Guia da avaliação de desempenho para escritórios de advocacia

Saiba como aplicar a avaliação de desempenho em escritórios de advocacia + 8 exemplos de indicadores de performance para acompanhar.

Acompanhar a performance dos colaboradores de perto é uma prática fundamental em empresas de todos os setores. Mas, no post de hoje, vamos falar especificamente sobre a importância da avaliação de desempenho em escritórios de advocacia.

Em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, a avaliação de desempenho desponta como uma ferramenta essencial para apoiar a construção de uma equipe altamente capacitada e, sobretudo, garantir a excelência dos serviços prestados.

Se você quer entender como essa prática pode ser aplicada de forma eficaz no contexto dos escritórios de advocacia, siga em frente. A partir de agora, vamos te mostrar como transformar a avaliação de desempenho em uma aliada estratégica na busca pelo sucesso! 🙂

Ir para a página baixar ebook sobre como conduzir uma avaliação de desempenho do zero [passo a passo]

 

Contextualizando a avaliação de desempenho em escritórios de advocacia

Com o aumento da competitividade no setor jurídico, marcada por um mercado cada vez mais globalizado e por clientes mais exigentes, a gestão de pessoas passou a ser vista como um diferencial importante dos escritórios de advocacia nos últimos anos. 

O motivo é simples: os colaboradores – em especial, os advogados – têm um papel direto na construção e manutenção de relacionamentos com os clientes. E, quanto mais preparados e motivados eles se sentem, maiores as chances de desempenharem melhor sua função.

É neste contexto que a avaliação de desempenho surge como uma grande aliada das empresas jurídicas. Afinal, mais do que medir o progresso de cada colaborador, essa ferramenta de gestão de pessoas fornece um norte para que eles continuem evoluindo.

Em paralelo, a implementação da avaliação de desempenho em escritórios de advocacia também coincide com a modernização desses ambientes que, tradicionalmente, eram conhecidos por sua cultura mais conservadora e hierárquica.

 

Por que as avaliações de desempenho são fundamentais para advogados?

As avaliações de desempenho são conhecidas por proporcionarem inúmeros benefícios, que vão desde o incentivo à transparência até o aumento do espírito de equipe. Mas, quando falamos sobre a área de advocacia, há algumas vantagens que merecem destaque.

Em primeiro lugar, a aplicação dessa ferramenta ajuda os advogados a identificarem seus pontos fortes e áreas de melhoria, permitindo-lhes desenvolver suas habilidades e competências profissionais ao longo do tempo.

Ao apoiar o estabelecimento de metas claras de desempenho, as avaliações também incentivam a busca pela excelência, principalmente quando vêm acompanhadas por ações de reconhecimento, e promovem um ambiente de trabalho mais equitativo.

Todos esses benefícios convergem no aumento do engajamento e motivação dos advogados. E, já que profissionais felizes não apenas ficam por mais tempo na empresa, como também prestam um serviço de maior qualidade, o aumento da satisfação do cliente também é uma consequência.

Em resumo, as avaliações de desempenho promovem o desenvolvimento profissional e a excelência entre os advogados. Mas, ao fazê-lo, também contribuem para a gestão eficaz dos escritórios e para o atendimento das expectativas do mercado. 

 

Como aplicar avaliações eficazes?

Se você ficou empolgado (a) com os benefícios que apresentamos acima, então que tal aprender como aplicar a avaliação de desempenho em escritórios de advocacia? Confira, a seguir, alguns passos que não podem faltar!

1.   Defina critérios claros e objetivos

O estabelecimento de critérios de avaliação claros e mensuráveis, alinhados aos objetivos do escritório, é um dos passos mais importantes para a adoção eficaz desta ferramenta.

É possível avaliar, por exemplo, as habilidades técnicas e comportamentais dos advogados, os resultados alcançados em determinado período, o fluxo de trabalho, etc.

 

2.   Promova uma comunicação aberta

Para aumentar o potencial da avaliação de desempenho em escritórios de advocacia é importante promover uma comunicação transparente.

Isso inclui não apenas deixar claro quais as expectativas da empresa em relação à performance de cada colaborador, mas também criar um ambiente onde os advogados se sintam à vontade para discutir seu desempenho e preocupações.

 

3.   Prepare os líderes para fornecer feedbacks

Ao final do ciclo de avaliação, é fundamental dar uma devolutiva aos colaboradores e ajudá-los a criar um plano de ação.

No entanto, esse momento só será conduzido com maestria se os líderes dos escritórios estiverem devidamente treinados para fornecer feedbacks de forma empática, objetiva e construtiva.

Lembrando que, durante o feedback, o líder deve deixar claro os pontos positivos e o que ainda precisa ser melhorado para que o profissional saiba onde se aperfeiçoar. 

 

4.   Defina a periodicidade

Outra dica importante é definir a cada quanto tempo as avaliações serão realizadas e, na sequência, comunicar a decisão para todos os membros do time – assim, eles saberão o que esperar.

No geral, a recomendação é de que as avaliações de desempenho sejam trimestrais, a fim de possibilitar feedbacks mais frequentes e a detecção rápida de problemas e oportunidades!

 

5.   Utilize de ferramentas digitais

Considere o uso de ferramentas digitais de gestão de performance, como softwares de avaliação de desempenho, para ganhar agilidade e precisão na hora de colocar essa estratégia em prática.

Essas ferramentas são grandes aliadas do RH, já que ajudam a automatizar o processo de avaliação, facilitam o acompanhamento do progresso e centralizam as informações mais importantes em um único lugar!

 

6.   Reconheça bons desempenhos

Se o seu objetivo é motivar os advogados a manterem altos padrões de desempenho, busque formas de reconhecer e recompensar o desempenho excepcional de forma consistente.

Isso pode ser feito por meio de elogios no momento do feedback, mas também por meio de prêmios e até mesmo promoções.

 

8 exemplos de indicadores de desempenho para um escritório de advocacia

Como dissemos acima, definir o que será avaliado é o primeiro passo da implementação da avaliação de desempenho em escritórios de advocacia. Se você não sabe por onde começar, confira alguns exemplos de indicadores que separamos:

  1. Cumprimento de prazos
  2. Nível de satisfação dos clientes
  3. Quantidade de horas trabalhadas
  4. Valor de horas trabalhadas
  5. Contratos fechados
  6. Número de processos ativos
  7. Tempo médio de resolução de casos
  8. Taxa de inadimplência

Quando a empresa acerta na escolha dos indicadores, ela consegue identificar as reais necessidades de melhoria de cada funcionário, medir as competências de forma mais analítica e construir estratégias de desenvolvimento mais assertivas.

Caso queira se aprofundar neste assunto, temos um conteúdo que pode ajudar: 12 Principais Indicadores de Avaliação de Desempenho.

Baixar o kit de avaliação de desempenho

 

O papel da Feedz na avaliação de desempenho para advogados

Se você chegou até aqui super animado (a) para adotar a avaliação de desempenho no seu escritório de advocacia, não se esqueça do que te contamos antes: integrar ferramentas digitais a essa estratégia pode fazer toda a diferença!

A plataforma de da Feedz, por exemplo, é conhecida por reduzir em até 50%o tempo de criação, resposta e análise das avaliações de desempenho.

Entre as vantagens que ela traz, destacam-se:

  • Criação rápida e personalidade de avaliações 90, 180 e 360 graus;
  • Execução simultânea de vários ciclos de avaliação;
  • Lembretes automáticos para engajar a liderança e os colaboradores no processo;
  • Geração de oito relatórios automáticos, que permitem análises ágeis e tomadas de decisões mais eficazes;
  • Acompanhamento da evolução do desempenho do colaborador por meio de históricos de competências, notas, feedbacks e comentários.

Além de todas essas possibilidades, a plataforma da Feedz ainda conta com funcionalidades bônus exclusivas, que permitem a continuação do ciclo de desenvolvimento.

Entre eles, estão os módulos de Feedbacks Contínuos, de Reuniões 1:1 e de Plano de Desenvolvimento Individual (PDI).

Quer saber mais sobre como podemos ajudá-lo nessa jornada? Então solicite uma demonstração gratuita agora mesmo e bora voar! 👇

Nenhum post relacionado encontrado

Veja o que estão comentando

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Preencha o formulário abaixo e em breve o nosso time de especialistas entrará em contato!