[URGENTE] 🚨 Confirmado: Vai ter evento presencial da Feedz em São Paulo! #FeedzDay

Como fazer o onboarding de funcionários com a Feedz

Realizar o onboarding de funcionários é fundamental para promover integração, conexão com a cultura da empresa e reter talentos.

Em português, o onboarding de funcionários quer dizer “embarque”.  Esse período começa quando o novo colaborador aceita a proposta de trabalho e vai até o momento em que ele passa a desempenhar suas funções produtivas. 

Não se trata apenas de apresentar a pessoa à equipe e entregar seus materiais de trabalho. O onboarding é um período estratégico que afeta diretamente a produtividade e os resultados da empresa e precisa ser tratado com seriedade. 

Com a realidade imposta pelo período pandêmico, o avanço da tecnologia e as novas mudanças de modelos de trabalho, também se tornou possível realizar o onboarding remoto

Utilizar um bom software para onboarding deixa esse trabalho ainda mais fácil, uma vez que permite o acompanhamento do progresso das atividades em tempo real, tanto por gestores quanto pelos próprios colaboradores e concentra as informações  em um único local. 

Neste artigo nós vamos explicar como fazer onboarding de funcionários de forma automatizada com a ajuda da ferramenta Feedz

 

Para que serve o onboarding de funcionários?

O período de onboarding é importante para que o colaborador se sinta integrado à empresa e sua equipe de trabalho. 

Neste período, a pessoa passa a ter reuniões para conhecer os setores da empresa, realiza atividades e treinamentos e se prepara para começar suas atividades com mais conhecimento sobre sua área de atuação.

De acordo um estudo da SHRM (Sociedade para Gerenciamento de Recursos Humanos), empresas que realizam processos estruturados de onboarding de funcionários experimentam um aumento de 62% na produtividade.  

Confira mais alguns dados sobre a importância de um ciclo de onboarding bem feito:

  • 75% dos colaboradores satisfeitos com a experiência de onboarding afirmam que são leais às empresas;
  • 48% dos empregados gostariam de ter um treinamento personalizado para suas funções antes de começar suas atividades; 
  • Um onboarding estruturado aumenta em 50% a permanência de colaboradores recém-contratados. 

Ou seja: se você quer produtividade, funcionários satisfeitos e um ambiente de trabalho mais feliz, aperfeiçoe seu processo de integração. 

onboarding de funcionários

4 vantagens de fazer o onboarding de funcionários de forma automatizada

Agora que você já sabe a importância do onboarding para os resultados da sua empresa, nós vamos te mostrar como fazer da tecnologia a sua aliada neste processo. 

Já imaginou uma ferramenta que te permite eliminar o excesso de planilhas e facilitar o acesso ao ciclo de onboarding dos seus funcionários? Hoje isso é totalmente possível através dos softwares de integração. 

Para escolher o seu, pense no dia a dia da sua empresa e quais são as principais necessidades do departamento de RH. Escolhendo a plataforma da Feedz, você aproveita os seguintes benefícios:

 

1. Organização e praticidade

Vivemos na era da tecnologia, então, nada melhor que aproveitar as vantagens proporcionadas por ela. 

Através de um processo de integração automatizada, o líder e o departamento de RH podem criar processos personalizados para os novos contratados, de acordo com suas necessidades técnicas e área de atuação; tudo isso em um único lugar.

Em poucos cliques, é possível criar tópicos estruturados com links de acesso e espaços para comentários e troca de experiências; uma ferramenta útil para o gestor e prática para o colaborador, que dispensa burocracia e permite o acompanhamento de ambas as partes. 

 

2. Imersão do recém-contratado na cultura da empresa

Neste mesmo software, você pode apresentar ao novo colaborador os pilares da sua empresa: sua cultura, valores e o manifesto da marca. 

Como-criar-um-manual-de-onboarding-para-colaboradores

Você pode inserir leituras, webinars e sinalizar reuniões importantes entre o novato e as pessoas da empresa. 

A integração é o momento em que o colaborador vai se conectar à cultura da organização e enxergar valor nela. 

Quando conectados à cultura da empresa, os funcionários se sentem mais motivados e integrados. Que tal facilitar esse processo através de uma ferramenta tecnológica?

 

3. Aumento da sinergia entre as equipes

Na hora de escolher sua ferramenta de integração, opte por uma que permita a troca de feedbacks e conexão entre todos os colaboradores, assim, enquanto o recém-chegado avança nas atividades, ele também passa a criar vínculos com os colegas de trabalho. 

Com a ferramenta da Feedz, é possível fazer tudo isso, além de agendar reuniões 1:1, compartilhar celebrações, participar de pesquisas de satisfação, responder o termômetro das emoções diário e entre outras funcionalidades que fortalecem os relacionamentos.

 

4. Preparação do novo colaborador para suas funções

Quando você contrata uma pessoa, provavelmente, ela já possui alguma experiência e sabe o que fazer na sua área. Entretanto, é preciso ensinar como fazer, dentro das diretrizes da sua empresa, expressando o tom e a voz da marca.

Através de um onboarding bem estruturado, o novato se prepara para realizar suas funções de forma segura, conhecendo a empresa, seus pilares, sua cultura e seus propósitos. 

Para assegurar um bom começo, estabeleça um tempo específico para a conclusão do onboarding, que pode ser 15, 21 ou 30 dias, por exemplo.  

Acrescente nas tarefas de integração o agendamento de uma reunião de alinhamento de expectativas com o novo funcionário.

Lembre-se de explicar os próximos passos; apresentar as ferramentas de trabalho , quebrar as inseguranças e demonstrar apoio. Fazendo isso, com certeza o seu onboarding vai ser bem sucedido. 

Por falar em onboarding bem sucedido, você tem curiosidade em saber como nós fazemos o onboarding dos nossos novos funcionários? Confira no vídeo:

 

 

Como fazer o onboarding de funcionários com a ferramenta de integração da Feedz

Chegou a melhor hora: a de aprender na prática. 

Vamos colocar a mão na massa?

Para criar um novo modelo de Onboarding são apenas três cliques dentro da ferramenta: “Gestão“, depois “Gestão do Planos de Desenvolvimento” e, em seguida, “Onboarding“, na tela principal do Planos de Desenvolvimento.

como fazer onboarding com a Feedz

 

Na tela principal, você tem acesso aos modelos. Editando um deles, você pode definir o tempo de conclusão e criar: nome, tipo e descrição de tarefas

Como editar o onboarding

 

Você também pode adicionar blocos específicos (para departamentos, cargos ou para todos os seus liderados) e deixar ativada a criação automática. Assim, quando um novo colaborador for adicionado, automaticamente será criado um onboarding para ele.

Como fazer uma integração de colaboradores

Incrível, né? 

Para saber mais, solicite uma demonstração agora mesmo!

Chegou a hora de implementar o onboarding na sua empresa

Como você viu, é fácil e rápido criar o onboarding dos seus funcionários com a Feedz. 

Além da praticidade, usando o software da Feedz você tem: 

  • Processos simples;
  • Painéis intuitivos;
  • Facilidade de integrar à realidade da sua empresa;
  • Acompanhamento e avaliação dos processos em tempo real; 
  • Otimização de tempo e resultados;
  • Facilidade de acesso em computadores e dispositivos móveis; 
  • Praticidade para colaboradores e gestores;
  • Acesso a dados precisos para tomadas de decisões. 

A Feedz está transformando mais de 100.000 vidas em 800 empresas pelo Brasil. Quer fazer parte deste time e aproveitar todos esses benefícios? 

Solicite uma demonstração gratuita hoje mesmo! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Marília Cordeiro

Marília Cordeiro

Voar pelo conteúdo

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar