Ir para o conteúdo

Garanta sua vaga no Mundo Pessoas, uma área exclusiva para RH no maior evento de tecnologia e negócios do Brasil: o Universo TOTVS, dias 17 e 18 de junho, em SP

Menu
  • Página InicialPágina Inicial
  • SoluçõesSoluções
    • Avaliação de desempenhoAvaliação de desempenho
    • Pesquisa de climaPesquisa de clima
    • Avaliação de experiênciaAvaliação de experiência
    • Recrutamento e seleçãoRecrutamento e seleção
    • Objetivos e metas (OKR)Objetivos e metas (OKR)
    • Departamento pessoalDepartamento pessoal
  • CategoriasCategorias
    • Recursos HumanosRecursos Humanos
      • Gestão de Negócios
      • One on One
      • Clima Organizacional
      • Conteúdo com áudio
      • Onboarding
      • OKR
      • Mercado de Trabalho
    • LiderançaLiderança
      • People Analytics
      • Recrutamento e Seleção
      • Comunicação Interna
      • RH
      • Turnover
      • Calendário RH
      • Avaliação de Desempenho
      • Gestão de Pessoas
    • Mercado de TrabalhoMercado de Trabalho
      • Desenvolvimento Profissional
      • Saúde Mental
      • Engajamento e Produtividade
      • Feedback
    • FeedzFeedz
      • Feedz
      • Cases
    • Departamento PessoalDepartamento Pessoal
Entrar
Quero demonstração
Quero demonstração

Home » Fevereiro roxo e laranja: 8 dicas de ações para o RH

Calendário RHConteúdo com áudio

Fevereiro roxo e laranja: 8 dicas de ações para o RH

Conheça sobre o fevereiro roxo e laranja e veja como conscientizar os colaboradores para doenças como lúpus, alzheimer, fibromialgia e leucemia.
  • Por: Larissa Gracietti
  • Em: 04/02/2025
  • Aproximadamente 8 min. de leitura

Resumo

  • O mês de fevereiro é dedicado à conscientização sobre doenças crônicas e degenerativas. O Fevereiro Roxo alerta para o lúpus, Alzheimer e fibromialgia, enquanto o Fevereiro Laranja foca na leucemia e na importância da doação de medula óssea.
  • O RH deve educar e sensibilizar os colaboradores sobre essas enfermidades, promovendo ações como palestras com especialistas, campanhas nas redes sociais, distribuição de materiais informativos e apoio psicológico para aqueles que convivem com essas condições.
  • Empresas podem criar um ambiente participativo decorando o espaço de trabalho, incentivando o uso das cores roxa e laranja, apoiando instituições e convidando portadores das doenças para compartilhar suas experiências, fortalecendo o employer branding e promovendo um impacto social positivo.

O outubro rosa e o novembro azul são bastante disseminados em empresas, instituições e estabelecimentos comerciais, sendo datas importantes para o calendário do RH.

O que muitos não sabem é que o segundo mês do ano também foca na saúde e no diagnóstico precoce de doenças.

Conhecido como fevereiro roxo e laranja, o foco da vez é lúpus, alzheimer, fibromialgia e leucemia. Por isso, como profissional de RH, é importante conscientizar os colaboradores sobre essas enfermidades, educando-os e engajando-os.

Neste artigo, compartilhamos com você ideias para uma campanha fevereiro roxo e laranja na sua empresa. Além disso, esclarecemos o que cada uma dessas cores simboliza. Boa leitura!

Explore nosso conteúdo
Significado das campanhas de fevereiro roxo e laranja
O que é fevereiro roxo?
O que é fevereiro laranja?
Direitos dos colaboradores que o RH precisa saber
8 dicas de ações para o RH
1. Decoração
2. Palestras ou rodas de conversa
3. Defina um dia para os colaboradores vestirem as cores roxo e/ou laranja
4. Fale sobre a doença nas redes sociais da empresa
5. Distribua kits informativos
6. Forneça apoio psicológico
7. Apoie instituições
8. Convide portadores das doenças abordadas no mês

 

Baixar o guia definitivo para criar um ambiente de trabalho feliz

Significado das campanhas de fevereiro roxo e laranja

As campanhas de fevereiro roxo e laranja servem para alertar e conscientizar a  população sobre doenças que não são ainda muito divulgadas e cujos sintomas e consequências são desconhecidos da maioria de nós.

Cada cor representa e simboliza diferentes enfermidades. A seguir explicamos para você.

 

O que é fevereiro roxo?

O roxo, no mês de fevereiro, é voltado para três doenças distintas, mas que em comum têm o fato de não possuírem cura. Além disso, são enfermidades que afetam consideravelmente a qualidade de vida das pessoas. 

A campanha foi criada em 2014 e se dirige ao lúpus, alzheimer e fibromialgia. O que causa esses males ainda é desconhecido, porém, existem exames que ajudam a identificá-los. 

Por esse motivo, o fevereiro roxo busca despertar a população para a conscientização e importância da prevenção de modo a reduzir as consequências dessas doenças.

 

O que é fevereiro laranja?

No fevereiro laranja e roxo, a cor laranja representa o combate à leucemia, que é, segundo estatísticas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o 9º câncer mais comum no sexo masculino e o 11º no feminino.

A campanha foi criada em 2005 pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Tem por objetivo promover a consciência e educação sobre a doença, tanto para o diagnóstico precoce quanto com relação ao tratamento. Além do mais, o fevereiro laranja mostra a importância da doação de medula.

👉 Janeiro branco: 30 ações para promover saúde mental na empresa

Direitos dos colaboradores que o RH precisa saber 

O fevereiro roxo e laranja também lembra o RH que os colaboradores que sofrem de doenças crônicas, autoimunes e degenerativas possuem direitos trabalhistas. 

Para isso, os funcionários portadores desses males precisam se dirigir ao INSS e apresentar provas e diagnósticos, como exames e laudos médicos.

Nesse caso, o RH tem o papel de fornecer o apoio ao colaborador, explicando o que ele precisa fazer e mostrando que a empresa está do lado dele. Com relação aos direitos, são eles:

  • Afastamento pelo INSS via auxílio-doença;
  • Restituição do Imposto de Renda;
  • Quitação de impostos, como IPVA e financiamento de imóvel.

 

Importante: a marcação de perícia e a solicitação do auxílio-doença podem ser feitas pelo portal Meu INSS.

 

8 dicas de ações para o RH

Falando sobre o papel do RH, a área tem a missão de educar e sensibilizar os colaboradores para as doenças abordadas no fevereiro roxo e laranja. Para isso, algumas ações podem ser colocadas em prática.

Se você precisa de ideias, na sequência compartilhamos oito. Confira:

 

1. Decoração

Decore a empresa com balões, cartazes e fitas nas cores roxo e laranja para colocar todos no clima das campanhas no mês de fevereiro. 

Além de deixar a empresa mais colorida, as cores servem para os funcionários lembrarem das doenças abordadas e se conscientizarem da importância do diagnóstico precoce e do tratamento correto.

Para os funcionários em home office, considere criar um papel de parede com as cores do mês e/ou envie kits com elementos decorativos do tema.

 

2. Palestras ou rodas de conversa

Uma das melhores maneiras de atrair a atenção dos funcionários é convidando especialistas para falar sobre lúpus, alzheimer, fibromialgia e leucemia. 

As palestras podem abordar os sintomas, a importância dos exames corretos, as consequências no caso de um descobrimento tardio e os problemas que indivíduos enfrentam quando não sabem que são portadores desses males.

Adicionalmente, ao levar especialistas para a empresa, os colaboradores podem tirar suas dúvidas. 

Quanto aos convidados para palestrar, sugerimos:

  • Clínico geral: profissional capacitado para falar sobre todas as doenças, de uma maneira mais geral.
  • Reumatologistas: para falar sobre lúpus e fibromialgia;
  • Neurologistas e psiquiatras: para abordar a doença de Alzheimer;
  • Oncologistas e/ou hematologistas: em especial, médicos que cuidam dos pacientes com leucemia.

 

3. Defina um dia para os colaboradores vestirem as cores roxo e/ou laranja

Escolha uma data no mês de fevereiro para os funcionários irem trabalhar vestindo pelo menos uma das cores da campanha. Essa ação não apenas reforça a importância da prevenção, como contribui para o employer branding e engajamento.

O RH pode divulgar as fotos nas redes sociais da empresa e incentivar os colaboradores a divulgarem suas próprias imagens, marcando a organização ou com uma hashtag.

Leia também:

👉 Empresa GPTW: como conseguir o selo de uma ótima empresa para se trabalhar

 

4. Fale sobre a doença nas redes sociais da empresa

Também pensando no employer branding, uma ótima maneira de mostrar para quem é de fora que a empresa está engajada no fevereiro laranja e roxo, é levar o assunto para as redes sociais.

Podem ser divulgados posts explicativos abordando cada uma das doenças e seus sintomas. Além de chamar a atenção da sociedade para esses males, as redes sociais ajudam a educar os próprios colaboradores.

Ainda sobre as mídias sociais, no mês de fevereiro o RH pode criar um espaço na empresa com um painel nas duas cores que pode servir como fundo para as fotos dos colaboradores (e essas fotos podem ser compartilhadas em suas redes pessoais). 

 

5. Distribua kits informativos

Outra maneira de educar e conscientizar os funcionários para o fevereiro roxo e laranja é distribuindo kits para que eles possam acessar as informações com mais tempo e até mesmo compartilhá-las com os familiares e amigos.

Essa opção depende do orçamento da empresa. Então, se possível, distribua folders explicando os principais detalhes envolvendo as doenças abordadas no mês, incluindo os sintomas de cada uma, o que fazer em caso de suspeita e quais são os tratamentos.

 

6. Forneça apoio psicológico

É importante que a empresa crie um canal para que os funcionários portadores de doenças crônicas ou que estão com suspeitas possam buscar um auxílio psicológico.

Esse auxílio é crucial também para quem precisa cuidar de alguém que é portador de um dos males ou que tem convívio com a doença na família. 

Lembre-se que o colaborador não é apenas um funcionário que precisa cumprir metas. Ele é também um indivíduo que possui problemas fora da empresa e que pode precisar de suporte (lembrando que problemas de saúde podem baixar a produtividade).

 

7. Apoie instituições

Existem instituições que se dedicam às pessoas que vivem com as doenças abordadas no mês. O RH pode arrecadar fundos e doações para esses locais.

Essa ação, além de engajar os colaboradores nas campanhas de fevereiro laranja e roxo, colabora para que todos voltem os olhares para uma boa causa.

 

8. Convide portadores das doenças abordadas no mês

Se possível, chame pessoas que possuem as doenças destacadas na campanha para contar como é a experiência delas e como convivem com a enfermidade.

Essa é uma ótima maneira de colocar a importância do diagnóstico correto nos holofotes e de mostrar de que forma o tratamento é realizado. Além do mais, exemplos reais podem ser inspiradores!

E aí, tudo pronto para o fevereiro roxo e laranja? Para não perder nenhuma data, baixe o calendário 2024 voltado para RH e DP. 

O material traz as datas mais relevantes, mês a mês, e pode ser editado ou impresso. Acesse agora o nosso Planner RH e DP 2024 e planeje as ações na sua empresa 👇

planner 2025 gratuito EH e DP Feedz

 

Leia também

  • Calendário RH 2025: confira as principais datas comemorativas
  • 20 ideias de homenagem para o Dia das Mães na empresa
  • 30 ideias para comemorar o dia dos pais na empresa em 2025

Veja o que estão comentando

Materiais Gratuitos

X

Plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores.

Blog Feedz
  • Materiais
  • Cases de Sucesso
  • Feedz Educa
  • BlogCast Chama o RH
A Feedz
  • Institucional
  • Clube RH
  • Carreiras
  • Política de Privacidade
  • Co-marketing
Vamos conversar?
  • [email protected]
Siga-nos
Linkedin Instagram Youtube

2025 Feedz I Todos os direitos reservados.

  • Página InicialPágina Inicial
  • SoluçõesSoluções
    • Avaliação de desempenhoAvaliação de desempenho
    • Pesquisa de climaPesquisa de clima
    • Avaliação de experiênciaAvaliação de experiência
    • Recrutamento e seleçãoRecrutamento e seleção
    • Objetivos e metas (OKR)Objetivos e metas (OKR)
    • Departamento pessoalDepartamento pessoal
  • CategoriasCategorias
    • Recursos HumanosRecursos Humanos
      • Gestão de Negócios
      • One on One
      • Clima Organizacional
      • Conteúdo com áudio
      • Onboarding
      • OKR
      • Mercado de Trabalho
    • LiderançaLiderança
      • People Analytics
      • Recrutamento e Seleção
      • Comunicação Interna
      • RH
      • Turnover
      • Calendário RH
      • Avaliação de Desempenho
      • Gestão de Pessoas
    • Mercado de TrabalhoMercado de Trabalho
      • Desenvolvimento Profissional
      • Saúde Mental
      • Engajamento e Produtividade
      • Feedback
    • FeedzFeedz
      • Feedz
      • Cases
    • Departamento PessoalDepartamento Pessoal
Login

Preencha o formulário abaixo e em breve o nosso time de especialistas entrará em contato!