mais tempo na empresa.

Esse é um assunto levado tão a sério nos tempos atuais que cerca de 38% dos candidatos a um emprego da Geração Z consideram um ambiente de trabalho saudável como o fator número um na escolha de uma empresa para trabalhar.

Muitas organizações já sacaram os impactos positivos que a saúde e o bem-estar dos funcionários podem gerar para os negócios e têm apostado em iniciativas cada vez mais ousadas nesta frente.

A Buser, por exemplo, oferece um acréscimo de 5% a 10% no salário base aos funcionários que se comprometem a uma vida mais saudável. Ou seja, além de atrair funcionários, a iniciativa gera outros impactos para a empresa.

Ao aumentar a qualidade de vida, por meio do incentivo à prática esportiva, os colaboradores da Buser tendem a adoecer menos e a serem cada vez mais produtivos no trabalho. Muito legal, né?

O Guia Definitivo para Criar um Ambiente de Trabalho Feliz

 

Benefícios de promover o bem-estar dos funcionários

Se você chegou até aqui, já deve ter uma boa noção das vantagens de investir no bem-estar dos funcionários. Mas, para que não restem dúvidas, preparamos uma lista dos principais benefícios atrelados a essa prática: 

  • Redução dos índices de absenteísmo e turnover no trabalho;
  • Aumento do sentimento de pertencimento e valorização por parte dos colaboradores, o que resulta em maior engajamento;
  • Construção de um ambiente organizacional incrível e mais agradável;
  • Fortalecimento da reputação da empresa enquanto marca empregadora e consequente melhora nos níveis de atração de talentos;
  • Aumento da produtividade e lucratividade dos negócios.

 

5 maneiras de promover o bem-estar dos funcionários no local de trabalho

Como dissemos anteriormente, garantir o bem-estar dos funcionários é um assunto que passa por diversas questões, como as de saúde física, emocional e financeira.

Justamente por haver uma série de ações que podem ser adotadas a fim de promovê-la, muitas empresas ficam confusas ao tentar definir por onde começar.

? Como promover a saúde mental no home office
? O que é RH 5.0 e por que ele foca no bem-estar dos colaboradores?

Se esse é o seu caso, confira algumas sugestões que preparamos para auxiliá-lo:

 

1.    Reforce a importância do descanso

Ter um equilíbrio entre o trabalho e o descanso é um aspecto fundamental de bem-estar, pois evita o cansaço extremo (físico e mental) e o aumento dos níveis de estresse.

Neste sentido, é super recomendado que as empresas reforcem o quanto o descanso é necessário. Isso pode ser feito de diversas formas, como: 

  • Incentivando pequenas pausas ao longo do dia;
  • Criando espaços específicos para isso no local de trabalho;
  • Garantindo que os colaboradores tirem folgas e aproveitem plenamente suas férias;
  • Compartilhando informações que conscientizem sobre o assunto.

  

2.    Crie estratégicas focadas em saúde mental

Segundo dados da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, o Brasil registrou 576 mil concessões de afastamento por transtornos mentais e comportamentais em 2020.

Além de alarmantes, os números reforçam que garantir a saúde mental dos colaboradores é um assunto urgente e a verdade é que muitas empresas já têm feito isso de diferentes maneiras.

Entre as formas de prevenir problemas nesta frente destacam-se a promoção de programas e palestras que tratem da medicina preventiva sobre a saúde mental, bem como a criação de uma ouvidoria interna.

Recentemente, muitas companhias também passaram a incluir o “vale-terapia” como um benefício. 

 

3.    Garanta segurança emocional à equipe

Já ouviu falar em segurança emocional no trabalho? Esse termo se refere à garantia de um ambiente onde os funcionários se sentem seguros para poder compartilhar seus pensamentos e ideias livremente.

Quando uma empresa incentiva a segurança emocional, a tendência é que as pessoas tenham muito menos probabilidade de sentir medo de seus empregos.

Isso, por sua vez, melhora a cultura geral de bem-estar dos funcionários e cria um ambiente de trabalho mais saudável.

Dar voz aos colaboradores e mostrar para eles que suas contribuições importam são excelentes formas de construir um local de trabalho emocionalmente seguro. 

 

4.    Tenha momentos de descontração

É fato: as pessoas passam a maior parte dos seus dias no trabalho. Por isso é tão importante que as pessoas se dêem bem com seus colegas e que, em meio ao trabalho, também existam momentos divertidos.

Portanto, você pode agir de diferentes formas para que isso aconteça, como planejando happy hours entre o time, comemorando datas ou momentos especiais (como aniversários), promovendo dinâmicas, entre outros.

 

5.    Reconheça os esforços

Por fim, recompensar e reconhecer os funcionários por um bom trabalho é outra forma de incentivar o bem-estar dos funcionários. Essa é, inclusive, uma das armas secretas para aumentar a felicidade no trabalho.

O reconhecimento pode vir de diferentes formas: por meio de publicações nas redes sociais, de um bônus especial em dinheiro, garantindo experiências únicas como um dia de SPA ou até mesmo através de palavras de afirmação.

O mais importante é o que está por trás desta ação: valorizar a contribuição de cada profissional e criar uma conexão positiva entre a empresa e seus colaboradores.

Conte com a Feedz para lhe ajudar a promover o bem-estar entre os funcionários da sua empresa! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar