""

Folha de pagamento online: O que é, cálculo e como fazer?

Se você quer saber como fazer uma folha de pagamento de funcionários que reduz custos e aumenta a produtividade do DP, precisa conhecer a folha de pagamento online. Saiba tudo neste artigo!


A folha de pagamento online pode ser o que o departamento pessoal precisa para ganhar produtividade nesta atividade que costuma ocupar um tempo precioso do setor: a elaboração do holerite.

Engana-se quem pensa que somente grandes empresas se beneficiam da tecnologia na hora de calcular a folha. Como mostraremos, sistemas automatizados podem melhorar significativamente os resultados de qualquer DP. Entenda tudo a seguir.

Planilha de cargos e salários para editar

 

O que é folha de pagamento online?

A folha de pagamento online é a versão digital do holerite dos colaboradores de uma empresa. Também conhecida por folha online ou holerite digital, ela lista o salário dos empregados, bem como tudo o que o compõe.

Na folha, seja impressa ou digital, devem estar relacionados também os valores que a empresa precisa pagar em contribuições ao FGTS e INSS. Ou seja, ela traduz em um documento todas as informações relacionadas à jornada do colaborador em um período.

Fazer o cálculo da folha é uma das obrigações do DP. Inclusive, existe um decreto (Decreto 3.048/1999) que especifica essa obrigatoriedade. Dê só uma olhada no que diz o Artigo 225, item I:

“Art. 225. A empresa é também obrigada a:

I – preparar folha de pagamento da remuneração paga, devida ou creditada a todos os segurados a seu serviço, devendo manter, em cada estabelecimento, uma via da respectiva folha e recibos de pagamentos.”

 

É possível fazer a folha de pagamento online?

A resposta é sim. Mas antes de nos aprofundarmos, entenda que a folha online traz as mesmas informações que a versão impressa, como:

 

4 benefícios da folha de pagamento online

Já que existe a opção de folha de pagamento online e folha impressa, por que o departamento pessoal deveria optar pela primeira? Separamos quatro vantagens para você encontrar a resposta:

1 – Evita erros

Conforme mostraremos, calcular folha de pagamento online significa contar com um sistema que faz cálculos com precisão, evitando muitas dores de cabeça ao DP.

Como a tecnologia calcula tudo automaticamente, poupa as horas extras que são muitas vezes necessárias com todo o trabalho manual envolvido.

2 – Eficiência operacional

A responsabilidade de preencher a folha de pagamento online é da tecnologia utilizada. Assim, ao ter tudo em um ambiente digital, o DP não precisa se preocupar com realizar cálculos individuais, emitir o documento, imprimi-lo e coletar assinaturas. 

Como consequência, o setor consegue focar em atividades mais estratégicas, que trazem mais valor agregado e melhoram os resultados.

 

3 – Acesso dos dados a qualquer hora e lugar

Além de economizar tempo e tornar a área mais produtiva, a folha de pagamento online permite que os dados dos proventos dos colaboradores sejam facilmente acessados

Isso é especialmente importante caso haja uma auditoria na área, bem como para sanar dúvidas de colaboradores e fornecer dados para as tomadas de decisão. 

Destacamos ainda que com um holerite online até mesmo aqueles mais antigos, ou seja, de meses anteriores, podem ser rapidamente encontrados.

 

4 – Economia

Uma das grandes vantagens em utilizar a tecnologia no departamento pessoal é a redução de gastos que ela proporciona. 

No caso da folha de pagamento online, ela elimina a necessidade de impressão. Isso significa que despesas com tinta de impressora, A4 ou papel contínuo podem ser minimizadas.

O que a lei diz sobre a folha de pagamento online?

A folha de pagamento online é totalmente legal perante a lei. A própria CLT, no artigo 464, diz o seguinte:

Parágrafo único. Terá força de recibo o comprovante de depósito em conta bancária, aberta para esse fim em nome de cada empregado, com o consentimento deste, em estabelecimento de crédito próximo ao local de trabalho. (Parágrafo incluído pela Lei nº 9.528, de 10.12.1997)

Em outras palavras, segundo a CLT o comprovante de depósito dos proventos dos funcionários é o que basta para atestar o pagamento.

Já o artigo 225 do Decreto nº 3.048/99, que mencionamos no início deste artigo, determina que é uma obrigatoriedade da empresa ter uma cópia da folha. Contudo, ele não discrimina se a cópia deve ser física ou digital.

 

Como fazer folha de pagamento online

Há duas maneiras conhecidas de ter folhas de pagamento online. Uma é por meio de um sistema de gerenciamento, outra é recorrer às planilhas. 

Sistema de gestão de folha de pagamento

Para contar com os benefícios da folha de pagamento online que listamos, existe a necessidade de ter processos automatizados. Por esse motivo, é preciso utilizar um sistema de gestão de holerites. 

De acordo com o que comentamos, ao automatizar a folha de pagamento, os cálculos dos proventos ficam por conta da plataforma. Na prática, o sistema busca as informações e realiza todo o processamento dos dados, partindo de informações como:

  • Jornada de trabalho;
  • Horários praticados;
  • Adicionais;
  • Horas extras;
  • Descontos;
  • Entre outras.

 

Deixar tudo nas mãos de um sistema significa possibilitar ao RH e ao DP conseguirem até mesmo mesmo melhorar o clima organizacional, uma vez que haverá mais transparência nas informações.

 

Planilhas

Outra maneira de fazer a folha digital é utilizando uma planilha online. Nesse caso, os cálculos podem ser feitos pela própria planilha a partir do momento que uma pessoa insere as fórmulas correspondentes.

O problema é que a inserção de dados de verbas e descontos é feita manualmente. Caso algum erro ocorra no preenchimento, o valor do salário pode sair errado. Como você bem sabe, isso pode abrir brechas para passivos trabalhistas

 

Lançamento: Curso Departamento Pessoal de Sucesso

E nosso curso tá on! A Feedz reuniu grandes profissionais da área em um curso que vai desmistificar as burocracias e simplificar os processos do Departamento Pessoal. Aperte no banner abaixo para se inscrever: é gratuito e com certificado!

Curso de departamento pessoal da Feedz

 

Quais os dados que devem constar em um holerite digital?

Seja online ou impressa, existem informações imprescindíveis que devem constar na folha de pagamento. A fim de que você garanta conformidade com a lei, tenha em mente que os seguintes dados devem ser apresentados no documento:

  • Dados da empresa, como nome, endereço e CNPJ;
  • Mês de referência;
  • Nome e função dos funcionários;
  • Número de dias trabalhados;
  • Valor dos proventos (bruto e líquido);
  • Salário base de cada funcionário;
  • Descontos de cada funcionário, como INSS, FGTS, contribuição sindical, benefícios, vales (alimentação e transporte, por exemplo), atrasos e faltas.

 

Com relação ao cálculo da folha, ele segue o mesmo padrão de uma folha impressa. Separamos os principais itens que merecem uma atenção especial:

  • Salário-base: este é o valor base para realizar os cálculos.
  • Acréscimos: aqui entram os adicionais, como periculosidade, trabalho noturno, horas extras etc.
  • Jornada de trabalho: verifique se a frequência do colaborador foi conforme o previsto, isto é, sem faltas não justificadas. Caso tenha havido ausência sem justificativas, a mesma pode ser descontada do salário bruto.
  • INSS: varia de acordo com o valor do salário.
  • Outros descontos: descontos relacionados aos direitos e benefícios como adiantamento salarial, vale alimentação, contribuição sindical, convênio médico, entre outros.
  • Salário líquido: é a remuneração que entra na conta do funcionário. Ou seja, é resultado desses cálculos.

 

Para entender melhor sobre os descontos e, assim, saber como funciona o cálculo de folha de pagamento online, leia também: Desconto em folha de pagamento: Quais são e qual o limite?

 

Como automatizar o processo da folha de pagamento online?

Para conseguir que a folha de pagamento online tenha um processo automatizado, é preciso contar com um software de departamento pessoal que faça toda a gestão dos holerites.

A partir do momento que uma tecnologia assume essa tarefa, sua empresa garante que cada colaborador receba o holerite correto, sem erros de cálculos. 

Além disso, os funcionários conseguem acessar a folha de pagamento digital a qualquer momento, o que poupa tempo de recursos humanos e do DP.

Com relação ao cálculo, ele é feito automaticamente e processado imediatamente. Isso quer dizer que ninguém precisará esperar horas para ter acesso às informações do holerite.

Vale ressaltar ainda que, ao tornar tudo automatizado, os profissionais de RH e DP passam a ter em mãos o histórico de cargos e salários e as informações sobre a jornada dos seus colaboradores.

Ter esses dados é garantia de melhores tomadas de decisão e de um controle de orçamento muito mais preciso

Quer saber mais sobre automatizar o processo da folha de pagamento online?  Veja o que a nossa ferramenta pode fazer pela sua empresa.

Tela de demonstração mostrando a ferramenta da Feedz e dando a opção de solicitar uma demonstração gratuita

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar