Como agradecer um elogio profissional no ambiente de trabalho

Saber como agradecer um elogio profissional é tão importante quanto saber elogiar. Veja aqui como ter a postura correta ao receber um feedback positivo.

Todos gostamos de receber elogios, mas várias vezes ficamos sem saber como reagir quando alguém ressalta algo positivo sobre nós. No ambiente de trabalho pode ser ainda mais difícil, porque não queremos passar a sensação de sermos esnobes.

Mas tão importante quanto dar um feedback positivo é saber como agradecer um elogio profissional. Isso ajuda a incentivar a prática do reconhecimento e, consequentemente, a ter um local de trabalho feliz e mais motivador.

Por essa razão, a seguir mostramos a você como retribuir um elogio.

Por que é importante agradecer um elogio?

Antes de qualquer coisa, entenda que ser elogiado é um reconhecimento pelo trabalho executado e/ou pela postura profissional. Significa, dentre outras coisas, que outras pessoas estão vendo o seu esforço e dedicação.

Quando alguém recebe um feedback positivo quer dizer que há um sinal verde para que essa pessoa continue se envolvendo e se dedicando. Além disso, mostra que a empresa está de olho no desempenho do profissional e que aposta no seu crescimento.

Portanto, saber como agradecer um elogio mostra não apenas a gratidão pelo reconhecimento, quanto o fato de que a ação foi levada a sério. De um certo modo, isso reforça a cultura de feedback positivo e construtivo.

Para entender, coloque-se na posição de uma pessoa que decide elogiar o colega.

Se esse profissional não souber como agradecer o elogio que você deu, pode dar a impressão de que o feedback não fará nenhuma diferença.

Nesse cenário, é bastante provável que você pense duas vezes antes de dar um retorno positivo ao colega em uma outra oportunidade.

O que queremos dizer é que o ato de elogiar é como um bumerangue. De um lado, tem alguém que lança o instrumento com palavras de incentivo e, de outro, existe alguém que as recebe, mas que precisa jogar o bumerangue de volta.

E “jogar de volta” nesse caso significa agradecer o feedback recebido. Essa troca é uma maneira de valorizar as relações interpessoais no ambiente de trabalho.

👉 Leia também: Como montar um feedback incrível?

 

Erros comuns ao receber um elogio no ambiente profissional

Entender como agradecer pelas palavras positivas é essencial para que os profissionais sejam incentivados a elogiar outros colegas pelo bom trabalho desempenhado. 

Mas antes de darmos dicas de como retribuir um elogio, dê uma olhada nos erros a evitar na hora de receber um feedback positivo.

 

Minimizar a própria conquista

Na devolutiva de uma avaliação de desempenho, o líder não comenta apenas os pontos a melhorar, mas também ressalta as conquistas do avaliado e seus pontos positivos. 

Um dos erros comuns cometidos por profissionais quando escutam algo que enaltece um bom resultado, é o de minimizar a própria conquista. Normalmente, a pessoa que toma essa atitude o faz para não parecer arrogante.

Diminuir a conquista com frases do tipo “não foi tão difícil”, “qualquer um teria feito o mesmo”, “não acho que eu mereço tanto crédito” ou o famoso “ainda tenho muito a aprender”, significa reduzir a si próprio e tirar um mérito que foi dado.

Contudo, se o elogio chegou, significa que há uma razão, certo? Então, por que não abraçar esse reconhecimento e aceitá-lo?

 

Desviar ou rejeitar o elogio

Muitos não sabem como agradecer um elogio profissional e, por causa disso, acabam desviando ou rejeitando o feedback positivo. 

Esse é um erro muito comum, mas que, se frequente, pode até mesmo desmotivar a pessoa que elogiou a fazer o mesmo em outra oportunidade. A médio prazo, isso pode interferir nas relações interpessoais e até mesmo na cultura do feedback positivo.

Além do mais, essa atitude passa a impressão de insegurança e até mesmo de narcisismo, pois o elogiador pode sair da conversa com a sensação de que a pessoa desmereceu as palavras e esperava por mais.

 

Não reconhecer a contribuição de outros colegas quando apropriado

Retribuir um feedback significa reconhecer as palavras positivas. Também quer dizer reconhecer que em muitos casos a conquista somente foi possível com a ajuda de outros colegas.

Para esse tipo de situação, o não reconhecimento da contribuição de outras pessoas pode transmitir arrogância ou mostrar um clima negativo de competitividade. 

Infelizmente, esse é outro erro usual. Evitá-lo é mostrar que existe uma consciência de que ninguém chega muito longe sozinho, além de mostrar a valorização das relações interpessoais.

Aqui vale um ponto de atenção. Em vez de dizer algo do tipo “eu só consegui porque tive a ajuda de tal ou tal pessoa”, opte por algo como “obrigada, foi um trabalho em conjunto com fulano e ciclano. Eles me ajudaram a atingir esses resultados”.

A diferença entre as duas frases está na impressão de que na primeira a pessoa está tentando desviar o elogio, enquanto na segunda ela agradece e reconhece que outros colegas desempenharam um papel importante. 

Guia prático para estruturar um programa de feedback

 

6 dicas para agradecer um elogio profissional

Veja a seguir como você pode agradecer um elogio profissional. 

  1. Simplicidade e sinceridade: não é necessário passar minutos agradecendo um elogio. Pode acreditar, um simples “obrigado” sincero pode ser muito poderoso.
  2. Reconhecimento coletivo: caso haja o envolvimento de mais pessoas, agradeça o elogio e aponte que a conquista é fruto do trabalho em equipe.
  3. Feedback recíproco: se apropriado, além de agradecer o reconhecimento, reconheça o elogiador. Por exemplo, caso o elogio tenha vindo do chefe, agradeça a ele pela ajuda ou incentivo.
  4. Autorreflexão positiva: utilize os elogios recebidos como uma ferramenta para autoavaliação e crescimento. Ou seja, mostre que você vai aplicar o feedback como incentivo para melhorar ainda mais.
  5. Olho no olho: se o feedback acontecer pessoalmente, olhe nos olhos do elogiador e agradeça pelas palavras. Caso seja online, faça contato visual. Essa postura demonstra confiança e reconhecimento.
  6. Mostre que o comentário foi valorizado: o elogio pode vir de qualquer pessoa, independentemente da hierarquia. Agradecer com um sincero “muito obrigada” e um sorriso, mostra que você valoriza as palavras recebidas. 
  7. Orgulhe-se: não tem nada errado deixar transparecer que você está feliz com o elogio e tem orgulho de si mesmo. 
  8. Utilize a comunicação não verbal: além das palavras, a postura fala por si. Um sorriso, por exemplo, demonstra gratidão pelo tempo que o elogiador dedicou a falar com você e dar um feedback positivo.

 

Como a Feedz facilita a cultura de feedback positivo

Empresas com a cultura de feedback são ambientes nos quais há uma abertura para o diálogo. Para isso, elas apostam no feedback contínuo e entendem que esse momento de troca não é apenas para tratar de melhorias a serem feitas ou de problemas existentes.

Pelo contrário, uma vez que tem a ver também com procurar transmitir uma mensagem positiva e de reconhecimento. E quando isso deve ser feito? A verdade é que não precisa ter uma ocasião especial.

Toda a hora é hora de dar um feedback positivo quando algo for bem feito. E para que essa cultura seja enraizada na empresa e faça parte do dia a dia dos colaboradores, a tecnologia pode ajudar as equipes a se comunicarem de forma melhor e ser mais eficaz.

Com a Feedz, sua empresa pode criar modelos de feedback personalizados. A solução ainda disponibiliza ferramentas para colaboração eficiente e permite a avaliação do colaborador por todos a sua volta (feedback 360º).

Fortaleça as relações profissionais, aumentando a colaboração e a eficiência da equipe. Conte com a Feedz para fazer da cultura do feedback uma realidade na sua empresa.

Preencha o formulário abaixo e solicite uma demonstração da nossa plataforma. 👇

Nenhum post relacionado encontrado

Veja o que estão comentando

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Preencha o formulário abaixo e em breve o nosso time de especialistas entrará em contato!