24 perguntas para pesquisa de satisfação de funcionários sobre o onboarding

Quer melhorar o processo de Onboarding da sua empresa? Então veja como a pesquisa de satisfação de funcionários pode ajudar!


A realização do Onboarding é um dos pilares mais estratégicos da gestão de pessoas. E a melhor forma de saber se as ações nesta frente estão sendo bem sucedidas, é fazendo as perguntas certas durante a pesquisa de satisfação de funcionários.

É isso mesmo: a pesquisa pós-integração é fundamental quando se busca aprimorar os processos nesta frente. E o que não faltam são motivos para isso, já que um Onboarding forte é capaz de aumentar a retenção de talentos em 82% e a produtividade em mais de 70%.

Se a sua empresa quer aproveitar todos os benefícios que uma boa integração é capaz de proporcionar, convidamos você a ler esse post. Ao longo dele, vamos mostrar como realizar uma pesquisa interna de satisfação dos colaboradores focada no Onboarding!  

 

O que é pesquisa de satisfação de funcionários?

Antes de irmos para a parte mais prática deste artigo, é sempre bom relembrarmos o conceito de pesquisa de satisfação de funcionários… Então, vamos lá!

Como o próprio nome indica, essa ferramenta tem como objetivo mapear a percepção dos colaboradores sobre as mais diversas estratégias de gestão de pessoas e, assim, descobrir como criar ambientes de trabalho ainda mais felizes.

É por meio da aplicação constante dessas e outras pesquisas que o RH vai oferecer dados importantíssimos para os gestores da organização.

No fim das contas, tudo isso contribui com a criação de ações focadas nas necessidades dos colaboradores e na construção de uma empresa boa para se trabalhar.

👉 Leia também: Como é a pesquisa interna de satisfação dos funcionários na plataforma da Feedz?

 

Quando e como implementar uma pesquisa de satisfação sobre o onboarding?

Quando o foco é medir a eficácia do processo de Onboarding de funcionários, há vários momentos em que a pesquisa de satisfação pode ser aplicada. Afinal, essa é uma ferramenta de uso contínuo.

Veja algumas das possibilidades:

  • Logo após a primeira semana, a fim de entender a experiência dos novos talentos ao longo do recrutamento e da integração até aquele momento;
  • Após duas semanas, para avaliar como está sendo a adaptação deles e entender o que pode ser feito para melhorar essa jornada;
  • Um mês após a contratação, que é quando os novos colaboradores terão como fornecer feedbacks ainda mais completos sobre a experiência que estão tendo até agora;
  • Depois de três meses, tempo que leva, geralmente, para um funcionário estar totalmente adaptado à nova rotina. Aqui, ele certamente terá opiniões mais sólidas sobre o Onboarding!

 

Seja qual for o momento de aplicação, é importante ter em mente o seguinte: o segredo para a realização de uma pesquisa de satisfação de funcionários eficaz está em saber fazer as perguntas certas. Por isso, a definição de um questionário padrão é uma das etapas-chave.

Mas há outros cuidados que também devem ser levadas em consideração, como:

  1. Pensar em um cronograma e em formas de aplicar a pesquisa — aqui, apostar no apoio de tecnologias e no software para pesquisa de clima organizacional pode ajudar muito!  
  2. Lembrar de prever no planejamento a periodicidade da pesquisa. Afinal, para que os resultados evoluam, é importante que se tenha uma consistência para comparações. 
  3. Determinar responsáveis e garantir que cada um saiba bem qual seu papel, para que a pesquisa ocorra com excelência. 

 

Dito isso, vamos em frente!

Leia também:

👉 Onboarding: o guia completo para integrar novos colaboradores

👉 O que é onboarding e por que sua empresa precisa dele?

 

Exemplos de perguntas para pesquisa de satisfação de funcionários sobre o onboarding

Como dissemos acima, a construção de um bom questionário é determinante para o sucesso da pesquisa de satisfação de funcionários.

Sabendo disso, preparamos uma lista bem completa de perguntas focadas no Onboarding, que podem fazer sentido para a sua empresa. Aproveite!  

 

Exemplos de perguntas abertas

  1.   O processo de integração atendeu às suas expectativas?
  2.   Qual foi a parte do processo de Onboarding que você mais gostou?
  3.   Houve alguma etapa que ficou um pouco confusa? Se sim, qual?
  4.   Você recomendaria alguma mudança ou acréscimo no processo de integração da empresa? Se sim, qual?
  5.   Qual a sua avaliação sobre os materiais de orientação sobre as políticas da empresa que foram oferecidos?
  6.   Você sente que recebeu informações úteis e suficientes sobre o histórico da organização, produtos e serviços?
  7.   Você sente que as orientações fornecidas ao longo do Onboarding ajudaram a preparar você para o seu papel?
  8.   Você sentiu falta de receber alguma informação que também poderia contribuir com a sua integração? Se sim, qual?
  9.   Na sua avaliação, o processo de integração teve um ritmo confortável?
  10.   Na sua avaliação, o processo de Onboarding foi interessante e interativo?
  11.   Há algo que poderia ter feito o seu primeiro dia de trabalho ser ainda melhor?
  12.   Existe algum ponto do seu trabalho em que você precisa de ajuda atualmente? Se sim, qual?
  13.   Há algo que ainda não está claro para você sobre as suas responsabilidades ou sobre os requisitos da função?
  14.   Você entende como a função contribui para os objetivos organizacionais da [nome da empresa]?

 

Exemplos de perguntas em escala de 1 a 10

  1.   Como você classificaria a sua experiência de integração até o momento?
  2.   Quão bem-vindo você se sente aqui atualmente?
  3.   Quão confiante você se sente para realizar as atividades que fazem parte da sua função?
  4.   Quão confiante você se sente em usar as ferramentas necessárias para sua função?
  5.   Quão bem a sua função corresponde à descrição do trabalho apresentado no recrutamento e seleção?
  6.   Quão alinhado com a cultura da empresa você se sente?
  7.   Em uma escalada de 1 a 10, o quanto as informações recebidas ao longo do Onboarding contribuíram com a sua adaptação?
  8.   Em uma escalada de 1 a 10, o quão confortável foi o ritmo de integração para você?
  9.   Em uma escalada de 1 a 10, o quão interessante e interativo foi o ritmo de integração para você?
  10.   Quão orgulhoso você está por fazer parte da nossa organização? 

 

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Benefícios da pesquisa de satisfação de funcionários sobre o onboarding

Agora que você já sabe quais perguntas usar para avaliar o sucesso do Onboarding, está na hora de colocar a mão na massa de acordo com o que fizer mais sentido para a sua empresa.

Mas, antes disso, queremos apenas reforçar a importância da pesquisa de satisfação dos funcionários para o RH e para as organizações, como um todo. 

No geral, essa prática contribui diretamente com os seguintes aspectos da gestão de pessoas:

  1.   Ajuda a medir a eficácia do processo de integração de novos colaboradores e mapear o que ainda pode ser feito;
  2.   Como conseqüência, promove a melhoria contínua do Onboarding;
  3.   Cria uma melhor experiência para os colaboradores da empresa de forma geral, afinal, a primeira impressão conta muito para o sucesso da relação de trabalho;
  4.   Funcionários felizes tendem a ser mais produtivos e a ficarem por mais tempo na empresa. Sendo assim, um onboarding bem sucedido também impacta diretamente no aumento do desempenho e retenção de talentos.

Acho que já deu para entender por que a pesquisa de satisfação de funcionários sobre o Onboarding é tão relevante, né?

Mas vale lembrar que essa é uma ferramenta que pode ser usada para avaliar a eficácia de muitas outras ações que estão sob o guarda-chuva da área de Recursos Humanos.

Caso queira saber quais são elas, recomendamos a leitura de um conteúdo complementar sobre o assunto: Tudo sobre Pesquisas do RH: Clima, Engajamento, Pulsos e eNPS.

como fazer uma pesquisa de satisfação interna  

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