Carnaval na empresa: 9 ações para celebrar com sua equipe

Quer saber como comemorar o Carnaval na empresa? Se você acha que a data não combina com o ambiente corporativo, já adiantamos que aproveitá-la traz diversas vantagens. Vem conferir!

“Ó abre alas que eu quero passar”. Especialmente para os amantes da folia, a ocasião é muito esperada. Mas, isso não significa que o carnaval na empresa também não pode ser comemorado. 

Afinal, essa é uma das maneiras eficazes de engajar os seus colaboradores e tornar o ambiente de trabalho ainda melhor.

Por isso, neste conteúdo você vai:

  • Saber o que fazer no Carnaval da empresa;
  • Incluir pessoas que não curtem o Carnaval;
  • Conferir 9 ideias fora da caixa (e mão na massa) para comemorar o Carnaval na sua empresa.

 

Bora lá?

Acessar a página para baixar o planner RH e DP 2024

Importância da celebração do carnaval no contexto corporativo

O carnaval não é um feriado nacional. No entanto, em algumas cidades, como no caso do Rio de Janeiro, a data faz parte dos feriados municipais. 

Independentemente de a sua organização dar folga aos colaboradores ou não, adotar a dinâmica de carnaval na empresa é importante por alguns motivos. 

O primeiro é que se trata de uma excelente oportunidade para descontrair.

Muitas vezes, com os problemas do dia a dia, acabamos esquecendo da importância de ter um ambiente de trabalho mais leve

Em si, o carnaval já traz essa leveza e como as pessoas tendem a ser mais propícias a entrar no clima, fica mais fácil contar com o engajamento dos funcionários. Isso contribui inclusive para a melhora do clima organizacional.

Com o clima melhorando e como o carnaval é sinônimo de alegria, o resultado das ações visando celebrar a data impacta no aumento da felicidade no trabalho. Pessoas felizes trabalham mais motivadas, o que reflete nos resultados do negócio.

Outro motivo pelo qual o carnaval na empresa deve ser celebrado é o próprio engajamento. De modo geral, as dinâmicas no ambiente de trabalho aproximam os colaboradores, contribuindo para integrar a equipe e torná-la coesa.

👉 Plataforma de Engajamento: O que é e quais os benefícios?

 

9 ações para celebrar o carnaval na empresa

Já que celebrar a data traz vantagens para o seu negócio, a seguir elencamos 9 ideias de como comemorar o carnaval na empresa. Vem ver:

 

1. Decorar o ambiente de trabalho para promover a integração​​

A decoração de carnaval na empresa é uma excelente maneira de colocar todos no clima. Para promover a integração e engajar os colaboradores, uma sugestão é pedir para que cada um decore as suas estações de trabalho.

O RH pode ficar responsável por decorar as áreas de uso coletivo, ou até mesmo pedir ajuda e/ou sugestões aos funcionários. Seja como for, use e abuse de máscaras, serpentinas e outras decorações carnavalescas.

pessoas comemorando o carnaval na empresa

 

2. Festa remota para equipes que trabalham à distância​​

Quem disse que trabalhadores remotos não podem celebrar o carnaval na empresa? Para comemorar a data e descontrair, o RH pode enviar kits de carnaval e combinar um horário para um happy hour virtual.

Os funcionários que trabalham à distância podem se fantasiar e, durante esse encontro virtual, podem jogar jogos online ou até mesmo votar na fantasia mais divertida, por exemplo. 

Outra ideia é criar uma playlist colaborativa no Spotify e pedir para os profissionais alimentarem-na, sempre respeitando a diversidade de gostos. 

Durante o happy hour, as músicas podem ser tocadas e pode ser feito um jogo de adivinhação de quem escolheu determinada canção.

Massa, né?

 

3. Realizar um happy hour temático de carnaval​​

Falando em happy hour, que tal reunir os colaboradores em algum lugar para promover a integração e a descontração? 

Para isso, peça sugestão de locais para os funcionários, lembrando sempre de considerar as individualidades.

Por exemplo, se optar por um bar ou restaurante, procure por lugares que tenham opções para quem tem restrição alimentar e/ou é vegano ou vegetariano.

 

4. Criar um espaço temático para fotos e fortalecer o employer branding​​

O employer branding é a marca empregadora

Pensando em fortalecê-la, o RH pode criar um espaço com decoração carnavalesca para os funcionários tirarem fotos; o famoso espaço instagramável. 

Outra dica é fornecer adereços e itens para que eles deixem as fotos ainda mais divertidas.

Incentive os colaboradores a compartilharem as fotos nas redes sociais (em especial, no LinkedIn) e marcarem a empresa e usarem uma hashtag com o nome da organização. Isso ajuda a turbinar a marca, o que contribui na atração de talentos.

 

Baixe o kit com ferramentas de employee experience

 

5. Sorteio de prêmios para motivar a equipe 

Uma dinâmica de carnaval na empresa que costuma funcionar é a realização de sorteios. Os prêmios não precisam necessariamente ter a ver com o carnaval, pois sabemos que nem todos se interessam pela data.

É possível sortear um vale cinema ou vale restaurante, livros, objetos etc. 

A ocasião pode ser aproveitada para incentivar os times, como por exemplo, sorteando algo entre as equipes que baterem as metas, por exemplo.

 

6. Distribuir kits folia com itens carnavalescos​​

Confetes, serpentinas, máscaras, canecas personalizadas com o logo da empresa, enfim, são vários os itens carnavalescos que podem ser distribuídos em kits.

Esses adereços podem ser usados pelos colaboradores tanto na organização, quanto quando forem celebrar o carnaval com os amigos ou familiares.  

 

7. Organizar eventos internos com decoração e comidas típicas​​

Uma boa maneira de comemorar o carnaval na empresa é organizando eventos internos, como happy hour nas áreas ou festinhas, com decoração e comidas típicas. 

Para as comidas, uma ideia é pegar alguns doces e salgados de regiões que são conhecidas por comemorar o carnaval. 

Pensando em deixar a ocasião mais divertida, podem ser feitos concursos, como da melhor piada ou da estação de trabalho mais bem decorada. 

 

8. Propor um happy hour inclusivo para todos os gostos​​

Você sabe que nem todo mundo gosta de carnaval, né? Também não é todo mundo que curte uma bebida alcoólica e as músicas que tocam nessa época. 

Como o carnaval na empresa deve ser feito pensando em todos, lembre-se de propor um happy hour que inclua também quem não seja fã da data. Nada impede de decorar o ambiente, mas tudo com moderação.

Além disso, pense na música e nos comes e bebes. A ideia aqui é deixar todos confortáveis e não forçar a barra. 

Ou seja, cuide para não deixar ninguém desconfortável ou se sentindo obrigado a participar de algo que não o agrade.

 

9. Realizar ações solidárias durante o carnaval​

O carnaval também é a ocasião perfeita para uma folia solidária. 

Durante o período, promova campanhas como de doação de livros, alimentos não perecíveis ou roupas usadas em bom estado.

A empresa também pode incentivar os funcionários a se engajarem em alguma causa, como cuidar do meio ambiente, apoiar a comunidade etc.

 

Atividades de integração e diversão

Ideias para divertir e integrar os colaboradores não faltam nessa época. A fim de deixar o carnaval na sua empresa ainda mais especial, aumentando o engajamento, separamos outras duas sugestões: 

Instalar cabines fotográficas para registros divertidos

Em aniversários e outras ocasiões, como formaturas, muitas pessoas gostam de disponibilizar cabines fotográficas, que podem ser alugadas, para que os convidados tirem fotos instantâneas.

Essa maneira de celebrar o carnaval é muito divertida, pois os colaboradores podem colocar adereços de carnaval disponibilizados pela empresa (ou trazidos por eles) para registrar recordações do momento.

Essa ação é ótima para reforçar os laços de amizade entre os funcionários. O RH pode criar um mural com as fotos e incentivar os profissionais a compartilharem os registros com os demais colegas. 

 

Campanha de conscientização para um carnaval seguro 

Não é só de folia que o carnaval é feito. Para mostrar que sua empresa também se preocupa com a saúde e o bem estar dos empregados, promova campanhas de conscientização para um carnaval seguro.

Isso inclui desde abordar temas como doenças sexualmente transmissíveis (DST) até o abuso do álcool. Outro tópico que não pode ficar de fora é alertar sobre os casos de assédio, importunação, racismo e LGBTfobia.

Para conscientizar os times, o RH pode promover palestras com especialistas ou distribuir cartilhas. 

 

Dicas para um carnaval corporativo inclusivo e divertido

A folia deve ser para todos. Por isso, na hora de planejar as dinâmicas de carnaval na sua empresa, tenha em mente que a diversão somente será garantida se todos se sentirem à vontade

Para tanto, lembre-se que:

  • Ninguém deve ser forçado a se fantasiar ou a decorar as estações de trabalho. 
  • Quando for planejar o happy hour, considere o gosto de todos.
  • Caso opte por fazer premiações, não foque apenas em premiar os funcionários mais bem fantasiados. Considere criar categorias que inclua também quem não gosta da data, como “o colaborador mais bem humorado”, por exemplo.
  • Se for criar uma lista colaborativa no Spotify, deixe todos bem à vontade para compartilhar seus gostos.

 

Por fim, para garantir um carnaval inclusivo, incentive cada um a mostrar seu estilo. Quem gosta de rock, pode “fantasiar-se” vestindo a camiseta de uma banda, por exemplo. Lembre-se que o importante é dar espaço para todos se expressarem!

Gostou desse artigo? 

Para mais dicas como as que demos aqui e muitas outras sobre RH, assine nossa newsletter e receba, na sua caixa de entrada, os melhores conteúdos publicados no blog. 

Preencha seu e-mail no campo abaixo 👇

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar