Ir para o conteúdo

Garanta sua vaga no Mundo Pessoas, uma área exclusiva para RH no maior evento de tecnologia e negócios do Brasil: o Universo TOTVS, dias 17 e 18 de junho, em SP

Menu
  • Página InicialPágina Inicial
  • SoluçõesSoluções
    • Avaliação de desempenhoAvaliação de desempenho
    • Pesquisa de climaPesquisa de clima
    • Avaliação de experiênciaAvaliação de experiência
    • Recrutamento e seleçãoRecrutamento e seleção
    • Objetivos e metas (OKR)Objetivos e metas (OKR)
    • Departamento pessoalDepartamento pessoal
  • CategoriasCategorias
    • Recursos HumanosRecursos Humanos
      • Gestão de Negócios
      • One on One
      • Clima Organizacional
      • Conteúdo com áudio
      • Onboarding
      • OKR
      • Mercado de Trabalho
    • LiderançaLiderança
      • People Analytics
      • Recrutamento e Seleção
      • Comunicação Interna
      • RH
      • Turnover
      • Calendário RH
      • Avaliação de Desempenho
      • Gestão de Pessoas
    • Mercado de TrabalhoMercado de Trabalho
      • Desenvolvimento Profissional
      • Saúde Mental
      • Engajamento e Produtividade
      • Feedback
    • FeedzFeedz
      • Feedz
      • Cases
    • Departamento PessoalDepartamento Pessoal
Entrar
Quero demonstração
Quero demonstração

Home » Outubro Rosa: o que é, como surgiu e 14 ações para fazer na sua empresa

Calendário RHConteúdo com áudio

Outubro Rosa: o que é, como surgiu e 14 ações para fazer na sua empresa

Quais ações do Outubro Rosa podem ser desenvolvidas no ambiente de trabalho? Saiba neste artigo as principais ideias para conscientizar as pessoas colaboradoras sobre o Câncer de Mama. Leia a seguir!
  • Por: Larissa Gracietti
  • Em: 26/09/2024
  • Aproximadamente 10 min. de leitura

Resumo

  • As empresas têm a responsabilidade social de promover a conscientização sobre o câncer de mama, educando colaboradores e suas famílias, e contribuindo para a prevenção e diagnóstico precoce dessa doença.
  • As empresas podem adotar medidas como incentivar consultas médicas, promover eventos com especialistas, organizar atividades como corridas e workshops de autoexame, além de criar campanhas internas para educar e engajar colaboradores sobre o tema.
  • Entre as ações sugeridas estão a criação de desafios solidários, depoimentos de pacientes, cortes de cabelo para doação, além de iluminar a fachada da empresa de rosa e organizar murais interativos para estimular o apoio e a solidariedade no ambiente corporativo.

As campanhas de Outubro Rosa têm sido essenciais para sensibilizar a população sobre os riscos do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. 

Neste mês, muitas instituições e órgãos de saúde realizam ações de conscientização sobre essa doença que, infelizmente, atinge milhares de mulheres no mundo. 

As empresas também precisam participar dessa conscientização mundial, principalmente se quiserem promover saúde, bem-estar e qualidade de vida para as pessoas colaboradoras.

A seguir, vamos abordar a importância e apresentar ideias do que fazer na sua empresa para o Outubro Rosa. Continue a leitura e aproveite! 

Voe pelo conteúdo!
O que é Outubro Rosa?
Como surgiu a campanha Outubro Rosa?
A importância do Outubro Rosa
Por que as empresas devem aderir à campanha?
O que fazer na empresa no Outubro Rosa?
14 ações para fazer na empresa
[Download PDF ] Planner RH e DP 2025

Baixar o guia definitivo para criar um ambiente de trabalho feliz

O que é Outubro Rosa?

O Outubro Rosa é uma campanha mundial de conscientização sobre o Câncer de Mama.

A iniciativa busca reforçar a importância do diagnóstico precoce da doença, incentivando as mulheres a realizarem exames regulares e a manterem um estilo de vida saudável para prevenir.

O câncer de mama é um dos tipos de câncer que mais afeta e mata mulheres, seguido pelo câncer colorretal e colo de útero. 

 

Como surgiu a campanha Outubro Rosa? 

A campanha foi criada nos Estados Unidos, na década de 80, pela Nancy Brinker, irmã de Susan G. Komen, uma vítima do câncer de mama.

Desde a morte da sua irmã, Nancy prometeu seguir na batalha contra esse tipo de câncer e fundou a ONG Susan G. Komen for the Cure, local onde foi criado a Corrida pela Cura e a campanha do Outubro Rosa. 

Desde então, o mês de outubro é marcado por campanhas de conscientização sobre o Câncer de Mama que atinge principalmente as mulheres, mas também pode afetar os homens.

O laço cor-de-rosa, símbolo da prevenção ao câncer de mama, também foi lançado pela Fundação Susan G. Komen para representar a luta do Outubro Rosa.

 

No Brasil

A primeira iniciativa do Outubro Rosa no Brasil ocorreu em 2002, com a iluminação em rosa no Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo. Mas foi somente a partir de 2008 que o movimento ganhou força no país. 

Desde então, a campanha ganhou força, e diversas cidades brasileiras promovem ações de conscientização, além de iluminar monumentos e pontos turísticos, como, por exemplo, o Cristo Redentor no Rio de Janeiro, com a cor rosa. 

A importância do Outubro Rosa

É importante lembrar que todos os órgãos, instituições, entidades e empresas precisam participar dessa campanha para a prevenção de mortes causadas pelo Câncer de Mama. 

Então, vamos lembrar a importância de participar dessa conscientização: 

  • Reforça a relevância da prevenção e diagnóstico precoce do Câncer de Mama. 
  • Incentiva as medidas práticas recomendadas pelos médicos, como check-up com o ginecologista e o exame de mamografia.
  • Encoraja mulheres que sentem medo de realizar consultas e exames. 
  • Empodera aquelas que estão na luta contra o câncer. 
  • Mostra a luta de mulheres que já venceram a doença. 
  • Informa aquelas que tiveram o diagnóstico da doença, mas não sabem sobre as possibilidades de tratamentos. 
  • Informa, conscientiza e quebra tabus em toda a população. 
  • Revisita a importância do apoio psicológico nessa jornada.

 

Por que as empresas devem aderir à campanha? 

Em um cenário em que se estima que ocorrerão mais de 73 mil novos casos de câncer de mama no Brasil em 2023, as empresas têm a responsabilidade social de participar ativamente na conscientização e na promoção de ações preventivas. 

Dessa maneira, as companhias contribuem para a educação e o empoderamento das pessoas colaboradoras e suas famílias sobre o tema.

Além disso, ao envolver os profissionais em ações de engajamento sobre a campanha, os membros da equipe podem desenvolver um sentimento de empatia e solidariedade. 

👉 Você também pode se interessar por: 

  • Síndrome de burnout: o que é e como evitar no trabalho
  • 8 ações para a campanha Novembro Azul nas empresas!
  • 11 ideias (não clichês) para comemorar o Dia da Mulher no trabalho
  • Entenda tudo sobre o exame admissional e a sua importância

 

O que fazer na empresa no Outubro Rosa?

Os profissionais de RH são responsáveis por realizar algumas ações e gestos nas empresas para conscientizar os colaboradores sobre a doença. Afinal, esse setor é responsável pela valorização da saúde e o bem-estar da mulher no ambiente de trabalho.

Porém, o público masculino não pode ficar de fora porque os homens podem ter Câncer de Mama e também precisam estar bem informados para ajudar suas companheiras, amigas ou familiares.

Portanto, o departamento de RH precisa realizar ações que ajudem na conscientização de todos os funcionários, além de oferecer apoio para quem estiver precisando de ajuda na fase de exames, no diagnóstico e no tratamento contra o câncer.

baixe o nosso guia gratuito com 150 perguntas para pesquisa de satisfação interna

 

14 ações para fazer na empresa 

Veja o que pode ser feito na sua empresa para falar sobre o Câncer de Mama, conscientizar os colaboradores sobre a doença e dar suporte para quem estiver precisando por esse momento delicado. Temos algumas sugestões que vão te ajudar, logo abaixo:

 

1. Incentivo às consultas

A empresa pode liberar as colaboradoras que desejarem realizar as consultas de check-up ginecológico para realizarem os exames adequados na prevenção contra o Câncer de Mama. 

Se possível, a empresa pode buscar uma parceria de um consultório para indicar a quem deseja fazer os exames, de forma gratuita ou com descontos.

 

2. Dia em que todos vestem rosa

O setor de RH pode definir uma data no mês de outubro para que todos da empresa venham vestidos com roupas na cor-de-rosa, homens e mulheres.

Se preferir, a empresa pode mandar fazer camisetas com essa cor e oferecer para todos da instituição. O laço rosa da campanha e o logo da empresa podem ser estampados no tecido.

 

3. Caixinha das dúvidas

Muitas pessoas se sentem envergonhadas ou constrangidas em perguntar sobre o Câncer de Mama, por conta de tabus e preconceitos da sociedade. 

Portanto, a sua instituição pode criar uma caixinha de dúvidas para que todos os funcionários realizem perguntas de forma anônima e convidar um especialista para responder às questões.

 

4. Materiais de conscientização

Os materiais de conscientização sobre o Outubro Rosa podem ser espalhados pelas dependências físicas da empresa, como nos banheiros, corredores e painéis de avisos.

Porém, se os funcionários estão de home office, então o ideal é apostar em campanhas de conscientização online, por meio de e-mails, grupos de conversas, redes sociais, entre outros meios.

 

5. Promova eventos com especialistas

Nada melhor do que especialistas sobre o Câncer de Mama para explicar melhor os tipos de prevenção, exames e tratamentos contra a doença.

Sendo assim, promova eventos, palestras e rodas de conversas com especialistas no assunto para conscientizar todos da sua empresa neste Outubro Rosa.

 

6. Proporcione uma corrida 

Corridas a favor da saúde são ótimas formas de estimular a atividade física e conscientizar as pessoas sobre o Outubro Rosa. 

Convoque todos os colaboradores da empresa para realizarem uma corrida contra o Câncer de Mama. No dia, todos podem usar roupas cor-de-rosa e podem finalizar a corrida em um espaço para a descontração e a troca de ideias sobre o tema.

 

7. Trabalho voluntário

O trabalho voluntário é um ato de amor e cuidado com todos que precisam de ajuda e atenção. 

Por isso, no mês do Outubro Rosa, a empresa pode convidar os colaboradores para realizarem trabalhos voluntários com organizações que combatem e previnem o Câncer de Mama.

 

8. Depoimentos de pacientes

Ouvir relatos de pessoas que estão passando pelo tratamento da doença pode conscientizar as suas funcionárias sobre a importância das consultas e exames frequentes.

Além desses relatos, também podem ser convidadas mulheres que venceram o Câncer de Mama. Interessante conferir se existem pessoas na empresa que passaram ou estão passando por esses momentos para compartilharem seus relatos, se quiserem.

 

9. Corte de cabelo para doação

Sabemos que muitas pessoas que estão lutando contra essa doença perdem o cabelo durante os tratamentos.

Portanto, a empresa pode indicar ONGs que recebem doação de cabelo para as colaboradoras realizarem cortes e fazerem a doação.

 

10. Iluminar a fachada da empresa

Para chamar atenção à causa do Outubro Rosa, você pode iluminar a fachada da sua empresa com a cor rosa.

No primeiro dia da nova iluminação, convide os funcionários a vestirem rosa e a soltarem balões rosas para celebrar a campanha.

 

11. Desafio solidário 

O RH pode organizar equipes e propor desafios como, por exemplo, arrecadar fundos ou itens para instituições de apoio a pacientes com câncer. A equipe que mais contribuir pode receber algum tipo de reconhecimento ou premiação. 

Caso sua empresa tenha uma plataforma com gamificação, você pode transformar o prêmio em “moedas” para as três primeiras equipes. 

 

12. Feira de saúde 

A empresa pode organizar uma feira de saúde com diversas atrações e estandes sobre prevenção do câncer de mama, como ter uma vida mais saudável, como desenvolver o hábito de se exercitar, entre outros temas relacionados a saúde. 

É importante tornar o aprendizado dinâmico para que os profissionais, de fato, entendam a importância de cuidar da sua saúde e como fazer isso, na prática. 

 

13. Workshop de autoexame

O autoexame é uma ferramenta importantíssima no diagnóstico precoce da doença, entretanto, nem todas as pessoas sabem como realizar. 

Por isso, você pode convidar profissionais da saúde para ensinar aos colaboradores como fazer o autoexame, tanto as mulheres quanto os homens. 

 

14. Murais interativos 

A empresa pode criar um mural interativo em que todos os colaboradores podem deixar suas mensagens de apoio a quem está enfrentando a doença, ou compartilhar depoimentos inspiradores. 

Isso ajuda a criar uma atmosfera colaborativa, solidária e empática entre todas as pessoas da organização. 

 

[Download PDF 📥] Planner RH e DP 2025

Se você quiser baixar um calendário 2025 com todas as datas comemorativas para RH e DP, para editar ou imprimir, esse é o material certo!

Organize encargos e obrigatoriedades trabalhistas, eventos da área, dicas de leitura e muito mais. Acesse agora o nosso Planner RH e DP 2025 👇

planner 2025 gratuito EH e DP Feedz

Leia também

  • 15 ações para a campanha Novembro Azul nas empresas!
  • Calendário RH 2025: confira as principais datas comemorativas
  • Dezembro Vermelho e Laranja: 10 ideias de campanhas para sua empresa

Veja o que estão comentando

Respostas de 4

  1. Teresa Helena Silvan Borges disse:
    20 de setembro de 2024 às 12:16

    Bom dia,
    Estou começando agora nessa área, preciso de ajuda e gostaria de fazer parte em receber essa informações.

    1. Larissa Gracietti disse:
      23 de setembro de 2024 às 16:21

      Olá, Teresa!

      Ficamos felizes com seu interesse! Você pode se inscrever na nossa newsletter para receber mais informações e conteúdos que irão te ajudar a se aprofundar na área. Assim, você ficará sempre por dentro das novidades e dicas!

  2. DANIELA IZIDORO DA SILVA disse:
    6 de março de 2024 às 11:57

    OLA BOM DIA SOU ENFERMEIRA E GOSTARIA MUITO DE FAZER ALGO NO MEU MUNICIPIO SOBRE O OUTUBRO ROSA , VCS AJUDA COM ALGO , MATERIAL EDUCATIVO

    1. Larissa Gracietti disse:
      6 de março de 2024 às 15:36

      Olá, Daniela!

      Para contribuir com ações do Outubro Rosa no seu município, como enfermeira, você pode realizar várias atividades educativas e de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama, como as citadas no artigo!

Materiais Gratuitos

X

Plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores.

Blog Feedz
  • Materiais
  • Cases de Sucesso
  • Feedz Educa
  • BlogCast Chama o RH
A Feedz
  • Institucional
  • Clube RH
  • Carreiras
  • Política de Privacidade
  • Co-marketing
Vamos conversar?
  • [email protected]
Siga-nos
Linkedin Instagram Youtube

2025 Feedz I Todos os direitos reservados.

  • Página InicialPágina Inicial
  • SoluçõesSoluções
    • Avaliação de desempenhoAvaliação de desempenho
    • Pesquisa de climaPesquisa de clima
    • Avaliação de experiênciaAvaliação de experiência
    • Recrutamento e seleçãoRecrutamento e seleção
    • Objetivos e metas (OKR)Objetivos e metas (OKR)
    • Departamento pessoalDepartamento pessoal
  • CategoriasCategorias
    • Recursos HumanosRecursos Humanos
      • Gestão de Negócios
      • One on One
      • Clima Organizacional
      • Conteúdo com áudio
      • Onboarding
      • OKR
      • Mercado de Trabalho
    • LiderançaLiderança
      • People Analytics
      • Recrutamento e Seleção
      • Comunicação Interna
      • RH
      • Turnover
      • Calendário RH
      • Avaliação de Desempenho
      • Gestão de Pessoas
    • Mercado de TrabalhoMercado de Trabalho
      • Desenvolvimento Profissional
      • Saúde Mental
      • Engajamento e Produtividade
      • Feedback
    • FeedzFeedz
      • Feedz
      • Cases
    • Departamento PessoalDepartamento Pessoal
Login

Preencha o formulário abaixo e em breve o nosso time de especialistas entrará em contato!