6 maneiras práticas de criar segurança psicológica no local de trabalho

Entenda a importância de garantir a segurança psicológica dos colaboradores e qual é o papel do RH e gestores de pessoas neste contexto.

Você já se perguntou como os times de alto desempenho nascem? Embora a resposta para essa pergunta dependa de muitos fatores, hoje queremos chamar a sua atenção para um elemento chave nessa equação: a segurança psicológica.

Ainda que muitas empresas já entendam a importância de criar ambientes de trabalho emocionalmente seguros, boa parte delas não tem a real dimensão do impacto que isso é capaz de gerar no desempenho das equipes.

Se esse é o seu caso, então o conteúdo de hoje é para você. Além de explicar os aspectos psicológicos de segurança no trabalho, vamos te mostrar como colocar esse conceito em prática dentro das organizações. Vem com a gente!

O que é segurança psicológica?

A segurança psicológica, também conhecida como segurança emocional, é um termo que foi cunhado, em 1999, por Amy Edmondson, professora de liderança e gestão na Harvard Business School.

Na época, ela definiu essas duas palavrinhas como a crença de que os membros de um time não serão punidos ou humilhados por exporem ideias, dúvidas, preocupações ou erros no ambiente de trabalho.

Em outras palavras, a segurança psicológica está totalmente atrelada a um sentimento de confiança que, ao ser construído, faz com que os colaboradores não tenham medo de compartilharem suas opiniões junto à equipe ou de assumirem riscos.

Afinal, eles sabem que mesmo se errarem ao longo do percurso (o que é algo natural, diga-se de passagem), não serão julgados ou sofrerão retaliações por isso.

Por que a segurança psicológica é importante?

Um dos grandes trunfos por trás da segurança psicológica é que ela ajuda a fomentar a inovação: quando os colaboradores entendem que suas contribuições são levadas em consideração e que há espaço para errar, eles são naturalmente incentivados a pensarem “fora da caixa” e a darem o seu melhor.

Não por acaso, um estudo conduzido pelo Google chegou à conclusão de que a segurança psicológica é o fator que mais contribui com o alto desempenho das equipes.

Conhecida como “Projeto Aristóteles”, a pesquisa acompanhou a performance de 180 times da organização ao longo de 10 anos e levou quatro critérios em conta para mensurar a eficácia deles:

  • Avaliação executiva da equipe;
  • Avaliação do líder da equipe;
  • Avaliação dos membros da equipe;
  • Desempenho de vendas em relação à cota trimestral.

 

👉 O que é o bem-estar dos funcionários? [+5 iniciativas para realizar]
👉 7 dicas [mão na massa] para aumentar o engajamento dos colaboradores  

Embora o resultado do Projeto Aristóteles não deixe dúvidas sobre o poder da segurança psicológica no ambiente de trabalho, há muitos outros fatores que reforçam a importância de incentivá-la.

Em linhas gerais, ela também contribui com a construção de uma cultura do feedback forte, além de aumentar o engajamento e o bem-estar no trabalho e de ser um elemento-chave para apoiar os esforços de diversidade e inclusão.

Afinal, o que a segurança psicológica faz, em primeiro lugar, é garantir que todos os colaboradores se sintam à vontade para contribuírem com ideias e pontos de vista diferentes.   

 

Como medir a segurança psicológica?

Antes de colocar em prática ações que incentivem a segurança psicológica, é importante saber qual é a situação atual da sua empresa. E a melhor forma de fazer isso é realizando uma pesquisa de satisfação do colaborador.

Como o próprio nome sugere, o grande objetivo desta ferramenta é mapear o grau de engajamento das equipes e detectar problemas que podem estar impactando na produtividade e motivação delas.

Ao ouvir o que os colaboradores têm a dizer, fica muito mais fácil para o RH e para os gestores entenderem quais mudanças precisam ser realizadas para aumentar a satisfação dos funcionários no trabalho – e, neste caso em específico, melhorar a segurança psicológica.

Para que isso seja possível, é fundamental incluir perguntas que cubram esse aspecto na pesquisa. Veja cinco exemplos:

  1.     Você se sente confortável para compartilhar suas opiniões junto ao líder e colegas de equipe?
  2.     Você sente que seus superiores valorizam as suas sugestões?
  3.     Seu trabalho desperta boas sensações em você?
  4.     Você sente que pode cometer erros, sem que seja punido por isso?
  5.     Você se sente confortável para assumir riscos dentro da equipe?

 

como fazer uma pesquisa de satisfação interna

 

Como criar segurança psicológica no ambiente de trabalho?

Agora que você já sabe a importância da segurança psicológica, chegou a hora de conhecer algumas ações que podem ser adotadas para colocar esse conceito em prática.

Mas, antes, vale um lembrete: esse é um trabalho que deve ser realizado por muitas mãos. Ele envolve, principalmente, a união de forças entre o RH e as lideranças da empresa.

Dito isso, vamos em frente:

 

1.      Inclua a equipe na tomada de decisões

Quando o líder consulta a equipe antes de tomar uma decisão importante, ele reforça que todas as opiniões e ideias são valorizadas, o que contribui para construir a segurança psicológica. E isso, como mostramos no início do artigo, é uma parte indissociável da segurança emocional.

E ah! Quando a decisão for tomada, também é importante explicar o raciocínio lógico por trás dela. Assim, todos terão clareza sobre o impacto das suas contribuições.

 

2.      Adote boas práticas de feedback

O feedback é a melhor forma de alinhar expectativas entre líderes e liderados e, também, de fortalecer essa relação. É por isso, aliás, que agora ele acontece com muito mais frequência dentro das organizações.  

Se antes os feedbacks eram anuais, hoje a orientação é de que eles sejam realizados com um intervalo de três meses e intercalados com reuniões de acompanhamento semanais ou quinzenais, conhecidas como One on One.

Mas, para o sucesso dessa prática, é importante que as lideranças estejam devidamente orientadas. Afinal, o grande objetivo do feedback é contribuir com o desenvolvimento e a motivação das equipes.

Guia prático para estruturar um programa de feedback

 

3.      Desenvolva uma liderança humanizada

Um líder humanizado é aquele que reconhece a importância das pessoas dentro da organização e que, além disso, é capaz de enxergá-las para além da força produtiva que representam.

A empatia e a solidariedade são duas das habilidades que norteiam esse gestor. E elas, por sua vez, ajudam a diminuir a lacuna hierárquica e a construir ambientes psicologicamente seguros para todos.

 

4.      Aceite cometer erros

Por mais incrível que uma equipe seja, ele continua sendo composta por seres humanos. Sendo assim, é bem provável que erros sejam cometidos em algum momento.

Quando isso acontecer, é importante que os esforços sejam direcionados para buscar soluções e não para encontrar culpados. Essa demonstração de tolerância ao erro é o que fará com que as equipes continuem dispostas a correrem riscos – algo importantíssimo do ponto de vista da inovação!    

👉 Quais são e como evitar os erros na avaliação de desempenho

 

5.      Reconheça os esforços

Será que os colaboradores da sua empresa sabem a real importância que eles têm para o sucesso do negócio? Se a sua resposta for não, é preciso empregar ações que revertam essa percepção.

Uma das melhores formas de fazer isso é reconhecer os esforços do time, demonstrando apreço pelo o que eles vêm fazendo. Além de aumentar o sentimento de confiança, essa prática também é determinante para a manutenção da motivação.

 

6.      Apoie a diversidade e a inclusão

Quando a segurança psicológica é colocada em prática, todos se sentem mais à vontade para exercerem suas posições e trabalharem em equipe. E a promoção da diversidade e da inclusão tem tudo a ver com esse aspecto.

O objetivo das estratégias de D&I é justamente fazer com que todos se sintam aceitos e à vontade para compartilharem suas opiniões e pensamentos, removendo assim as barreiras da descriminação e da intolerância. 

Pronto, agora você já sabe por onde começar a construir um local de trabalho que prioriza a segurança psicológica dos colaboradores. Se esse conteúdo te ajudou, assine nossa newsletter e fique por dentro dos próximos artigos da Feedz!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar