Como avaliar o desempenho de um funcionário: 3 dicas para RHs

Você sabe como avaliar o desempenho de um funcionário? Listamos alguns métodos para essa avaliação. Vem conferir!

Acompanhar a performance dos colaboradores é uma das muitas responsabilidades que estão sob o guarda-chuva do RH.

Sendo assim, é muito importante que os profissionais da área entendam como avaliar o desempenho de um funcionário de forma estratégica.

Quando bem conduzida, essa ferramenta de gestão de pessoas pode fornecer insights valiosos para o aprimoramento individual de cada membro da equipe, aumentar o engajamento dos colaboradores, bem como direcionar o crescimento da organização como um todo.

Por esse motivo, está mais do que na hora de você, profissional de RH, descobrir como estruturar um processo de avaliação de desempenho sólido, utilizando as melhores práticas e abordagens. Bora lá!   

O que é Avaliação de Desempenho?

Antes de dar as dicas, vamos relembrar o conceito de avaliação de desempenho: de maneira geral, essa é uma ferramenta de gestão de pessoas que permite a análise da performance dos colaboradores da empresa ao longo de um determinado período.

Além disso, a ferramenta é facilitadora para que as rodadas de feedbacks entre líderes e liderados aconteçam com mais frequência.

Afinal, após a avaliação, o gestor tem dados confiáveis para pontuar os pontos fortes e de melhoria do colaborador, assim como auxiliá-lo na construção de um plano de desenvolvimento individual (PDI).

Já do ponto de vista da gestão de pessoas, as decisões sobre treinamento e reconhecimento, incluindo bônus e promoções, são feitas de forma mais assertiva com o apoio de um processo de avaliação de desempenho bem estruturado.

 

E para o RH, qual a importância dessa ferramenta?

O RH é a ponte que garante à empresa que todos os objetivos citados acima sejam atingidos. Em outras palavras, o setor é o grande responsável por:

  • Estruturar os processos de avaliação de desempenho;
  • Orientar os líderes e os colaboradores sobre o funcionamento dessa ferramenta;
  • Acompanhar os feedbacks, PDIs;
  • Desenvolver ações de capacitação com base no que é captado nas avaliações.

 

Além de estar envolvido e garantindo que todos sigam o processo correto, o RH precisa lembrar de que também faz parte dessa atmosfera e que tem que fazer as avaliações da sua própria equipe com excelência.

O ditado “casa de ferreiro, espeto de pau” não pode se aplicar! 😉

 

3 Dicas para os RHs na hora de aplicar a avaliação de desempenho

  1. Utilizar ferramentas tecnológicas: Existem ferramentas tecnológicas, como a Feedz, que podem facilitar o processo de avaliação de desempenho.
  2. Focar no desenvolvimento profissional: A avaliação de desempenho não deve ser usada apenas para julgar o desempenho passado de um funcionário, mas também para ajudar a moldar seu desenvolvimento futuro.
  3. Ser justo e imparcial: Isso significa evitar favoritismos ou preconceitos e garantir que todos os funcionários sejam avaliados com base em seu desempenho real.

 

Baixar o kit de avaliação de desempenho

 

Como avaliar o desempenho de um colaborador?

Enfim, chegou o momento de tirar todas as dúvidas sobre como avaliar o desempenho de um funcionário.

E o primeiro passo dessa jornada é entender, de fato, quais os pontos que devem ser acompanhados durante uma avaliação.

A essa altura, é importante dizer que os fatores-chaves podem mudar bastante de empresa para empresa.

👉 Como avaliar o desempenho de um time de tecnologia

Mas, em linhas gerais, há alguns que são considerados fundamentais:

 

1.   Produtividade e qualidade no trabalho

Quando falamos sobre a produtividade de alguém, geralmente estamos avaliando a quantidade de trabalho entregue dentro de um determinado período.

Já a qualidade pode se referir, por exemplo, à ausência de erros e reclamações sobre as tarefas realizadas pelo colaborador.

Mas atenção: para que ambos os fatores sejam avaliados de forma justa, é fundamental que o líder da área já tenha estabelecido metas e requisitos claros junto aos seus liderados.

 

2. Capacidade de colaboração e trabalho em equipe

Se existe uma habilidade que é requisitada em qualquer função em que se atue hoje em dia, essa habilidade é a de trabalhar bem em equipe. Por isso, vale a pena levantar este ponto na avaliação de desempenho de um funcionário.

 

3. Competências e habilidades técnicas

Neste caso, o avaliador se atenta aos conhecimentos técnicos (hard skills) necessários para o desenvolvimento de cada função.

No caso de um profissional de RH, por exemplo, é possível avaliar as habilidades de conduzir processos seletivos, estruturar ações de treinamento e conhecer as rotinas do Departamento Pessoal.

 

4. Profissionalismo e atitude

Espera-se que o funcionário saiba separar problemas pessoais da vida profissional e que situações de trabalho não atrapalhem seus relacionamentos interpessoais no ambiente corporativo.

Da mesma maneira, ser proativo e tomar atitudes para que os problemas sejam resolvidos e o trabalho bem desenvolvido é uma característica que também merece ser avaliada.

 

5. Capacidade de aprendizado e adaptação

O mercado de trabalho costuma ser muito dinâmico e trazer mudanças de pessoas, ambientes e processos com certa frequência.

Conseguir adaptar-se a isso por meio do aprendizado constante é uma característica importante para qualquer profissional, por isso, ela também é um fator-chave para avaliar os funcionários da empresa.

Se você quer ficar por dentro de mais exemplos, confira o conteúdo “12 Principais Indicadores de Avaliação de Desempenho”.

 

Métodos de Avaliação de Desempenho

Agora que você já sabe os pontos a serem abordados durante a avaliação, vamos efetivamente te mostrar como avaliar o desempenho de um funcionário com o auxílio dos métodos mais utilizados pelo RH atualmente. São eles: 

 

Avaliação 360 graus

Na avaliação 360 graus, o próprio colaborador faz uma avaliação sobre si e, paralelamente, as pessoas que lidam diretamente com ele no dia a dia também o avaliam. Isso inclui o gestor direto, colegas de equipe, subordinados, fornecedores e até mesmo clientes.

Ao cruzar os questionários, é possível ter uma visão mais ampla e justa sobre o desempenho do avaliado.  

 

Avaliação por objetivos

A avaliação de desempenho por objetivos é um método que tenta alinhar as metas da empresa, do departamento e de cada função.

Com a definição dos objetivos da empresa, cada colaborador passa a ter seus objetivos individuais e, durante a avaliação de desempenho, é possível ver quais foram cumpridos e quais ainda não foram colocados em prática.

 

Autoavaliação

Na autoavaliação, o colaborador lista os seus próprios pontos fortes e de melhoria. Feita uma análise desses pontos, ele é incentivado a compartilhar suas conclusões com seu líder.

Este é um bom método para equipes que já estão maduras, bem engajadas e dispostas a buscar por melhorias.

 

Avaliação por competências

Basicamente, a avaliação de desempenho por competências ajuda a empresa a mapear quais são as habilidades técnicas e comportamentais essenciais para que cada colaborador desempenhe a sua função.

Por meio dela, é possível validar quais skills estão sendo plenamente atendidas e quais ainda precisam ser aprimoradas.

👉 30 perguntas para Avaliação de Desempenho por competências

 

Avaliação contínua

Na maior parte das empresas, a avaliação de desempenho é feita anualmente. A tendência, no entanto, é que os ciclos ocorram de forma contínua, com intervalos de 3 meses ou 6 meses.

Assim, o colaborador tem um acompanhamento mais próximo e eficaz e o gestor fica ainda mais expert em como avaliar o desempenho de um funcionário.

Baixar ebook sobre como conduzir uma avaliação de desempenho do zero [passo a passo]

 

Como dar feedback efetivo após a avaliação

Mais do que saber como avaliar o desempenho de um funcionário, também é importante entender como comunicar o resultado ao colaborador.

Essa etapa parece complicada, principalmente, se houver mais pontos de melhoria do que pontos fortes.

A dica principal é usar a clareza e sinceridade!

O relacionamento entre líder e equipe deve ser de parceria e construído diariamente. Logo, a avaliação de desempenho não pode ser entendida como um momento tenso.

Lembrando que, neste caso, o papel do RH é apoiar as lideranças, para que elas consigam conduzir essa conversa de maneira construtiva.  

 

Como a ferramenta da Feedz automatiza a avaliação de desempenho?

Se você chegou até aqui preocupado com todas as responsabilidades envolvidas no processo de avaliação de desempenho, temos uma boa notícia para te dar: com o apoio da Feedz, é possível tornar essa rotina muito mais ágil e eficaz!

Por meio da nossa plataforma, é possível automatizar tarefas e fazer avaliações de desempenho até 50% mais rápidas.

Além disso, o RH tem autonomia para criar autoavaliações (90º), avaliações de gestores (180º) e pares (360º) e adaptá-las ao seu processo.

Para completar, a ferramenta da Feedz gera oito relatórios automáticos, o que possibilita análises e devolutivas mais rápidas.

Que tal se juntar a mais de 1.500 empresas que escolheram a Feedz para mudar o jeito de trabalhar? Solicite uma demonstração gratuita hoje mesmo e saiba mais 👇

Diga adeus às planilhas e tenha mais praticidade na avaliação de desempenho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar