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Home » Candidate experience: o que é e 6 dicas para melhorar o processo seletivo

Recrutamento e Seleção

Candidate experience: o que é e 6 dicas para melhorar o processo seletivo

Candidate experience é a chave para tornar os processos mais inclusivos e felizes, aumentando o grau de satisfação dos candidatos.
  • Por: Larissa Gracietti
  • Em: 11/03/2022
  • Aproximadamente 9 min. de leitura

Candidate Experience, que em português significa Experiência do Candidato, trata-se basicamente da relação de um candidato com uma empresa durante o processo de recrutamento e seleção. 

A ideia representa uma virada de chave nos processos seletivos de grandes empresas, que tornaram uma prioridade a experiência que o candidato irá viver durante todo esse período de seleção. 

Mas qual é o interesse dos negócios em priorizar a experiência do candidato? Primeiramente, essa é uma oportunidade de aperfeiçoar constantemente o processo seletivo de uma experiência. 

Por isso, hoje você vai entender o que é a experiência do candidato, assim como sua importância e como melhorar na sua empresa. 

Voe pelo conteúdo 🚀
O que é candidate experience?
Qual a importância do candidate experience?
Qual a diferença entre uma experiência do candidato positiva e negativa?
6 dicas para melhorar a experiência do candidato (candidate experience) em cada etapa
1. Organização e planejamento
2. Seja claro
3. Facilite a candidatura às suas vagas
4. Mantenha contato
5. Acompanhe candidatos bons que não passaram
6. Esteja aberto a receber feedback
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O que é candidate experience?

A experiência do candidato é como os candidatos de algum emprego percebem e reagem ao ciclo de recrutamento de uma empresa, incluindo todas as fases, sendo elas:

  • Atração;
  • Recrutamento;
  • Entrevista;
  • Contratação;
  • Integração à empresa. 

Essa experiência será a responsável pela imagem da empresa frente aos candidatos. 

 

Qual a importância do candidate experience?

A reputação do empregador frente a todos aqueles que desejam trabalhar na empresa, depende bastante da candidate experience. 

Por exemplo, pense que no processo de seleção de um novo funcionário, você encontra três ou quatro pessoas que  também poderiam exercer bem essa vaga, ou mesmo outra vaga dentro do negócio. 

Eles podem até não passar nesse processo específico, uma vez que apenas uma vaga está disponível, porém, eles podem ser chamados diretamente no futuro, economizando tempo e recursos que seriam gastos em um novo processo. 

Além disso, se esses mesmos bons candidatos tiverem uma experiência de candidato ruim com a empresa, eles podem falar abertamente sobre isso com amigos, colegas e pessoas interessadas na empresa.

Isso afetará sua marca, uma vez que outros candidatos bons podem decidir não se candidatar às suas vagas abertas por que alguém próximo e em quem elas confiam falou mal da empresa. 

Leia também: Recrutamento interno e externo: vantagens e desvantagens de cada um

Dito isso, uma das coisas que mais afetam a experiência do candidato com a empresa é quando a última nunca dá um feedback do resultado final, apenas sumindo da vida daqueles que não passaram. 

Dados de um relatório do CareerBuilder mostram que 42% dos candidatos não irão se candidatar novamente a um cargo em sua empresa se tiverem uma experiência ruim com você, e 22% aconselha ativamente seus colegas a não se candidatarem também.

Em resumo, a experiência do candidato é importante para a imagem da sua empresa frente ao mercado e aos admiradores dela, como também uma forma de economizar recursos financeiros aproveitando ao máximo o processo. 

  • Leia também:
    Employer branding: crie uma marca onde todos querem trabalhar
    Employee experience: como construir uma jornada de impacto

 

Como montar um processo seletivo de cair o queixo

 

Qual a diferença entre uma experiência do candidato positiva e negativa?

Para que os candidatos a uma vaga de emprego passem por uma experiência positiva no recrutamento, eles precisam sentir que o seu tempo foi respeitado e que foram comunicados com transparência e clareza, independentemente do resultado. 

Isso porque, a maioria dos candidatos não irá entrar na empresa, e a forma como eles percebem esse processo tem um grande peso sobre a marca e a reputação do empregador. 

Mesmo depois de um processo seletivo mal sucedido (onde não houve contratação), uma grande porcentagem dos candidatos pode se candidatar novamente a um cargo na empresa no futuro, se existir uma preocupação do negócio com a experiência do candidato. 

Uma boa experiência de candidato é composta por elementos como:

  • Redução do atrito e repetição no processo de aplicação;
  • Automatização dos processos demorados e de baixo contato para acelerar o processo;
  • Mecanismos para se comunicar com os candidatos e responder perguntas o mais rápido possível;
  • Acompanhar os candidatos que são preteridos e informá-los sobre outras oportunidades relevantes nas quais possam estar interessados;

Empresas com uma boa candidate experience têm quatro práticas em comum:

  1. Ouvir e se comunicar com mais frequência;
  2. Definir expectativas claras sobre o processo de recrutamento;
  3. Se responsabilizar pela experiência do candidato e manter constante aperfeiçoamento;
  4. Os candidatos percebem o processo de recrutamento como justo.

Em contraste, um processo seletivo que não leva em conta a experiência do candidato, possui as seguintes características:

  • Não é completamente transparente sobre as etapas do processo e sobre as escolhas feitas;
  • Não se comunica com os candidatos à vaga;
  • Demora muito tempo para responder às dúvidas;
  • Não comunica os candidatos que não passam em alguma das etapas e que não foram selecionados para continuar o processo;
  • Não demonstra se importar com a experiência dos candidatos.

 

6 dicas para melhorar a experiência do candidato (candidate experience) em cada etapa

1. Organização e planejamento 

Uma experiência ruim do candidato começa com a desorganização. Em contraste, organização e planejamento geram uma boa experiência do candidato. 

Isso começa com o planejamento de sua estratégia de contratação, identificando as lacunas que você precisa preencher e quem são as pessoas ideais para isso. 

Essa prática não só ajudará a todos os candidatos entenderem melhor o que irão desempenhar dentro da empresa caso consigam a vaga, como também guiará melhor quem conquistar a vaga. 

Para a organização poder seguir os seguintes passos, faça uma análise das habilidades que necessita para a vaga que irá abrir, para identificar o tipo de habilidades que sua equipe precisa desenvolver. 

Isso pode ser feito em nível individual ou de equipe, para ajudar no planejamento de sucessão, metas de treinamento e planos de contratação.

Leia também:
4 estratégias de recrutamento para atrair candidatos talentosos
Inbound recruiting: o que é, benefícios e como fazer na prática

 

2. Seja claro 

Para gerar uma boa experiência de candidato, seja claro com os candidatos em todas as etapas do processo seletivo. Nesse sentido, você pode seguir as dicas a seguir:

  • Use uma linguagem simples em todas as etapas do processo, sem enrolação e sem abusar de palavras muito rebuscada;
  • Liste as características obrigatórias para conseguir o cargo e as características desejadas, mas não obrigatórias;
  • Estruture a descrição do trabalho em anúncios para a vaga de forma que seja fácil de ler;
  • Diga aos candidatos quem é o responsável pelo processo de contratação;
  • Se a função para a qual você está anunciando tiver responsabilidades de gerenciamento, deixe-as explícitas. 

 

3. Facilite a candidatura às suas vagas

Torne os anúncios da vaga que você abriu o mais fácil possível de encontrar. Dessa forma os candidatos ficarão agradecidos de encontrar essa oportunidade facilmente, e você poderá alcançar mais talentos.

Para isso, você deve:

  • Dar instruções claras de como se candidatar a vaga;
  • Ofereça a análise do LinkedIn ou do currículo, facilitando e encurtando o processo de inscrição;
  • Torne todo o processo de inscrição óbvio, em uma página só;
  • Mantenha seu processo de inscrição curto e compatível com dispositivos móveis;
  • Evite restringir os uploads de arquivos a tamanhos pequenos;
  • Opte pelas respostas “obrigatórias” apenas se forem realmente necessárias. Isso economiza o tempo dos candidatos, dos recrutadores e gerentes de contratação;
  • Envie um e-mail de confirmação quando os candidatos enviarem sua inscrição;
  • Evite números de referência de candidatos, use os seus próprios nomes em vez disso.

 

4. Mantenha contato

Durante todo o processo, a dica de ouro é manter contato com os seus candidatos. Por exemplo, no início, envie e-mail para todas as pessoas que se candidataram, informando se elas foram aprovadas para o processo seletivo, ou não. 

Se por acaso, eles responderem esse email agradecendo, responda novamente de forma gentil e amigável. Esse contato é importante para a boa experiência do candidato. 

Sempre antes de uma etapa, ligue ou mande uma mensagem informando o que irá acontecer a seguir e a data. Inclusive, sempre agradeça a participação e o tempo investido do candidato ao processo. 

Além disso, sempre informe ao candidato tudo o que irá acontecer nas fases seguintes. Por exemplo, na fase de entrevista, deixe claro para eles o que irá ser questionado e o que se espera deles. 

👉 Dicas para tornar seu feedback de entrevista mais fácil e rápido

 

5. Acompanhe candidatos bons que não passaram

Se você disser aos candidatos que os manterá em mente para empregos futuros, certifique-se de ter a infraestrutura para cumprir essa promessa. Mantenha um banco de talentos para chamá-los para novas oportunidades futuramente. 

 

6. Esteja aberto a receber feedback

Da mesma forma que você dá feedbacks durante qualquer processo seletivo, você também precisa estar pronto para ouvi-los. Pode ser legal pedir aos candidatos para lhe dar feedback. 

Uma pesquisa de satisfação pode ajudá-lo a estruturar suas perguntas e manter-se responsável por melhorar a experiência de seus candidatos. Mas esteja preparado para ouvir qualquer tipo de crítica, e absorvê-las com tranquilidade. 

 

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