Tecnologia no recrutamento e seleção: 5 formas de usar

Qual o impacto da tecnologia no processo de recrutamento e seleção? Confira 5 formas de usá-la, os benefícios e como implementá-la no seu RH.

O uso da tecnologia no recrutamento e seleção é um dos grandes impulsionadores para as mudanças que vêm ocorrendo nos RHs. Da triagem de currículo ao uso da inteligência artificial, os avanços tecnológicos levam eficiência e agilidade à gestão de pessoas.

É ela que também ajuda os profissionais de recursos humanos a adotarem processos ágeis e estratégias para recrutar com mais eficiência, potencializando resultados e tornando o ambiente de trabalho muito mais saudável.

A seguir, compartilhamos com você 5 formas de usar a tecnologia no RH, como ela pode auxiliar nos processos seletivos, seus benefícios e como implementá-la. Boa leitura!

Qual o impacto da tecnologia no processo de recrutamento e seleção? 

João viu uma vaga para analista de marketing no mural do curso de pós-graduação. No dia seguinte, ele imprimiu o currículo e foi até a empresa levá-lo. Lá, a secretária informou que entraria em contato caso ele fosse chamado para o processo seletivo.

Além do currículo de João, o RH recebeu mais 30. Uma pessoa é responsável por separar o joio do trigo. Outra faz a conferência do que restou da triagem e tem a missão de escolher 5 candidatos para entrevistar.  

Passado 1 mês e meio desde que João deixou seu CV na empresa, nada aconteceu. Ele não sabe, mas o gestor da vaga e o RH estão com um problema.

A verdade é que nenhum dos participantes do processo tem o perfil que eles procuram. O motivo? A vaga foi mal redigida e atraiu pessoas sem as competências necessárias. A única saída para isso é recomeçar o processo.

Essa breve história é para dar uma ideia de como o processo de recrutamento tinha início anos atrás. 

Hoje em dia, em grande parte dos casos nas empresas, os currículos são recebidos digitalmente, seja por e-mail, sites de anúncios ou redes sociais como o LinkedIn.

A mudança pode ser pequena, mas faz toda a diferença para a agilidade do processo. Para entender melhor, no próximo tópico vamos dar uma olhada no papel da tecnologia no mundo de hoje.

 

Como a tecnologia pode nos auxiliar nos processos seletivos?

Só para você ter uma ideia do que estamos falando, veja só 5 maneiras que mostram como a tecnologia no processo de recrutamento e seleção faz a diferença:

  1. Criação de  anúncios de vagas para o candidato ideal, ou seja, o que mais corresponde ao que a empresa espera;
  2. Automatização da triagem de currículos;
  3. Identificação das lacunas em qualificações, experiência ou histórico. Isso evita que candidatos não correspondentes à vaga prossigam para as fases seguintes.
  4. Criação de testes de perfil comportamental;
  5. Tomada de decisão baseada em dados extraídos das entrevistas e dos testes.

 

Benefícios da utilização de tecnologia no recrutamento e seleção 

Se tem duas palavras que podemos usar para resumir as vantagens da tecnologia no recrutamento e seleção, são: agilidade e precisão

Agilidade, porque ela possibilita ao RH acelerar etapas. Por exemplo, se antes era preciso passar semanas fazendo a triagem de currículo, uma ferramenta faz isso em questão de minutos. 

Precisão, porque desde o início o processo é muito mais redondo. Lembra do exemplo do João? A seleção já começou torta porque a descrição da vaga não condizia com a realidade. Logo, ela não atraiu os candidatos certos.

A tecnologia consegue ajudar o RH a mapear o candidato ideal e, assim, elaborar um anúncio mais certeiro. 

Mas não termina aí. Como o processo acaba levando menos tempo, ele é menos custoso para a empresa. Vale lembrar que a redução de custos é percebida também em uma contratação mais certeira, pois isso significa que o colaborador não será desligado tão cedo. 

Pontuamos ainda que um dos erros do recrutamento e seleção é o viés inconsciente. Entrevistas estruturadas e recrutadores treinados evitam isso, mas a tecnologia tem a vantagem de fazer uma análise objetiva sem riscos de pender para algum lado. 

Baixar a Planilha para Controle de Recrutamento e Seleção

 

Principais ferramentas tecnológicas para recrutamento e seleção 

Mas, afinal, como usar a tecnologia no recrutamento e seleção de pessoas? Existem diversas ferramentas no mercado e selecionamos três para você:

Análise de perfil comportamental por meio do DISC

DISC é acrônimo para Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade. O teste DISC é utilizado no recrutamento e seleção para mapear os candidatos com base nesses quatro fatores. 

O teste mostra, então, qual o perfil comportamental da pessoa. Dentre outras coisas, isso é útil para avaliar se há fit cultural e como tal indivíduo poderá se encaixar na equipe.

A análise de perfil comportamental está sendo cada vez mais aplicada porque hoje entende-se que um profissional precisa ir além das competências técnicas (aliás, as mad skills também têm um peso importante).

Nesse sentido, a metodologia DISC dá uma boa visão do perfil do candidato, pois mostra quais são as suas características predominantes.

 

Big Data

O Big Data é o pilar de uma cultura data-driven (cultura baseada em dados). Adotá-lo no recrutamento e seleção possibilita ao RH analisar os dados e extrair insights para tornar o processo ainda melhor.

Por exemplo, é possível utilizá-lo para avaliar a taxa de retenção dos candidatos aprovados nos últimos 2 anos. Caso ela seja mais baixa do que o esperado, pode indicar que o processo de recrutamento e seleção precisa ser melhorado.

Os dados podem contribuir também para tomadas de decisão mais seguras na hora de escolher um profissional para integrar o quadro de talentos da empresa.

 

Software de recrutamento e seleção

O impacto da tecnologia no recrutamento e seleção é plenamente percebido quando um software desenvolvido para os processos de R&S começa a rodar na empresa. 

Para se ter uma ideia, um software como o da Feedz dá acesso à: criação e publicação de vagas,  gestão de vagas e candidatos,  triagem de currículos e banco de talentos, relatórios de vagas e indicadores de R&S para extração de insights. 

A ferramenta torna as estratégias de recrutamento mais efetivas e otimiza os processos. Além de as vagas serem preenchidas rapidamente, os candidatos têm uma melhor experiência.

Mesmo que não sejam contratados, terão uma boa imagem da empresa e, por isso, um software de recrutamento e seleção auxilia indiretamente no employer branding.

 

Como implementar tecnologia no recrutamento e seleção da empresa 

Agora que respondemos à dúvida de “como a tecnologia ajuda no recrutamento e seleção?”, é hora da parte prática. Para implementá-la considere os pontos seguintes:

 

Identifique os objetivos

O processo de recrutamento e seleção é composto de diversas etapas. Essa é a razão pela qual o primeiro passo é entender quais necessidades precisam ser atendidas. 

Por exemplo, se a ideia é aplicar testes de perfil comportamental, invista primeiramente em uma ferramenta que forneça isso. Já se o objetivo for acelerar o processo, talvez seja importante otimizar as etapas de triagem de currículo e entrevistas.

Tendo feito isso, ficará mais fácil escolher a tecnologia que mais faz sentido para o seu RH.

 

Capacite os colaboradores

O novo nem sempre é visto com bons olhos. Então, em um primeiro momento esclareça os motivos que levaram à mudança e como os colaboradores ganharão com isso. 

Existem pessoas que são mais resistentes. Para esses casos, tire um tempo para ouvir os seus receios, tirar dúvidas e apontar o quanto a tecnologia tornará o trabalho de todos mais estratégico.

Quanto ao uso da tecnologia em si, realize treinamentos de modo que todos os profissionais consigam utilizar a ferramenta e explorar os recursos que ela oferece.

 

Peça feedbacks

Uma implementação bem-sucedida significa ouvir as pessoas que estão usando a tecnologia. No recrutamento e seleção, é importante conversar com recrutadores e também pedir feedback dos candidatos. 

Isso garante que a implementação da ferramenta seja bem-sucedida, uma vez que, se necessário, o RH pode fazer alguns ajustes no processo.

 

Conclusão: A importância da adaptação tecnológica para a eficiência do RH 

A tecnologia no recrutamento e seleção melhora a experiência dos candidatos, padroniza o processo seletivo, aumenta a qualidade das contratações, traz agilidade para o fechamento de vagas e reduz custos.

Como resultado, o RH torna-se mais eficiente e estratégico, sendo um pilar para apoiar a empresa no alcance de metas. 

Então, se a sua área de recursos humanos ainda está presa em papéis e processos morosos, e não consegue nem ter tempo para gerenciar os talentos como eles merecem,  que tal rever isso?

É hora de abraçar as mudanças que a tecnologia proporciona e tirar o seu RH das sombras. 

Para ajudar a posicionar o setor no centro da sua empresa, todas as semanas temos conteúdos recheados de dicas no nosso blog. Para não perder nadinha, assine a FeedzLetter, a newsletter da Feedz.

Receba, em primeira mão e no seu e-mail, as novidades que rolam por aqui. Deixe o seu nome no campo abaixo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar