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Home » Budget de RH: o que é e como planejá-lo da melhor forma?

RH

Budget de RH: o que é e como planejá-lo da melhor forma?

Você sabe o que é budget de RH? Vem descobrir como planejar o orçamento perfeito para que a gestão de pessoas traga ainda mais resultados!
  • Por: Larissa Gracietti
  • Em: 08/12/2022
  • Aproximadamente 6 min. de leitura

O budget de RH é o orçamento da área de gestão de pessoas. Não existe uma regra de até qual porcentagem as instituições precisam reservar para a área de gestão de pessoas, depende da estratégia do negócio. 

Por exemplo, se a empresa está na fase de tração e crescimento, provavelmente o RH será a área  com maior budget. 

Se você quer entender mais sobre o que incluir do budget de RH e como calculá-lo, continue a leitura e aproveite!

Explore nosso conteúdo
O que é budget de RH?
Qual o tempo de vigência do budget de RH?
O que consta no budget de RH?
Como planejar o budget de RH de forma assertiva?
Custos fixos
Dados
Como calcular os custos fixos para o budget de RH?
Custo por pessoa
Custo por área/cargo
Custo simplificado
Como os dados podem auxiliar na estratégia do budget de RH
Ferramentas all-in-one para incluir no orçamento de RH

Baixar o ebook que descomplica o budget de RH

O que é budget de RH?

O budget de RH é o orçamento destinado para área de gestão de pessoas em um determinado período. Ele é essencial para manter a empresa saudável. 

Por esse motivo, precisa ser bem planejado, já que impacta diretamente na operacionalização do negócio e, claro, na motivação dos colaboradores. 

Além disso, o orçamento do RH consegue ajudar o negócio a prever quais serão os gastos fixos com pessoas, estimulando a saúde financeira da empresa.

 

Qual o tempo de vigência do budget de RH? 

O tempo de vigência de um planejamento de budget pode variar de acordo com o modelo e o porte do negócio.

Por exemplo, em empresas mais consolidadas, o planejamento tende a ser a longo prazo, com definições anuais.

Já empresas mais iniciais ou menores, tendem a fazer o planejamento a curto prazo, com definições semestrais.

 

O que consta no budget de RH?

Para planejar o orçamento do RH de forma correta é preciso considerar todos os gastos fixos com pessoas e as ações pontuais. O que não pode faltar na lista é:

  • salários;
  • benefícios; 
  • impostos;
  • horas extras;
  • férias;
  • encargos trabalhistas;
  • comissões e fóruns;
  • premiações;
  • ações para engajamento dos colaboradores;
  • contratações;
  • processo seletivo;
  • demissões;
  • treinamentos;
  • aprimoramentos.

Se a empresa tiver iniciativas como grupos de valores, grupos de conversas, fóruns, entre outros, o valor das ações deve constar também no orçamento do RH.

 

Como planejar o budget de RH de forma assertiva? 

É claro que é impossível prever alguns itens de forma exata. O número de desligamentos é um exemplo. Não tem como a empresa saber quantos colaboradores vão pedir o desligamento ou precisarão ser desligados. 

Por isso, dois fatores são imprescindíveis para o planejamento do budget de RH: custos fixos e dados.

 

Custos fixos

Os custos fixos dirão quanto é o mínimo necessário para a área executar suas tarefas e leva em consideração investimentos previsíveis, como:

  • folha de pagamento;
  • férias;
  • impostos;
  • verba de aprimoramento e treinamento;
  • ferramentas para coletar dados;
  • e premiações. 

 

Dados

Os dados ajudam o RH a planejar os gastos que não têm uma previsão exata. Por meio de ferramentas como eNPS, feedbacks e pesquisas de clima é possível entender como os colaboradores estão se sentindo.

Isso facilita o entendimento do clima organizacional e ajuda na previsão de gastos com desligamentos, a necessidade de investimento em motivação e engajamento, entre outros.

Usar os dados históricos de número de demissão, por exemplo, também ajuda o RH a delimitar uma média por período. Assim, é possível fazer um planejamento mais conectado com a realidade. 

 

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Como calcular os custos fixos para o budget de RH?

Para calcular os custos fixos, existem algumas técnicas, as principais são:

 

Custo por pessoa

Aqui, é possível entender qual o custo de cada colaborador, considerando seu salário, benefícios, impostos, treinamentos e os recursos que essa pessoa consome na empresa, como luz, equipamentos eletrônicos, cadeira, comida e água. 

Assim, o RH consegue ter uma estimativa exata de quanto custa cada colaborador e pode fazer seu planejamento com base nesse número. Essa metodologia é mais trabalhosa, porém, tende a ser mais certeira. 

 

Custo por área/cargo

Por meio desse planejamento, o RH consegue entender qual o custo de cada profissional dentro de um determinado setor.

Desde os estagiários até as lideranças, levando em consideração os custos fixos com salário, benefícios, entre outros, e os variáveis como verba de aprimoramento, para engajamento, e assim por diante.

A vantagem desse método é poder entender o ROI de cada área e tomar decisões de novas contratações, por exemplo, de forma estratégica.

Se o setor está dando mais retorno do que gasto para a empresa, existe espaço para pensar em progressão salarial ou aumento do time, por exemplo. 

 

Custo simplificado

Nesse caso os custos são vistos de forma mais genérica, sem se aprofundar tanto nos custos individuais. 

Apesar de menos exato, esse método pode ser útil para empresas que ainda estão estruturando a área de RH e precisam de um ponto de partida.

 

Como os dados podem auxiliar na estratégia do budget de RH 

O RH hoje tem um papel muito mais relevante e estratégico nos negócios do que apenas a execução de suas atividades burocráticas. Portanto, esse novo olhar para a área deve estar refletido em seu budget.

Para ser realmente estratégico, o setor de gestão de pessoas precisa coletar dados sobre motivação, engajamento e clima da empresa, por exemplo.

Até é possível fazer isso por meio de planilhas simples, mas trabalhar com softwares que automatizam as pesquisas, que concentram os dados e oferecem sua análise, ajuda a otimizar o tempo e o trabalho. Portanto, essas ferramentas também precisam estar dentro do budget. 

 

Ferramentas all-in-one para incluir no orçamento de RH 

O RH pode demonstrar o impacto dessas ações na permanência dos colaboradores e na produtividade. 

Por um lado, impacta na diminuição do turnover, ou seja, menos gastos com desligamentos e novos processos seletivos, e maior produtividade, gerando mais receita. 

As ferramentas all-in-one são excelentes aliadas da área de gestão de pessoas para acompanhar a jornada do colaborador de forma totalmente automatizada, mais inteligente e mais eficaz. 

Por isso, contar com parte do orçamento para essas plataformas é fundamental para garantir a estruturação de uma empresa próspera com colaboradores felizes. 

Se quiser conhecer mais sobre a plataforma da Feedz, solicite uma demonstração gratuita. 

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