Embora as empresas estejam cada vez mais adotando ferramentas tecnológicas, todas elas são formadas por pessoas. E, como você sabe, as pessoas são os ativos mais importantes de um negócio.
Por isso, é fundamental que essas pessoas sejam bem gerenciadas. É aí que entra a IA para RH. Com o uso da inteligência artificial, o setor de Recursos Humanos simplifica processos e aprimora a tomada de decisões e a experiência dos funcionários.
O resultado é que todos ganham: os colaboradores tornam-se mais satisfeitos e produtivos, o ambiente de trabalho melhora e os resultados aparecem. Quer saber mais como aplicar IA no RH? Continue a leitura que a gente explica para você!
IA para RH: o que é e qual a importância?
IA para RH é o uso de ferramentas de Inteligência Artificial aplicadas aos processos da área de Recursos Humanos. Muitas pessoas ainda têm receio em adotar a tecnologia em uma área tão sensível quanto o RH.
Por um lado, isso é totalmente compreensível; afinal, como deixar o cuidado com os seus colaboradores nas mãos de uma Inteligência Artificial?
A verdade é que as ferramentas de IA para RH não surgem para substituir decisões estratégicas e nem o toque humano. Elas podem – e devem – ser utilizadas para simplificar os processos da área, agilizar atividades e reduzir erros e custos.
Além disso, com a Inteligência Artificial sendo usada corretamente, os profissionais de Recursos Humanos têm muito mais tempo para se dedicarem em ações para melhorar o ambiente de trabalho.
Como a IA simplifica a rotina no RH?
Para entender melhor a importância da IA na área de Recursos Humanos, veja alguns dos benefícios que a tecnologia pode oferecer:
- Aumento da eficiência: a IA pode assumir tarefas simples, mas que levam tempo do RH, como é o caso da triagem de currículos. Isso reduz a carga da equipe, liberando-a para focar em atividades mais estratégicas e humanas.
- Melhora a tomada de decisão: com insights baseados em dados (como os extraídos das pesquisas de clima), líderes e RH são capacitados a tomar decisões sólidas com relação ao ambiente de trabalho, desenvolvimento dos colaboradores, entre outras.
- Experiência aprimorada do funcionário: a IA para RH pode apoiar o time em iniciativas de engajamento, programas de bem-estar e integração personalizada. Assim, os colaboradores têm experiências mais alinhadas às suas necessidades e à cultura da empresa, o que contribui para um ambiente mais positivo e produtivo.
- Aprendizagem e desenvolvimento personalizados: a Inteligência Artificial pode analisar dados de PDI e feedbacks e identificar lacunas de habilidades para, então, adaptar as experiências de aprendizagem às necessidades individuais.
- Melhora no processo de R&S: ferramentas de IA melhoram o processo de aquisição de talentos, acelerando o recrutamento, a triagem e as entrevistas. Com isso, permitem que as equipes de RH encontrem os candidatos certos com mais rapidez.
- Maior foco em iniciativas estratégicas: ao automatizar tarefas operacionais e rotineiras, a IA permite que o time de RH direcione sua energia para ações de maior impacto, como o desenvolvimento de pessoas, a gestão de desempenho e a construção de estratégias que impulsionam os resultados da empresa.
Como aplicar a IA para RH?
Existem diversos processos de RH nos quais a IA pode ser aplicada. Neste artigo, abordaremos 3:
- Recrutamento & Seleção
- Onboarding
- Clima e em engajamento
A seguir, veja como a tecnologia pode ser aplicada em cada uma delas.
Recrutamento & Seleção
O processo de R&S é crítico para todas as empresas. Uma contratação errada e tudo pode ir por água abaixo: o contratado pode não ter fit cultural, gerar conflitos internos ou simplesmente não entregar o que se espera da função.
Nesse contexto, a IA para RH é uma grande aliada. Ela ajuda a formar o perfil do candidato ideal, garantido que o mesmo se encaixe na cultura da empresa e tenha as qualificações necessárias para exercer a função.
A tecnologia também é usada para elaborar a descrição de vagas.
Com base em descrições anteriores e em inputs recebidos pelo RH, a IA consegue fazer descrições chamativas e alinhadas ao perfil de candidato ideal – e essas descrições podem ser adaptadas conforme o canal em que a vaga é divulgada.
Na etapa da análise de CVs, a IA para RH faz a triagem, cruzando as informações dos currículos com as descritas na vaga.
Além de priorizar os candidatos mais aderentes, a Inteligência Artificial também ajuda na elaboração de perguntas para entrevistas. Desse modo, a tecnologia torna o processo mais objetivo e focado nas competências essenciais.
Caso você tenha interesse em saber mais como a IA consegue ser o braço direito dos processos de R&S, aprofunde-se no tema com o conteúdo:
👉 Como a inteligência artificial ajuda no recrutamento e seleção?
Onboarding
Quando o profissional é contratado e inicia o onboarding, a empresa tem uma ótima oportunidade para integrá-lo aos seus processos, cultura e equipe de forma eficiente e acolhedora.
Vale destacar que um onboarding bem feito acelera a adaptação e melhora a retenção dos colaboradores. Ou seja, é um investimento em performance e clima organizacional. Por isso, atentar-se para o processo de integração é extremamente importante.
Aqui, a IA para RH é utilizada para criar jornadas personalizadas e levar em consideração a necessidade de cada colaborador.
Por exemplo, ao apresentar conteúdos e treinamentos alinhados ao perfil e à experiência do novo funcionário, a tecnologia garante que ele receba exatamente o que precisa para começar com segurança e motivação.
Assistentes virtuais podem ser utilizados para responder dúvidas, ajudar na escolha dos benefícios e até a encontrar documentos.
Clima e engajamento
Uma das funções mais importantes do RH é garantir um bom ambiente de trabalho, com colaboradores motivados e engajados. A Inteligência Artificial também desempenha um papel nessa frente.
Ela pode ser utilizada para analisar dados das pesquisas de clima e engajamento, destacando os achados mais significativos.
Isso reduz o tempo da equipe de RH, que ao invés de ficar analisando planilhas ou relatórios, já foca no que realmente importa: melhorar o clima e manter os funcionários engajados.
Outro exemplo de como a IA para RH melhora o clima, vem da própria plataforma da Feedz 🤩. Com recursos para acompanhar o humor dos colaboradores, ela ajuda a identificar padrões e sugerir ações personalizadas de forma proativa.
Dicas para começar a aplicar IA de forma estratégica
As ferramentas de Inteligência Artificial para RH (como o ChatGPT) podem trazer muitos benefícios.
No entanto, para maximizar as vantagens e garantir que o uso da IA não acabe sendo um “tiro no pé”, compartilhamos três dicas – que funcionam como lembretes – de como utilizar a tecnologia estrategicamente.
1 – O fator humano deve estar no centro
Independentemente do tipo de tecnologia e mesmo com toda a automação, o RH sempre será uma área essencialmente humana.
Isso quer dizer que, se a IA agiliza processos e reduz custos de um lado, de outro ela precisa ser supervisionada por pessoas de carne e osso.
Por exemplo, na etapa de triagem de currículos, a IA pode ajudar a filtrar candidatos com base em critérios definidos.
Mas quem avalia se esses critérios são realmente justos, livres de vieses e alinhados com os valores da empresa? Essa análise só pode ser feita por profissionais.
Por esse motivo, por mais que a IA faça parte do trabalho, coloque em prática processos para monitorar o uso da ferramenta. Assim, sempre que algo errado for identificado, é possível fazer os ajustes e correções necessários.
2 – A IA para RH é tão boa quanto os dados que ela recebe
Até o momento, a Inteligência Artificial não faz milagres, isto é, sem dados de qualidade, ela não pode adivinhar as informações que não estão ali.
Embora em alguns momentos tenhamos a sensação de que a IA esteja “pensando por conta própria” quando a utilizamos, o fato é que ela apenas interpreta padrões com base no que recebe.
Dito de outra maneira, a Inteligência Artificial para o RH aprende com o que recebe. Se os dados forem incompletos, incorretos, enviesados ou desatualizados, você pode esperar uma resposta errada, incompleta, cheia de vieses e nada atualizada.
Então, antes de utilizar a Inteligência Artificial no seu RH, garanta que os dados estejam bem organizados, corretos e atualizados.
3 – Sem problema, não há processo a ser otimizado pela IA
Com o hype da IA para RH, muitas pessoas se esquecem do básico: a tecnologia só faz sentido quando há um problema real a ser resolvido.
Antes de sair implementando ferramentas e investir dinheiro do orçamento de RH e tempo dos profissionais com treinamento, comece com um diagnóstico claro dos processos que realmente precisam de melhoria.
Há gargalos no recrutamento? O onboarding tem falhas? A equipe perde tempo com tarefas repetitivas? A IA pode (e deve) entrar nesses pontos para gerar ganho de eficiência, qualidade ou escala.
A partir do momento que os objetivos estão bem definidos, fica mais fácil escolher a ferramenta de IA para RH que trará resultados tanto para a área de Recursos Humanos, quanto para a empresa.