O que é e como fazer a gestão de comportamento no trabalho

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A gestão de comportamento no trabalho é quando os princípios científicos da análise do comportamento são aplicados à avaliação e melhoria do desempenho dos colaboradores. 

Por isso, ela é uma excelente forma de criar ambientes de trabalho mais felizes, pois aumenta o engajamento e a produtividade dos colaboradores. 

Neste artigo, explicamos o que é gestão de comportamento, os benefícios de usá-la e como usá-la.

 

O que é gestão de comportamento no trabalho?

De acordo com o Indeed, a gest√£o de comportamento organizacional (Organizational Behavior Management (OBM), em ingl√™s) √© uma teoria que busca compreender o comportamento de indiv√≠duos, equipes e organiza√ß√Ķes em geral como forma de aumentar a produtividade e estimular uma cultura de trabalho positiva.¬†

Em outras palavras, o comportamento organizacional é o estudo de como as pessoas interagem em grupos.

Como parte da gestão do comportamento organizacional, os gerentes avaliam como os indivíduos funcionam em seus cargos, como trabalham em suas equipes, como as equipes atuam e como todas essas peças se encaixam para compreender a eficácia da empresa como um todo.

Dessa forma, a gestão do comportamento organizacional evoluiu fora do campo da análise do comportamento e envolve uma compreensão de disciplinas como psicologia, sociologia, antropologia cultural, economia e ciência política.

 

No contexto dos negócios, o comportamento organizacional envolve:

  • Como os funcion√°rios se comportam em grupos. Isso inclui como os grupos interagem com outros grupos, bem como as equipes se comportam. As caracter√≠sticas comportamentais podem incluir ser cooperativo, n√£o cooperativo, competitivo, pr√≥-ativo, passivo e assim por diante.¬†
  • Motiva√ß√£o e sentimentos do funcion√°rio. As motiva√ß√Ķes do funcion√°rio impactam o comportamento. Inclusive, o employee experience tem um impacto direto sobre as emo√ß√Ķes e, como resultado, sobre como os funcion√°rios agem e se comportam.
  • Desempenho e produtividade. A produtividade e o desempenho do funcion√°rios podem ser vistos como um aspecto do comportamento do funcion√°rio.¬†
  • Cultura. Cada organiza√ß√£o possui uma cultura √ļnica. E essa cultura est√° interligada com o comportamento dos funcion√°rios.

 

Benefícios de usar a gestão de comportamento

Quando as estratégias para a gestão de comportamento são utilizadas, elas podem trazer muitos benefícios para uma organização, incluindo melhorias nas seguintes áreas:

  • produtividade dos colaboradores;
  • menos turnover
  • engajamento
  • melhoria nas rela√ß√Ķes com os clientes
  • padr√Ķes de qualidade claramente definidos
  • entrega de feedback
  • curvas de aprendizagem mais curtas
  • onboarding
  • seguran√ßa e redu√ß√£o de acidentes
  • reputa√ß√£o
  • lucros aumentados
  • prever, influenciar e melhorar os comportamentos humanos
  • maior efici√™ncia
  • trabalho em equipe
  • cronogramas e prazos

A boa notícia é que é possível afetar positivamente o comportamento dos colaboradores.

 

Como implementar a gest√£o de comportamento organizacional

gest√£o de comportamento

Para elaborar um plano de gerenciamento de comportamento no trabalho, você pode seguir as seguintes etapas:

 

1. Defina os objetivos

A gestão de comportamento é focada em resultados, então é muito importante começar o processo com a definição clara dos resultados que você está tentando alcançar. Sem objetivos e metas bem definidas, vai ser mais difícil medir o sucesso da estratégia.

Metas claras e definidas tornam mais fácil para a liderança definir o sucesso e o fracasso.

Então, quem estiver liderando essa implementação vai se reunir com os líderes da organização para determinar os resultados desejados. 

Os líderes podem já saber quais são os resultados desejados ou eles podem contar com a ajuda do responsável pela implementação para definir as metas realistas.

Assim, definir metas, e criar um plano de ação para trabalhar em direção a elas, é apenas um passo no caminho para mudar o comportamento organizacional.

 

2. Comportamentos que s√£o o alvo da gest√£o comportamental

Nessa etapa √© preciso definir quais s√£o os comportamentos que v√£o ajudar a alcan√ßar os objetivos da etapa anterior. Por exemplo, se o engajamento dos colaboradores est√° baixo, talvez seja necess√°rio buscar a√ß√Ķes que podem ser direcionadas para criar mudan√ßas espec√≠ficas nesse comportamento.

 

3. Decida quais métricas serão usadas

Acompanhe as metas da gest√£o de comportamento com n√ļmeros definidos. Por exemplo, para aumentar o engajamento, voc√™ pode definir um n√ļmero espec√≠fico de feedback que os colaboradores precisam enviar.

 

4. Encontre a raíz do problema

Novamente, de acordo com o Indeed, muito do que ocorre no trabalho pode afetar as opera√ß√Ķes do dia a dia e a capacidade da equipe de cumprir as metas.¬†

Se você está tentando melhorar sua equipe com gerenciamento de comportamento organizacional, dê uma olhada nos dados por trás dos problemas que você está tentando corrigir. Avalie as quatro possíveis causas de problemas:

  1. Antecedentes
  2. Conhecimento e habilidades
  3. Equipamentos e processos
  4. Consequências

Por exemplo, se quiser melhorar a segurança, você pode explorar os equipamentos e procedimentos de processo atuais. Assim, você pode descobrir que há uma falta de treinamento de funcionários.

 

5. Crie uma solução

Depois de seguir todas as etapas anteriores, √© preciso criar solu√ß√Ķes para os problemas encontrados. Por exemplo, se voc√™ descobrir por meio de dados que a falta de treinamento est√° causando acidentes no trabalho e afetando a seguran√ßa, √© preciso criar um novo programa de treinamento que pode corrigir isso.

 

6. Avalie os resultados

Por fim, voc√™ concluir√° as √ļltimas etapas medindo os resultados ap√≥s a cria√ß√£o da solu√ß√£o. Essas informa√ß√Ķes podem ajud√°-lo a entender como as mudan√ßas que est√£o sendo implementadas afetam a equipe e a organiza√ß√£o.

Existem três áreas principais de resultados para serem avaliados:

  • A avalia√ß√£o de custo-benef√≠cio examinar√° os resultados com todos os custos associados √† interven√ß√£o em mente.¬†
  • Os resultados da mudan√ßa de comportamento identificam a efic√°cia da solu√ß√£o em influenciar os comportamentos desejados.
  • E, finalmente, a aceitabilidade do tratamento examinar√° como os funcion√°rios e gerentes veem essa solu√ß√£o e se eles a consideram pr√°tica, √ļtil e realiz√°vel.

 

Exemplos de elementos comportamentais que podem ser melhorados com a gest√£o de comportamento

Com a abordagem certa, de acordo com o artigo da Change, é possível melhor o comportamento organizacional. Aqui estão alguns elementos comportamentais que sua organização pode decidir cultivar:

  • Aprendizagem cont√≠nua. O aprendizado organizacional √© fundamental hoje em dia. A revolu√ß√£o digital, por exemplo, exige que muitos trabalhadores atualizem e complementem continuamente suas habilidades. Assim, uma cultura de aprendizagem cultivar√° comportamentos proativos em rela√ß√£o √† aprendizagem e ao melhoramento.
  • Trabalho em equipe. Claramente, quanto melhor os grupos trabalharem juntos, mais positivo ser√° seu impacto na organiza√ß√£o.¬†
  • Alfabetiza√ß√£o digital. A flu√™ncia digital √© outro comportamento positivo a ser constru√≠do. Em uma cultura de local de trabalho digital, os colaboradores ser√£o mais qualificados digitalmente, mais produtivos e mais bem-sucedidos na era digital.
  • Abertura para mudar. Quando os funcion√°rios est√£o abertos a mudan√ßas, eles s√£o mais propensos a abra√ßar e apoiar novas iniciativas de mudan√ßa. Esse suporte se traduzir√° em melhor desempenho e produtividade em tempos de mudan√ßa.
  • Adaptabilidade. Resili√™ncia √© outra caracter√≠stica valiosa quando se trata de comportamentos essenciais. Quanto mais adapt√°veis ‚Äč‚Äčos trabalhadores, melhor eles podem lidar com eventos imprevistos.¬†

Diferentes organiza√ß√Ķes ter√£o ideias diferentes sobre quais comportamentos s√£o produtivos e quais n√£o s√£o produtivos.

Por isso, o importante é cultivar comportamentos organizacionais adequados à sua empresa. 

Lembre-se as pessoas são a chave para o sucesso dos negócios. Mudar sua equipe para a direção certa pode ser difícil, mas as recompensas são muitas, tanto financeiramente quanto no bem-estar emocional de cada membro de sua equipe. 

Embora os produtos e/ou serviços que sua organização fornece sejam importantes, a verdadeira chave para o sucesso, em qualquer setor, está na equipe por trás deles.

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