Analista de Recrutamento e Seleção: Salário e Competências

O analista de recrutamento e seleção é essencial para o sucesso das empresas na atração e retenção de talentos. Conheça os principais aspectos relacionados à profissão.

Cada vez que se deseja contratar um novo funcionário a área de recursos humanos entra em cena. São os seus profissionais que lideram o processo, sempre buscando encontrar os melhores talentos para preencher cada vaga.

Quando falamos de recrutar e selecionar, existe uma função que se destaca no departamento. É o analista de recrutamento e seleção, também conhecido por analista de R&S.

O profissional é responsável por várias atividades, todas elas de extrema importância para as organizações. A seguir, conheça mais sobre o papel do analista de R&S.

Solicitar uma demonstração gratuita da solução de recrutamento e seleção da Feedz.

 

O que faz um analista de recrutamento e seleção?

Um analista de recrutamento e seleção cuida do processo seletivo. Divulgação da vaga, triagem de currículo e seleção de candidatos estão entre as suas atribuições.

Com um RH cada vez mais estratégico, é função do analista de R&S encontrar profissionais capacitados para as funções em aberto. Não apenas isso, mas que também sejam aderentes aos valores da empresa. 

Para tal, o profissional precisa dominar técnicas para atrair os talentos certos. Perceba que é um trabalho ligado a resultados, por isso, o analista vai além de “apenas” divulgar vagas e separar currículos. 

Para você ter uma ideia melhor, separamos as principais atividades exercidas pelo analista de recrutamento e seleção:

  • Descrição e alinhamento de vagas;
  • Divulgação de vagas;
  • Triagem de currículos;
  • Entrevista;
  • Análise dos candidatos;
  • Feedback aos candidatos;
  • Acompanhamento de indicadores relacionados ao recrutamento e seleção;
  • Gestão do processo de R&S.

 

A importância do analista de recrutamento e seleção nas empresas

O cargo de analista tem a ver com o gerenciamento, a organização e o planejamento de cada uma das atividades do processo de recrutamento e seleção. Incluindo, como comentamos, a análise de métricas, como:

  • Eficácia do funil de recrutamento
  • Tempo médio de contratação
  • Taxa de aceitação da oferta
  • Custo de recrutamento
  • Taxa de abandono do processo

 

O que queremos dizer com isso é que o profissional realmente tem um papel estratégico, porque ele tem a responsabilidade de buscar que o processo de R&S seja cada vez melhor e traga bons resultados.

Além disso, por ter a atribuição de recrutar e selecionar profissionais, o cargo de analista é fundamental em uma empresa, uma vez que, com a contratação dos talentos certos, ele apoia o crescimento da organização. 

 

 

Competências e habilidades do analista de recrutamento e seleção

As vagas de analista de recrutamento e seleção exigem domínio de algumas competências e habilidades. Nas próximas linhas falaremos sobre elas: 

 

Competências técnicas

As competências técnicas variam conforme o nível da vaga. Por exemplo, um analista de recrutamento e seleção júnior assumirá tarefas mais simples, logo, não se espera que ele domine todo o processo de R&S. 

Para exemplificar algumas das competências exigidas do analista de modo geral, citamos:

  • Domínio do pacote office;
  • Conhecimento de plataformas digitais;
  • Conhecimento das estratégias de Talent Acquisition;
  • Monitoramento de indicadores;
  • Entre outras.

 

Competências comportamentais

A rotina do RH exige ter que lidar com certas dificuldades e saber como solucioná-las. Problemas com colaboradores, conflitos entre líderes e liderados e questões envolvendo o ambiente de trabalho vão diretamente para o recursos humanos.

O analista de recrutamento e seleção, que não quer ver um profissional recém-contratado pedindo para se desligar, precisa fazer o meio de campo e buscar as melhores soluções. É por essa razão que o profissional precisa ser um bom ouvinte.

Outra característica comportamental é a proatividade para encontrar saídas para problemas antes que eles se tornam grandes demais e sejam difíceis de gerenciar.

 

Habilidades de comunicação

Por lidar com pessoas e por ter que interagir com diferentes perfis, um analista de recrutamento e seleção deve ter uma excelente comunicação e conseguir estabelecer um bom relacionamento interpessoal.

Isso porque ele precisa entender os dois lados da moeda, ou seja, o que a empresa necessita e o que o candidato espera. Só assim o profissional conseguirá garantir uma contratação bem-sucedida. 

Adicionalmente, o analista de recrutamento e seleção é responsável por esclarecer dúvidas em relação ao salário, bonificações, horários de trabalho, férias, regras e direitos, entre outras. 

Para tanto, ele deve ser claro e se fazer entender de forma eficiente para evitar qualquer mal-entendido que possa prejudicar a contratação no futuro.

 

Habilidades de negociação

Durante o exercício do cargo, o analista de recrutamento e seleção terá que realizar muitas negociações. Por exemplo, ao escolher o profissional para ocupar uma vaga, precisará resolver aspectos ligados ao salário.

Mas não apenas isso, pois o analista precisa atuar no meio de campo para resolver conflitos, algo que exige uma excelente capacidade em buscar alternativas que sejam satisfatórias para todos os envolvidos.

Baixar a Planilha para Controle de Recrutamento e Seleção

 

Formação e experiência profissional

Além de habilidades e competências, o analista de recrutamento e seleção deve preencher exigências quanto à formação acadêmica, certificações, cursos e experiência. Dá só uma olhada: 

 

Formação acadêmica

A exigência da formação acadêmica varia de acordo com a empresa. Geralmente, vagas para analista de R&S requerem formação superior completa em Psicologia, ou Administração, ou Recursos Humanos.

 

Certificações e cursos complementares

As certificações e os cursos complementares também variam conforme a empresa e a vaga. Dependendo do caso, eles podem ser um requisito obrigatório ou um diferencial. 

Como exemplo de certificações estão a Certificação Analista Comportamental PDA e a Certificação DISC (Dominance, Influence, Steadiness, Compliance). 

Já sobre os cursos complementares, pode ser um curso de especialização ou de curto-período relacionado à área de R&S.

 

Experiência profissional relevante

No que diz respeito à experiência, dois fatores são importantes de serem observados. O primeiro é que, em muitos casos, dependendo da área de atuação da empresa, a vaga de analista pede que o profissional tenha atuado naquele setor.

Por exemplo, uma empresa da indústria farmacêutica pode exigir que seus profissionais de RH tenham trabalhado na área de recursos humanos de organizações do setor. Isso ocorre porque, muitas vezes, algumas áreas são mais complexas que outras.

O segundo caso é o nível da vaga, por exemplo:

  • Analista de recrutamento e seleção júnior: exige-se pouco tempo de experiência;
  • Analista de recrutamento e seleção pleno: 5 anos de experiência;
  • Analista de recrutamento e seleção sênior: cerca de 10 anos de experiência.

 

Dicas para se tornar um analista de recrutamento e seleção de sucesso

Agora que você entendeu alguns requisitos do cargo de recrutamento e seleção, compartilhamos algumas dicas para que você tenha sucesso na área. Anota aí:

 

Networking e atualização constante

Já comentamos aqui, mas não custa repetir: a área de RH exerce hoje um papel de extrema importância estratégica. Isso traz a necessidade de os profissionais estarem constantemente a par do que o mercado exige. 

Por esse motivo, o analista de recrutamento e seleção precisa estar sempre atualizado com as melhores práticas envolvendo suas atividades. Networking é outro ponto importante para o sucesso.

A explicação para isso é simples: para a pessoa que será responsável por trazer talentos para sua empresa, é fundamental ter uma boa rede de contatos.

 

Flexibilidade e adaptabilidade

Mudanças fazem parte da rotina do RH. Entender que é necessário se adaptar – e aceitar – já é meio caminho para o sucesso como analista de R&S. 

Além disso, o profissional lida com pessoas, demandando flexibilidade para mudar de rota se necessário (e para fazer negociações).

 

Foco no candidato e empatia

O analista de recrutamento e seleção precisa gostar de trabalhar com pessoas, afinal, seu escopo de trabalho é justamente o de encontrar profissionais que se encaixam 100% com as vagas disponíveis na empresa.

Por isso, a pessoa que exerce a função precisa ter atenção a todos os sinais de um candidato, isto é, seus gestos, expressões faciais e palavras. Assim, poderá conduzir a entrevista da melhor maneira possível.

Mostrar-se empático e genuinamente atento ao que o outro diz, é mais uma característica de quem trilha uma carreira de sucesso na área de R&S.

 

Perguntas Frequentes e Respostas sobre Analista de Recrutamento e Seleção

A profissão de analista de recrutamento e seleção pode gerar algumas dúvidas para quem pretende atuar na área ou já atua. A seguir, vamos apresentar as perguntas mais frequentes sobre o tema: 

 

Quais são as principais tendências e inovações na área de recrutamento e seleção?

Para se manter atualizado nas novidades do mercado, a pessoa analista de R&S precisa acompanhar as principais tendências da área. Algumas delas são: 

 

Como a inteligência artificial e a automação estão impactando o trabalho do analista de recrutamento e seleção?

A inteligência artificial (IA) e a automação estão proporcionando uma revolução para a área de R&S, tornando o trabalho do analista de recrutamento e seleção mais eficiente. Por exemplo, a IA pode apoiar os processos de triagem de currículos, criação de testes online, análise de dados. 

 

Qual o salário de um analista de recrutamento e seleção?

O salário de um analista de recrutamento e seleção varia de acordo com a experiência, localização e porte da empresa. A média salarial pode variar entre R$ 3 mil a R$ 6 mil, para mais ou para menos, dependendo dos fatores mencionados. É sempre bom pesquisar a média salarial da sua região e segmento para ter uma ideia mais precisa do que esperar. 

 

[Demonstração Gratuita ✅] Solução para economizar seu tempo nos processos seletivos  

Uma solução tecnológica, além de automatizar todo o processo seletivo, proporciona mais agilidade, eficiência e economia de tempo com as tarefas operacionais da área. 

Pensando nisso, a solução de Recrutamento e Seleção da Feedz reúne as principais funcionalidades para atração, seleção, contratação e retenção de talentos. 

Publique vagas, atraia candidatos e contrate os melhores talentos em menos tempo. 

Conheça mais sobre a solução de R&S da Feedz. Preencha o formulário abaixo e agende uma demonstração gratuita em 7 segundos! 👇

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar