nexxera feedbacks

[CaseFeedz] Como a Nexxera aumentou a qualidade dos feedbacks com a Feedz

O feedback é uma das ferramentas mais eficientes para gerar engajamento entre os colaboradores, alinhar expectativas, prevenir crises e diminuir taxas de turnover. Na teoria, incentivar que as pessoas conversem sobre suas conquistas e desafios, sejam sinceras umas com as outras e mantenham um fluxo saudável de comunicação não parece tão difícil. Mas na prática, criar uma cultura de feedbacks é um desafio enfrentado pela maioria dos negócios. 

 

Ainda mais quando se fala de feedbacks de qualidade. Além de ter taxas de participação elevadas, essa prática precisa estar atrelada a um ganho qualitativo, só assim os profissionais vão ter claro os pontos de melhoria e se sentirão valorizados pelas suas conquistas. Um dos grande desafios do método é, justamente, populariza-lo dentro da empresa de modo efetivo,construtivo e com seriedade.

 

A Nexxera, principal gateway de transações financeiras e mercantis do país, tem mais de 27 anos de história e 271 colaboradores. Mesmo com um fluxo saudável de comunicação e expertise em gestão de profissionais, a empresa sentiu a necessidade de aprimorar seus feedbacks e a cultura de celebração, a fim de imprimir mais naturalidade e qualidade a estes processos. 

 

“Temos setores que se relacionam com frequência mas que no dia a dia têm poucas trocas  relativas a feedbacks e celebrações. Nesse sentido, o reconhecimento ficava esquecido ou limitava-se a uma área especificamente”, explica Thaise Schweitzer,analista de DHO da empresa. 

O desafio do reconhecimento

 

Fazer com que pessoas de diferentes áreas se sintam pertencentes a um grande time, no lugar de apenas parte de sua equipe direta, já é por si só um desafio. Passada essa etapa, a empresa precisa ainda fazer com as pessoas de diferentes setores possam reconhecer e valorizar a ajuda uma das outras, sem atrapalhar o fluxo de trabalho e incentivando a sensação de pertencimento e valorização. 

 

A Nexxera tinha esse desejo de abrigar trocas espontâneas de feedbacks e impulsionar uma cultura de celebrar as conquistas e de reconhecer os envolvidos. Porém esbarrava na “falta de engajamento, pouca disseminação sobre as conquistas (modo global), pouco reconhecimento sobre os resultados obtidos, pouco feedback entre setores, pares, lideranças”, de acordo com Thaise. 

 

A solução encontrada foi apostar no software da Feedz para criar o hábito de reconhecimento de forma prática e recompensadora. Além disso, por meio da plataforma a empresa enxergou a oportunidade de incentivar a cultura de feedbacks.

 

Foco em qualidade

 

Depois de dois meses de uma implementação gradativa, 100% dos funcionários tem acesso à plataforma. “Buscamos sensibilizar as Lideranças inicialmente. Produzimos materiais específicos para divulgar os benefícios e o objetivo da ferramenta aos colaboradores. A gamificação e a premiação também incentivam o uso. E sempre que realizamos ações de endomarketing, incluímos o uso da ferramenta, para sempre estimular o usa da mesma”, exemplifica a profissional. 

 

Dessa forma a empresa conseguiu que, aos poucos, os colaboradores se acostumassem à solução e entendessem a importância do reconhecimento. Thaíse destaca que a principal mudança sentida foi a maturidade dos depoimentos e ganho qualitativo.

 

“Passado esse período [de adaptação], começamos a sentir um uso mais qualitativo da ferramentas, não somente quantitativo”, comenta. Dessa forma, o impacto positivo é sentido com mais rapidez. Além de cumprir o objetivo de aumentar o reconhecimento dentro da empresa, o uso do espaço para fazer feedback de qualidade ajuda no crescimento profissional dos colaboradores, cria um clima de confiança e engaja os colaboradores. 

 

Os próximos passos planejados pela empresa para  aproveitar o bom funcionamento da plataforma é rodar, no futuro próximo, a avaliação de desempenho.