Indicadores de recrutamento e seleção: Como medir e melhorar?

Os indicadores de recrutamento e seleção medem o sucesso do processo seletivo. Entenda como utilizá-los e tenha equipes mais produtivas e motivadas.

Atrair e reter talentos é um dos maiores desafios da área de recursos humanos. Para tornar o processo eficaz e eficiente, empresas têm se apoiado nos indicadores de recrutamento e seleção.

Podemos dizer que eles funcionam como uma bússola, pois mostram para onde a empresa está indo. A partir de análises, gestores e líderes de RH conseguem verificar o que está dando certo e o que precisa ser mudado. O objetivo é só um: melhorar cada vez mais.

Com isso, já deu para ver que o assunto é importante para quem deseja ter uma gestão de pessoas estratégica e que traga resultados, não é mesmo? Nas próximas linhas, entenda melhor sobre os indicadores de recrutamento e seleção

[Ebook] Indicadores do RH analítico

O que são indicadores de recrutamento e seleção?

Os indicadores de recrutamento e seleção são métricas que medem a eficácia do funil de contratação, ou seja, das atividades de atração, seleção e contratação de profissionais.

Isso é possível pois eles fornecem dados que permitem a avaliação precisa de processos de R&S. Graças a essa avaliação é possível fazer os ajustes necessários para atingir as metas de contratação, bem como os objetivos estratégicos da empresa.

 

Por que os indicadores são importantes para o processo de RH?

Os indicadores são também conhecidos pela sigla KPI, que vem de Key Performance Indicators. Eles são uma maneira de observar e verificar a evolução dos processos, como é o caso dos processos de recrutamento e seleção.

Eles fazem isso porque mostram dados que, uma vez analisados, revelam o quão eficaz são as atividades de R&S. Sendo assim, basicamente o que eles fazem é medir o desempenho dos processos.

Por exemplo: como está a taxa de retenção de talentos? Qual é o índice de aderência à vaga? Encontrar respostas para perguntas como essas permitem gestores e líderes de RH a melhorarem as contratações e a reduzirem o turnover.

Além disso, os KPIs fornecem informações importantes para a redução de custos nos processos seletivos

 

Os diferentes tipos de indicadores de recrutamento e seleção

Os indicadores de recrutamento e seleção podem ser quantitativos ou qualitativos. Entenda:

 

Indicadores quantitativos

Eles medem resultados fáceis de quantificar. Por essa razão, estão ligados aos números. Normalmente, referem-se ao esforço ou aos resultados alcançados.

Dois exemplos de indicadores de recrutamento e seleção classificados como quantitativo são o tempo médio de contratação e o percentual de vagas fechadas no prazo.

 

Indicadores qualitativos

São mais subjetivos. Eles medem a qualidade de determinados processos ou, ainda, a percepção das pessoas com relação a eles. 

Um exemplo é a satisfação dos admitidos com o processo seletivo. Dentre outras coisas, ele pode revelar a opinião dos recém-contratados a respeito das etapas de recrutamento e seleção.

Desse modo, os indicadores qualitativos não são medidos por números (ao contrário dos indicadores quantitativos).

Leia também:

 

 

Como medir os indicadores de R&S

A medição dos indicadores de R&S depende muito da métrica sendo avaliada. Para explicar melhor, separamos quatro indicadores:

  • SLA em recrutamento e seleção: ele mostra o tempo de fechamento de uma vaga. Para medi-lo, basta contar o número de dias entre a publicação da vaga e a contratação. 
  • Turnover de recém-contratados: indicador que mensura a porcentagem de profissionais que deixam a empresa depois de um certo tempo. Para medir esse índice, é necessário dividir o número de recém-contratados que pediram demissão pelo total de recém-contratados. Em seguida, deve-se multiplicar o resultado por 100.
  • Custo médio da contratação: utilizado para medir os gastos nos processos seletivos. Para a medição desse KPI, o RH precisa considerar todos os investimentos realizados no processo. Feito isso, é necessário dividir o número pela quantidade de admissões realizadas no período.
  • Satisfação do processo seletivo: mede a qualidade da experiência dos candidatos. Pode ser mensurado por meio de um questionário de satisfação interna. 👇

 

baixe o nosso guia gratuito com 150 perguntas para pesquisa de satisfação interna

Confira mais indicadores de R&S e veja como medi-los. Acesse o artigo:

👉 52 Indicadores de RH: Com fórmulas de cálculos e explicação

 

Como melhorar os indicadores de recrutamento e seleção

Antes de qualquer coisa, é preciso criar metas. É a partir delas que o RH pode verificar os indicadores de recrutamento e seleção e analisar o que precisa ser melhorado.

Muitas vezes, é necessário analisar indicadores quantitativos e qualitativos. Por exemplo, se o índice de turnover de recém-contratados está acima da meta, o RH pode analisar o indicador de satisfação do processo seletivo.

Nesse caso, pode ser conduzida uma pesquisa com outros participantes do processo e coletar a opinião de vários profissionais. O resultado pode dar alguns insights preciosos ao RH.

Além disso, é muito provável que exista alguma falha no funil de contratação. Pode ser que o anúncio da vaga não esteja adequado, ou que a triagem de currículos não seja eficaz.

O que queremos dizer com isso é que, com os resultados dos indicadores em mãos, os profissionais de recrutamento e seleção possuem dados confiáveis para tomadas de decisão mais acertadas

Consequentemente, estão mais preparados para criar planos de ação que atuem nas melhorias necessárias.

 

Os benefícios de medir e melhorar os indicadores de recrutamento e seleção

Como diz a frase “o que não pode ser medido não pode ser gerenciado”. O processo de recrutamento e seleção deve trazer valor para a empresa. Para saber se isso está realmente ocorrendo, não tem outro jeito: deve-se medir os indicadores.

Então, por meio dos KPIs de recrutamento e seleção o RH consegue analisar a eficácia dos processos e melhorá-los. Vários benefícios são percebidos na empresa, como:

  • Equipes de alto desempenho;
  • Profissionais aderentes à cultura e que vestem a camisa;
  • Aumento de produtividade;
  • Redução de turnover;
  • Dentre outros.

 

Vale lembrar que contratar um profissional custa dinheiro para a empresa. Quanto mais curto for o processo e quanto mais assertivo ele for, melhor é para o caixa da organização.

Dito de outra maneira, os indicadores de recrutamento e seleção são fundamentais também para assegurar um processo eficaz e ágil.

 

Perguntas frequentes sobre KPIs de Recrutamento e Seleção

Perguntas para entrevista técnica de profissionais de TI

1. Quais são os principais erros que os recrutadores cometem durante o processo seletivo?

Os KPIs podem indicar que há falhas no processo seletivo. Muitas vezes, elas ocorrem por erros que recrutadores cometem, como:

  • Falta de preparo para entrevistar o candidato;
  • Não ser claro quanto à vaga e à cultura da empresa;
  • Não ter postura;
  • Não saber ouvir o candidato;
  • Demorar para dar feedback.

 

2. Como medir a aderência do novo contratado à cultura da empresa?

O indicador de aderência do recém-contratado à cultura mede se o perfil do profissional contratado é compatível com os valores organizacionais.

Trata-se de uma métrica muito útil, pois ela pode estar ligada com o índice de turnover dos novos profissionais. É também valiosa para identificar falhas no processo seletivo.

Para medir o fit cultural, a empresa precisa avaliar o que é importante para ela. Em seguida, deve criar um sistema de pontuação de acordo com a relevância de cada item (pode ser atribuído um peso de 1 a 5).

A fim de coletar as informações, o RH pode fazer perguntas comportamentais, situacionais e técnicas.

👉 5 coisas que gestores podem fazer para criar uma empresa feliz

 

3. Como a tecnologia pode ajudar na medição dos indicadores de recrutamento e seleção?

A tecnologia otimiza o processo seletivo e facilita o acompanhamento dos indicadores de recrutamento e seleção em tempo real. Inclusive, a tecnologia da Feedz pode ser uma grande aliada na medição dos indicadores de recrutamento e seleção, proporcionando uma visão detalhada e atualizada do processo, otimizando a eficiência e auxiliando na tomada de decisões estratégicas.

Não perca mais tempo e descubra como a Feedz pode revolucionar o processo de recrutamento e seleção na sua empresa. Preencha o formulário abaixo para entrar em contato com nossa equipe de especialistas 👇

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar