Liderança democrática: O que é, vantagens e desvantagens

A liderança democrática apresenta diversas vantagens. Mas, será que esse estilo de liderar é para sua empresa? Entenda aqui!

Quando o assunto é liderança, existem diversos tipos que podem ser adotados pelos líderes e pelas empresas. Dentre eles está a liderança democrática, um estilo que cada vez mais vem ganhando destaque.

Mas, não é porque “todo mundo está fazendo” que você precisa fazer também, certo? Para saber se esse é o modelo que mais combina com a sua organização, é preciso entender o que exatamente significa o estilo de liderança democrático.

Além disso, o que faz um líder democrático? Para saber mais e conhecer as vantagens e desvantagens em adotar esse modelo, invista alguns minutos na leitura deste artigo.

O que é liderança democrática?

A liderança democrática é um modo de liderar levando em consideração os colaboradores. Significa, portanto, ter líderes tomando decisões conjuntamente com seus liderados e ouvindo o que eles têm a dizer.

É um estilo baseado na colaboração, no qual planos, processos, melhorias, entre outros aspectos, são discutidos com os membros da equipe.

Existe uma frase atribuída a Reid Hoffman, co-fundador do LinkedIn, que traduz bem a abordagem da liderança democrática:

“Não importa o quão brilhante é a sua mente ou estratégia, se você estiver jogando sozinho, você sempre vai perder para um time”.

Sendo assim, no modelo de liderança democrático o líder não joga sozinho. Pelo contrário, pois o time inteiro faz parte do jogo, sendo que cada membro tem responsabilidades e todos são incentivados a participar das decisões e de discussões relevantes.

Para entender bem, note que existem modelos de liderança autocrática, democrática e liberal. Explicando:

  • Na liderança autocrática o líder centraliza as decisões e age de forma autoritária;
  • Na liderança democrática o líder inclui a equipe nos processos de gestão e tomadas de decisão;
  • Na liderança liberal o foco é na autogestão. Nesse estilo o colaborador é livre para assumir responsabilidades e tomar decisões. 

 

👉  Você também pode se interessar por: 

Ir para a página para baixar o Kit Gestão

O que faz um líder democrático? 

O estilo de liderança democrático parte do princípio de que o líder é um orientador e facilitador. Para isso, ele precisa estar aberto ao diálogo, iniciar conversas e constantemente interagir com sua equipe. 

Esses pontos são importantes para criar um ambiente favorável à troca de ideias e para que todos sintam-se à vontade em participar

Além do mais, o líder democrático sabe receber críticas. Aliás, ele costuma fazer reuniões 1:1 frequentemente para dar feedback e também para ser avaliado pelos seus colaboradores

Se formos pensar em outra característica de uma liderança que atua com democracia, podemos destacar a palavra “inspiração”. Isso porque esse tipo de líder sabe inspirar seus liderados, consequentemente motivando-os e estimulando a criatividade do time.

Não podemos deixar de mencionar ainda que um líder democrático deve ser capaz de se comunicar de forma clara e concisa e saber delegar tarefas e responsabilidades. Afinal, microgestão e liderar democraticamente são palavras que não combinam.

 

Quais as vantagens da liderança democrática? 

Em uma empresa que adota a liderança democrática o ambiente de trabalho tende a ser mais motivador. A razão é que, a partir do momento que participam de decisões e discussões, os colaboradores sentem que são valorizados.

Uma boa liderança é também aquela que consegue reter os talentos e ter uma baixa taxa de absenteísmo. No modelo democrático isso costuma ser facilmente alcançado, uma vez que os funcionários são mais comprometidos e engajados.

A equipe passa a ter também um sentimento forte de confiança e identificação com a empresa. Desse modo, eles vestem a camisa e, como resultado, a produtividade aumenta.

Há ainda a questão da convivência dos membros do time. Como há o incentivo à colaboração, na liderança democrática a relação profissional é aprimorada e todos entendem que precisam uns dos outros para atingir metas e resultados esperados.

Essa vantagem se traduz em um melhor clima organizacional. No final do dia, todos saem ganhando, isto é, a empresa e os colaboradores. 

Sendo assim, um resumo das vantagens desse modelo de liderança seria:

  • Ambiente de trabalho mais feliz;
  • Aumento da motivação;
  • Mais confiança dos colaboradores;
  • Equipes mais produtivas;
  • Melhora no clima organizacional;
  • Aumento na colaboração;
  • Retenção de talentos;
  • Sentimento de pertencimento dos funcionários.

👉 12 Modelos de Gestão: o que são, quais os tipos e qual escolher?

liderança-humanizada

 

Quais as desvantagens da liderança democrática?

Embora apresente vantagens consideráveis, uma liderança democrática também possui aspectos não tão positivos assim que precisam ser considerados. 

Um dos mais expressivos é o tempo das tomadas de decisão. Como o líder escuta os liderados, coloca-os no processo decisório e procura entender todos os pontos de vista, “bater o martelo” pode demorar um pouco mais.

Falando sobre decisões, os líderes podem se tornar muito dependentes dos seus funcionários. Isso pode trazer consequências negativas, como a incapacidade de se colocar na dianteira e de tomar as rédeas principalmente em momentos mais críticos

Resumindo, dentre as principais desvantagens, citamos:

  • Tomadas de decisão mais demoradas;
  • Aumento da dependência dos líderes com relação aos seus liderados;
  • Em momentos de crise a empresa corre o risco de ficar para trás ou de perder oportunidades.

 

Exemplos práticos de uma liderança democrática

No dia a dia, uma liderança democrática costuma:

  • Dar feedbacks constantes para contribuir com o crescimento de cada membro do time;
  • Receber feedbacks também constantemente, pois um líder democrático preocupa-se com o que seus liderados pensam sobre ele e em como pode melhorar;
  • Ter um olho nas metas e na produtividade, mas sem deixar de direcionar um olhar cuidadoso para a satisfação e as necessidades de seus times;
  • Ser honesto, transparente e colocar suas equipes a par do que está acontecendo na empresa, comunicando sempre quaisquer mudanças nas estratégias;
  • Ser acessível, deixar o ego de lado e não se mostrar superior;
  • Buscar o envolvimento de todos na definição de metas e nas tomadas de decisão;
  • Adotar uma liderança humanizada, reconhecendo a importância dos colaboradores

 

Importante ressaltar que, na prática, um líder democrático não é aquele que, apesar de considerar a opinião de seus liderados, diz “amém” para tudo

Pelo contrário, pois ele sabe o momento em que precisa segurar o volante e guiar o time, e o momento em que pode deixar sua equipe agir e dar mais tempo se necessário.

Baixar o material Gestão de times: guia para criar equipes de alta performance

 

Como escolher um modelo de gestão adequado?

Para escolher o modelo de gestão, mais especificamente, saber se a liderança democrática é ou não para o seu tipo de empresa, é preciso entender se os seus líderes estão preparados para atuarem dessa maneira.

Esse é o primeiro passo, pois muitas pessoas não sabem como delegar e têm dificuldade em envolver outros nos processos decisórios. Caso necessário, é possível realizar um treinamento para a liderança.

É também indispensável entender como é a cultura na empresa. Ela é mais colaborativa ou conservadora? De pessoas ou de resultados? No artigo “Cultura organizacional: o que é, exemplos, tipos e como criar” ajudamos você a identificar isso.

Observe que, no fim das contas, não existe um tipo de líder que seja melhor do que outro. Mesmo que a liderança democrática traga benefícios, não significa necessariamente que ela seja a mais indicada para sua empresa.

Lembre-se que liderança autocrática, democrática e liberal são apenas alguns estilos que podem ser adotados. Existem ainda outros como a burocrática, situacional, estratégica, transacional e muito mais.

Para entender melhor e poder escolher sem erros, aproveite que está aqui e leia também:👉11 estilos de liderança mais comuns e como definir o seu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar