Hoje vamos falar sobre exemplos de feedback para o chefe.
Normalmente, o líder é quem chama o colaborador de sua equipe para um bate-papo sobre seu comportamento, habilidades técnicas e interpessoais.
No entanto, as empresas vêm apostando e investindo em ambientes organizacionais mais leves e isso não é possível sem que haja uma troca mútua entre equipe e liderança.
Uma conversa “de coração aberto” com o gestor é o primeiro passo para construir um relacionamento mais saudável, afinal, ela abre espaço para que a confiança floresça entre os dois.
Na teoria isso é lindo, não é mesmo? Contudo, muitos profissionais ficam tensos só de pensar em como dar um feedback para o chefe.
Se esse é o seu caso, então confira o conteúdo que preparamos para lhe ajudar nesta missão!
Qual a importância de fornecer feedback para o chefe?
Antes de apresentarmos os exemplos de feedback para o chefe, precisamos falar sobre a importância desta prática…
O medo de falar com o gestor e apontar os seus principais pontos de melhoria é um fato, mas precisa ser superado na medida em que o feedback construtivo ajudará no desenvolvimento profissional do gestor e da equipe.
No geral, o feedback de “mão dupla” ajuda a empresa a se manter em busca da sua missão e visão: às vezes, o gestor se perde nesse caminho e o feedback da equipe pode ajudar!
Além disso, uma conversa franca contribui para aumentar o engajamento dos funcionários. Primeiro, porque ele será ouvido e entenderá que realmente é visto como uma parte importante da empresa.
Segundo, porque na medida em que o gestor melhora e tem essa melhoria percebida pelo colaborador, o departamento ganha uma atmosfera mais leve e, consequentemente, mais produtiva.
Outro ponto que merece destaque é que o feedback ajuda o gestor na descoberta de demandas que ele nem imaginava.
Um exemplo: poucas pessoas contam ao chefe que estão esgotadas. Falar sobre sobrecarga e cansaço do dia a dia durante este bate-papo pode despertar um olhar mais atento do líder na distribuição das demandas.
Ter todos esses pontos em mente é fundamental para quem quer perder o medo de dar um feedback para o chefe.
O gestor, por sua vez, deve entender que a construção de um ambiente de trabalho saudável e seguro para conversas francas é imprescindível para que os desafios do departamento sejam superados.
Exemplos de feedback para o chefe (organizados por situação)
Agora que você já sabe a importância de ser transparente com a liderança, vamos te dar alguns exemplos de feedback para o chefe.
Essa tarefa pode parecer simples para alguns, mas a verdade é que ela é um tanto quanto complexa. Afinal, se você se expressar de maneira errada, pode causar um desconforto no relacionamento com o gestor que conviverá todos os dias.
Antes de exemplificar as situações e mostrar exatamente o que pode ser dito em cada uma delas, vamos te dar uma dica de ouro sobre como montar um feedback: esse retorno possui um tempo certo para ser dado.
Falar com seu chefe sobre algo que aconteceu naquele exato momento pode não ser bacana, uma vez que você pode estar irritado e agindo por impulso.
Da mesma forma, falar muito tempo depois pode causar problemas. Se você demorou tanto para falar, pode parecer que o assunto não era tão importante assim. Logo, seu gestor dificilmente dará o devido valor ao seu apontamento.
Anotou a dica? Então, vamos aos exemplos de feedback para o chefe:
Exemplos de feedback positivo para o chefe
Nem todo feedback precisa surgir de um problema. Reconhecer atitudes positivas da liderança fortalece o vínculo, melhora o clima no time e motiva o gestor a continuar com boas práticas.
Confira algumas opções:
- “Passei muito tempo neste projeto e significou muito para mim o seu reconhecimento. Obrigado por destacar o meu trabalho.”
- “Queria te agradecer pela forma como conduziu a última reunião. Sua escuta atenta fez toda a diferença para o time.”
- “Gostei muito da forma como você nos envolveu na tomada de decisão. Me senti valorizado e parte do processo.”
- “A sua orientação durante o projeto me ajudou a crescer profissionalmente. Queria que soubesse disso.”
- Sua confiança no meu trabalho tem sido essencial para eu me sentir mais seguro nas entregas. Obrigado!”
Exemplos de feedback negativo para o chefe (ou construtivos)
Agora, se houver algo que pode (ou precisa) ser melhorado, o desafio é abordar a situação com calma, profissionalismo e foco na solução.
Lembre-se de que a ideia não é apontar erros, mas sim adotar uma abordagem construtiva, que abra espaço para ajustes que beneficiem a todos.
Veja como fazer isso de acordo com a situação:
Situação 1: Ruídos de comunicação
É comum que o gestor esteja pensando algo sobre um projeto, enquanto você está entendendo outra coisa totalmente diferente. Para evitar problemas de comunicação, tente:
- “Podemos discutir esse assunto com mais detalhes? Queria ter a certeza de que estamos na mesma página”.
- “Você comentou sobre (assunto X), mas fiquei com dúvidas. Podemos conversar melhor sobre isso?”
- “Acho que estamos com visões diferentes sobre esse projeto. Podemos alinhar para garantir que estou no caminho certo?”
- “Senti que faltaram algumas informações durante a reunião e isso gerou dúvidas no time. Será que conseguimos alinhar melhor nos próximos encontros?”
Situação 2: Carga de trabalho
Caso se sinta sobrecarregado, converse com o seu chefe a respeito das demandas e sobre priorização. Veja os exemplos abaixo.
- “Posso assumir essa nova demanda, mas precisaria estender o prazo do outro projeto. Tudo bem pra você?”
- “Esse projeto é mais complexo do que eu imaginava. Você pode me ajudar a estruturar um plano de ação?”
- “Tenho sentido a carga de trabalho um pouco pesada nas últimas semanas. Você pode me ajudar a reavaliar prioridades?”
- “Com a quantidade de demandas atuais, estou com dificuldade para manter a qualidade do meu trabalho. Podemos conversar sobre uma melhor distribuição?”
- “Notei que estou acumulando funções de outros colegas. Isso está impactando minha produtividade e foco. Podemos repensar isso juntos?”
Situação 3: Necessidade de mais orientação
Às vezes, estamos no meio de algo importante e, por mais que sejamos capacitados, precisamos de um direcionamento maior do gestor. Neste caso, tente algo parecido com:
- “Sinto que, em alguns momentos, estamos meio perdidos nas metas e prazos. Você poderia nos ajudar a ter um direcionamento mais claro?”
- “Sei que você está ocupado, mas gostaria de mais tempo com você para entender se estou no caminho certo”.
- “Estou com algumas dúvidas e gostaria de ouvir sua opinião antes de seguir com os próximos passos. Podemos conversar?”
- “Sinto que preciso de um pouco mais de clareza nas expectativas sobre esse trabalho. Você pode me ajudar com isso?”
- “Tive dúvidas em algumas decisões sobre o projeto X e senti falta de uma orientação mais próxima. Podemos alinhar um ponto de contato mais direto nesses casos?”
Situação 4: Falta de reconhecimento ou retorno
O reconhecimento e o feedback construtivo são ferramentas de engajamento poderosas. Quando faltar esse tipo de retorno, experimente abordar o assunto da seguinte maneira:
- “Percebi que temos alcançado bons resultados, mas não temos tido muito retorno sobre isso. Acredito que um reconhecimento, mesmo que breve, faria diferença para a motivação do time.”
- “Sinto falta de um feedback mais frequente sobre meu desempenho. Isso me ajudaria a entender melhor como posso evoluir.”
- “Gosto de saber onde estou acertando ou errando, mas percebo que esses retornos não têm acontecido. Podemos criar um espaço para isso?”
Situação 5: Liderança muito autoritária ou centralizadora
Se você sentir que a participação do time está sendo limitada, é importante abordar o tema com respeito e clareza, buscando um equilíbrio que beneficie todos.
Aqui estão algumas maneiras de expressar essa situação:
- “Às vezes, as ideias da equipe não são consideradas, mesmo quando temos sugestões relevantes. Como podemos melhorar a participação de todos nas decisões?”
- “Tenho sentido que o time não tem tanta autonomia nas entregas. Podemos conversar sobre como dar mais espaço para que a equipe contribua?”
- “Percebo que muitas decisões estão sendo tomadas sem envolver o time. Acredito que, se pudéssemos incluir mais a equipe nesse processo, teríamos resultados ainda melhores. O que acha?”
👉 20 exemplos de feedback escrito para engajar os colaboradores
O que não fazer ao dar um feedback para o chefe
Existem lugares e momentos certos para dar um feedback de desenvolvimento para o chefe. Você precisa considerar isso antes de conversar com ele sobre o que quer que seja.
Para te ajudar, separamos algumas dicas do que NÃO fazer:
- Não dê feedback ao seu gestor durante uma reunião de trabalho com outros membros da empresa, você gerará estresse e constrangimento;
- Não dê feedback quando o chefe estiver explicando uma atividade ou dando orientação ao time, isso vai tirar a concentração dele e o foco da equipe será o seu comentário;
- Não expresse os pontos que deseja em frente de clientes ou fornecedores. Seja qual for o assunto, pode esperar até que estejam sozinhos.
Você pode dar um feedback para o chefe quando estiver frente a frente com ele, durante o alinhamento de alguma demanda, em uma reunião one on one, por meio de uma plataforma de feedback ou mesmo em uma avaliação de desempenho.
Como se preparar para dar o feedback?
Antes de seguir as dicas que apresentamos acima, você vai precisar se preparar para dar um feedback ao gestor.
O primeiro passo para isso é questionar-se. Você realmente precisa dar este feedback ou é algo que não ocorre com frequência? Aconteceu uma vez e nunca mais? E mais, para você, quão importante é falar sobre este assunto?
Feita a reflexão, prepara-se para falar com o seu gestor. Você pode, por exemplo, bloquear um tempo da agenda dele para que seja possível ter uma conversa calma e sem interrupções. Peça a reunião, portanto.
Parte de se preparar também é entender de que forma você quer começar o seu discurso. Uma maneira positiva de iniciar é agradecendo-o por ter reservado um tempo para te atender.
Depois, fale o que precisa ser dito! Nessa hora é importante detalhar com clareza os motivos de estar fazendo esses apontamentos.
Por fim, tenha certeza de que a sua mensagem foi passada. Você pode perguntar: “Como você se sente depois de ouvir isso? Você entendeu o ponto principal do que eu trouxe?”.
Depois disso, basta que ambos conversem francamente sobre o assunto e, juntos, busquem uma solução para o ponto que foi levado.
Como a Feedz facilita a comunicação com a liderança
Promover uma cultura de feedback 360º é uma das missões mais importantes do RH estratégico.
Afinal, criar um ambiente em que todos se sintam à vontade para dar e receber feedback fortalece os laços de confiança, estimula o desenvolvimento profissional e melhora o desempenho da equipe como um todo.
O papel do setor, aqui, é estruturar processos, oferecer direcionamento e, acima de tudo, garantir que essas trocas sejam seguras, respeitosas e produtivas. E é justamente aí que a Feedz entra como uma grande aliada.
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Uma resposta
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