People Analytics

[CaseFeedz] Feedz ajuda Stilingue a acelerar as práticas de People Analytics

A centralização de processos e plataformas é crucial para otimizar custos e operações. Para as empresas que estão adotando um RH analítico, fazer essa gestão unificada permite a documentação de dados, a maior participação dos colaboradores nas pesquisas, a democratização da informação entre todas as áreas, além da padronização das iniciativas. 

A pluralidade de plataformas e ferramentas era o grande desafio da Stilingue no começo do ano. Fundada em 2014, em Ouro Preto (MG), a empresa é líder nacional de Inteligência Artificial (IA) para o idioma Português (PT-BR) – com foco em Social Intelligence & Responding em tempo real. 

Com 176 colaboradores e iniciativas pipocando em diferentes setores, o RH sentiu a necessidade de expandir as ações pela empresa de forma organizada e analítica. O primeiro trimestre, de acordo com Jimi Maggi, People Experience & Analytics Analyst, foi dedicado a procurar soluções para pesquisas de pulso, gestão de OKR e que fornecessem dados para ajudar o negócio a estruturar a área de people analytics.

“O diferencial da Feedz foi que a gente conseguiu, justamente, unificar várias features e funcionalidades em uma única ferramenta. Além disso, entre a primeira conversa que tivemos e a reapresentação do produto pudemos perceber que a plataforma já tinha atualizações, o que nos deu segurança na contratação”, complementa Jimi.

Tudo em um

A Feedz oferece uma ferramenta para comunicação, celebração, pesquisa de clima, de pulso e de engajamento, monitoramento do humor e gestão de OKR. A Stilingue chegou à plataforma por conta da pesquisa de pulso.

“Fazíamos nossas pesquisas por  meio de formulários, o que se tornou um desafio com o time  crescente e com a necessidade de organizar um histórico de informações para realizar o people analytics. A Feedz apresentou a solução para isso e ainda a possibilidade de unificar nossas ferramentas, uma vez que também permite a gestão de OKRs e inúmeras funcionalidades dentro de uma plataforma única”, destaca Jimi.

Apesar do  foco da contratação ter sido as pesquisas de pulso e OKR, hoje um dos maiores benefícios para o time é o de ter um canal oficial de celebrações. “Na quarentena podemos dar voz a quem e o que precisa ser ouvido, aproximando os times e ajudando no reconhecimento. Nossos colaboradores se sentem felizes em poder celebrar com seus colegas mesmo à distância”, conta Jimi

Dados  e centralização

Ter todas as funcionalidades de pesquisas concentradas em uma única ferramenta também contribui para um RH mais estratégico e democrático na empresa. “A gente já tinha o hábito de fazer pesquisas antes da Feedz, mas elas eram realizadas por meio de várias ferramentas, o que gerava descentralização e falta de documentação”, lembra Jimi.

O profissional conta que com a Feedz pode centralizar as pesquisas, fazendo com que todos os setores participassem- o que antes não acontecia, apenas algumas áreas realizavam essas iniciativas – além de poder documentar e analisar os resultados. 

Com o resultado da pesquisa de pulso, por exemplo, ele conseguiu fazer um relatório por área de desempenho e engajamentos dos colaboradores. Assim as lideranças podem entender o que desenvolver nos times e o que cada um tem de destaque, aumentando o reconhecimento e o compartilhamento de informações. 

eNPS nas alturas

A partir da plataforma, a Stilingue pode se conectar melhor com seus colaboradores e traçar planos mais estratégicos e baseados em dados para a área de RH. No meio das práticas de isolamento social  isso se fez ainda mais importante para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores, o que impactou  no e-NPS do negócio: pela primeira vez foi calculado o índice pela Feedz e o valor alcançado  foi de 78.

“Isso é reflexo de dar voz às pessoas, que foi um dos grandes benefícios da adesão da plataforma”, finaliza Jimi.