A importância da pesquisa de clima organizacional nas empresas

A importância da pesquisa de clima organizacional nas empresas

A importância da pesquisa de clima organizacional se dá por conta da necessidade de avaliar o grau de satisfação dos colaboradores com a empresa. Essa pesquisa é uma forma de os colaboradores expressarem de forma oficial a sua opinião e a sua satisfação na empresa.

Um bom clima pode capacitar e motivar os trabalhadores a dar o seu melhor, enquanto um clima ruim de trabalho pode diminuir a produtividade e aumentar a rotatividade de funcionários. 

Cuidar do ambiente de trabalho é uma tarefa liderada pela área de gestão de pessoas, mas é responsabilidade de todos que ele se aprimore e se fortaleça nas diferentes equipes. 

Nesse artigo você vai encontrar algumas dicas para realizar uma pesquisa de clima organizacional.

 

Entenda a importância da pesquisa de clima organizacional

Um bom ambiente de trabalho não é fácil de conseguir, pois não depende apenas de uma pessoa, mas de um grupo. 

E, claro, não depende apenas da quantidade de dinheiro paga por mês a cada colaborador, embora isso seja importante. Por mais que alguém receba bem, um ambiente de trabalho negativo vai tirar a vontade de trabalhar dessa pessoa e o turnover da empresa vai aumentar. 

Manual de como fazer pesquisas de clima

Por isso falamos sobre a importância da pesquisa de clima organizacional nas empresas, pois ela ajuda criar ambientes de trabalho mais felizes que permite coisas como:

  • Ambiente de trabalho saudável: a ausência de tensão facilitará a comunicação e o relacionamento entre os membros da empresa, reduzindo o medo e aumentando a segurança emocional.
  • Aumento do engajamento: o ambiente descontraído e agradável ajuda a renovar a vontade de trabalhar e também o interesse em realizar novos projetos.
  • Satisfação no trabalho: a comunicação, o senso de dono da empresa e o reconhecimento aumentarão a felicidade dos funcionários no trabalho.
  • Faltas no trabalho: a infelicidade no trabalho e o mau clima organizacional são algumas das causas do absentismo.
  • Melhorar a produtividade do trabalho: um ambiente de trabalho adequado que permita o desenvolvimento individual e coletivo dos funcionários permitirá a otimização de tempo e recursos.

Assim, as pesquisas de clima organizacional nas empresas permitem, por meio de uma ferramenta simples como um questionário, analisar o “clima” ou a percepção de uma organização em um determinado momento

A informação recolhida através dessa pesquisa, desde que elaborada e executada de forma adequada, permite obter um conhecimento interno da própria empresa que nenhum consultor externo poderá fornecer.

Antes de mergulhar em um diagnóstico de clima de trabalho, a empresa e os responsáveis ​​pela execução desse processo devem se perguntar: por que queremos fazer uma pesquisa de clima em nossa organização?

 

Etapas para fazer uma pesquisa de clima organizacional nas empresas

a importância da pesquisa de clima organizacional nas empresas

 

1. Estabeleça o objetivo 

O que você deseja fazer com as informações extraídas? A pesquisa tem um propósito específico?

 

2. Defina o que deseja medir 

Satisfação com os gestores, horários, imagem da empresa, benefícios… Você precisa ter em mente o que quer saber e analisar com a pesquisa de clima.

No entanto, a seguir, estabelecemos os indicadores-chave mínimos que qualquer pesquisa de clima organizacional deve avaliar:

  • Qualidade do trabalho em equipe
  • Qualidade dos gestores
  • Oportunidades de promoção e evolução interna
  • Qualidade das condições de trabalho
  • Alinhamento com as metas gerais da empresa e metas individuais de carreira
  • Políticas de remuneração

 

3. Elabore as perguntas da pesquisa

Depois de estabelecer o que deseja medir com a pesquisa e, portanto, os indicadores, é hora de elaborar as perguntas que as pessoas da organização irão responder. 

Considere se você vai fazer um questionário com perguntas que serão abertas, múltipla escolha, com escala de avaliação ou se vai combinar perguntas de estilos diferentes dependendo do indicador que está avaliando.

Alguns exemplos de perguntas para medir os indicadores que mencionamos anteriormente são as seguintes:

  • Você acha que seu trabalho está alinhado aos objetivos da empresa?
  • Tem as ferramentas necessárias para fazer seu trabalho?
  • A empresa permite que você dê o melhor de si?
  • Está motivado pelo líder de sua equipe?
  • Acha que a empresa leva em consideração a sua opinião ?
  • Se sente confortável com seus colegas?
  • Você recebe feedback contínuo sobre suas tarefas?
  • Você acha que sua remuneração é compatível com o esforço que você faz no trabalho?

É aconselhável estabelecer blocos de perguntas por temas, dependendo do que você deseja medir.

Para escrever as perguntas do questionário, se coloque no lugar de quem vai responder a pesquisa, ou seja, pense na experiência do usuário

Lembre-se de que o processo inclui a compreensão da pergunta (deve ser clara e concisa), a busca de informações (o respondente deve se lembrar do que está sendo perguntado), a avaliação e a resposta (é aconselhável incluir a opção de não sei ou sem resposta).

Você também terá que considerar o formato da pesquisa de clima organizacional e o canal pelo qual enviar aos funcionários.

Uma vez preparadas as perguntas, você deve testar a pesquisa, fazendo você mesmo e um pequeno grupo de pessoas, a fim de garantir que ela seja compreendida e atenda aos seus objetivos.

 

A importância da pesquisa de clima organizacional nas empresas ser anônima

É fundamental que a pesquisa seja anônima, pois isso incentiva a sinceridade nas respostas e a confiança do colaborador. 

É muito importante utilizar a plataforma adequada para realizar a pesquisa de clima, como um software feito para a realização de pesquisa de clima organizacional. 

Isso significa que, em um período de tempo que a empresa determinar, o funcionário poderá realizar a pesquisa escolhendo o local e o horário em que se sentir mais à vontade para responder às perguntas com sinceridade. 

Além disso, a realização da pesquisa com um software permite que você tenha todos os dados centralizados. Inclusive ajuda a obter relatórios e estatísticas que facilitam rapidamente as conclusões e a tomada de decisões.

Conheça a ferramenta de pesquisa de clima organizacional da Feedz.

Sou analista de conteúdo na Feedz e ajudo a criar ambientes de trabalho mais felizes através do conteúdo escrito.
Back To Top