""

8 ações para a campanha Novembro Azul nas empresas!

Novembro tem sido utilizado para conscientizar homens a respeito da própria saúde. Veja 8 ideias para a campanha Novembro Azul nas empresas!

A campanha de Novembro Azul nas empresas tem feito com que homens se tornem mais conscientes a respeito da sua saúde e o RH deve incluí-la nas ações de engajamento

Neste artigo, veremos qual é a importância do Novembro Azul e quais ideias podem ser aplicadas em sua empresa para conscientização.

Você verá que pequenas atitudes, como essas, fazem a diferença em uma cultura organizacional saudável e preocupada com o bem estar.

O que é Novembro Azul?

Novembro Azul é uma campanha de conscientização a respeito do câncer de próstata. Aqui no Brasil, a campanha foi iniciada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida e vem ganhando força nas redes sociais nos últimos anos. 

O objetivo é fazer com que homens cuidem de si, tenham bons hábitos e façam exames com frequência para prevenir as mais diversas doenças. Recomenda-se, por exemplo, que façam um hemograma completo, um exame de pressão arterial e que tenham a carteira de vacinação em dia.

 

Como surgiu o Novembro Azul?

A iniciativa começou em 2003, de um jeito bem diferente do que é hoje, mas com o mesmo objetivo. 

Na época, um grupo de amigos na Austrália decidiu deixar o bigode crescer para chamar atenção sobre a saúde masculina. A partir daí, mais homens aderiram e criaram a Movember Foundation, uma organização sem fins lucrativos que auxilia homens no tratamento de câncer e outras doenças.

O nome Movember vem da junção de “moustache” (bigode, em inglês) e “november“. Os resultados da fundação foram significativos. Desde sua criação, cerca de 500 milhões de dólares foram responsáveis por mais de 700 projetos voltados para a saúde masculina.

Não demorou para o dia 17 de novembro ser considerado o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata. E, a partir daí, temos o novembro azul: um movimento parecido com o setembro amarelo e o outubro rosa, mas buscando a conscientização de homens.

Guia Completo_ Saúde Mental nas Empresas

 

A importância de aderir à campanha Novembro Azul nas empresas

Costumamos passar ⅓ do nosso dia no trabalho. E cerca de metade dos colaboradores de cada empresa é homem. Portanto, a conscientização dos homens faz parte da responsabilidade social de uma empresa, para uma cultura organizacional saudável e inclusiva.

Veremos, no próximo tópico, algumas ações possíveis para que seus colaboradores façam parte dessa importante campanha. Lembramos que, sozinhas, algumas dessas ações são apenas simbólicas; mas, em conjunto, elas possuem um enorme poder de fazer a diferença.

 

8 ideias de ação para a campanha novembro azul nas empresas

1. Palestras com profissionais de saúde

É possível convidar um urologista, por exemplo, para palestrar sobre a saúde dos homens, sobre fatores de risco e sobre a importância dos exames constantes. A palestra de um médico é especialmente importante para tirar dúvidas, desfazer mitos e quebrar tabus na comunicação a respeito de tais assuntos.

A palestra não precisa ser um momento mecânico, em que todos vão apenas porque são obrigados. Torne esse momento único, transmitindo a importância que ele realmente tem. E, para isso, será útil escolher a dedo os profissionais que melhor comunicam o tema.

 

2. Exames custeados pela empresa

Essa é uma medida prática, que servirá para muitos homens que, infelizmente, deixam a saúde para depois. Podemos economizar em muitas coisas — do cafezinho à pizza do fim de semana —, mas não podemos economizar com a nossa saúde.

Por isso, é uma boa ideia custear os exames dos homens especificamente neste mês, para incentivar outros a fazer o mesmo. Esse pode ser o empurrão que alguns homens precisam para salvar a própria vida!

E aqui entra outra dica interessante:

 

3. Parceria com clínicas e consultórios médicos

Para custear os exames e as consultas dos homens da empresa, uma boa dica é a parceria com clínicas e consultórios. Já que boa parte das empresas já possuem convênio e oferecem plano de saúde como benefício aos colaboradores, esta não é uma tarefa tão difícil. Basta um incentivo a mais!

 

4. Usar a cor azul nas redes sociais

É comum que, em campanhas como essas, as redes sociais de uma empresa se adequem à proposta. Por isso, além de posts individuais, alguns profissionais de social media decidem mostrar através de suas fotos de perfil que apoiam a campanha.

Essa ação faz com que mais pessoas percebam o movimento e busquem saber mais sobre ele. Ou seja, é uma pequena ação, mas se torna significativa pelo potencial de conscientização.

O Guia Definitivo para Criar um Ambiente de Trabalho Feliz

 

5. Distribuição de camisetas e chapéus

Algumas empresas optam por distribuir camisetas com o tema do Novembro Azul. Além disso, uma boa ideia é a utilização de chapéus. Os chapéus são uma forma de respeito ao impacto na autoestima de homens que, por causa do tratamento de câncer, passam pela queda de cabelo.

Esse gesto simbólico gera, para além do simbolismo do ato, uma discussão a respeito da saúde masculina. Por isso recomendamos que a ideia seja aliada a palestras de médicos, por exemplo, para aumentar o potencial da campanha.

 

6. Faça um evento no dia 17 de novembro

É possível realizar um evento no Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, que é o dia 17 do mês. Esse evento irá chamar atenção para a saúde masculina, para o diagnóstico precoce e falar sobre ações preventivas.

Nesse dia, é possível reunir diversas das ideias anteriores: as camisetas, os chapéus, as palestras e o incentivo às consultas. E ainda outras:

 

7. Depoimentos

Convide homens a falar a respeito dos cuidados que tomam com a própria saúde e até mesmo de erros que cometeram nesse sentido. Por exemplo, um homem que lutou contra o câncer pode falar sobre como o diagnóstico precoce teria facilitado sua luta.

Além de servir como aviso e conselho, esse momento servirá para a abertura de um tópico importante, que para muitos é um tabu. Não há nenhuma vergonha em ir ao médico e fazer exames não é um sinal de “fraqueza”, mas sim de coragem!

E temos ainda outra dica, que é mais um conselho:

 

8. Não deixe de divulgar suas ações

É verdade que todos ficamos com pé atrás quando alguém faz o bem apenas para “aparecer”. Mas precisamos ter noção de que as boas ações que fazemos inspiram outros a também fazer boas ações — é uma corrente que só traz benefícios.

Portanto, utilize as redes sociais e a imprensa tradicional para divulgar as ações da sua empresa e fomentar a campanha. Se a campanha for responsável por um homem que tomou consciência e decidiu se cuidar melhor, já estamos falando de um sucesso.

 

Organize o setor de RH para não perder datas importantes

Sabemos que o setor de RH é repleto de afazeres e “incêndios” vez por outra. Por isso, não deixe de se organizar para as datas importantes, como o dia 17 de novembro, que marca o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Não permita que tais datas passem em branco. Muitos homens se sentem na obrigação de demonstrar força, tornando difícil até mesmo comentar sobre seus próprios problemas. Por isso, iniciativas como essa fazem a diferença no ambiente organizacional.

Coloque as ideias em prática e vamos juntos combater o câncer de próstata! Deixe um comentário dizendo qual iniciativa você decidiu tomar em sua empresa.

[Download PDF 📥] Planner RH e DP 2024

Se você quiser baixar um calendário 2024 com todas as datas comemorativas para RH e DP, para editar ou imprimir, esse é o material certo!

Organize encargos e obrigatoriedades trabalhistas, eventos da área, dicas de leitura e muito mais. Acesse agora o nosso Planner RH e DP 2024 👇

Acessar a página para baixar o planner RH e DP 2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar