Qual a importância do setor de RH nas organizações?

Entender qual a importância do setor de RH em uma empresa pode fazer com que você consiga colocar em práticas mudanças importantes. Vem ver!

Engana-se quem pensa que a importância do setor de RH nas organizações se limita a contratar e demitir funcionários. De pequenas a grandes corporações, a área desempenha um papel fundamental no sucesso do negócio. 

Tão fundamental que não seria exagero algum dizer que sem os profissionais de recursos humanos uma empresa dificilmente sobreviverá. 

Se você ainda não sabe ou possui dúvidas sobre a verdadeira importância e relevância dessa área na sua organização, então leia esse texto até o final. Vamos lá!

A importância do RH nas organizações

Para entender qual é a importância do setor de RH nas organizações basta pensar que, sem ele, muito provavelmente os funcionários não teriam um mediador para gerenciar conflitos internos e o clima organizacional poderia ficar abalado. 

Somente aí você já percebeu o quanto o setor é importante para um negócio. No entanto, podemos ir além. Dê só uma olhada no quanto o RH pode ajudar uma empresa:

 

Treinamento e desenvolvimento

A área de RH realiza avaliações de desempenho a fim de determinar, dentre outras coisas, necessidades de treinamento e habilidades que os funcionários precisam desenvolver para desempenhar suas funções de maneira mais eficiente.

Essa função mostra a importância do setor de RH não apenas para as organizações, mas também para os colaboradores. Isso porque, ao terem oportunidades de se desenvolverem, eles crescem profissionalmente e melhoram o currículo.

 

Estabelecimento de uma cultura de trabalho saudável

Meios eficazes de comunicação entre empregadores e funcionários em uma organização promovem conversa aberta e troca de feedback. Os gerentes de RH precisam garantir que haja uma comunicação eficaz entre os funcionários para ajudá-los a comunicar melhor seus problemas com a organização.

Essa cultura de trabalho também pode ser favorável aos empregadores, onde eles podem criticar abertamente o trabalho de seus funcionários ou recompensá-los quando superam suas expectativas.

 

Reter e atrair talentos

Manter um colaborador dentro da empresa é uma tarefa difícil. Porém, essa ação pode ser realizada com êxito por um profissional de RH que sabe como engajar e motivar seus colaboradores.

Portanto, o setor possui a difícil tarefa de montar estratégias de retenção de talentos, além de atrair profissionais qualificados do mercado de trabalho.

Quando o RH consegue engajar os funcionários, consequentemente a taxa de turnover diminui e a empresa economiza em gastos com processos de demissão e admissão.

 

Eficiência ao dar feedbacks

Outro quesito que mostra a importância do setor de RH é a eficiência na hora de dar feedbacks construtivos aos trabalhadores.

Quando o RH consegue criar um espaço para dar feedbacks 360º constantes, ouvir os funcionários, dar sugestões e entender as críticas, os profissionais e a empresa têm muito a ganhar.

Por isso, os integrantes desse setor precisam dar mais feedbacks, realizar pesquisas de satisfação, entre outros recursos que possam desenvolver os trabalhadores na empresa.

 

Melhorar o ambiente de trabalho

Verdade seja dita: em algum momento haverá algum conflito no local de trabalho, independentemente de quão satisfeitos os seus colaboradores estejam com seus empregos, gestores e colegas de trabalho. 

Como em uma empresa temos personalidades diferentes trabalhando em conjunto, discussões e desentendimentos acontecerão. 

Melhorar o ambiente de trabalho, fazendo o máximo para evitar conflitos, mas, quando eles acontecerem, saber gerenciá-los, é um dos itens de mais importância do setor do RH nas organizações.

Essa é apenas uma das maneiras de melhorar o clima organizacional e, de quebra, o local de trabalho.

Para isso, os profissionais da área realizam ações para tornar o ambiente mais agradável e estimulante, colaborando com a motivação dos colaboradores e o aumento da produtividade.

Essas ações podem ser feitas no dia a dia, através de treinamentos, palestras, workshops, confraternizações e atividades. 

 

Garantir o bem-estar dos profissionais

Além de se mostrar estratégico, o RH também é humano! Isso porque o departamento cada vez se mostra mais interessado em cuidar do bem-estar dos trabalhadores.

Sendo assim, os integrantes dessa área criam ações para estimular o bem-estar dentro e fora da empresa, mantendo seus colaboradores mais motivados.

Consequentemente, esse cuidado também traz benefícios para a empresa, já que o funcionário tem mais disposição e vontade de retribuir com seu trabalho à instituição.

👉 O novo RH: como a tecnologia transforma a gestão de pessoas

Baixar o ebook sobre RH orientado a dados

 

Processos do setor de Recursos Humanos

Para entender bem qual a importância do setor de RH nas empresas é importante ficar por dentro de alguns dos principais processos da área. Dentre as atribuições do departamento, destacamos:

 

Recrutamento e seleção

O processo de recrutamento e seleção, quando bem executado, é um diferencial para a empresa. O motivo é que, além de melhorar a eficiência no trabalho, reduz a taxa de turnover, o que se traduz em redução de gastos.

Por ser responsável pela tarefa, a área de RH precisa desenvolver, planejar e organizar o processo de R&S. Se quiser saber mais, recomendamos dois artigos:

👉 Recrutamento e Seleção: o que é, tipos, diferenças e como fazer
👉 Como evitar esses erros no processo de recrutamento e seleção

 

Onboarding

Após o processo de recrutamento e seleção, o onboarding torna-se uma etapa vital. 

É nessa fase que os novos colaboradores recebem informações sobre a empresa, conhecem mais sobre políticas e procedimentos, familiarizam-se com a cultura corporativa e se integram às equipes.

O RH é, portanto, quem faz todo o planejamento do onboarding e certifica-se de que o processo inclui todas as etapas necessárias para fazer com que o funcionário se sinta bem acolhido.

 

Remuneração e benefícios

Quando falamos na importância do setor de RH nas organizações, muitas pessoas pensam imediatamente na remuneração e nos benefícios

Nesse sentido, a área tem a missão de definir políticas e práticas de remuneração, incluindo plano de cargos e salários, benefícios e incentivos. 

Esse é um processo vital para a empresa, pois influencia também no desempenho financeiro da organização. Pensando em ajudar o seu RH a definir um bom plano, compartilhamos com você uma planilha de cargos e salários pronta para editar.

 

Gestão de talentos

No processo de gestão de talentos, o RH identifica, por meio de avaliações de desempenho, as habilidades e competências, e cria um plano para estimular o desenvolvimento contínuo de cada funcionário.

Para ajudar nesse processo, a matriz 9box é uma ferramenta bem conhecida. Ela serve para identificar e definir planos de carreira, pois possibilita aos profissionais de RH terem uma visão mais apurada de quem precisa ser treinado, promovido ou desligado.

Clique na imagem abaixo e acesse o modelo gratuito e editável da matriz 9box:

planilha editável matriz nine box

 

RH e Cultura Organizacional

Agora que você conheceu alguns dos principais processos da área de recursos humanos, queremos chamar a atenção para uma relação importante para o sucesso de qualquer empresa. Estamos falando do RH e da cultura organizacional.

Impactando diretamente no desempenho de um negócio, a cultura pode atrapalhar ou incentivar os profissionais. O RH atua justamente para contribuir com a criação de uma cultura organizacional forte, a qual traz benefícios como:

  • Redução de turnover;
  • Felicidade no trabalho;
  • Aumento do engajamento e da satisfação do colaborador;
  • Times mais integrados;
  • Melhores resultados e atingimento de metas.

 

Por esses motivos, já deu para entender que a importância do setor de RH nas organizações é bem estratégica, concorda?

Baixar o ebook sobre como mostrar para o seu chefe que o RH é foda

 

RH e Gestão de Mudanças

Uma empresa precisa sempre se adaptar às alterações de cenários, que muitas vezes acontecem pelas mudanças de um mercado que está sempre em mutação, e outras por questões econômicas, políticas, regulatórias, entre outras.

É aí que o setor de RH exerce um papel de suma importância nas organizações, pois ele é responsável por garantir que os funcionários sejam informados e saibam o que está ocorrendo (e por quê).

A gestão de mudanças pode envolver uma adaptação da cultura organizacional. Quanto a isso, o RH pode ajudar a identificar aspectos da cultura atual que precisam mudar a fim de alinhar a cultura organizacional aos objetivos e valores pretendidos. 

É também função do setor identificar as habilidades e capacitações necessárias para os funcionários se adaptarem à nova realidade. 

Isso pode incluir desenvolver treinamentos, workshops e palestras que ajudem os profissionais a adquirirem as competências necessárias para a mudança.

👉 Qual a diferença entre RH e departamento pessoal?
👉 Departamento Pessoal: o que faz, principais rotinas e funções

 

Como a Feedz ajuda o RH?

Já que o RH é uma área estratégica, é preciso garantir eficiência nos processos a fim de que o setor alcance os resultados esperados (e contribua para o crescimento da empresa).

A solução da Feedz otimiza e automatiza os principais processos de RH, unificando todas as informações da gestão de pessoas em um único local. 

Além do mais, toda a jornada do colaborador pode ser acompanhada e nutrida pelo RH e lideranças da organização por meio da ferramenta.

Com a Feedz o RH consegue ainda:

  • Desenvolver e aplicar de pesquisas de avaliação de desempenho, clima e satisfação interna;
  • Enviar e receber feedbacks de forma contínua;
  • Acompanhar as informações e a evolução dos processos em tempo real 
  • Criar planos de desenvolvimento profissional personalizados para o perfil de cada colaborador e acompanhar os resultados;
  • E muito mais!

 

Para entender o que estamos falando, preencha o formulário abaixo e solicite uma demonstração gratuita da melhor solução para gestão de pessoas! 👇

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar