A import√Ęncia da pesquisa de clima organizacional nas empresas

A import√Ęncia da pesquisa de clima organizacional nas empresas

A import√Ęncia da pesquisa de clima organizacional se d√° por conta da necessidade de avaliar o grau de satisfa√ß√£o dos colaboradores com a empresa. Essa pesquisa √© uma forma de os colaboradores expressarem de forma oficial a sua opini√£o e a sua satisfa√ß√£o na empresa.

Um bom clima pode capacitar e motivar os trabalhadores a dar o seu melhor, enquanto um clima ruim de trabalho pode diminuir a produtividade e aumentar a rotatividade de funcionários. 

Cuidar do ambiente de trabalho é uma tarefa liderada pela área de gestão de pessoas, mas é responsabilidade de todos que ele se aprimore e se fortaleça nas diferentes equipes. 

Nesse artigo você vai encontrar algumas dicas para realizar uma pesquisa de clima organizacional.

 

Entenda a import√Ęncia da pesquisa de clima organizacional

Um bom ambiente de trabalho não é fácil de conseguir, pois não depende apenas de uma pessoa, mas de um grupo. 

E, claro, não depende apenas da quantidade de dinheiro paga por mês a cada colaborador, embora isso seja importante. Por mais que alguém receba bem, um ambiente de trabalho negativo vai tirar a vontade de trabalhar dessa pessoa e o turnover da empresa vai aumentar. 

Manual de como fazer pesquisas de clima

Por isso falamos sobre a import√Ęncia da pesquisa de clima organizacional nas empresas, pois ela ajuda criar ambientes de trabalho mais felizes que permite coisas como:

  • Ambiente de trabalho saud√°vel: a aus√™ncia de tens√£o facilitar√° a comunica√ß√£o e o relacionamento entre os membros da empresa, reduzindo o medo e aumentando a seguran√ßa emocional.
  • Aumento do engajamento: o ambiente descontra√≠do e agrad√°vel ajuda a renovar a vontade de trabalhar e tamb√©m o interesse em realizar novos projetos.
  • Satisfa√ß√£o no trabalho: a comunica√ß√£o, o senso de dono da empresa e o reconhecimento aumentar√£o a felicidade dos funcion√°rios no trabalho.
  • Faltas no trabalho: a infelicidade no trabalho e o mau clima organizacional s√£o algumas das causas do absentismo.
  • Melhorar a produtividade do trabalho: um ambiente de trabalho adequado que permita o desenvolvimento individual e coletivo dos funcion√°rios permitir√° a otimiza√ß√£o de tempo e recursos.

Assim, as pesquisas de clima organizacional nas empresas permitem, por meio de uma ferramenta simples como um question√°rio, analisar o ‚Äúclima‚ÄĚ ou a percep√ß√£o de uma organiza√ß√£o em um determinado momento.¬†

A informação recolhida através dessa pesquisa, desde que elaborada e executada de forma adequada, permite obter um conhecimento interno da própria empresa que nenhum consultor externo poderá fornecer.

Antes de mergulhar em um diagn√≥stico de clima de trabalho, a empresa e os respons√°veis ‚Äč‚Äčpela execu√ß√£o desse processo devem se perguntar: por que queremos fazer uma pesquisa de clima em nossa organiza√ß√£o?

 

Etapas para fazer uma pesquisa de clima organizacional nas empresas

a import√Ęncia da pesquisa de clima organizacional nas empresas

 

1. Estabeleça o objetivo 

O que voc√™ deseja fazer com as informa√ß√Ķes extra√≠das? A pesquisa tem um prop√≥sito espec√≠fico?

 

2. Defina o que deseja medir 

Satisfa√ß√£o com os gestores, hor√°rios, imagem da empresa, benef√≠cios… Voc√™ precisa ter em mente o que quer saber e analisar com a pesquisa de clima.

No entanto, a seguir, estabelecemos os indicadores-chave mínimos que qualquer pesquisa de clima organizacional deve avaliar:

  • Qualidade do trabalho em equipe
  • Qualidade dos gestores
  • Oportunidades de promo√ß√£o e evolu√ß√£o interna
  • Qualidade das condi√ß√Ķes de trabalho
  • Alinhamento com as metas gerais da empresa e metas individuais de carreira
  • Pol√≠ticas de remunera√ß√£o

 

3. Elabore as perguntas da pesquisa

Depois de estabelecer o que deseja medir com a pesquisa e, portanto, os indicadores, é hora de elaborar as perguntas que as pessoas da organização irão responder. 

Considere se voc√™ vai fazer um question√°rio com perguntas que ser√£o abertas, m√ļltipla escolha, com escala de avalia√ß√£o ou se vai combinar perguntas de estilos diferentes dependendo do indicador que est√° avaliando.

Alguns exemplos de perguntas para medir os indicadores que mencionamos anteriormente s√£o as seguintes:

  • Voc√™ acha que seu trabalho est√° alinhado aos objetivos da empresa?
  • Tem as ferramentas necess√°rias para fazer seu trabalho?
  • A empresa permite que voc√™ d√™ o melhor de si?
  • Est√° motivado pelo l√≠der de sua equipe?
  • Acha que a empresa leva em considera√ß√£o a sua opini√£o ?
  • Se sente confort√°vel com seus colegas?
  • Voc√™ recebe feedback cont√≠nuo sobre suas tarefas?
  • Voc√™ acha que sua remunera√ß√£o √© compat√≠vel com o esfor√ßo que voc√™ faz no trabalho?

√Č aconselh√°vel estabelecer blocos de perguntas por temas, dependendo do que voc√™ deseja medir.

Para escrever as perguntas do questionário, se coloque no lugar de quem vai responder a pesquisa, ou seja, pense na experiência do usuário. 

Lembre-se de que o processo inclui a compreens√£o da pergunta (deve ser clara e concisa), a busca de informa√ß√Ķes (o respondente deve se lembrar do que est√° sendo perguntado), a avalia√ß√£o e a resposta (√© aconselh√°vel incluir a op√ß√£o de n√£o sei ou sem resposta).

Você também terá que considerar o formato da pesquisa de clima organizacional e o canal pelo qual enviar aos funcionários.

Uma vez preparadas as perguntas, você deve testar a pesquisa, fazendo você mesmo e um pequeno grupo de pessoas, a fim de garantir que ela seja compreendida e atenda aos seus objetivos.

 

A import√Ęncia da pesquisa de clima organizacional nas empresas ser an√īnima

√Č fundamental que a pesquisa seja an√īnima, pois isso incentiva a sinceridade nas respostas e a confian√ßa do colaborador.¬†

√Č muito importante utilizar a plataforma adequada para realizar a pesquisa de clima, como um software feito para a realiza√ß√£o de pesquisa de clima organizacional.¬†

Isso significa que, em um período de tempo que a empresa determinar, o funcionário poderá realizar a pesquisa escolhendo o local e o horário em que se sentir mais à vontade para responder às perguntas com sinceridade. 

Al√©m disso, a realiza√ß√£o da pesquisa com um software permite que voc√™ tenha todos os dados centralizados. Inclusive ajuda a obter relat√≥rios e estat√≠sticas que facilitam rapidamente as conclus√Ķes e a tomada de decis√Ķes.

Conheça a ferramenta de pesquisa de clima organizacional da Feedz.

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