30 piadas para descontrair no trabalho e aliviar o estresse

piadas para descontrair no trabalho

As piadas para descontrair no trabalho podem ser uma ótima forma para aliviar a tensão e o estresse. 

Rir n√£o s√≥ ajuda a melhorar a sa√ļde f√≠sica e mental, mas tamb√©m fortalece o engajamento e aumenta a criatividade. Por isso dizem que ‚Äúrir √© o melhor rem√©dio‚ÄĚ. O melhor de tudo √© que esse ‚Äúrem√©dio‚ÄĚ √© gr√°tis e divertido de tomar.

Nós, da Feedz, somos incrivelmente apaixonados pelo humor no local de trabalho, como você provavelmente deve ter visto no post onde os sócios pagaram mico, para comemorar um marco muito importante pra nós. Se você não viu, agora é a hora:

Sócios da Feedz pagam mico após alcançarem meta importante
CMO Gabriel Leite, CSO Rafaela Cechinel e o CEO Bruno Soares se vestiram de Pipo durante um happy hour para comemorar um marco muito importante para a Feedz.

 

Clique aqui para ver o post na íntegra e deixe seu comentário.

Não fazemos isso apenas por ser divertido, mas porque sabemos que os benefícios do humor no ambiente de trabalho são reais. Incluir piadas para descontrair no ambiente de trabalho aumenta a produtividade e aumenta a felicidade no trabalho.

Pronto para começar a rir? Aqui estão 30 piadas para descontrair no ambiente de trabalho sem ofender ninguém e gerar muitas risadas:

 

30 piadas inteligentes para aliviar o estresse no ambiente de trabalho

  1. Por que os qu√≠micos s√£o √≥timos em resolver problemas? Porque eles t√™m todas as solu√ß√Ķes!
  2. Por que o desenvolvedor faliu? Porque ele usou todo o seu cache.
  3. Você já ouviu falar do cara que roubou o calendário? Ele pegou 12 meses!
  4. O que ganha o melhor dentista do mundo? Uma pequena placa.
  5. Meus professores me disseram que eu nunca seria muito porque procrastino muito. Eu disse a eles: “Esperem para ver!”
  6. Minha memória ficou tão ruim que realmente me fez perder o emprego. Ainda estou empregado. Só não consigo lembrar onde.
  7. Quando em uma candidatura a emprego perguntam quem deve ser notificado em caso de emerg√™ncia, sempre escrevo: ‚ÄúUm m√©dico muito bom‚ÄĚ.
  8. Por que o médico está sempre calmo? Porque ele tem muitos pacientes.
  9. Por que o livro de matem√°tica parece t√£o triste? Por causa de todos os seus problemas.
  10. Qual é a comida favorita de um lobisomem? Lobisomens não são reais.
  11. Como chamar um c√£o m√°gico? Um Labracadabrador.
  12. Por que os p√°ssaros voam para climas mais quentes no inverno? √Č muito mais f√°cil do que caminhar!
  13. Seja como um próton. Sempre seja positivo.
  14. Que tipo de carro o Yoda dirige? Toyoda.
  15. O que o zero diz a um oito? Cinto legal.
  16. Quantos profissionais de marketing s√£o necess√°rios para arrumar uma l√Ęmpada? Nenhum, eles j√° automatizaram o processo.
  17. Quer ouvir uma piada sobre o pot√°ssio? K.
  18. O que você faz quando suas piadas sobre ciência não tem graça? Continue tentando até conseguir uma reação.
  19. Por que o dinossauro atravessou a rua? Porque as galinhas ainda n√£o existiam!
  20. O que um pato subat√īmico diz? Quark.
  21. O que o Oceano Atl√Ęntico disse ao Oceano √ćndico? ‚ÄúExperimente e seja mais Pac√≠fico!‚ÄĚ
  22. Um homem entra em uma biblioteca e pede ao bibliotec√°rio livros sobre paran√≥ia. O bibliotec√°rio sussurra: “Eles est√£o bem atr√°s de voc√™!”
  23. Por que os coalas n√£o contam como ursos? Eles n√£o t√™m as coalifica√ß√Ķes certas.
  24. Algumas pessoas comem caracóis. Eles não devem gostar de fast food.
  25. Como você chama uma pilha de gatinhos? Um meowntanha.
  26. O que fica mais √ļmido quanto mais seca? Uma toalha.
  27. Eu tenho uma piada sobre viagem no tempo, mas não vou contar. Vocês não gostaram.
  28. Alguém conhece uma boa piada sobre o sódio? R: Na…
  29. Como você chama o monstro mais inteligente de todos? FrankEinstein
  30. Você ouviu sobre todos os significados ocultos do Rei Leão? Sim, está cheio de simbalismo.

E aí, consegui tirar uma risadinha sua? 

 

Por que as piadas s√£o importantes no ambiente de trabalho?

Existem muitos benefícios associados ao humor, inclusive o alívio do estresse é um dos mais importantes. 

Por outro lado, muitas pessoas acham que o humor não tem lugar no local de trabalho, mas isso não é necessariamente verdade. Embora as piadas não substituem o trabalho real, aprender a usar o humor no trabalho de maneira adequada pode ter muitos resultados positivos.

Alguns motivos para dar boas risadas no trabalho:

  • Rir aumenta a energia e aumenta o foco
  • Alivia o estresse durante momentos de alta press√£o
  • Rir com colegas cria confian√ßa e relacionamentos de equipe mais fortes
  • O senso de humor incentiva o pensamento “fora da caixa”
  • As reuni√Ķes e apresenta√ß√Ķes que s√£o mais descontra√≠das tendem a ser mais eficazes
  • Faz seu cora√ß√£o bater mais forte
  • Queima algumas calorias
  • Diminui os horm√īnios do estresse
  • Melhora a imunidade
  • Libera endorfinas que reduzem a dor

 

O que a ciência diz sobre piadas e risos?

o que a ciência diz sobre piadas para rir no trabalho

Est√° cientificamente comprovado que o rir reduz o estresse, promove a felicidade e oferece outros benef√≠cios √† sa√ļde f√≠sica. Basta voc√™ lembrar do qu√£o bem se sentiu depois de rir at√© a barriga doer com seus amigos.

Professores de Stanford, explicam o que acontece no nosso corpo quando rimos.

Naomi Bagdonas diz: ‚ÄúA oxitocina estimula nossos c√©rebros a criar la√ßos emocionais, a confiar mais uns nos outros. Isso explica porque a ocitocina tamb√©m √© liberada quando as m√£es d√£o √† luz, ambos os momentos em que, evolutivamente falando, nos beneficiamos de sentimentos de proximidade e confian√ßa com a pessoa envolvida, mesmo que a rela√ß√£o seja nova.‚ÄĚ

Connor Diemand-Yauman complementa: ‚ÄúO humor tamb√©m afeta nossas mem√≥rias ao inundar nossos centros de recompensa com dopamina. O humor nos torna mais engajados no momento e nos ajuda a lembrar mais conte√ļdo ap√≥s o fato.‚ÄĚ

No entanto, é essencial que todas as tentativas de fazer piadas para descontrair no trabalho sejam adequadas ao ambiente. Não conte piadas que possam ser ofensivas para seus colegas ou clientes. 

Antes de contar uma piada tenha certeza que ela não seja discriminatória de forma alguma. Afinal de contas, não há necessidade de fazer piadas às custas de outras pessoas em qualquer situação, e fazer isso no local de trabalho é uma ideia particularmente ruim.

 

Os gestores podem usar as piadas sem perder a autoridade?

Como os gestores podem usar as piadas sem perder autoridade? Algumas pessoas acham que rir é apenas uma brincadeira, mas as pessoas relatam que os líderes que usam o humor e o riso são mais acessíveis e solidários.

Como eles fazem isso? Certamente eles ajustam seu estilo de liderança e usam inteligência emocional. Ao fazer isso, os líderes podem detectar quando há pessoas desanimadas em sua equipe.

Claro, essas pessoas talvez sejam tímidas, reservadas ou introvertidas. No entanto, talvez possam estar chateadas com alguma coisa. Então, usar o humor e o riso pode unir essas pessoas.

Alguns dos melhores líderes que já vi são pessoas que podem contar grandes histórias com humor. Inclusive, no time de marketing da Feedz, nós temos o Gabriel Leite que é mestre em contar histórias engraçadas. (Pergunte no LinkedIn sobre a história do mindfulness.) 

E as pessoas gostam disso porque todos se sentem mais identific√°veis.

Como voc√™ pode fazer isso? Conte hist√≥rias sobre si mesmo. √Äs vezes, conte hist√≥rias sobre situa√ß√Ķes do trabalho ou seus animais de estima√ß√£o.

Coisas com as quais as pessoas podem se identificar e comecem a pensar: ‚ÄúEi, talvez voc√™ seja um pouco mais parecido comigo do que eu pensava‚ÄĚ.

Confere só esse vídeo que a Maryana com Y, da HumorLab, preparou para o nosso Feedzday Talks 2021. Ele fala sobre atitudes positivas e como o humor pode nos aproximar.

 

Como contar piadas no ambiente de trabalho

Aqui est√£o algumas outras maneiras de contar piadas para descontrair no trabalho:

  • Desenvolva rituais. Comece as reuni√Ķes com uma piada ou um v√≠deo engra√ßado.
  • Tenha um canal de zueira. Crie um canal de zueira com piadas engra√ßadas, memes, etc.
  • Envie a piada do dia ou da semana. Encaminhe em uma newsletter uma piada adequada.
  • Organize ‚Äúdias engra√ßados‚ÄĚ. Pe√ßa que os funcion√°rios usem chap√©us, m√°scaras e √≥culos bobos. At√© os pets podem participar e trazer alegria para todos.

Fazer as pessoas rirem ajuda muito a melhorar o ambiente de trabalho e a satisfação dos funcionários. Por isso, tente pensar em maneiras de tornar seu local de trabalho um pouco mais divertido. 

‚ÄúMas espera a√≠, e se eu n√£o tiver senso de humor? Lembre-se que seu senso de humor √© um m√ļsculo, quanto mais voc√™ usa, mais forte ele fica.¬†

Tente come√ßar adicionar um tom mais leve n√£o apenas nas reuni√Ķes, mas tamb√©m nas conversas casuais, e-mails e at√© mesmo em suas mensagens dentro do canal de comunica√ß√£o da empresa.¬†

Ao falar em p√ļblico, mencione coisas engra√ßadas que aconteceram ou piadas apropriadas. N√£o desista de exercitar seu m√ļsculo do humor.

Nos conte sobre o que você achou das piadas que nós selecionamos. Você tem alguma outra engraçadona? Conta pra gente nos comentários.

simbolo_color

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

‚úĒ Todas as ferramentas de gest√£o de pessoas em um s√≥ lugar
‚úĒ O software mais indicado para empresas acima de 25 colaboradores

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Artigos relacionados

síndrome de burnout no ambiente de trabalho
Síndrome de burnout: o que é e como evitar no trabalho

A s√≠ndrome de burnout √© uma doen√ßa com taxas preocupantes no Brasil e no mundo. Por isso, agora, mais do que nunca, √© a hora de as organiza√ß√Ķes e seus l√≠deres cuidarem do bem-estar e da sa√ļde mental de seus funcion√°rios.

Comprometimento no trabalho
10 ideias para aumentar o comprometimento no trabalho

Incentivar o trabalho em equipe, reconhecer os esfor√ßos, apostar na cultura do feedback e investir no desenvolvimento cont√≠nuo est√£o entre as a√ß√Ķes que ajudam a solucionar a falta de comprometimento no trabalho.