Dezembro Vermelho e Laranja: 10 ideias de campanhas para sua empresa

Dezembro Vermelho e Laranja são campanhas que precisam estar no calendário do RH. Confira 10 ideias para apoiar na conscientização dos funcionários.

É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre o Setembro Amarelo, o Outubro Rosa e o Novembro Azul. Afinal, são campanhas de conscientização muito importantes e reconhecidas no mundo inteiro. Mas você já ouviu falar sobre o Dezembro Vermelho e Laranja?

Essas campanhas ainda não são tão populares quanto as citadas acima, mas precisam fazer parte do calendário do RH já que é tão importante quanto. Tais temas devem ser debatidos o ano inteiro, mas meses temáticos servem para dar mais visibilidade e chamar mais atenção para tópicos de saúde pública.

Por isso, neste conteúdo, falaremos sobre essas campanhas que merecem ser amplamente conhecidas pela população brasileira. Além disso, aqui você verá como o RH pode abordar o assunto na empresa!

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O que é o Dezembro Vermelho?

A campanha Dezembro Vermelho é uma campanha nacional criada pela Lei nº 13.504/2017, dedicada à prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com o vírus da Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). 

Diversas ações fazem parte dessa campanha. Uma delas é a iluminação de prédios públicos com luz vermelha, representando o mês de conscientização.

Outras ações conscientizam de maneira mais direta, como o caso de palestras, atividades educativas, campanhas na mídia e eventos para alertar a população sobre os riscos de se contrair essas doenças.

 

Como surgiu a campanha Dezembro Vermelho

Desde 1987, o Dia Mundial de Luta Contra a Aids é realizado no dia 1º de dezembro. 

Essa data foi criada pela Assembleia Mundial de Saúde em conjunto com a ONU para apoiar as pessoas na luta contra o HIV. Além disso, serve para alertar sobre esse vírus que afeta a saúde pública global.

No ano seguinte, em 1988, o Ministério da Saúde decidiu adotar a data para uma ação mais ampla. Desde então, é usada para promover a tolerância, combater o preconceito e oferecer solidariedade com as pessoas infectadas pela Aids ou HIV. 

Dezembro Vermelho foi criado para aumentar o debate a respeito do combate e da prevenção à Aids, ao HIV e a outras doenças sexualmente transmissíveis. 

 

Qual o significado de Dezembro Laranja? 

Dezembro Laranja é a campanha de prevenção do câncer de pele, o segundo mais frequente no Brasil e no mundo

Infelizmente, muitas pessoas ainda associam o uso do protetor solar para ir à praia. Por isso, a campanha busca informar sobre os cuidados na exposição ao sol, além de abordar os sintomas e sinais que podem servir de alerta para uma detecção nas fases iniciais da doença. 

Profissionais que trabalham diretamente exposto ao sol, precisa tomar cuidados para além do filtro solar, como, por exemplo, o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) que o protejam da incidência solar. 

 

Como surgiu a campanha Dezembro Laranja

Em 2014, a Sociedade Brasileira de Dermatologia criou o Dezembro Laranja, visando estimular a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer, já que no Brasil, 33% dos diagnósticos de câncer são relacionados à pele

Com isso, a campanha ganha ainda mais força durante dezembro, por ser um mês marcado pelas altas temperaturas e maior incidência de raios solares, o que aumenta o risco do desenvolvimento da doença.

Qual o papel das empresas nessas campanhas?

Por conta da desinformação e dos aumentos dos casos dessas doenças, é preciso abordar sobre HIV/AIDS e câncer de pele em todos os espaços que ocupamos, inclusive dentro das empresas.

Falar sobre esses assuntos pode ser muito desafiador, mas é necessário conscientizar os funcionários. Nesse sentido, os profissionais de RH podem ser os principais agentes de conscientização sobre o Dezembro Vermelho e Laranja nas empresas e organizações.

 

Dezembro Vermelho 

As organizações têm um papel essencial na informação sobre a prevenção, diagnóstico precoce, sinais e sintomas do HIV/AIDS, como é transmitido e como apoiar os colegas de trabalho que vivem com o vírus. 

 

Dezembro Laranja

As ações voltadas para o Dezembro Laranja precisam ajudar a esclarecer os riscos do câncer de pele, os sinais a se identificar e a necessidade da proteção solar, especialmente para os profissionais que trabalham ao ar livre ou têm alta exposição à luz solar. 

A seguir, vamos apresentar algumas ideias de como o RH pode atuar dentro das organizações para perpetuar esses temas relacionados à saúde.

 

10 ideias de ações sobre o Dezembro Vermelho 

Buscamos algumas ideias de ações para o Dezembro Vermelho e Laranja que podem ser realizadas pela sua empresa. Veja quais são a seguir: 

 

1. Promova a conscientização através das redes sociais

Ações simples, como mudar a foto de perfil da empresa, podem fazer a diferença para que mais pessoas saibam do que está ocorrendo. 

Outra forma de conscientizar a respeito do Dezembro Vermelho e Laranja é preparar posts informativos e divulgar pelos canais da empresa.

Mas, ao fazer isso, é importante seguir a segunda dica:

 

2. Levante dados atualizados sobre o assunto

É muito importante que os profissionais de RH ou de outros setores estejam envolvidos com o levantamento correto dos dados sobre HIV/Aids e o câncer de pele. Por quê? 

As informações precisam estar corretas a respeito de um assunto tão importante, principalmente por envolver um estereótipo social. Portanto, faça pesquisas em sites confiáveis, como Ministério da Saúde e em portais relevantes de notícias. 

 

3. Entenda a diferença entre Aids e HIV

Um dos maiores equívocos da maioria das pessoas é achar que Aids e HIV possuem o mesmo significado. Portanto, procure entender o que significa cada uma dessas nomenclaturas e passe as informações corretas aos colaboradores. 

Veja como é possível explicar: 

  • Aids: Síndrome de Deficiência Imunológica Adquirida (tradução da origem inglesa da palavra Aids). A Aids é o resultado que o vírus HIV causa no organismo de quem está infectado.
  • HIV: é a sigla em inglês para Vírus da Imunodeficiência Humana. Esse vírus é o responsável por atacar o sistema imunológico, capaz de desenvolver a doença da Aids. Pacientes com HIV, que seguem o tratamento adequado, podem viver com o vírus e levar uma vida saudável.

 

4. Atualize sua intranet e canais de comunicação

Se a sua empresa possuir uma intranet, atualize-a com notícias sobre o Dezembro Vermelho e Laranja.

Além disso, coloque modelos temáticos que tragam informações relevantes sobre a prevenção do vírus. 

Caso possua outros canais de comunicação interna para informar seus funcionários, use-os para reforçar a campanha. 

Acesse agora o nosso guia de comunicação interna

 

5. Distribua laços e lembrancinhas do Dezembro Vermelho e Laranja 

A campanha do Dezembro Vermelho é representada pelo laço vermelho, um símbolo já utilizado pela causa. Em 1991, um coletivo de artistas de Nova York, a Visual Aids, realizou o projeto da imagem do laço vermelho. 

Desde então, as fitinhas vermelhas representam a luta contra o HIV. 

Já a campanha de prevenção ao câncer de pele é representada pelo laço laranja, portanto, o RH pode distribuir fitinhas vermelhas e laranjas para os colaboradores utilizarem na roupa com um alfinete. Além disso, outras lembrancinhas podem ser distribuídas, como canetas.

Essa é uma ótima forma de lembrar a todos sobre esse assunto e para chamar a atenção do público!

 

6. Promova palestras e workshops sobre os temas

Programe palestras didáticas com especialistas da área da saúde durante o mês de dezembro, dentro da empresa. Esses eventos podem aproveitar as lembrancinhas e até uma decoração do Dezembro Vermelho e Laranja.

Se os seus colaboradores estiverem de home office ou no modelo híbrido, planeje uma videoconferência. O mais importante, nesse caso, é que os funcionários criem o interesse pelo assunto e tomem mais consciência a respeito deste.

Esses profissionais da saúde podem abordar diversos assuntos relacionados ao HIV e ao câncer de pele, como, por exemplo: 

  • Como prevenir? 
  • Quais são as formas de contrair? 
  • Quais os sintomas e sinais? 
  • Como são feitos os exames para detecção? 
  • Como apoiar os colegas de trabalho que convivem com a doença? 
  • Entre outros tópicos relacionados, como o estigma social e formas de tratamento.

Além disso, esse é o momento ideal para o especialista da saúde esclarecer os mitos e verdades sobre estas doenças.  

 

7. Organize uma caminhada consciente

Planejar uma caminhada consciente com todos os funcionários da empresa é uma ótima ideia de ação, principalmente para empresas de grande e médio porte. 

Reserve uma data no mês de dezembro, faça camisetas personalizadas e reúna todos os trabalhadores para uma caminhada de conscientização. 

Além de camisetas, o RH pode providenciar outros itens com a temática, como garrafas de água e bonés.

 

8. Incentive o check-up periódico

Você pode organizar parcerias com profissionais e estabelecimentos de saúde para encorajar os colaboradores a realizarem exames regulares, enfatizando a importância deles para o diagnóstico precoce. 

O papanicolau, por exemplo, é um dos exames que possibilitam a identificação de alterações nas células do colo do útero, o que pode ser uma possível contaminação pelo vírus.

Além do exame periódico que a empresa solicita, é importante semear entre os trabalhadores quais são os benefícios das consultas preventivas e de rotina para a saúde. 

 

9. Faça um mapeamento dos trabalhadores

O RH pode fazer um levantamento dos profissionais com maior potencial de risco para sensibilizá-los e oferecer acompanhamento. 

Quando falamos do câncer de pele, por exemplo, os fatores de risco são: 

  • Exposição prolongada e repetida ao sol (principalmente durante a infância e adolescência); 
  • Exposição a câmaras de bronzeamento artificial; 
  • Pessoas com pele e olhos claros, com cabelos loiros ou ruivos; 
  • Pessoas albinas; 
  • Pessoas com histórico familiar ou pessoal de câncer de pele. 

 

10. Apoie instituições que abraçam as causas

Durante o mês de dezembro, o RH pode desenvolver atividades de gamificação para engajar os colaboradores na causa e assim, arrecadar doações para organizações voluntárias que lidam com pessoas com câncer, HIV/Aids, entre outras enfermidades. 

Além disso, você pode avaliar se os colaboradores desejam realizar um trabalho voluntário em uma ONG que presta serviços às pessoas que vivem com HIV ou estão lutando contra o câncer.

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