Como montar um kit de boas-vindas para novos colaboradores

Os primeiros dias de um colaborador são valiosos! Veja neste artigo como montar um kit de boas-vindas para novos colaboradores incrível!

O kit de boas-vindas para novos colaboradores ficou mais popular nos últimos meses. Afinal, com o home office, a integração de novos funcionários foi fundamental para mandar boas energias aos recém-contratados, mesmo distantes fisicamente. 

Mas ao que tudo indica, esse tipo de recepção aos novatos na empresa só tende a aumentar, já que os profissionais de RH perceberam a importância de um bom onboarding para a integração de novos colaboradores. 

Por isso, neste artigo, você vai saber tudo sobre essa etapa fundamental que marca o início de uma boa relação entre funcionário e empresa. Confira a seguir!

Como montar um kit de boas-vindas?

Não sabe por onde começar na hora de montar um kit de boas-vindas para novos funcionários? Então veja algumas dicas:

 

1. Monte kit com a “cara” da empresa

Com certeza, a sua empresa possui uma logomarca ou um mascote que pode ser identificado por todos dentro da organização. 

Portanto, procure relacionar o kit de boas-vindas com esse logo e com o DNA da empresa.

 

2. Tenha um pequeno estoque

Não fica legal enviar um kit de boas-vindas para determinado funcionário e não enviar para outro contratado.

Procure criar um pequeno estoque para não cometer essa gafe e não deixar ninguém de fora dessa experiência.

 

3. Personalizado ou padrão

É possível personalizar os kits corporativos para cada recém-contratado, como uma caneca estampada com um desenho do rosto do colaborador. 

Mas se achar que fica inviável com a quantidade de novos contratados, então utilize um kit padrão para todos.

 

4. Tenha um budget

Tenha um valor definido para as compras dos itens do kit corporativo para não ultrapassar o orçamento

Se algo que deseja comprar para montar o kit de boas-vindas está fora do budget de RH, então use a criatividade e envie uma cartinha personalizada, coloque balões na mesa do colaborador, entre outras ideias que não exigem muito dinheiro.

 

Como dar boas-vindas aos novos funcionários?

Existem várias formas de dar boas-vindas aos colaboradores para deixar esse momento mais tranquilo e agradável tanto para o novo funcionário quanto para os colegas de trabalho. Veja algumas etapas do processo de adaptação:

 

1. Preparação antes do 1º dia

Ao saber a data de início do novo integrante da empresa, o RH pode iniciar as preparações para recebê-lo. 

Crie o contrato de trabalho, solicite os benefícios corporativos, prepare a mesa de trabalho (se for presencial), separe as ferramentas para enviar ao funcionário (se for home office) e solicite os acessos ao time responsável (e-mail, logins e outros).

 

2. Informe sobre a nova contratação

Para não causar nenhum mal-estar ou confusão na equipe, o ideal é informar sobre o novo integrante aos veteranos da empresa. 

Faça um comunicado oficial por e-mail ou solicite para o líder do time contar sobre o futuro colega de trabalho. 

Se o cargo do novo colaborador tiver contato com mais de uma equipe, então faça um comunicado para geral na empresa.

 

3. Início do onboarding

Agora é hora de dar início ao onboarding de boas-vindas com uma conversa entre o RH e o novo contratado. 

Se for o caso, o líder ou alguém responsável por representar a equipe também pode participar da reunião.

É importante passar a história da empresa, missão, visão, valores e as expectativas sobre o trabalho do novo colaborador. 

Lembrando que esse onboarding pode ser presencial ou adaptado para o trabalho remoto, através de uma vídeo-chamada.

 

 

4. Forneça as principais informações e tire as dúvidas

Deixe claro as informações mais administrativas do dia a dia, como dia do pagamento do salário, emissão de nota fiscal (se houver), férias, horários, entre outros pontos importantes que achar necessário.

Se o RH quiser contar sobre o momento atual da empresa, os desafios e o crescimento do negócio, então também pode aproveitar esse momento. 

Abra espaço para perguntas sempre que for necessário para não deixar o novo colaborador perdido ou confuso com tantas informações.

 

5. Faça integração com as equipes

Apresente o novo membro para as equipes da empresa, principalmente para aquela que ele irá trabalhar no dia a dia.

O novo integrante também pode participar da rotina de colegas de outras áreas para entender os processos internos da empresa. 

Lembrando que essa última parte da integração também pode ser presencial ou remota por chamada de vídeo.

 

Kit de boas-vindas para novos colaboradores

Além de todas essas boas práticas citadas acima, o RH não pode esquecer de entregar um kit de boas-vindas para novos colaboradores.

Esse kit boas-vindas corporativo é uma ótima forma de causar uma boa impressão aos contratados, logo no primeiro momento. 

Os novos integrantes da empresa irão perceber o cuidado que a empresa tem com os recém-contratados e se sentirão bem recebidos.

 

Por que oferecer um kit boas-vindas na empresa?

É preciso que o RH entenda a importância de fazer o onboarding e dos resultados alcançados ao entregar um kit de boas-vindas aos colaboradores. 

O principal motivo desse gesto é ajudar o novo contratado a se integrar na empresa e com os colegas de trabalho, gerando a sensação de pertencimento, respeito e parceria.

Além disso, oferecer um kit de boas-vindas pode gerar engajamento com a instituição, através de compartilhamento dessa ação em postagens nas redes sociais corporativas. 

Esse kit também serve para mostrar a cultura corporativa, os valores, objetivos e lemas da marca empregadora. 

Ele ainda impacta na experiência do funcionário dentro da instituição, já que o funcionário se familiariza com o clima da empresa e se integra no ambiente de trabalho. 

Não podemos deixar de ressaltar que os kits de boas-vindas são fundamentais na redução do turnover e, consequentemente, reduzem os custos para a empresa.  

Isso porque segundo uma pesquisa feita pela Digitate, um funcionário com uma experiência ruim de Onboarding tem 2 vezes mais chance de procurar outro trabalho.

Como-criar-um-manual-de-onboarding-para-colaboradores

 

Ideias de kit de boas-vindas para colaboradores

Para finalizar, descubra algumas ideias de kits de integração e boas-vindas ao novo colaborador. Confira:

 

Materiais de escritório personalizado

Materiais de escritório com a logomarca podem compor um ótimo kit de boas-vindas para recém-contratados.

Afinal, a empresa precisa oferecer itens básicos de escritório (agenda, calendário, caneta, clips e outros), mas podem ser personalizados para gerar pertencimento.

 

Mimos

Os mimos são uma ótima ideia de kit corporativo. Eles podem ser físicos, como uma planilha de decoração, ou comestíveis, como um voucher em um aplicativo de delivery, por exemplo.

 

Kit sustentável

Que tal gerar pertencimento e ainda ser sustentável com o seu kit de boas-vindas? Você pode montar um kit com ecobag, caneca ou copo, canudinho de inox, bloco de notas com papel reciclado, entre outros itens reutilizáveis e recicláveis.

 

Livros

Um livro para inspirar pode ser um bom presente para o seu kit corporativo. Escolha um bom livro que tenha a ver com a cultura e valores da empresa.

 

Cupom de desconto ou vale-presente

Um cupom de desconto ou um vale-presente em um e-commerce, por exemplo, pode ser uma ótima forma de ajudar os novos colaboradores a decidirem onde querem economizar e aproveitar esse presente da empresa.

 

Camiseta personalizada

Uma camiseta personalizada com a logomarca ou com o nome e foto do novo colaborador é uma ótima ideia de kit de boas-vindas corporativo. Já pode esperar ver fotos de perfis em redes corporativas desses profissionais vestindo a camisa da empresa, literalmente. 

baixe o guia completo para criar a Jornada do Colaborador

Use a criatividade na hora de montar um kit de boas-vindas para novos colaboradores! Esperamos que nossas dicas possam te inspirar! Bora voar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar