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Home » Customer experience e employee experience: qual a relação?

CasesCultura organizacional

Customer experience e employee experience: qual a relação?

Quer melhorar a experiência dos seus clientes? Comece aperfeiçoando a experiência dos seus colaboradores!
  • Por: Larissa Gracietti
  • Em: 15/07/2022
  • Aproximadamente 7 min. de leitura

Acredito que você já ouviu falar em “Customer experience” ou “experiência do cliente”.

Esse é um tema muito falado atualmente, mas pouco se debate sobre a relação desse assunto com a satisfação do colaborador (employee experience).

A verdade é que tudo está interligado e uma coisa depende da outra. Ou seja, a satisfação do cliente depende (e muito) do quanto os seus funcionários estão engajados e acreditam no propósito do negócio. 

Explore nosso conteúdo
Um breve contexto sobre o que é customer experience e sua importância
Bia, como você definiria uma gestão de pessoas que torna o ambiente de trabalho saudável?
Qual a relação entre Experiência do funcionário e Customer Experience?
Como a Digio tem inovado em customer experience?
Como um líder pode construir uma relação de confiança com seus liderados?
Qual a responsabilidade da empresa quando o assunto é turnover?
Que dicas práticas você daria para líderes e gestores que desejam melhorar o customer experience a partir da experiência dos seus colaboradores?

Comprar o livro "O segredo das empresas de sucesso" escrito por Bruno Soares e Gabriel Leite, fundadores da Feedz.

 

Um breve contexto sobre o que é customer experience e sua importância 

Customer Experience (CX) é o nome usado para designar a forma como o consumidor percebe e interage com a empresa; o que ele sente durante e depois de uma conversão, compra ou contratação de serviços. 

Não se trata apenas do primeiro atendimento, mas de todas as etapas que compõem a jornada do consumidor – quando ele conhece a marca, navega pelas redes sociais e site, tira as dúvidas, compra e tem um suporte após isso tudo. 

Para o sucesso da marca e a satisfação do cliente, é importante que ele enxergue valor e sinta uma conexão positiva com a empresa em todo o processo da sua jornada de compra. 

Mas, como fazer isso da forma correta? O primeiro passo é também o mais importante, cuidar de quem faz essa engrenagem rodar: os colaboradores. Até porque, são eles que levam a imagem da sua empresa e são responsáveis por cada etapa da experiência do cliente.

Então, se você quer clientes satisfeitos, aumento nas vendas e uma marca forte no mercado, comece aperfeiçoando seu relacionamento com os clientes internos. 

Seus colaboradores estão felizes e satisfeitos? O clima organizacional está saudável? Como os funcionários estão levando a marca para fora do ambiente de trabalho?

Nós sabemos que essa não é uma tarefa tão simples, por isso, convidamos Beatriz Nóbrega para esse papo. Ela é Superintendente Executiva do Banco Digio com foco em Gente, Gestão e Experiência do Cliente. 

Confira nossa entrevista sobre Customer Experience e Gestão de Pessoas 👇 

 

Bia, como você definiria uma gestão de pessoas que torna o ambiente de trabalho saudável?

Bia Nóbrega: “A gestão de pessoas que torna o ambiente de trabalho saudável é aquela que promove diversidade e inclusão, dá espaço à inteligência coletiva, à tomada de decisões descentralizada e ao senso de responsabilidade por parte de todos.

Neste ambiente é seguro expressar ideias, fazer perguntas e admitir erros; e isso é que torna o ambiente saudável.”

 

Qual a relação entre Experiência do funcionário e Customer Experience?

Bia Nóbrega: “A relação entre a experiência do colaborador e a experiência do cliente é total: somente um colaborador conectado ao propósito da organização a representará com propriedade e assim promoverá uma boa experiência ao cliente.

Para que isso ocorra, a experiência do colaborador precisa ser a melhor possível.”

Aplique dicas como:

  • Troca de feedbacks;
  • Reuniões 1:1;
  • Reconhecimento público das boas ideias e resultados;
  • Bonificações, prêmios e benefícios.  

 

Veja algumas dicas para criar a melhor experiência para os seus colaboradores: 

👉Jornada do colaborador: como criar [+ template editável]

👉Integração de colaboradores: 5 dicas para engajar novos funcionários imediatamente

👉7 dicas [mão na massa] para aumentar o engajamento dos colaboradores

 

Como a Digio tem inovado em customer experience?

Bia Nóbrega: “A Digio é uma Bantech que alia a solidez de um Banco com a agilidade e experiência de uma Fintech. 

E por ser um Banco Digital, que busca promover uma experiência fluida e sem custo para o cliente. Dia após dia buscamos inovações que nos apoiem em oferecer experiências digitais e humanas que não só encantam nosso cliente mas nos diferenciam dos concorrentes.

Como fazemos isto? Ouvindo nosso cliente continuamente e buscando as melhores soluções.

Buscamos lembrar, o tempo todo, que o cliente é a nossa razão de existir e, ao mesmo tempo, nosso aliado no processo de aperfeiçoamento.

Ele é a nossa bússola que mostra o caminho a seguir.”

 

Como um líder pode construir uma relação de confiança com seus liderados?

Bia Nóbrega: “Primeiramente, confiando neles. Parece brincadeira, mas não é. Se você não confia no time, é impossível falarmos de conquistar a confiança deles.

E aqui, gosto muito da cultura nórdica – lá você confia a priori e ponto final. Então, líder: confie no seu time, sem pestanejar. E cuide para que eles também possam confiar em você.

Neste sentido gosto muito da Equação da Confiança de Charles Green:

Confiança = Credibilidade + Confiabilidade + Abertura / Interesse Próprio. Esta equação tem uma variável no denominador e três no numerador.

O interesse próprio, ao meu ver, até por ser o denominador, é a variável mais importante na Equação de Confiança. Refere-se ao foco do líder: se está ali para si mesmo ou para o seu time.

Somente se desenvolver a escuta, entender e respeitar verdadeiramente as opiniões e sentimentos do time é que ele estará focado neles e não em si.

Já a credibilidade tem a ver com o que o líder diz. Nesse caso, ser intelectualmente honesto é fundamental. Saber reconhecer que nem sempre sabemos de tudo nos torna críveis.

A confiabilidade, por sua vez, tem a ver com as nossas ações. Um líder confiável é aquele que cumpre o que promete.

E por fim, a abertura refere-se a ser acessível e criar oportunidades para que qualquer pergunta seja feita e prontamente respondida.”

 

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Qual a responsabilidade da empresa quando o assunto é turnover? 

Bia Nóbrega: “Quando o assunto é turnover, ao meu ver, precisamos trabalhar na prevenção. Conhecer as expectativas dos colaboradores e buscar atender na medida do possível.

Todavia, quando alguém toma a decisão de ir, devemos deixar ir e apoiar – mostrando que de fato a carreira é de cada um de nós e devemos sim, tomar as decisões que nos fará mais felizes – isso é fundamental para um bom clima organizacional. 

 

Que dicas práticas você daria para líderes e gestores que desejam melhorar o customer experience a partir da experiência dos seus colaboradores?

Bia Nóbrega: “Vou trazer 3 dicas para melhorar o ambiente de trabalho que gosto muito:

1. Respeito 

É preciso respeito a cada um na sua individualidade (desde que isso não prejudique o todo). E sim, o time é maior do que qualquer craque que nele tenha.

É preciso ouvir e responder ao que ouviu – ainda que a resposta seja a não desejada; é preciso respeito na comunicação. 

2. Coerência

É preciso que a empresa tome decisões por meio de critérios claros, conhecidos e aderentes aos valores da organização.

Sendo assim: comunique a decisão e o porquê dela, isso ajuda muito !

3. Consistência

É preciso ser consistente na ação e no discurso: não mudar as regras do jogo durante a partida, mas sim, saber quando é hora de mudar e o porquê. Lembre-se: quando for necessário mudar o ritmo, deixe seu time ciente do que está acontecendo.”

 

___________

E você, quer melhorar o customer experience através do engajamento dos seus colaboradores?  Então, vem voar junto com a Feedz! 

 

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