Qual a diferença entre cultura e clima organizacional

Cultura e clima organizacional de uma empresa podem ser termos bastante parecidos, mas que na prática têm sentidos bem diferentes. Conheça!

Resumo

  • Cultura e clima organizacional são fatores importantes para o engajamento e retenção de talentos, influenciando diretamente a motivação, produtividade e percepção dos colaboradores sobre o ambiente de trabalho.
  • Enquanto a cultura representa os valores e comportamentos duradouros da empresa, o clima reflete a percepção momentânea dos colaboradores, podendo ser medido e ajustado com mais agilidade.
  • Ferramentas como pesquisa de clima, eNPS, feedbacks e one-on-one ajudam o RH a diagnosticar e melhorar o ambiente organizacional, promovendo uma cultura forte e coerente com os valores da empresa.

Uma empresa que está com problemas de retenção de talentos, alto índice de absenteísmo, baixa produtividade e queda no engajamento, muito provavelmente não consegue atingir seus resultados.

E como reverter o cenário? O primeiro passo é olhar para a cultura e clima organizacional. Esses dois aspectos estão diretamente ligados à forma como as pessoas se sentem e se comportam no ambiente de trabalho e, por isso, merecem uma atenção especial.

Você sabe a diferença entre cultura e clima organizacional? Entenda esses dois conceitos e veja como eles são importantes para criar um ambiente de trabalho mais feliz e produtivo.

O que é clima organizacional?

O clima organizacional é a maneira pela qual os colaboradores da sua empresa percebem o ambiente de trabalho. É como eles se sentem diariamente e influencia questões como: motivação, relacionamentos, satisfação e desempenho.

Em outros termos, é a “vibe” da empresa e traz indícios do humor geral no dia a dia. 

Destacamos ainda que o clima é criado pelas atitudes, comportamentos e valores dos funcionários e de seus gestores. Portanto, é um reflexo de como os colaboradores pensam e agem dentro da empresa

Sendo assim, pode mudar rapidamente a partir dos acontecimentos diários.

O que é cultura organizacional?

A cultura de uma empresa são os valores, crenças e comportamentos compartilhados que moldam a sua identidade

Ela é refletida no tipo de gestão adotado (por exemplo, gestão colaborativa ou microgerenciamento), no comportamento de gestores e líderes, nas declarações de missão, nas atitudes dos funcionários e na maneira como a organização se comunica.

Note que, se o clima de uma empresa fala sobre a sua “vibe”, a cultura organizacional diz respeito à sua personalidade. Além disso, ela é a essência da empresa e é algo extremamente importante de se considerar no processo de recrutamento e seleção.

Isso porque, colaboradores que não se encaixam à cultura do local de trabalho – ou seja, que não possuem fit cultural – não conseguirão manter-se motivados e poderão até mesmo desmotivar outros e criar conflitos.

Diferença entre cultura e clima organizacional

Cultura e clima organizacional devem ser considerados para criar uma atmosfera organizacional positiva. No entanto, cada conceito atende a um propósito. 

A cultura molda o comportamento que se espera de todos os colaboradores – independentemente do cargo que ocupam. 

Ela orienta as decisões e atitudes no dia a dia e nada mais é do que o conjunto de valores, crenças, comportamentos e práticas que definem a identidade da empresa. Ela está ligada à missão, à visão e aos princípios que orientam as decisões e atitudes no dia a dia. 

Portanto, a cultura organizacional é algo mais profundo e duradouro, construído ao longo do tempo. 

O clima de uma empresa, por sua vez, é como os colaboradores percebem o ambiente de trabalho, o qual é influenciado pela cultura. Ele mostra se as pessoas estão motivadas, satisfeitas, engajadas ou não. 

Enquanto é difícil mudar a cultura de um negócio, porque isso exige uma transformação profunda e contínua, o clima organizacional pode variar com mais facilidade.Aliás, é importante que o RH tenha o clima da empresa no radar para que, assim, consiga identificar rapidamente problemas e ajustar rotas antes que eles se tornem parte da cultura.

Por que cuidar da cultura e clima organizacional?

Assim como não existe futebol sem bola, avião sem asa e fogueira sem brasa, também não existe clima sem cultura organizacional (e vice-versa).

Não precisa ter um quadro na parede com a cultura da empresa. Inclusive, pode ser que ninguém fale sobre isso na organização, mas a cultura está implícita na rotina e impacta diretamente no clima.

O escritor e consultor Simon Sinek diz que a cultura é igual aos valores versus o comportamento. Portanto, não adianta copiar a cultura da Google, se na prática a sua empresa é super burocrática e com lideranças conservadoras.

Por isso, é fundamental entender os benefícios que uma boa cultura e clima organizacional podem trazer para a sua organização. Alguns deles são:

  • valorização dos profissionais;
  • retenção de talentos;
  • fortalecimento da marca empregadora; 
  • aumento da produtividade; 
  • consolidação da liderança eficaz;
  • clareza para a tomada de decisão;
  • aumento da receita;

 

Como identificar a cultura organizacional? 

O livro “Passion and Purpose: Stories from the Best and Brightest Young Business Leaders” apresenta seis elementos que compõem a cultura empresarial. São eles: visão, valores, práticas, pessoas, narrativa e lugar. 

Você já deve ter ouvido falar muito em visão, valores e práticas. Por isso, vamos nos aprofundar um pouquinho mais nos últimos tópicos. 

Qual é a história da sua empresa? Como ela surgiu? Quais foram os momentos marcantes? Qual era o seu propósito? Ele permanece o mesmo? Essa narrativa é única e deve estar presente na cultura e clima organizacional. 

Mesmo que alguém copie a sua empresa, não conseguirá copiar a sua história. Portanto, cultura não é algo que se copia. Podemos nos inspirar em culturas inovadoras, como da Netflix, Google, Spotify e Zappos. Mas a sua empresa tem outro DNA.

Infelizmente, o abismo entre discurso e a prática ainda é comum. Organizações que se “escondem” atrás de títulos, mas que no dia a dia o clima é pesado, os colaboradores estão infelizes e não são ouvidos.

Se a sua organização está passando por isso, o melhor a fazer é medir o clima e identificar qual a influência da cultura sobre ele. Com esse exercício ficará mais fácil perceber a diferença entre clima e cultura organizacional.

Depois, é só fazer os ajustes necessários para colocar os discursos em prática. Parece fácil, não é mesmo? E, de fato é, você vai perceber a seguir.

Como medir o clima organizacional?  

A nossa sugestão é começar medindo a temperatura e tomar decisões a partir dos resultados. Para isso, você pode usar a pesquisa de clima, one-on-one e feedbacks

Imagine que você tem um filho pequeno e num determinado dia ele acorda um pouco febril. Você mede a temperatura várias vezes durante o dia (para garantir que a febre está controlada) ou apenas uma vez? Sem dúvida, a primeira opção.

Porém, quando se trata de clima organizacional, algumas empresas ainda fazem pesquisa de clima somente uma vez ao ano, isso quando fazem… É o mesmo que medir a temperatura de uma criança com febre somente uma vez ao dia.

Quer saber como está a temperatura da sua empresa? Listamos algumas ações que você pode colocar em prática para medir o clima organizacional.

Entenda como funciona cada uma dessas ferramentas e comece a colocá-las em prática aí na sua organização.

 

1. Faça uma pesquisa de clima organizacional

A pesquisa de clima organizacional é a ferramenta que mede a temperatura da empresa. Ela deve ser feita periodicamente, no mínimo uma vez a cada 6 meses.

Durante muito tempo as pesquisas foram uma pedra no sapato do RH. Afinal, era muito trabalhoso aplicar questionários, tabular dados e analisá-los. Inclusive, pode ser por isso que as pesquisas de clima eram feitas só uma vez ao ano. 

Mas, com a ajuda da tecnologia, isso ficou muito fácil. Atualmente, é possível mensurar a satisfação dos colaboradores em tempo real.

Isso significa que se aplicar um questionário online agora, em minutos você já pode começar a visualizar os resultados sobre como está o clima aí na sua empresa.

Você não precisa abandonar de vez a tradicional pesquisa de clima, feita anualmente. Mas, pode aderir a outros formatos, como a pesquisa por pulsos, que é resumida.

Durante a pandemia, essas pesquisas se tornaram fortes aliadas das empresas. A Tecnofit, por exemplo, faz pesquisas sobre comunicação, satisfação com a gestão, sobre a infraestrutura do trabalho remoto e a saúde mental dos colaboradores. 

“Os resultados das pesquisas orientam nossas ações voltadas para pessoas, cultura e engajamento”, afirma Fernanda Chaerki, head de RH na Tecnofit. 

As perguntas podem ser feitas sobre várias dimensões, as principais são: 

  • bem-estar;
  • conexão com os colegas;
  • conexão com a liderança;
  • crescimento pessoal;
  • cultura;
  • empoderamento;
  • reconhecimento e feedback;
  • satisfação.

Um estudo da consultoria de gestão Aon Hewitt afirma que empresas com alto nível de engajamento entre os colaboradores são 78% mais produtivas e 48% mais rentáveis.

 

2. Incentive one-on-one entre líderes e liderados

Também chamado de 1:1 ou one-to-one são as conversas entre líder e liderado. São reuniões com periodicidade e tempo pré-definidos.

Por meio desses bate-papos é possível estreitar o relacionamento, aumentar a confiança e resolver eventuais ruídos de comunicação.

É algo muito simples, mas com resultados bem positivos. Os colaboradores ficam mais engajados e motivados quando são ouvidos.

 

3. Crie uma cultura de feedbacks entre todos os funcionários

Esse é um dos termos mais famosos no ambiente corporativo. Traduzindo para o bom e velho português significa dar um retorno sobre algo ou alguma situação.

Os feedbacks estão conquistando cada vez mais espaço. Inclusive, muitas empresas já defendem que ele deve ser contínuo.

O seu objetivo principal é fazer com que os profissionais desenvolvam cada vez mais suas habilidades e sejam reconhecidos pelo seu bom trabalho. Isso gera motivação e engajamento.

 

4. Calcule o eNPS

O termo eNPS significa Employer Net Promoter Score e é um método criado para medir o engajamento e satisfação dos colaboradores com a empresa. 

O objetivo principal é descobrir se seus funcionários indicariam sua empresa e quais os motivos. A pergunta pode ser: “Numa escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar a nossa empresa como um bom lugar para trabalhar?”. 

Informe que 0 representa o pouco provável e 10 o muito provável. A partir dos resultados é possível descobrir quantos detratores a sua empresa tem, quantos são neutros e quantos são promotores. 

Resultados

Abaixo de 6 – Detratores (pessoas que não estão engajadas).

7 e 8 – Neutros (podem trocar de empresa a qualquer momento).

Acima de 9 – Promotores (são engajados e ajudam a promover a empresa).

 

5. Faça pesquisas de pulso

O objetivo da pesquisa de pulsos (também chamada de pulse) é medir indicadores de forma mais ágil. Este formato é usado quando existe um problema que precisa ser resolvido.

Ou seja, tem uma reclamação recorrente nos feedbacks ou one-on-one? Use a pesquisa de pulsos para entender o motivo da insatisfação.

É importante ficar claro que a pesquisa de pulsos deve ser curta. Portanto, faça no máximo dez perguntas. O ideal é que o colaborador não demore mais do que 4 minutos para respondê-la.

 

10 Perguntas para fazer pesquisa de clima organizacional

Agora você compreendeu a diferença entre clima e cultura organizacional e percebeu que é imprescindível descobrir como os colaboradores se sentem trabalhando na empresa. 

A dúvida que surge neste momento é como traçar esse diagnóstico? Qual o ponto de partida? O que perguntar aos funcionários para conhecer suas percepções? 

Listamos abaixo alguns questionamentos que podem lhe ajudar neste desafio:

  • Você tem os materiais e equipamentos que necessita para realizar o seu trabalho?
  • Você sabe gerenciar o tempo e priorizar os desafios e ações corretamente? 
  • O que você mais gosta no seu trabalho?
  • Nos últimos sete dias você recebeu algum reconhecimento ou elogio por realizar um bom trabalho? 
  • Você vê oportunidade de crescimento dentro da empresa?
  • Quem são as pessoas da empresa que você mais admira? 
  • Seus colegas de trabalho estão comprometidos em realizar um trabalho de qualidade? 
  • Como o seu gestor pode ser melhor?
  • Na sua opinião, qual o tempo ideal para as reuniões?
  • Na sua visão, o que há de errado na empresa?

Aqui no blog tem um Checklist com 150 perguntas para se fazer em pesquisas internas na empresa. Você pode fazer o download gratuito e utilizar as que tiverem mais afinidade com a sua organização.

A empresa que se preocupa com esses aspectos e está verdadeiramente disposta a ouvir o que o colaborador tem a dizer consegue alcançar bons resultados.

Sabe por quê? Porque constrói uma cultura forte, fortalece o propósito e desenvolve o senso de pertencimento. A consequência disso é um bom índice de engajamento. 

Para finalizar, tem uma frase famosa de Peter Drucker (o guru da administração) dizendo que a cultura devora a estratégia diariamente no café da manhã. 

Ou seja, a sua empresa pode criar a melhor estratégia para ter mais engajamento, motivação e assiduidade. Se a cultura não for boa, a estratégia irá falhar. 

A cultura é sempre maior do que qualquer estratégia. Portanto, o sucesso está em consolidar a cultura organizacional e sempre cuidar do clima.

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