7 exemplos de testes para aplicar em processo seletivo

Explore a nossa lista com os principais testes para aplicar em processo seletivo e garanta uma contratação aderente ao que sua empresa espera.

Qual profissional de RH não deseja ter uma seleção ágil e com a certeza de que os melhores talentos foram escolhidos? Existem testes para aplicar em processo seletivo que são uma poderosa ferramenta para isso. 

Cada um atende a um propósito, mas em comum, todos eles buscam a mesma coisa: dar embasamento para que os recrutadores tomem decisões com muito mais precisão. 

Quer saber quais testes o RH pode aplicar? Então, continue a leitura e conheça os mais usados em entrevistas de emprego. 

Qual a importância da aplicação de testes durante o processo seletivo? 

O processo de recrutamento e seleção é composto por diversas etapas. Nas de seleção propriamente dita, que é onde ocorrem as entrevistas e dinâmicas, o profissional de RH tem a missão de encontrar o melhor talento dentre as opções que possui.

Os testes para aplicar em processos seletivos ajudam nesse trabalho, pois dão uma melhor visão das competências e dos perfis dos profissionais. Assim, o RH conta com diversas fontes de informação para encontrar o candidato ideal.

E o que significa “encontrar o candidato ideal”? Quer dizer ter profissionais com fit cultural, satisfeitos, engajados e com mais probabilidade de permanecer na empresa

Tem a ver também com construir equipes cujos membros conseguem se comunicar e se relacionar entre si, e que sejam complementares. 

São por essas (e muitas outras razões), que quando falamos em técnicas de recrutamento e seleção, os testes são ferramentas indispensáveis. 

 

Quais os tipos de testes mais utilizados nos processos seletivos?

De acordo com a função que a pessoa irá exercer, existem testes de português para aplicar em processo seletivo, de lógica, matemática, situacional, entre muitos outros.

Os testes que mais são utilizados costumam ser os que servem para conhecer as habilidades técnicas e o perfil comportamental dos candidatos. Nesse sentido, geralmente o RH aplica:

  • Testes psicológicos: como de personalidade, perfil comportamental, habilidade cognitiva, competências comportamentais e inteligência emocional
  • Teste de competências técnicas: testes práticos, simulações e avaliações de competências específicas (como domínio em uma linguagem de programação ou fluência em algum idioma).

 

Quais testes o RH pode aplicar?

Dos testes para aplicar em processo seletivo que mencionamos no tópico acima, o RH pode aplicar praticamente todos. 

A exceção vai para os testes de capacidade técnica que podem demandar um profissional da área ou com as competências necessárias para aplicá-lo. Pense, por exemplo, em alguém concorrendo para uma vaga para a equipe de sucesso do cliente.

Para um teste de simulação, o ideal é que o domínio do candidato seja avaliado por alguém da área. Já para saber o grau de fluência em um idioma, pode ser que o recrutador não tenha essa competência e precise de outra pessoa para fazer a entrevista.

Ainda, em muitos casos empresas precisam contar com psicólogos para aplicar e avaliar determinados testes de personalidade e de perfil comportamental (como o Teste Palográfico).

 

Quais os testes mais usados em uma entrevista de emprego?

Em processos seletivos, os testes mais aplicados são aqueles voltados para conhecer melhor o candidato. Isso inclui ir além das habilidades técnicas.

Hoje em dia, sabe-se que as soft skills, que são as habilidades interpessoais, de comunicação, de escuta, resolução de problemas, liderança, empatia, entre outras, têm ganhado um peso cada vez maior.

Junto com elas estão as mad skills. Elas se referem aos interesses pessoais, experiências e hobbies que dizem muito sobre a personalidade de uma pessoa. Em uma entrevista bem conduzida é possível descobrir quais o candidato possui. 

Já com relação às soft skills, além da entrevista, os testes de perfil comportamental, como o DISC e o PDA, servem para descobri-las.

Com tudo isso em mente, se formos para criar uma lista de testes para aplicar em processo seletivo, os mais usados seriam: 

  • Avaliação de habilidades técnicas
  • Teste de idiomas
  • Inteligência geral
  • Teste de fit cultural
  • Avaliação de competências comportamentais
  • Teste de perfil
  • Teste de inteligência emocional

 

Quais são os três tipos de testes realizados em uma seleção?

Os testes aplicados em processos seletivos variam muito de empresa para empresa e do cargo. De modo geral, os tipos mais adotados são:

  • Testes práticos
  • Testes para avaliar competências comportamentais
  • DISC

 

7 exemplos de testes para aplicar em processo seletivo

Agora que você já tem uma ideia de quais os tipos de testes mais utilizados nos processos seletivos, relacionamos 7 exemplos para te inspirar 🤩:

 

1. Teste de habilidades técnicas

Dependendo da vaga, é exigido mais ou menos grau de conhecimento técnico. Esse tipo de teste mede o nível de habilidade técnica que o candidato possui a fim de verificar se está de acordo com o requerido pela vaga.

A aplicação ocorre por meio de testes práticos e simulações de trabalho

 

2. Avaliação de competências comportamentais

As competências comportamentais são conhecidas como soft skills. Referem-se às habilidades pessoais e sociais de uma pessoa. Algumas das mais avaliadas são:

 

É importante conhecer as competências comportamentais de cada candidato, pois elas exercem influência direta no comportamento individual e no ambiente de trabalho.

 

3. Exercício prático e simulação de tarefas

Dos testes para aplicar em processo seletivo, os exercícios práticos estão entre os principais. Eles têm a função de validar o que está no currículo e verificar o nível de experiência e competência do profissional

As simulações de tarefa também avaliam o nível de competência técnica, mas servem para analisar como os candidatos se saem na prática, ao executar as tarefas de rotina que a função exige. 

Também mostra como eles aplicam o conhecimento diante diferentes situações.

 

4. Teste de fit cultural

O fit cultural é o alinhamento de uma pessoa com os valores e a cultura de uma organização. Para os recrutadores, conhecer se há esse alinhamento ajuda a evitar dores de cabeça no futuro.

Quando são contratadas pessoas sem fit cultural, há maior probabilidade de turnover, baixo desempenho, falta de motivação, queda no engajamento e outros

O teste é feito por meio de perguntas abertas para levar o candidato a falar mais sobre ele. Alguns exemplos de questões que podem ser feitas são:

  • Como era o melhor chefe que você já teve?
  • O que é um ambiente de trabalho feliz para você?
  • Quais características essenciais de um bom líder?

 

5. Resolução de problemas

Mostra a capacidade de reação da pessoa quando lida com obstáculos e/ou precisa encarar uma situação adversa.

Podem ser aplicados três tipos de teste para esse objetivo: simulações, dinâmicas de grupo e teste de raciocínio lógico. 

 

6. Avaliação de habilidades de comunicação

Saber se comunicar é imprescindível, pois tem a ver com a maneira com que a pessoa se relaciona. Para alguns cargos, como de liderança, a comunicação ganha um peso ainda maior. 

Essa habilidade pode ser testada nas entrevistas e dinâmicas de grupo, mas também com a aplicação de teste de habilidade de escrita.

 

7. Teste de perfil comportamental – DISC

Não tem como falar sobre testes para aplicar em processo seletivo sem citar o DISC, um dos mais conhecidos quando o assunto é perfil comportamental. 

Ele é utilizado para os recrutadores conhecerem as competências socioemocionais dos futuros talentos, algo importante para entender se há alinhamento do candidato com a cultura da empresa.

O DISC classifica as pessoas com base em quatro padrões comportamentais, que são: dominância, influência, estabilidade e conformidade. Para saber mais sobre o teste, aproveite e leia:

👉 Teste DISC: o que é, pra que serve e benefícios

Esperamos que esse artigo tenha ajudado você a conhecer mais sobre os testes para aplicar em processo seletivo. 

Para sempre ficar por dentro dos conteúdos da Feedz, assine a FeedzLetter e receba em primeira mão, no seu e-mail, as novidades do blog mensalmente.

Deixe seu e-mail no formulário 👇:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar