Como funciona a calibração na avaliação de desempenho

A calibração na avaliação de desempenho é fundamental para garantir que o processo seja feito de forma justa e assertiva. Confira como funciona na prática!

A avaliação de desempenho (AD) é uma ferramenta essencial para avaliar a performance dos colaboradores. 

Entretanto, pode ser afetada por diversos fatores subjetivos, como preferências pessoais, relações interpessoais e até mesmo preconceitos inconscientes. Esses fatores podem distorcer os resultados, levando a avaliações injustas e ineficazes. É aí que entra a importância da calibração na avaliação de desempenho. 

Neste conteúdo, vamos explicar o que é, como ela funciona, quais os desafios e como você pode preparar uma reunião de calibração. Gostou? Então continue a leitura e bora lá! 

O que é calibração na avaliação de desempenho? 

A calibração na avaliação de desempenho é uma espécie de revisão que algumas empresas fazem para garantir que o processo de avaliação seja mais justo e preciso. 

Essa etapa do processo de avaliação de desempenho deve acontecer após a aplicação da avaliação de fato, e antes da reunião de devolutiva. Afinal, é essa calibração (ou calibragem) que permitirá identificar e corrigir qualquer viés ou discrepância nas avaliações individuais. 

Para você compreender melhor esse conceito, vamos imaginar que você está na escola e sua professora precisa avaliar o desempenho de todos os alunos. Para ser justa e precisa nessa avaliação, é preciso contar com a calibração. 

Por isso, a professora se reúne com outros professores para conversar sobre as notas que deram para cada aluno. Assim, eles vão chegar a um acordo sobre o que é um bom desempenho e o que não é.

Sendo assim, podemos dizer que a calibração tem como objetivo garantir um processo de avaliação de desempenho mais justo, confiável, consistente, preciso e transparente. 

No próximo tópico, vamos explicar melhor como a calibração funciona nas empresas. Confira! 

 

Como funciona a calibração na avaliação de desempenho na prática? 

Nessa etapa da avaliação de desempenho, busca-se entender se os dados estão refletindo a realidade da companhia ou se existem possíveis inconsistências que podem afetar os resultados. 

O RH reúne um grupo de avaliadores, também conhecido como comitê de calibração – geralmente os gestores da área ou de áreas relacionadas – para discutir as avaliações individuais e assim, evitar que algum colaborador seja avaliado erroneamente, por favoritismo, preconceito ou vieses inconscientes

Durante esse processo, os gestores compartilham informações, debatem diferentes perspectivas e alinham suas expectativas, o que também contribui para uma avaliação mais justa e imparcial.

Acessar página para baixar o ebook sobre Vieses Insconscientes

 

Benefícios da calibragem na avaliação de desempenho

Como citamos anteriormente, essa criação de senso de justiça é um dos principais objetivos da calibração na avaliação de desempenho. Entretanto, não é o único. 

Por meio da calibração, também é possível: 

  • Identificar os colaboradores com alto e baixo desempenho
  • Utilizar como base para tomadas de decisões referente à gestão de pessoas
  • Garantir maior consistência nas avaliações a médio e longo prazo; 
  • Desenvolvimento de planos de ação personalizados; 
  • Discutir casos desafiadores e complexos de avaliar; 
  • Auxilia na retenção de talentos e na redução da rotatividade de funcionários
  • Deixar claro os conjuntos de comportamentos valorizados pela empresa; 
  • Identificar as lacunas de habilidades e competências. 

 

Passo a passo para preparar a reunião de calibração 

Preparar a reunião de calibração envolve alguns passos bem importantes para garantir que a avaliação de desempenho seja precisa e justa. 

Seguindo os passos a seguir, você estará bem preparado para esse momento: 

  1. Agende as reuniões com antecedência e compartilhe um cronograma com as datas-chave para que todos os gestores possam se organizar e participar. 
  2. Informe às lideranças o que é esperado deles durante as reuniões, explique o propósito da calibração na avaliação de desempenho e quais informações eles devem trazer para contribuir com as discussões. 
  3. Garanta que todos os gestores realizaram as avaliações na plataforma de avaliação de desempenho para poderem ser discutidas e analisadas durante a calibração.
  4. Reúna as informações relevantes sobre os colaboradores, como suas avaliações de desempenho, feedbacks recebidos e registros de celebrações
  5. Promova um ambiente colaborativo, incentivando os gestores a compartilharem suas perspectivas e a ouvirem ativamente os pontos de vista dos outros. 
  6. Inicie a reunião com uma revisão dos critérios de avaliação para que todos estejam alinhados e compreendam como devem aplicá-los. 
  7. Analise os casos individuais dos colaboradores, destacando os pontos fortes e pontos de desenvolvimento de cada um. 
  8. Compartilhe dados e ferramentas que ajudem a conduzir as reuniões, principalmente métricas e indicadores que acentuem alguma discrepância nas avaliações. 
  9. Durante as discussões, busque chegar a um consenso sobre a avaliação de desempenho de cada profissional. 
  10. Registre as decisões e ações acordadas, documentando as classificações de desempenho, oportunidades de desenvolvimento e ajustes necessários nas avaliações. 
  11. Finalize a reunião com um plano definido, com as datas limites para acompanhar o andamento daquela ação.

 

 

Desafios da calibração na avaliação de desempenho

Existem alguns desafios que podem dificultar a implementação efetiva da calibração na avaliação de desempenho. São eles: 

 

Vieses e subjetividade

Os vieses inconscientes fazem parte da natureza humana. Portanto, pode ser que os avaliadores tenham preferências pessoais, afinidades ou preconceitos que afetam suas percepções e decisões. E como você já sabe, isso resulta em avaliações inconsistentes e injustas.

 

Diferenças de percepção

Cada pessoas possui perspectivas, experiências e expectativas diferentes. Essas diferenças podem levar a divergências durante as reuniões de calibração, dificultando a obtenção de um consenso e de avaliações mais coerentes. 

 

Falta de dados objetivos 

Isso pode acontecer quando os critérios não estão claros ou quando as informações sobre o desempenho dos colaboradores são limitadas. Essa falta torna a calibração mais desafiadora, já que o comitê de avaliação têm menos referências para fundamentar suas discussões e decisões. 

 

Resistência e falta de engajamento 

Alguns gestores podem apresentar certa resistência ou falta de engajamento no processo de calibração. Isso pode comprometer a eficácia da calibração, dificultando a obtenção de resultados justos e consistentes. 

Para superar esses desafios, é importante promover discussões abertas e construtivas durante a calibração, incentivar a participação ativa de todos os envolvidos e contar com uma solução tecnológica para coleta e análise dos dados de performance. 

 

 

Facilite todo o processo de avaliação de desempenho na sua empresa 

Com a solução de Avaliação de Desempenho da Feedz, você consegue fazer a gestão do desempenho na sua empresa com muito mais facilidade e em menos tempo. 

A plataforma oferece recursos personalizáveis para que o RH conduza não somente a calibração, mas todo o processo de avaliação de desempenho, potencializando a produtividade e eficiência da equipe. 

Com ela, você também consegue: 

 

Não perca tempo! Transforme a gestão do desempenho na sua empresa com a Feedz. Preencha o formulário abaixo e descubra como levar sua equipe a um novo patamar 👇

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar