23 ideias para comemorar o dia dos pais na empresa em 2024

Se você ainda não planejou como será o dia dos pais na empresa, ainda dá tempo. Confira as dicas que separamos!

Comemorar o dia dos pais na empresa onde você trabalha é uma realidade? Considerando que, segundo uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, os pais de hoje passam mais tempo com seus filhos, essa data não pode passar em branco.

Pensando nisso, se sua empresa ainda não planejou nada especial para celebrar esse dia, este artigo é para você. Caso você já tenha incluído no calendário de RH e precise de mais ideias, este artigo também vai te ajudar. Confira!

A importância de comemorar o dia dos pais na empresa

O dia dos pais é uma daquelas datas que, junto com o dia das mães, Páscoa e Natal, precisa ser comemorada. Deixar de fazê-lo é dar um sinal de que sua organização não se importa com a vida de seus colaboradores fora do ambiente de trabalho.

Isso acaba sendo um erro principalmente porque, hoje em dia, já é de conhecimento geral a importância de um ambiente de trabalho que preza pelo equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Uma das maneiras de mostrar que sua empresa incentiva esse equilíbrio, é fazendo os pais se sentirem valorizados além do dia a dia de trabalho na organização. 

É aí que entra uma ação de dia dos pais na empresa, que também serve para reconhecer e agradecer aos pais trabalhadores por tudo o que fazem pelos seus filhos (e de um certo modo, pela sociedade).

Sendo assim, celebrar a data é uma forma de incentivar os pais a estarem mais presentes. Em um longo prazo, isso será importante para criar uma geração saudável, confiante e emocionalmente segura. 

Além do mais, comemorar o dia dos pais na empresa é também um modo de promover a união das suas equipes.

 

Quando é o dia dos pais em 2024?

O dia dos pais em 2024 será no domingo, 11 de agosto. Por isso, para comemorar o dia dos pais na empresa, é importante se organizar antes dessa data!

 

Como fazer uma homenagem de dia dos pais na empresa?

Uma ação ali e outra lá, sem conexão, dificilmente irá criar o engajamento esperado e tão pouco promover o bem-estar dos colaboradores que também acumulam a função de papai. Por isso, uma boa homenagem nesta frente demanda planejamento prévio!

É importante pensar em ideias para o dia dos pais na empresa que realmente agreguem valor. Portanto, lembre-se de reservar um tempo para organizar uma programação bacana e completa e, depois, planejar o passo a passo de cada atividade.

A depender de como é a dinâmica da sua empresa, vale a pena investir em um cronograma mais extenso, como a “semana dos pais” ou o “mês dos pais”. Mas, caso não seja viável, focar em conjunto de ações de curto prazo, que sejam eficientes e bem-feitas, já terá um impacto enorme.

Na sequência, vamos apresentar algumas ideias que podem ajudá-los nessa missão. Fique à vontade para fazer combinações entre elas e adaptá-las à realidade da sua companhia!

👉 Exemplos práticos de dinâmica sobre inclusão e diversidade
👉 Dia do Profissional de RH: 7 Maneiras de celebrar 03 de Junho!

 

23 Ideias para comemorar o dia dos pais na empresa

Para compartilhar as ideias de dia dos pais na empresa, fizemos uma divisão em três grupos:

  • Dinâmica de dia dos pais na empresa
  • Brincadeiras para o dia dos pais na empresa
  • Ações criativas para o dia dos pais na empresa

 

Confira:

7 Dinâmicas de dia dos pais na empresa

Fazer uma dinâmica é uma ótima ideia para comemorar o dia dos pais na empresa envolvendo todos os seus colaboradores e garantindo bons momentos. Veja quatro sugestões:

  1. Maior mico: reúna os seus colaboradores e peça para que cada um conte o maior mico que já pagou como pai. Se for o caso, pode ser também uma história engraçada.
    Essa dinâmica é garantia de descontração da equipe (e pode se tornar algo memorável).
  2. Quem é meu filho: os filhos dos colaboradores precisarão estar presente para essa dinâmica. Aqui, cada pai fica de olhos vendados e deve tentar reconhecer quem é seu filho dentre os filhos dos outros profissionais.
  3. Doce história: em uma mesa, coloque alguns doces e, debaixo deles, algumas cartas do tipo: conte como seu filho aprendeu a andar, conte algo engraçado que seu filho falou e assim por diante.
  4. Bingo: essa é uma ótima ideia para os pais em home office. Reúna todos os papais no ambiente virtual e faça um bingo com eles. 
  5. Desfazendo o nó: pais e filhos fazem uma roda de mãos dadas, enquanto um participante se afasta dos demais. Depois, todos se enlaçam, sem largarem as mãos, passando por baixo ou por cima das pernas e braços, de modo a formar um nó. O participante afastado deve voltar e tentar fazer com que a roda volte à posição original – o que tende a render muitas risadas entre os participantes!
  6. Histórias com objetos: os pais devem formar duplas com seus filhos para a brincadeira. Em roda, as duplas devem escolher três objetos diferentes (no mínimo) para a dupla ao lado. Uma vez escolhidos, os pais e os filhos precisam criar uma história que inclua no enredo aqueles objetos. A história pode ser contada, cantada ou escrita.
  7. Caça ao tesouro: uma dinâmica que dá o que falar é a caça ao tesouro! Você pode colocar os papais para seguirem pistas e ganharem prêmios ao fim de cada etapa do desafio. Caso queira, é possível incluir também as crianças na brincadeira.

 

4 Brincadeiras para o dia dos pais na empresa

Uma boa brincadeira sempre faz bem, concorda? Então, inspire-se nessas ideias:

  1. Karaokê: reúna os pais (essa ideia é interessante também com pais e filhos reunidos) e coloque-os para cantarem. A risada será garantida.
  2. Filho de peixe peixinho é: cada colaborador deve entregar ao departamento pessoal a foto de seu filho. Em seguida, divulgue-a no mural interno, TV corporativa, intranet ou em alguma outra plataforma. Peça para todos tentarem adivinhar quem é o pai da criança.
  3. Quem é o pai?: essa opção acaba sendo mais viável para empresas de pequeno porte. A ideia é pedir que os filhos enviem frases que sempre escutam de seus pais. Depois, utilizar os meios de comunicação interna para divulgar essas frases e criar uma enquete interna: “Quem é o pai que fala essa frase?”. Aqueles que acertarem ganham brindes no fim da brincadeira.
  4. Quadro de mensagens: disponibilize um quadro branco e canetas para que o time deseje um feliz dia dos pais aos pais que lhe apoiam no dia a dia de trabalho. Mensagens divertidas podem surgir desta ideia!

 

12 Ações de dia dos pais na empresa

Se você acha que dinâmicas de grupo ou brincadeiras para o dia dos pais na sua empresa não funcionarão muito bem, uma boa ação poderá fazer toda a diferença. Veja nossas sugestões:

  1. Traga seu filho: a ideia é os pais mostrarem aos seus filhos a empresa onde trabalham e o que fazem.
    Nesse caso, os filhos podem passar algumas horas com seus pais e, para fechar com chave de ouro, o DP pode organizar um café ou lanche da tarde com todos.
  2. Café da manhã: comece o dia reunindo os pais para um café da manhã. Para isso, aposte em uma decoração temática, como painel com fotos dos filhos dos colaboradores, guardanapos em formato de gravata, etc.
  3. Coffee break: chame todos os papais para uma pausa e ofereça um momento de descontração com comes e bebes. Essa pode ser uma ótima oportunidade para realizar uma dinâmica ou brincadeira.
  4. Atividades pais e filhos: ofereça aos pais da empresa dois ingressos para cinema, museu, jogos, zoológico, enfim, qualquer atração que tenha na sua cidade. Mas fique atento à idade da criança.
  5. Organize um churrasco: uma boa maneira de comemorar a data é organizando um churrasco e reunindo a família dos colaboradores. Essa é uma excelente ideia para incentivar a interação dos funcionários e suas famílias.
  6. Porta-retrato: peça para os pais enviarem ao DP fotos de seus filhos. Quando for comemorar a data, surpreenda-os com um porta-retrato e uma linda mensagem. Se preferir, você pode fazer um mural virtual com as fotos.
  7. Mês do papai: durante todo o mês o DP e o RH podem fazer ações que vão desde palestras educativas e brincadeiras, até dinâmicas e entrega de presentes. 
  8. Presente: falando em presente, uma boa opção para não passar a data em branco é entregar um brinde aos papais. Pode ser uma caneca personalizada, um chocolate, um kit ferramentas, o porta-retrato que sugerimos anteriormente, entre outros.
  9. Concurso: como ação, você também pode criar o concurso “qual a melhor dica que seu pai já te deu?”. No fim do mês dos pais, a melhor resposta pode ganhar um voucher para algum restaurante ou atividade para o colaborador fazer com seu pai.
  10. Conte histórias: com planejamento prévio, você pode coletar experiência e histórias de vida dos papais da sua empresa e seus filhos. Na semana do dia dos pais, divulgue essas histórias para despertar a emoção no público interno.
  11. Day Off: independentemente da escala de trabalho adotada em sua companhia, possibilitar um day off aos papais no mês de agosto é totalmente possível! Deixe que seu colaborador tenha um dia a mais de folga no mês dos pais para curtir com seus filhos.
  12. Redes sociais e comunicação interna: prepare um post especial de dia dos pais para divulgar nas redes sociais e envie também uma mensagem aos papais pelos meios de comunicação interna.

Manual prático de como engajar seu time

 

Mensagens de dia dos pais

Enviar mensagens de dia dos pais aos colaboradores (e também clientes, parceiros e fornecedores) ajuda a aumentar a conexão entre eles e sua empresa.

Caso precise de algumas ideias, veja o que separamos para você:

  • Um pai tem a sabedoria de um mestre e a sinceridade de um amigo. Feliz dia a todos os pais.
  • “O coração de um pai é a obra-prima da natureza.” – Abbé Prévost. Parabéns pelo seu dia!
  • Ser pai é plantar raízes, é ensinar segurando a mão com coragem e determinação. Feliz dia dos pais!
  • Ser pai é errar e acertar, é saber a hora certa de falar ou calar, é ter coragem de sempre ir adiante, sem ter medo de falhar. Parabéns pelo seu dia.
  • Pai, alguém para se orgulhar, alguém para se agradecer, e especialmente alguém para amar. Uma homenagem da empresa X a todos os pais.
  • A melhor herança que você pode deixar para seu filho é o seu bom caráter e força para que ele lute pelos seus sonhos. Tenha um feliz dia dos pais.
  • Feliz dia dos pais a todos os nossos colaboradores que se dedicam em serem verdadeiros heróis para seus filhos. Aproveite seu dia!
  • Ser pai é ter o poder de confortar com o olhar e abraçar com palavras. Feliz dia dos pais!
  • Aos pais da nossa empresa, desejamos um dia repleto de amor, alegria e reconhecimento. Vocês são fundamentais para o sucesso de suas famílias e para o nosso time!
  • Aos pais que fazem parte da nossa empresa, desejamos um dia dos pais cheio de momentos especiais ao lado de seus entes queridos. Vocês são verdadeiros heróis!
  • Neste dia dos pais, queremos homenagear todos os pais da nossa equipe. Sua presença e apoio fazem a diferença em nossas vidas. Parabéns!

 

Comemore o dia dos pais na empresa o ano todo: tenha uma cultura flexível

Como mostramos a você, comemorar o dia dos pais na empresa é benéfico para seu negócio e, claro, para os seus colaboradores.

Mas, além de ter boas ideias para o dia dos pais na empresa, é importante criar uma cultura e clima organizacional que forneça flexibilidade para eles estarem presentes e cuidarem dos filhos quando precisarem. 

Ou seja, não jogando essa responsabilidade só para a mãe. Pense o seguinte: se o RH e o DP são fundamentais para darem suporte às mães e incentivarem uma boa relação entre maternidade e trabalho, o mesmo deve se aplicar aos pais, não é mesmo?

Por isso, tenha uma cultura que favoreça também a relação entre pais e filhos. Uma boa ideia para começar é tirar todas as dúvidas dos futuros papais sobre licença-paternidade.

Outra iniciativa bacana é adotar uma política que permita ao pai acompanhar mais vezes o filho ao médico ou em reuniões escolares sem que o colaborador perca as horas no trabalho.

E já que falamos em cultura, como sua empresa trata a cultura organizacional? Você conhece os componentes de uma boa cultura? Para saber mais, aproveite que está aqui e dê uma olhada neste artigo: Cultura organizacional: o que é, exemplos, tipos e como criar uma.

_______________

Se você gostou desse conteúdo, inscreva-se na newsletter do blog para receber insights exclusivos, mensalmente, na sua caixa de entrada! 👇

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar