""

Avaliação de desempenho individual: O que é + Exemplos

Entenda o que é a avaliação de desempenho individual, os benefícios dessa prática e como aplicá-la na sua empresa.

Você provavelmente já ouviu dizer que fornecer feedbacks é a melhor forma de garantir o aprimoramento contínuo dos colaboradores. O que muitos não sabem é que essa prática pode render frutos ainda melhores quando aliada a uma boa avaliação de desempenho individual.

De maneira geral, o que esse tipo de avaliação faz é fornecer os insumos necessários para que os gestores entendam quais os pontos fortes e fracos de cada membro do time e, então, os ajude a criar um plano de desenvolvimento mais assertivo.

Ficou curioso (a) para saber como isso é feito? Então siga com a leitura! Ao longo do artigo, vamos explicar como a avaliação de desempenho individual funciona e quais as vantagens práticas que ela traz para empresas e colaboradores. 🙂

planner para o RH e DP

O que é avaliação de desempenho individual?

A avaliação individual é uma ferramenta de gestão de pessoas altamente estratégica que, assim como outros tipos de avaliação de desempenho, tem como objetivo mapear a performance dos funcionários ao longo de um período.

Neste caso, há alguns caminhos a serem seguidos: o gestor pode avaliar diretamente o desempenho de cada colaborador (processo conhecido como avaliação 90 graus) ou, então, envolvê-los ativamente nesta análise.

Na segunda opção, que é a mais comum, o profissional é convidado a fazer uma autoavaliação sobre o próprio desempenho, levando em consideração algumas competências específicas, bem como os desafios, conquistas e dificuldades que marcam a sua rotina de trabalho.

Ambas as abordagens apontam para o mesmo propósito: entender quais os pontos fortes de cada membro do time e quais ainda precisam ser aprimorados para que eles consigam desempenhar melhor as suas funções. 

 

Benefícios da avaliação de desempenho individual

Não é por acaso que as avaliações de desempenho individuais fazem tanto sucesso nas empresas: quando colocadas em prática da forma correta, elas trazem inúmeros benefícios para todos os envolvidos.

Para começar, elas contribuem com a adoção de uma cultura de feedback mais justa e positiva – o que, como mostram algumas pesquisas, permite que os colaboradores compreendam melhor o próprio trabalho e gera 2,4 vezes mais engajamento.

Profissionais engajados, por sua vez, tendem a serem mais comprometidos com a entrega de bons resultados. Tanto que, segundo um estudo conduzido pela Gallup, as empresas com maior nível médio de engajamento geram 21% a mais de lucro.

Viu só como uma coisa leva a outra? Na prática, um processo de avaliação de desempenho bem conduzido é sinônimo de mais produtividade, satisfação e retenção de talentos!

 

Kit Avaliação de Desempenho

 

Como fazer a avaliação de desempenho individual?

Agora que você já entendeu a importância desta ferramenta, deve estar se perguntando como colocá-la em prática, não é mesmo? Pensando nisso, listamos as etapas mais importantes deste processo. 

Dê só uma olhada:

1.      Definição do método

Como dissemos antes, há diferentes formas de adotar a avaliação de desempenho individual, incluindo a autoavaliação e a avaliação 90°.

Sendo assim, a sua primeira missão é escolher o método que será utilizado pela sua empresa. Aliás, é possível utilizar mais de uma abordagem ao longo do processo de avaliação! 😉

 

2.      Escolha dos critérios que serão avaliados

Mais do que definir o método, é importante ter claro quais aspectos a empresa deseja avaliar.

As autoavaliações, por exemplo, geralmente envolvem questões como motivação, desafios na função, satisfação com o ambiente de trabalho, objetivos futuros para a carreira, sugestões de melhoria, relações interpessoais, etc.

Além disso, também é importante validar as habilidades técnicas e comportamentais deste profissional!

 

3.      Construção e envio dos questionários

O formulário de perguntas é o coração de toda e qualquer avaliação de desempenho. Por isso, é importante que você separe um tempinho para conseguir se dedicar a essa etapa com calma.

É a partir das questões listadas aqui, que devem estar alinhadas aos critérios definidos na fase anterior, que o RH e os gestores de pessoas conseguirão obter uma visão geral sobre a performance dos colaboradores. Então capriche!

Isso feito, basta enviar os questionários para todos os envolvidos responderem, com uma explicação clara de como isso deve ser feito.

 

4.      Análise dos dados e feedback

Assim que todos os formulários forem respondidos, a missão do RH e dos gestores de pessoas é analisar os dados e identificar os pontos mais relevantes.

São esses pontos que respaldarão o momento do feedback, conversa final que acontece entre o gestor e o colaborador. Lembrando que o principal objetivo deste bate-papo é traçar um plano capaz de sanar os desafios e gaps de desenvolvimentos mapeados na avaliação.

 

guia completo avaliação de desempenho

 

Exemplos para usar na avaliação de desempenho individual

Pode ser que, mesmo com as dicas acima, você ainda esteja com dúvidas sobre a melhor forma de montar uma avaliação de desempenho na sua empresa, certo?

Se esse for o caso, separamos alguns exemplos de perguntas que podem ser usadas tanto na autoavaliação quanto na avaliação direta: 

 

Perguntas para autoavaliação

  1.     De 0 a 10, quanto você acredita que o seu comportamento está de acordo com os valores da empresa?
  2.     Quais são os seus pontos fortes e de que forma eles são utilizados dentro da empresa?
  3.     Quais são os seus pontos fracos e de que forma eles atrapalham o seu dia a dia de trabalho?
  4.     Você consegue enxergar alguma situação ou oportunidade na empresa onde as suas habilidades poderiam ser mais bem empregadas?
  5.     Você busca formas de conseguir realizar o trabalho com qualidade? Se sim, quais?
  6.     Quais são os seus objetivos de carreira para o próximo ano?
  7.     Qual é a parte mais satisfatória do seu trabalho atual?
  8.     O que te inspira e motiva a trabalhar?
  9.     De que maneira você é reconhecido pelos seus colegas de trabalho?
  10. O que o seu gestor poderia fazer para lhe auxiliar de forma mais eficiente?

 

Perguntas para avaliação direta

  1.     O colaborador é dedicado em suas tarefas e busca atingir as metas?
  2.     O colaborador possui as habilidades necessárias para desempenhar bem a sua função?
  3.     O colaborador busca se desenvolver como profissional?
  4.     O colaborador consegue gerar soluções viáveis para situações difíceis?
  5.     O colaborador sabe comunicar com clareza e empatia assuntos leves e difíceis de lidar?
  6.     O colaborador não dá desculpa pelos erros e problemas e corrige as falhas?
  7.     O colaborador sabe equilibrar a qualidade das entregas com os prazos estabelecidos?
  8.     O colaborador constrói boas relações de trabalho?
  9.     O colaborador é confiável e passa confiança aos colegas?
  10.     O colaborador compartilha novas maneiras de fazer as tarefas, incluindo novas abordagens e métodos?

 

👉 Exemplo de avaliação de desempenho individual preenchido 

 

O que escrever na avaliação de desempenho individual?

Se você chegou até este artigo porque precisa responder a avaliação de desempenho individual e não faz ideia de como fazer isso, nós temos um conteúdo completo sobre o que escrever na avaliação de desempenho individual que pode ajudar.

Que tal dar uma olhada antes de ir? 😊

Saber a forma correta de preencher o formulário de avaliação, seja você o profissional avaliado ou o gestor, fará toda a diferença nos resultados que serão obtidos a partir de então.  

Se esse artigo foi útil para você, não se esqueça de assinar a newsletter da Feedz. Assim, você continuará por dentro de muitos conteúdos incríveis sobre gestão de pessoas e engajamento de times. Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar