A realização do Onboarding é um dos pilares mais estratégicos da gestão de pessoas. E a melhor forma de saber se as ações nesta frente estão sendo bem sucedidas, é fazendo as perguntas certas durante a pesquisa de satisfação de funcionários.
É isso mesmo: a pesquisa pós-integração é fundamental quando se busca aprimorar os processos nesta frente. E o que não faltam são motivos para isso, já que um Onboarding forte é capaz de aumentar a retenção de talentos em 82% e a produtividade em mais de 70%.
Se a sua empresa quer aproveitar todos os benefícios que uma boa integração é capaz de proporcionar, convidamos você a ler esse post. Ao longo dele, vamos mostrar como realizar uma pesquisa interna de satisfação dos colaboradores focada no Onboarding!
O que é pesquisa de satisfação de funcionários?
Antes de irmos para a parte mais prática deste artigo, é sempre bom relembrarmos o conceito de pesquisa de satisfação de funcionários… Então, vamos lá!
Como o próprio nome indica, essa ferramenta tem como objetivo mapear a percepção dos colaboradores sobre as mais diversas estratégias de gestão de pessoas e, assim, descobrir como criar ambientes de trabalho ainda mais felizes.
É por meio da aplicação constante dessas e outras pesquisas que o RH vai oferecer dados importantíssimos para os gestores da organização.
No fim das contas, tudo isso contribui com a criação de ações focadas nas necessidades dos colaboradores e na construção de uma empresa boa para se trabalhar.
👉 Leia também: Como é a pesquisa interna de satisfação dos funcionários na plataforma da Feedz?
Quando e como implementar uma pesquisa de satisfação sobre o onboarding?
Quando o foco é medir a eficácia do processo de Onboarding de funcionários, há vários momentos em que a pesquisa de satisfação pode ser aplicada. Afinal, essa é uma ferramenta de uso contínuo.
Veja algumas das possibilidades:
- Logo após a primeira semana, a fim de entender a experiência dos novos talentos ao longo do recrutamento e da integração até aquele momento;
- Após duas semanas, para avaliar como está sendo a adaptação deles e entender o que pode ser feito para melhorar essa jornada;
- Um mês após a contratação, que é quando os novos colaboradores terão como fornecer feedbacks ainda mais completos sobre a experiência que estão tendo até agora;
- Depois de três meses, tempo que leva, geralmente, para um funcionário estar totalmente adaptado à nova rotina. Aqui, ele certamente terá opiniões mais sólidas sobre o Onboarding!
Seja qual for o momento de aplicação, é importante ter em mente o seguinte: o segredo para a realização de uma pesquisa de satisfação de funcionários eficaz está em saber fazer as perguntas certas. Por isso, a definição de um questionário padrão é uma das etapas-chave.
Mas há outros cuidados que também devem ser levadas em consideração, como:
- Pensar em um cronograma e em formas de aplicar a pesquisa — aqui, apostar no apoio de tecnologias e no software para pesquisa de clima organizacional pode ajudar muito!
- Lembrar de prever no planejamento a periodicidade da pesquisa. Afinal, para que os resultados evoluam, é importante que se tenha uma consistência para comparações.
- Determinar responsáveis e garantir que cada um saiba bem qual seu papel, para que a pesquisa ocorra com excelência.
Dito isso, vamos em frente!
Leia também:
👉 Onboarding: o guia completo para integrar novos colaboradores
👉 O que é onboarding e por que sua empresa precisa dele?
Exemplos de perguntas para pesquisa de satisfação de funcionários sobre o onboarding
Como dissemos acima, a construção de um bom questionário é determinante para o sucesso da pesquisa de satisfação de funcionários.
Sabendo disso, preparamos uma lista bem completa de perguntas focadas no Onboarding, que podem fazer sentido para a sua empresa. Aproveite!
Exemplos de perguntas abertas
- O processo de integração atendeu às suas expectativas?
- Qual foi a parte do processo de Onboarding que você mais gostou?
- Houve alguma etapa que ficou um pouco confusa? Se sim, qual?
- Você recomendaria alguma mudança ou acréscimo no processo de integração da empresa? Se sim, qual?
- Qual a sua avaliação sobre os materiais de orientação sobre as políticas da empresa que foram oferecidos?
- Você sente que recebeu informações úteis e suficientes sobre o histórico da organização, produtos e serviços?
- Você sente que as orientações fornecidas ao longo do Onboarding ajudaram a preparar você para o seu papel?
- Você sentiu falta de receber alguma informação que também poderia contribuir com a sua integração? Se sim, qual?
- Na sua avaliação, o processo de integração teve um ritmo confortável?
- Na sua avaliação, o processo de Onboarding foi interessante e interativo?
- Há algo que poderia ter feito o seu primeiro dia de trabalho ser ainda melhor?
- Existe algum ponto do seu trabalho em que você precisa de ajuda atualmente? Se sim, qual?
- Há algo que ainda não está claro para você sobre as suas responsabilidades ou sobre os requisitos da função?
- Você entende como a função contribui para os objetivos organizacionais da [nome da empresa]?
Exemplos de perguntas em escala de 1 a 10
- Como você classificaria a sua experiência de integração até o momento?
- Quão bem-vindo você se sente aqui atualmente?
- Quão confiante você se sente para realizar as atividades que fazem parte da sua função?
- Quão confiante você se sente em usar as ferramentas necessárias para sua função?
- Quão bem a sua função corresponde à descrição do trabalho apresentado no recrutamento e seleção?
- Quão alinhado com a cultura da empresa você se sente?
- Em uma escalada de 1 a 10, o quanto as informações recebidas ao longo do Onboarding contribuíram com a sua adaptação?
- Em uma escalada de 1 a 10, o quão confortável foi o ritmo de integração para você?
- Em uma escalada de 1 a 10, o quão interessante e interativo foi o ritmo de integração para você?
- Quão orgulhoso você está por fazer parte da nossa organização?
Benefícios da pesquisa de satisfação de funcionários sobre o onboarding
Agora que você já sabe quais perguntas usar para avaliar o sucesso do Onboarding, está na hora de colocar a mão na massa de acordo com o que fizer mais sentido para a sua empresa.
Mas, antes disso, queremos apenas reforçar a importância da pesquisa de satisfação dos funcionários para o RH e para as organizações, como um todo.
No geral, essa prática contribui diretamente com os seguintes aspectos da gestão de pessoas:
- Ajuda a medir a eficácia do processo de integração de novos colaboradores e mapear o que ainda pode ser feito;
- Como conseqüência, promove a melhoria contínua do Onboarding;
- Cria uma melhor experiência para os colaboradores da empresa de forma geral, afinal, a primeira impressão conta muito para o sucesso da relação de trabalho;
- Funcionários felizes tendem a ser mais produtivos e a ficarem por mais tempo na empresa. Sendo assim, um onboarding bem sucedido também impacta diretamente no aumento do desempenho e retenção de talentos.
Acho que já deu para entender por que a pesquisa de satisfação de funcionários sobre o Onboarding é tão relevante, né?
Mas vale lembrar que essa é uma ferramenta que pode ser usada para avaliar a eficácia de muitas outras ações que estão sob o guarda-chuva da área de Recursos Humanos.
Caso queira saber quais são elas, recomendamos a leitura de um conteúdo complementar sobre o assunto: Tudo sobre Pesquisas do RH: Clima, Engajamento, Pulsos e eNPS.