Como solicitar um feedback no trabalho [Com exemplos escritos]

Neste artigo, explicamos como solicitar um feedback e estruturar o pedido, e damos alguns exemplos para você se inspirar.

O feedback tem uma grande importância na vida dos colaboradores, afinal, é por meio dele que os profissionais conseguem entender o que precisam melhorar.

Não apenas isso, mas é também o momento de receberem elogios (e quem não gosta de ser reconhecido?).

Apesar disso, muitos funcionários não sabem como solicitar um feedback. Se a empresa não tem essa cultura, a ação fica ainda mais difícil.

Para ajudar você, profissional do RH, a auxiliar os colaboradores da sua empresa a pedir feedback (e para ajudar você a fazer a solicitação), elaboramos este artigo que pode servir como um guia. Aproveite!

Baixar o kit completo com vários materiais sobre feedback.

 

O que é feedback e por que é relevante?

Feedback é um retorno. A palavra vem da língua inglesa e, no ambiente de trabalho, pedir feedback significa querer saber sobre o desempenho profissional.

Isso significa não apenas para conhecer os pontos fracos, mas também para poder entender o que está bom.

Seu objetivo é o de ser uma ferramenta útil para quem o recebe.

E por “quem o recebe” não falamos apenas dos liderados. Líderes e chefes também podem – e devem – entender como pedir feedback.

Mas, por que ele é tão importante? Existem diversos pontos que comprovam a relevância da ferramenta.

Um deles é que empresas com cultura de feedback são locais de trabalho felizes. E um ambiente feliz é aquele em que as pessoas sentem vontade de trabalhar.

Como consequência, a produtividade e os resultados melhoram. Outro ponto está no fato de que o feedback promove a mentalidade do crescimento, pois os colaboradores desenvolvem uma mentalidade de melhoria e avanço constantes.

Saber como solicitar um feedback é importante também porque ele auxilia na gestão de conflitos. É durante a troca entre líderes e seus liderados que é possível identificar potenciais problemas ou até mesmo situações que já estejam acontecendo.

 

O Papel do RH na solicitação de feedback

Em primeiro lugar, o RH tem o papel de promover a cultura do feedback, criando na empresa um ambiente favorável para essas trocas.

No tópico anterior comentamos sobre feedback entre líderes e liderados, mas é também possível haver a troca entre pares. Para entender, o feedback entre pares ocorre entre colegas.

Desse modo, além de ser avaliado pelo gestor, o profissional recebe também um retorno de outros colaboradores. 

Em segundo lugar, se é do RH a missão de promover essa cultura, a área tem também a responsabilidade de saber como solicitar um feedback aos seus colaboradores. O motivo é que, assim, poderá entender o que está acontecendo no ambiente de trabalho.

Isso inclui estar por dentro da relação entre líderes e seus liderados, pontos que podem estar interferindo na motivação e no desempenho, necessidades que os colaboradores possuem, questões que precisam melhorar/podem continuar, entre outros.

O que queremos deixar claro é que o RH tem a função de incentivar o feedback, mas também de ter essa troca com os colaboradores da empresa.

Guia prático para estruturar um programa de feedback

 

Como estruturar um pedido de feedback

Entender como solicitar um feedback no trabalho significa saber como estruturar o pedido. Separamos três passos que podem ser adotados para ajudar:

 

1. Defina o objetivo

Um feedback possui diversos objetivos, como: definir plano de carreira, saber como está o bem-estar dos funcionários no ambiente de trabalho, conversar sobre necessidades de treinamento, avaliar o colaborador após a conclusão de um projeto, entre outros.

Definir o objetivo ajudará a conversa a ser focada e direcionada às necessidades em questão. Do contrário, a troca pode acabar sendo frustrante.

 

2. Elabore perguntas objetivas

A partir do objetivo, é a vez de pensar nas perguntas que direcionarão o bate-papo. Por exemplo, vamos supor que o seu RH decidiu solicitar feedback para saber como está a satisfação dos colaboradores com a empresa. 

É possível pensar em perguntas como:

  • Como está a sua relação com outros colegas? E com o gestor? Existe algo que podemos fazer para melhorar?
  • O que você mais gosta em relação ao seu trabalho?
  • O que você mais gosta em relação à empresa?
  • O que você acha que poderia mudar na organização?
  • Você se sente valorizado pelo trabalho que realiza?
  • Você recebe feedback construtivo regularmente de seu líder?
  • Quais sugestões você daria para tornar o ambiente de trabalho melhor?

 

3. Comunique o profissional

Como solicitar um feedback envolve pedir a uma outra pessoa um retorno, é importante comunicá-la que há o interesse por essa troca.

Isso pode ser feito por e-mail ou em uma conversa. A primeira opção é mais indicada, por dois motivos. O primeiro é porque o pedido fica registrado e o segundo é para torná-lo mais formal e, por essa razão, garantir que a pessoa não se esqueça dele.

No entanto, seja como for o meio, vale lembrar de esclarecer o objetivo que se deseja atingir com o feedback. Dessa maneira, a pessoa sabe o que se espera dela e pode se preparar melhor.

 

Exemplos escritos de solicitação de feedback

O texto para pedir feedback pode ser escrito de várias maneiras. Veja algumas dicas conforme três situações.

 

Como pedir feedback sobre desempenho individual

Para solicitar um feedback de desempenho individual, identifique o motivo. Por exemplo, a conversa é para saber sobre a conclusão de um projeto? Sobre a performance em um nível geral? 

Deixar isso bem claro ajuda a pessoa que dará o feedback a coletar as informações necessárias para tornar a conversa mais embasada. Dê uma olhada neste modelo:

 

Olá, fulano. Tudo bem?

Faz XX meses que estou neste cargo e gostaria de saber a sua opinião sobre o meu trabalho. Minha intenção é que, ao entender a sua visão sobre o meu desempenho, eu possa melhor dirigir meus esforços para trazer mais resultados. 

Podemos marcar uma conversa?

Atenciosamente,

Nome

 

👉 Feedback de desenvolvimento: o que é e 10 exemplos de como dar

 

Como pedir feedback de integração de novos funcionários

Pedir feedback de integração ajuda o RH a avaliar se o processo de onboarding está ocorrendo conforme deveria e/ou se é necessário fazer melhorias. 

Isso é importante para garantir que os recém-contratados comecem com o pé direito e se sintam como parte da empresa desde o início. Veja um exemplo:

 

Olá, fulano. Tudo bem?

Você é um dos novos integrantes da nossa empresa e gostaríamos de saber como foi o seu processo de integração. Nosso objetivo é entender se tem algo que podemos melhorar para o processo ficar melhor e se você ainda tem alguma dúvida ou necessita de alguma ajuda.

Podemos conversar dia XX, às XX horas?

Atenciosamente

Nome

 

Como pedir feedback sobre treinamentos internos

Os treinamentos internos são importantes para motivar, informar e desenvolver os colaboradores. No entanto, é preciso garantir que eles sejam bem aproveitados e tragam os resultados esperados

Além disso, ter esse feedback ajuda o RH a definir outros treinamentos que poderão ser necessários.

Abaixo mostramos um exemplo de como pedir um feedback nessa situação:

 

Olá, fulano. Tudo bem?

Você participou do treinamento XXX. Queremos saber sua opinião sobre o conteúdo e a carga horária, e se ele foi útil para você. Também é importante entendermos se você tem alguma sugestão para um próximo treinamento. 

Podemos conversar dia XX, às XX horas?

Atenciosamente

Nome

 

Como pedir feedback para seus colegas e para a sua liderança

Um funcionário que pede feedback para colegas e líder deseja entender sobre o seu desempenho. Para a pessoa que dá o retorno, é o momento de reconhecer sobre as conquistas do profissional e identificar como poderá ajudá-lo.

Dê uma olhada nesse exemplo escrito de feedback:

 

Olá, fulano. Tudo bem?

O projeto NOME acabou de ser finalizado e gostaria de saber o seu feedback sobre o meu desempenho. O que você acha de fazermos uma one on one na semana que vem? 

Abaixo compartilho minha agenda com os horários disponíveis. Caso nenhum deles seja possível, entre em contato comigo para que eu consiga me organizar aqui.

[link para a agenda]

Atenciosamente

Nome

 

Como a Feedz pode auxiliar sua empresa no processo de solicitação de feedback

Compartilhamos exemplos de como solicitar um feedback por e-mail.

No entanto, precisamos lembrar que o risco de fazer o pedido via e-mail é de que ele se perca no meio dos vários e-mails que a pessoa recebe todos os dias.

Por conta disso, a maneira de garantir que o feedback seja solicitado de forma efetiva e de que ele será atendido, é por meio de uma ferramenta.

A Feedz tem uma plataforma voltada para ajudar profissionais a solicitar, dar e receber feedback, bem como para formalizar o pedido. Veja como é fácil:

Para solicitar um feedback, basta ir em “desenvolvimento” e, em seguida, em “solicitar feedback”. Depois é só escolher o colaborador para o qual deseja enviar o feedback, escrever a solicitação (você pode usar nossos exemplos) e clicar em “enviar”.

Exemplo de como solicitar feedback pela Feedz

 

Quer saber mais? Solicite agora mesmo uma demonstração da nossa solução. Preencha o formulário 👇

Nenhum post relacionado encontrado

Veja o que estão comentando

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Preencha o formulário abaixo e em breve o nosso time de especialistas entrará em contato!