Como fazer uma avaliação de desempenho online

Quer saber como fazer uma avaliação de desempenho online de forma eficaz e estratégica? Esse post é pra você!

Nos dias de hoje, onde tudo é digital e precisamos poupar tempo na hora de avaliar o desempenho dos nossos colaboradores, a dúvida que fica é: como fazer uma avaliação de desempenho online?

A avaliação de desempenho é uma ferramenta crucial para os negócios que têm as pessoas como foco. 

Com as modalidades de trabalho home office e remoto, as empresas passaram a repensar a operacionalização de algumas ferramentas, como a avaliação de desempenho.

A pesquisa de Gestão de Pessoas na Crise de Covid-19 revelou que 94% das empresas brasileiras atingiram ou superaram suas expectativas quanto ao resultado do home office

Por mais que softwares ajudem na execução da avaliação, como os profissionais vão ter insumos para dar nota aos seus colegas se não estão mais lado a lado?

Digitalizar ferramentas de gestão vai muito além da contratação de softwares. É preciso pensar em uma cultura adaptada para o online a fim de garantir os mesmos benefícios.

Quer saber como fazer uma avaliação de desempenho online levando esse cenário em consideração? Então vem com a gente!

 

O que é e quais os benefícios da avaliação de desempenho?

A avaliação de desempenho é uma das ferramentas mais tradicionais de gestão de pessoas.

Ela consiste em um questionário com perguntas estratégicas sobre um colaborador que deve ser respondido por seus pares diretos, indiretos e liderança. É importante que os profissionais também possam avaliar seus líderes.

As perguntas passam por questões sobre desempenho, adaptação à cultura do negócio, relacionamento interpessoal, postura diante de desafios e outros blocos que sejam estratégicos para o negócio. 

A ferramenta é a queridinha do RH justamente por ser adaptável. Ela possibilita a personalização de acordo com cada empresa ou de acordo com o momento do negócio

Por exemplo: empresas que estão em fase de validação de produto podem ter a cultura de testes como um pilar da avaliação e quando o produto estiver consolidado, a cultura de atendimento pode ganhar lugar na ferramenta. 

O importante é que os blocos de perguntas consigam dizer ao colaborador o quão adaptado ele está ao time, ao tipo de trabalho e ao que a empresa precisa no momento. 

Para tal, o ideal é que além das questões fechadas, exista um espaço de feedback discursivo na avaliação. 

Entre os benefícios da avaliação de desempenho estão:

  • Padronizar as avaliações;
  • Estruturar feedbacks;
  • Corrigir desvios de conduta de forma ágil;
  • Valorizar o bom trabalho;
  • Entender as fraquezas e fortalezas de cada um e gerar autoconhecimento; 
  • Incentivar a transparência;
  • Dar um norte ao colaborador;
  • Aumentar o ROI das contratações;
  • Estimular o crescimento do colaborador;
  • Aumentar o espírito de equipe.

Todos esses benefícios podem ser alcançados também em um contexto de home office. Para isso é preciso saber as regras de ouro de como fazer uma avaliação de desempenho online. 

 

Kit Avaliação de Desempenho

 

Passo a passo de como fazer uma avaliação de desempenho online

Por ser uma ferramenta colaborativa e flexível, as premissas que guiam a avaliação são:

  1. Ser adequada à estratégia da empresa;
  2. Ter o mesmo peso para as respostas dos pares diretos, indiretos e liderança.

Tendo essas duas coisas, pouco importa se o questionário é aplicado em um contexto online ou físico.

Porém, claro, existem adaptações para o digital que passam desde a forma como a ferramenta é usada até o estímulo de espírito de time à distância.

Confira o passo a passo de como fazer uma avaliação de desempenho online:

 

1) Tenha uma ferramenta digital para execução da avaliação

Para as empresas que ainda estão começando a estruturar práticas de people analytics, têm pouca verba, mas muita força de vontade é possível fazer a avaliação por meio de um formulário simples

Por ser composta por blocos de perguntas estratégicas e feedbacks descritivos, qualquer ferramenta de questionário ou até mesmo tabelas resolvem o problema.

O importante é garantir sempre o anonimato dos respondentes, a fim de garantir que todos se sintam à vontade para serem o mais sinceros possíveis.

Já as empresas que têm verba para gestão de pessoas devem optar por um software de avaliação de desempenho.

Isso porque esses programas são mais intuitivos e práticos — tanto para quem monta a avaliação, quanto para quem a responde e para quem recebe os resultados. 

Os softwares permitem a facilidade de uso da ferramenta, a centralização e armazenamento das respostas, o anonimato dos respondentes, a visualização do resultado, entre outros

Além disso, plataformas como a Feedz podem ser automatizadas para gerar as avaliações dentro da cadência estipulada pelo time de gestão de pessoas (o ideal é a cada 3 meses).

Os questionários então são enviados por email, gerando lembretes até serem respondidos. 

Um software completo já oferece junto com o resultado da avaliação a possibilidade de marcar um 1:1 com o líder para discutir os pontos elencados. Além de manter um histórico das avaliações de cada colaborador.

 

2) Estimule o espírito de equipe mesmo durante o home office

Superadas as questões técnicas de execução online da avaliação, é preciso pensar em estimular uma cultura de colaboração.

É natural que as pessoas se sintam mais isoladas no home office, afinal, não existe a hora de descontração do cafezinho ou a possibilidade de ir na mesa do colega tirar uma dúvida. 

Isso pode fazer com que as pessoas se sintam incapazes de avaliar seus pares, afinal, não estão com eles fisicamente no dia a dia.

👉 O que é feedback entre pares? + [Modelos para você usar]

Acontece que existem maneiras de manter vínculos e colaboração mesmo online. 

Para isso, as empresas precisam incentivar, por exemplo, reuniões com as equipes para definição conjunta de objetivos e planos de ação

Isso faz com que todos estejam acostumados a discutir o trabalho uns com os outros.

Outra prática importante é dar ferramentas para que as pessoas possam se comunicar sem a presença do chefe, necessariamente.

Ter espaços para que os colegas interajam e liberdade de fazerem reuniões sozinhos aumenta o espírito de equipe.

Além disso, os famosos — e polêmicos — happy hours online também ajudam na aproximação das pessoas.

A interação em momentos de descontração é importante para gerar vínculos com os colegas e se sentir pertencente a equipe. 

 

3) Cultura de feedbacks constantes

A primeira vista parece não ter muita ligação ter uma cultura de feedbacks e conseguir executar uma avaliação de desempenho online. Mas uma cultura estabelecida de feedbacks faz com que as pessoas tenham o costume de avaliar as outras, sabendo como estruturar críticas construtivas e elogios propositivos

Além disso, ao estarem acostumados a dar retorno para seus colegas, os profissionais conseguem fazer uma avaliação de desempenho mais sincera e construtiva.

A interação gerada pelo feedback faz com que as pessoas tenham insumos para responder a avaliação.

Outro exercício que o feedback estimula é o de recebimento de críticas. Assim, as pessoas saberão que um resultado negativo em uma avaliação de desempenho não significa o fim do mundo e conseguirão criar planos de ações para superar os desafios

Mas como fazer feedback online? Existem hoje muitas ferramentas, como a própria Feedz, que possibilitam e incentivam o feedback digital.

Além disso, as videochamadas estão aí para facilitar esse processo e ainda existem as ferramentas internas de comunicação das empresas.

Leia também:

👉Cultura de feedback: o que é e como implementar na sua empresa?

👉 20 exemplos de feedback escrito para engajar os colaboradores

👉 10 tipos de feedback e como usá-los

Aula de como fazer uma boa avaliação de desempenho online e grátis 

Confira o nosso webinar completo e gratuito sobre como fazer uma avaliação de desempenho online com a ferramenta da Feedz. 

 

Leia também:

👉Perguntas para usar na sua avaliação de desempenho [modelo +exemplos]

👉 Como escrever minha avaliação de desempenho [entenda a autoavaliação]

 

Tenha uma estratégia para gestão de pessoas mesmo de forma remota

A barreira digital vai se dissipando aos poucos no mundo corporativo. As tecnologias ajudam com que os processos que eram feitos no “mundo físico” sejam transpostos para o online sem problemas. 

O maior desafio é gerar um vínculo e a sensação de pertencimento nas pessoas separadas por telas. Para superar isso, o céu é o limite.

Além das ações promovidas pelo RH para gerar tal aproximação, é preciso incentivar que as iniciativas surjam espontaneamente

Grupos de leitura após o trabalho, jogos online, reunião com tema livre são só algumas das práticas que aproximam as pessoas e são a chave, veja bem, de como fazer uma avaliação de desempenho online. Quem diria, não é mesmo?

E na sua empresa, como está a adaptação das ferramentas de gestão para o ambiente de trabalho online?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar