7 Estratégias para retenção de profissionais de tecnologia

A retenção de profissionais de tecnologia é uma das dores de RHs de empresas tech. Confira nossas dicas para reduzir o turnover.

Uma das dores dos RHs de empresas tech é reduzir a taxa de turnover dos talentos.

Isso é um problema, já que a retenção de profissionais de tecnologia se traduz em desenvolvimento consistente de produtos, equipes mais eficazes e, como consequência, resultados financeiros mais sólidos. 

Não apenas isso, afinal, o alto índice de rotatividade acarreta custos diretos (como para contratar e treinar colaborador) e indiretos (como na baixa motivação).

Por esses e outros motivos, priorizar a retenção de funcionários tech é fundamental.

A seguir, compartilhamos com você 7 estratégias que o seu RH pode colocar em prática para reter os talentos de TI. Confira:

 

1. Melhore o clima organizacional 

Entre as estratégias de retenção de talentos de profissionais de tecnologia, olhar para o clima organizacional é considerada uma das mais importantes. Acompanhe o raciocínio:

O setor de TI é altamente competitivo. Há muita demanda por talentos da área, principalmente porque empresas das mais variadas indústrias têm vivenciado uma crescente dependência de tecnologia

Essa dependência cria a necessidade urgente de profissionais qualificados. Como atraí-los? Uma maneira é oferecer salários mais altos. 

Isso significa que, além da alta demanda por profissionais tech, muitas organizações conseguem atrair talentos oferecendo um salário melhor do que eles possuem.

Embora o holerite pese na decisão, você sabe que ele não é o único critério que um profissional considera. Existe o clima organizacional, que quanto melhor for, mais contribui para a retenção de talentos de profissionais de tecnologia.

Esse é o motivo pelo qual a primeira estratégia deve ser avaliar como está o clima aí na sua corporação. Geralmente, em empresas de tecnologia a carga de trabalho é alta e isso pode afetar até mesmo a saúde mental. 

Faça uma pesquisa com os seus colaboradores para sentir a “vibe” do ambiente de trabalho. Os resultados darão uma ótima noção das emoções, atitudes e sentimentos dos trabalhadores no dia a dia. 

A partir dos dados extraídos da pesquisa, o RH pode pensar em um plano de ação para melhorar o clima. Tenha em mente que o objetivo é tornar a sua empresa tech um lugar que os talentos desejam permanecer por muito tempo!

Para a pesquisa de clima, não deixe de ler:

👉 Como conduzir uma Pesquisa de Clima em empresas tech

 

2. Implemente uma cultura de feedback contínuo

Em empresas de tecnologia tudo acontece muito rápido. O ambiente externo é o grande motivador, pois negócios tech precisam ficar de olho nas tendências de mercado. No entanto, se o externo impacta, não tem como deixar de lado o ambiente interno.

As mudanças que as organizações precisam passar – como melhorar a versão de um produto, lançar uma nova feature e desenvolver uma nova solução – podem pesar para os colaboradores.

Por “pesar”, entenda aumentar a carga de trabalho ou ter times tão grandes que os gestores perdem o olhar para o individual. O feedback contínuo surge como uma estratégia de retenção de profissionais de tecnologia para lidar com isso.

Empresas com uma cultura madura de feedback mostram que se preocupam em ouvir os seus colaboradores. Do mesmo modo, dão a eles mais qualidade de vida no trabalho, o que  melhora o nível de desempenho e o engajamento das pessoas.  

Em outras palavras, o feedback pode ser encorajador e trazer mais felicidade para o dia a dia dos seus talentos de TI. O resultado, você já sabe: pessoas felizes e satisfeitas, pensarão duas vezes antes de deixar a empresa.

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3. Avalie e reconheça o desempenho dos colaboradores

Quem é que não gosta de ser reconhecido? A falta de reconhecimento desanima e faz com que os profissionais procurem por outras oportunidades no mercado. Não é à toa que um programa de reconhecimento é uma necessidade hoje em dia. 

Principalmente se o foco for reter profissionais de tecnologia, tenha em mente que reconhecer e motivar seus talentos é um modo eficaz de os incentivar a vestirem a camisa.

E o que acontece quando os colaboradores vestem a camisa? Eles não apenas querem ficar na empresa, como desejam contribuir para os resultados e são defensores ativos da marca, de seus produtos e seus serviços.

Há diversas estratégias para reconhecer o desempenho dos colaboradores e neste artigo apresentamos 13 para inspirar o seu RH

No entanto, quando falamos em reconhecer o trabalho dos seus colaboradores, temos que lembrar que é preciso também avaliá-los. É aí que entra a avaliação de desempenho, outra ferramenta crucial nos esforços para a retenção de profissionais de tecnologia. 

A avaliação ajuda a aumentar a performance dos times de TI, uma vez que é uma maneira de identificar aumentos de salário e crescimento na carreira. Sobre isso, confira a próxima dica:

 

4. Crie planos de carreira

Os profissionais da sua empresa sabem os caminhos que podem trilhar dentro da organização? 

O plano de carreira, quando bem estruturado, tem capacidade de reduzir o turnover nas organizações tech, já que os trabalhadores tendem a permanecer para ocupar melhores cargos e posições.

Além disso, o plano é uma ótima maneira de compensar o esforço dos colaboradores. Para saber como elaborá-lo, acesse:

👉 O que é e como elaborar um plano de carreira

 

5. Busque equilibrar a vida pessoal e profissional 

Já comentamos aqui, mas repetimos: a carga de trabalho do profissional de TI costuma ser muito alta. Muitos colaboradores levam atividades para casa ou até mesmo recebem mensagens mesmo depois de encerrar o expediente.

Isso tornou-se ainda mais evidente com o avanço da tecnologia, que tornou o trabalho mais flexível. O resultado é que muitos profissionais não conseguem estabelecer uma linha exata entre o começo e o fim do dia de trabalho.

Somado a isso, casos de pessoas que saem de férias ou têm que ir à empresa no final de semana para resolver um problema no sistema, por exemplo, são mais comuns do que se imagina.

Essas situações, quando frequentes, estressam os profissionais, os desmotivam e fazem com que eles estejam abertos para novas oportunidades.

Para evitá-las, é importante difundir a mentalidade de que é preciso se desconectar do trabalho no fim do dia. Nesse sentido, os gestores e líderes precisam entender a importância de respeitar os tempos de folga de seus colaboradores.

👉 Como promover o equilíbrio entre vida pessoal e profissional?

 

6. Ofereça benefícios atrativos

Se o salário pesa na balança na hora de trocar uma empresa por outra, os profissionais de tecnologia também estão de olho nos benefícios. 

Os benefícios reforçam a importância do capital humano e seu valor para a instituição. Somado a isso, eles ajudam no fortalecimento da marca empregadora e a manter os colaboradores engajados.

Com isso em mente, verifique o que os seus concorrentes estão oferecendo no pacote de benefícios. Entenda também o que é atrativo para o seu capital humano, pois é importante diferenciar a sua organização das demais. 

Para tanto, considere quais são as necessidades que eles possuem. Faça isso por meio de pesquisas do RH, as quais mapeiam os perfis e os principais interesses dos funcionários.

👉 Benefícios trabalhistas: quais os benefícios legais e opcionais?
👉 Benefícios flexíveis: o que são e como implantar [+ 18 exemplos]

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7. Invista em tecnologia de ponta 

Não existe nada mais desanimador em uma empresa tech do que ter que trabalhar com recursos ultrapassados e que prejudicam o desempenho.

Por isso, a alta retenção de profissionais de tecnologia pode estar relacionada a uma infraestrutura falha, ou seja, que não oferece aos colaboradores as ferramentas adequadas para exercerem suas funções.

Certifique-se de que os funcionários contam com o suporte necessário, como acesso a softwares, máquinas boas, dispositivos para trabalho remoto etc. 

 

Como medir os resultados dessas estratégias? 

Após colocar as estratégias em prática, o RH precisa entender os resultados gerados. Você pode fazer isso analisando métricas como:

 

Outra métrica a ser avaliada é a dos resultados das pesquisas de clima e satisfação

Esse é um indicador crucial, pois traz informações que podem ser utilizadas para aprimorar todos os processos internos e aumentar a satisfação geral dos seus colaboradores.

Para conduzir e analisar as pesquisas de clima, conte com a tecnologia para ganhar agilidade e eficiência. É aí que entra a plataforma da Feedz, a qual permite a criação, distribuição e análise com facilidade. 

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