""

Avaliação de desempenho por objetivos: o que é e como usar

A avaliação de desempenho por objetivos é importante para alinhar os objetivos dos colaboradores com os objetivos da empresa.

O processo de avaliação de desempenho por objetivos dentro de uma empresa é uma prática usada para medir o desempenho e a produtividade dos colaboradores.

Existem diferentes tipos de avaliação de desempenho, sendo a avaliação de desempenho por objetivos uma delas!

O que é avaliação de desempenho por objetivos?

A avaliação de desempenho por objetivos está diretamente relacionada à motivação de um funcionário.

Ela acompanha de perto o empenho dos funcionários para atingir suas metas individuais, tornando possível identificar quais são os profissionais que estão comprometidos com os objetivos da empresa e, sobretudo, com o desenvolvimento pessoal e profissional

Na avaliação de desempenho por objetivos, todos os objetivos específicos precisam ser traçados — objetivos da organização, individual de cada colaborador e de cada departamento em conjunto.

Ou seja, todos os objetivos precisam ser traçados, identificados e ficarem claros para que seja possível que as metas sejam alcançadas com facilidade

 

👉 Avaliação de desempenho nas organizações: [Dicas + Etapas]
👉 Qual o melhor modelo de avaliação de desempenho + exemplos

 

Uma vez que todos os objetivos ficam claros, todos os colaboradores passam a se movimentar para que mudanças ocorram. Instigar a vontade e o desejo por mudanças e melhorias é um diferencial — essencial — que ajuda no aumento da produtividade de alguns colaboradores.

A avaliação de desempenho por objetivos revela se o desempenho dos funcionários e departamentos dentro do tempo delimitado foi, ou não, satisfatório.

 

Objetivos da avaliação de desempenho

Na maioria das vezes, a avaliação de desempenho é aplicada apenas uma ou algumas vezes por ano — anual, bimestral ou trimestral. Apesar disso, muitas empresas já mudaram o formato e ampliaram a periodicidade. Ou seja, o método passou a ser uma operação contínua, durante o ano inteiro, dentro de muito negócios. O motivo? Os vários benefícios que a avaliação de desempenho proporporciona para a empresa.

Todo negócio precisa, necessariamente, que seus colaboradores estejam empenhados nos resultados, almejando os mesmos resultados que a empresa em geral. Em resumo, os objetivos dos funcionários da empresa precisam estar alinhados com os principais objetivos da companhia. 

A avaliação de desempenho é a responsável por direcionar os profissionais a atuarem em tarefas onde suas habilidades serão melhor utilizadas, contribuindo diretamente para sua performance e resultados da empresa.

 

planilha editável matriz nine box

 

Como aplicar a avaliação de desempenho por objetivos? 

Primeiramente, é necessário definir os principais objetivos da empresa. Deste ponto em diante, será possível definir o papel do negócio na condução dos resultados e, consequentemente, a função a desempenhar de cada funcionário. 

Dessa forma, cada colaborador terá um quadro contendo suas metas individuais e as metas ligadas diretamente aos objetivos da empresa. Os gestores de cada departamento, ao lado dos colaboradores dos Recursos Humanos, definirão os pesos diferentes para cada meta. 

Depois disso, será analisado, dentro de um recorte de tempo, se o funcionário alcançou seus objetivos pessoais e aqueles alinhados com os objetivos da empresa. O valor final do resultado da nota obtida pelo funcionário pode ajudar a definir seu aumento salarial e afins.

Como já foi dito anteriormente, o acompanhamento dessas métricas pode ser feito continuamente — podendo ser complementado com feedback dos gestores ou do RH — ou apenas em momentos pontuais durante o ano, quando o RH pode aproveitar e fazer uma checagem do desenvolvimento do funcionário junto ao seu gestor.

Na avaliação final, acontece uma calibragem da avaliação final do colaborador, reunindo o gestor da área, o RH e os gestores de outras áreas.

Lembrando que com os objetivos — coletivos e individuais — definidos, e a avaliação aplicada, é possível fazer alteração nas dinâmicas e rotinas do funcionário, uma vez que você já sabe o que funciona e o que não funciona com ele. Ou seja, é possível se adaptar e melhorar.

Kit Avaliação de Desempenho

 

Avaliação de desempenho por objetivos: vantagens e desvantagens

Uma boa avaliação de desempenho por objetivo precisa, necessariamente, de um conhecimento completo sobre a empresa e sobre todos os funcionários. Antes de colocar as metas de cada colaborador, é preciso entender suas principais habilidades e compreender os seus perfis profissionais, para direcionar o funcionário às atividades certas.

Não adianta direcionar um colaborador para um campo, ou meta, que não tem nada a ver com ele, ou pior, impor metas impossíveis de alcançar, sem considerar as particularidades do colaborador e suas qualidades direcionadas para as metas certas. Isso é a receita para o desastre. ⚠

A avaliação de desempenho por objetivos precisa ser implantada com a participação de todos os colaboradores. Um bom resultado final só será alcançado se o RH, o gestor e o funcionário trabalharem em conjunto. No momento em que as metas estiverem alinhadas, a estratégia poderá ser traçada com tranquilidade.

 

👉 Avaliação de liderança: o que é, qual a importância e como fazer?
👉 Qual é o processo de avaliação de desempenho? [4 etapas]

 

Além disso, o formato da avaliação precisa se enquadrar dentro da cultura da empresa. É preciso garantir que, nas avaliações, a honestidade prevaleça por ambas as partes.

Isso só é possível se a empresa tiver uma boa comunicação interna, deixando o ambiente propício para que os colaboradores se sintam à vontade para dar feedback e conversem abertamente com seus superiores.

Sobretudo, a metodologia precisa ser compreendida e aceita por todos os colaboradores da empresa. Lembrando que os líderes devem desenvolver as competências dos colaboradores, para que todos alcancem suas metas.

Para isso, pode ser necessários treinamentos para a gestão, tornando-os aptos a aplicar avaliações e repassar a importância do método para os funcionários.

guia completo avaliação de desempenho

 

7 dicas para aplicar a avaliação de desempenho por objetivo da melhor forma possível 

Agora que você sabe como funciona a avaliação de desempenho por objetivo, sua importância e como aplicá-la, reunimos dicas essenciais para que ela funcione da forma como você precisa. Confira!

 

1. Motivação

Assim como foi dito no começo do artigo, o engajamento dos colaboradores é a chave do sucesso para uma empresa. Para permitir que ele exista, cada membro se sinta valorizado e útil.

Todos eles devem receber determinadas funções e tarefas, contribuindo com o alcance do objetivo da equipe. Sobretudo, os líderes precisam mostrar que confiam na capacidade dos seus funcionários.

 

2. Reuniões

Gestores e equipe precisam estar em contato constante. É importante fazer reuniões para alinhar os objetivos, discutir os prazos e metas e não deixar o foco se perder. As reuniões também são perfeitas para sanar dúvidas, permitindo que todos os colaboradores estejam na mesma página e deem seu melhor.

 

3. Liberdade

Cada gestor precisa dar espaço para que cada colaborador demonstre os seus conhecimentos e técnicas. Essa liberdade vai permitir que os funcionários encontrem novos e melhores caminhos, tornando-os mais ativos no processo.

 

4. Capacitação profissional

Mesmo quando falamos de um profissional completo e competente, ninguém sabe de tudo o tempo inteiro.

Por isso, é sempre importante que todo mundo estude, continuamente, para agregar novos conhecimentos, práticas e técnicas. Para isso, a empresa precisa investir na capacitação dos funcionários.

Investir no treinamento e capacitação profissional dos colaboradores permite que eles adquiram novos saberes, mas também que resgatem conhecimentos que possam ter sido esquecidos.

 

5. Desafios

Cada tarefa dentro da avaliação de desempenho por objetivo precisa ser encarada como um desafio compatível com as competências de cada colaborador.

É preciso sempre instigar para que cada colaborador consiga ir além. Isso também revelará as competências adormecidas de cada um, que poderão ser exploradas.

 

6. Colaboradores sempre informados

A transparência é sempre importante. Consequentemente, todo colaborador precisa ter ciência de quais objetivos deverá alcançar, quais parâmetros serão adotados para a sua avaliação, prazos e tecnologias que ele tem à sua disposição.

Além disso, todas as mudanças no meio do percurso devem ser comunicadas, para que ninguém saia prejudicado.

 

7. Cada pessoa é única e importante

Por fim, cada funcionário da sua empresa precisa saber o quanto é importante para ela. Ou seja, os gestores e o RH precisam reforçar sempre a importância de cada departamento e dos seus respectivos colaboradores.

Os funcionários precisam entender sua importância crucial dentro da engrenagem da empresa, principalmente para se sentir importante e reconhecido.

Afinal, elas têm responsabilidade sobre os resultados da organização. Lembre-se que uma empresa é feita de pessoas, e elas são a peça chave do sucesso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar