Teste palográfico: O que é e benefícios para o processo seletivo

O teste palográfico pode ser usado pelo RH na fase de recrutamento para avaliar candidatos. Entenda como ele funciona.

Em um processo de recrutamento e seleção, os testes de personalidade são importantes para avaliar se há o fit do candidato com a empresa. Dentre os vários que podem ser usados pelo RH está o teste palográfico.

Seu objetivo, como você verá neste artigo, é identificar questões psicológicas de um candidato, como agressividade, introversão e até problemas emocionais. 

Quer saber mais sobre o que é palográfico e como o teste é utilizado na avaliação da personalidade? Então, continue aqui com a gente e veja como essa ferramenta poderá contribuir para tornar o processo de R&S da sua empresa ainda mais eficaz.

O que é o teste palográfico?

O teste palográfico é uma avaliação da personalidade utilizada para avaliar o perfil de uma pessoa. Popularmente chamado de teste do palitinho, esse instrumento ficou especialmente conhecido pelas provas de psicotécnico do Detran.

Mas a popularidade do exame não se restringe apenas ao teste para a carteira de motorista. Pelo contrário, uma vez que muitas empresas o adotam para identificar características específicas dos candidatos

Como comentamos no início, equilíbrio emocional, insegurança, ritmo de trabalho e autocontrole são alguns dos traços de personalidade avaliados no exame palográfico (adiante damos mais detalhes).

Leia também:

👉 Como evitar esses erros no processo de recrutamento e seleção
👉 Como elaborar um processo de recrutamento e seleção do zero
👉 Importância do teste de perfil comportamental para o RH

 

 

Como funciona o teste palográfico no processo de recrutamento e seleção?

O teste do palográfico nada mais é do que um teste gráfico. No processo de recrutamento e seleção, o recrutador pede para o candidato fazer traços verticais paralelos em um papel em branco (por isso o exame tem também o nome de teste do palitinho). 

Com base no formato dos traços, um psicólogo, após estudar o teste, consegue avaliar a relação do candidato com o meio externo e identificar traços de personalidade. 

Para compreender melhor, o exame é feito em etapas. A primeira é como se fosse um treino, uma vez que o avaliado ainda está se adequando às instruções. 

Apesar disso, a avaliação começa logo nessa primeira fase, pois é durante essa etapa que são identificadas questões de adaptação.

À medida que o palográfico segue e a pessoa examinada torna-se mais confortável, há menos controle e mais espontaneidade no teste. É nessa hora que são avaliados itens de mais expressividade. 

Sendo assim, perceba que o candidato é avaliado durante todo o exame. Isso porque o ato de desenhar revela tendências de comportamentos que vão desde os níveis adaptativo e expressivo até um nível mais projetivo.

Entenda ainda que o teste palográfico na avaliação da personalidade é simples e rápido. Mas não se engane. Apesar de sua simplicidade, ele é considerado um exame importante e revelador. 

👉 Teste de recrutamento e seleção: como escolher o teste certo?
👉 Qual a melhor plataforma de recrutamento e seleção?

 

O que o teste palográfico avalia? 

Em linhas gerais, o teste busca avaliar se o candidato tem um perfil correspondente à vaga e se ele se encaixa à cultura da empresa

Por ser um teste psicológico, o palográfico somente pode ser avaliado por psicólogos. E o que exatamente o profissional de psicologia avalia? Alguns dos itens estudados são:

  • Nível de produtividade;
  • Organização;
  • Níveis de agressividade;
  • Capacidade para cumprir metas;
  • Impulsividade;
  • Adaptação à cultura, regras e normas;
  • Capacidade de concentração;
  • Inteligência emocional
  • Ritmo de trabalho;
  • Iniciativa;
  • Transtornos psicológicos;
  • Relacionamento interpessoal;
  • Dinamismo;
  • Entre outros.

Como montar um processo seletivo de cair o queixo

 

Como é interpretado o teste palográfico?

Cada traço desenhado pelo candidato é avaliado e interpretado. Nesse sentido, a direção e o tamanho das linhas, a distância entre elas, a inclinação, as margens e o simbolismo do espaço são alguns dos pontos examinados. 

Importante destacar que, na hora de interpretar, o psicólogo não busca por um teste perfeito, pois, na verdade, isso não existe. 

O que o profissional faz é avaliar a personalidade do candidato por meio dos traços. Com base nisso, o RH pode decidir se as qualidades identificadas têm ou não a ver com o perfil desejado para a vaga e para a cultura da empresa.

A avaliação é baseada em uma tabela de resultados do teste palográfico, que varia de acordo com o sexo e a idade de pessoa. Para ajudar você a ter uma ideia melhor de como o exame é interpretado, dê só uma olhada em alguns itens que compartilhamos:

  • Na distância entre as linhas o psicólogo verifica o relacionamento interpessoal. Também são avaliadas características como autodomínio (quando a distância é estreita) e extroversão (linhas mais distantes entre si);
  • A direção das linhas revela o humor da pessoa.
  • A pressão dos traços mostra confiança em si, no caso de um traço forte, e falta de confiança e excesso de insegurança se o traço for mais fraco.
  • A rapidez com que os traços são feitos indicam atividade mental. Se o ato de desenhar for mais lento, mostra que a pessoa é serena e prudente.
  • A inclinação dos traços é um indicativo de sociabilidade. Quando eles apontam para a direita, apresentam introversão e para a esquerda, extroversão. 
  • Observando o ritmo dos traços, o psicólogo avalia se há ou não estabilidade emocional. Por exemplo, traços feitos sem seguir um ritmo podem indicar impulsos mais violentos.

 

Benefícios e desvantagens do teste palográfico no processo seletivo

Você entendeu o que é palográfico e como o teste é feito e avaliado. Para saber mais sobre o exame, vamos analisar seus pontos positivos e negativos no processo seletivo. Acompanhe:

 

Vantagens do teste palográfico

  • Mostra traços de personalidade que são importantes para o RH avaliar se as características do candidato correspondem ao perfil desejado;
  • Indica o quão capaz a pessoa é de se adaptar ao dia a dia;
  • Apresenta os pontos fortes de personalidade e o que pode ser trabalhado;
  • Mostra as tendências de comportamento dos avaliados, o que ajuda a evitar problemas de clima organizacional;
  • Ajuda o RH a avaliar as soft skills.

 

Desvantagens do teste palográfico

  • Não considera questões externas que podem interferir durante a aplicação do exame, como estresse do candidato e problemas pessoais;
  • O avaliado pode não se sentir confortável e não agir com espontaneidade. 
  • O candidato pode tentar dissimular ou manipular o resultado;
  • A avaliação é pontual, portanto, o teste do palográfico não consegue capturar com precisão as mudanças de personalidade ao longo do tempo.

 

Como aplicar esse teste de personalidade? 

O teste palográfico deve ser aplicado por um psicólogo habilitado para esse tipo de exame. Isso porque, como você viu, a interpretação depende de uma análise mais criteriosa.

Adicionalmente, sua aplicação na fase de recrutamento serve como uma ajuda adicional ao RH na hora de avaliar um candidato. 

Desse modo, tenha em mente que, assim como em qualquer teste de personalidade, o palográfico não deve ser a única ferramenta de avaliação de características pessoais

Além do mais, ele não deve ser usado para aprovar ou reprovar um candidato. Dependendo do caso, o RH pode até optar pela reprovação da pessoa, normalmente quando não há fit cultural. 

Todavia, determinar se a pessoa deve ou não seguir no processo não é exatamente a função do teste. 

Muito mais do que isso, o seu objetivo é o de fornecer ao RH informações de compatibilidade com a vaga e não o de colocar um rótulo na pessoa sendo avaliada.

Como existem outros fatores que podem influenciar o resultado, conforme comentamos mais acima, o indicado é combinar outros métodos de avaliação, como a própria entrevista ou as dinâmicas. 

Sobre gestão comportamental propriamente dita, uma metodologia bem conhecida é o DISC, que avalia quatro pontos: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade. 

Para se aprofundar sobre o assunto, clique no link abaixo e confira o artigo completo que elaboramos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar