Accountability é um termo que já é muito comum no setor público para descrever um conceito que tem tudo a ver com transparência, responsabilidade e prestação de contas.
Atualmente, ele faz parte também do vocabulário de empresas privadas (e não apenas de gigantes em seus setores) e está presente em diferentes áreas, incluindo a de recursos humanos. Mas qual é o conceito de accountability?
A seguir, você encontra a resposta, e verá também por que se trata de algo importante nas organizações, como promover essa cultura de responsabilidade e transparência, e muito mais! Bora lá?
O que é accountability?
Accountability refere-se ao fato de “pegar a responsabilidade para si”. Mas não é somente isso. O termo, proveniente da língua inglesa, tem a ver também com transparência e prestação de contas.
Nas empresas, trata-se de reconhecer que os colaboradores têm o poder (e o dever) de resolver problemas e assumir seus atos. Perceba que o conceito vai muito além do que “fazer o que mandaram”.
É muito mais uma postura ativa de ser dono do próprio trabalho. Ou seja, assumir metas, buscar entregar valor, prestar contas regularmente e ajudar a criar um ambiente de transparência e melhoria contínua, e que incentiva a produtividade.
Existem dois tipos de accountability: horizontal e vertical. No modelo vertical, a accountability é feita de cima para baixo. Por exemplo, os colaboradores precisam prestar contas aos seus gestores. Estes, por sua vez, reportam aos diretores.
No horizontal accountability, a relação é entre pares ou equipes que atuam em um mesmo nível, estimulando um senso de compromisso mútuo.
Pode ser, como exemplo, de colaborador para colaborador, pois se alguém atrasa uma etapa, pode afetar diretamente a rotina dos demais. Ou, ainda, de time para time (como de Marketing e Vendas, no alinhamento de metas conjuntas e prazos).
Por que a cultura de accountability é importante nas empresas?
A resposta a essa pergunta vem de outra: o que é o princípio de accountability?
Com o que foi explicado até aqui, podemos dizer que accountability é um jeito de agir e uma mentalidade. A beleza por trás disso está no fato de que o conceito:
- Impulsiona a eficiência,
- Aumenta a confiança entre colaboradores, times e liderança;
- Melhora a produtividade e o engajamento; e
- Contribui para o atingimento de resultados.
Esses três pontos explicam o porquê accountability é importante para as empresas. Mas existem ainda outros benefícios, que são:
Estimula a confiança e a autonomia
Por ter clareza sobre suas responsabilidades e saber que suas iniciativas serão valorizadas e reconhecidas, o colaborador se sente mais confiante para tomar decisões sem precisar pedir autorização a todo momento.
Se de um lado a liderança dá liberdade para o time agir, por outro, o time retribui com comprometimento e transparência. Isso fortalece a autonomia, aumenta a produtividade e acelera a tomada de decisões.
Fortalece o senso de dono
Quando os colaboradores são responsabilizados, eles assumem a responsabilidade pelos resultados e não presumem que seja tarefa de outra pessoa.
Esse sentimento de propriedade faz com que, diante de um problema, não se pergunte “de quem é a culpa?”, mas sim, “o que eu posso fazer para resolver?”.
Em outras palavras, na cultura de accountability o funcionário reconhece o erro, compartilha o aprendizado e lidera o esforço corretivo. Portanto, ele reforça a confiança de todos na capacidade do time de superar desafios juntos.
A Apple criou um conceito para se referir a esse senso de dono. Trata-se do termo Directly Responsible Individual (DRI), ou Indivíduo Diretamente Responsável, em uma tradução para o português.
Como explicado aqui:
“A ideia é que cada projeto tenha um DRI designado, que é, em última análise, responsabilizado pelo sucesso (ou fracasso) do projeto. Ele provavelmente não será a única pessoa trabalhando no projeto que lhe foi atribuído, mas ‘cabe a essa pessoa executá-lo ou encontrar os recursos necessários’“.
Melhora a colaboração entre times
Empesas que possuem a cultura de accountability contam com colaboradores que reconhecem que o resultado de seus trabalhos impacta outros membros da equipe. O contrário também acontece: eles sabem que dependem de outros.
Isso melhora a colaboração entre times porque cada área passa a enxergar com clareza de que forma o seu trabalho se encaixa no todo, e de que modo pode apoiar ou depender de outras equipes.
Reduz microgerenciamento
Na cultura de accountability, todos os benefícios citados até aqui resultam em um item: o foco dos líderes se desloca do “como fazer” para o “o que queremos alcançar”.
A partir do momento que os líderes deixam de microgerenciar e passam a estabelecer metas claras, indicadores bem definidos e feedback construtivo, o time assume uma postura mais profissional e orientada a resultados.
Na prática, em vez de discutir processos ou disputas de responsabilidade, as conversas passam a girar em torno de desempenho, aprendizado e soluções.
Cria um ambiente mais maduro e voltado a resultados
Ao promover accountability, a empresa dá aos colaboradores a liberdade para assumirem riscos calculados e tomarem decisões sem terem que pedir autorização a todo momento.
Para tanto, a liderança define objetivos bem estruturados e oferece feedback contínuo, o que cria um ambiente de segurança onde o time sabe exatamente quais são as expectativas e como está progredindo.
Exemplos práticos de accountability no dia a dia
Accountability não é sobre cobrar resultados. É passar a responsabilidade para quem tem total competência de lidar com o projeto ou tarefa. E como aplicar o conceito no dia a dia? Acompanhe:
- Delegação clara de responsabilidade: o líder de uma equipe define responsabilidades, explica o porquê daquela atividade e como ela se conecta aos objetivos maiores da empresa, e deixa claro quais são os resultados esperados e os prazos.
- Autonomia para tomar decisões: um gerente de projetos deixa a equipe responsável por determinar a execução, sempre acompanhando o progresso e oferecendo feedback.
- Responsabilidade pelo aprendizado contínuo: cada colaborador é dono de si, o que significa que assume também a responsabilidade por seu desenvolvimento profissional, buscando treinamentos ou cursos para melhorar suas habilidades.
- Aceitação dos erros como responsabilidade do grupo: se algo deu errado, a equipe se reúne para analisar os dados, identificar falhas e ajustar a estratégia, sem culpar individualmente qualquer membro da equipe.
Como promover a accountability na sua empresa
Dependendo do tipo de gestão da empresa, promover a accountability requer uma mudança de mentalidade. Existem pequenas ações que podem ser feitas para espalhar a cultura de responsabilidade. Acompanhe:
Líderes devem liderar pelo exemplo
Em qualquer ambiente de trabalho as pessoas seguirão sua liderança. Se um time possui um líder que sempre chega atrasado às reuniões, força prazos e não assume seus erros, a equipe seguirá o exemplo.
Esses comportamentos podem criar um ambiente de ineficiência e falta de responsabilidade, onde os colaboradores sentem que podem agir da mesma forma, sem prestar contas por suas ações.
Por isso, é fundamental que os líderes da empresa demonstrem os comportamentos que esperam de seus times: transparência, responsabilidade e comprometimento.
Defina metas para a equipe
A definição de metas é essencial para estabelecer o que cada equipe deseja alcançar. Para definir metas que incentivem a responsabilidade, elas precisam ser mensuráveis, claras e desafiadoras.
A estrutura OKR (objetivos e resultados-chave) pode ser bastante útil. Explicamos sobre o tema em outro conteúdo, e mostramos que com os OKRs é possível criar uma cultura de alto desempenho, desafiadora, inovadora, de crescimento coletivo e focada em resultados.
Saiba mais em:
👉 OKR: o que é, definição, exemplos e como implementar
Tenha uma cultura de feedback contínuo
A cultura de feedback contínuo cria um ambiente de trabalho seguro e transparente, duas características essenciais para empresas que querem ter a mentalidade de accountability.
Isso porque o feedback garante que os colaboradores saibam, com clareza, onde estão acertando e onde podem melhorar. Além disso, a liderança consegue entender como está o andamento de uma determinada atividade e os desafios.
Note que esse entendimento não tem a ver com microgerenciamento. Pelo contrário, pois ao oferecer retornos construtivos de forma regular, a liderança dá aos profissionais a clareza necessária (e um empurrãozinho) para ajustarem seu próprio caminho.
Portanto, o feedback regular é uma maneira de reforçar a autonomia e a transparência, o que, consequentemente, promove a verdadeira cultura de accountability.
Como a Feedz apoia empresas na criação de uma cultura com mais accountability
A plataforma da Feedz apoia as empresas na criação de uma cultura de accountability por meio de duas frentes.
A primeira é na gestão de objetivos e metas (OKRs). Como você viu, os OKRs ajudam a esclarecer o “o que queremos alcançar” e os indicadores de sucesso, tornando cada colaborador responsável pelos resultados que impactam o negócio.
Com a solução, sua empresa consegue alinhar metas individuais, de equipe e organizacionais de forma transparente e dinâmica.
E tem mais: na Feedz, você acompanha o progresso em tempo real, ajusta prioridades conforme o cenário muda e celebra as conquistas, fortalecendo o senso de dono e promovendo a prestação de contas contínua.
A segunda é tornando o feedback o DNA da sua empresa. Para isso, a funcionalidade de feedback da Feedz transforma conversas pontuais em um hábito diário.
Por meio de check‑ins estruturados, avaliações 360° e pesquisas de clima, líderes e colegas trocam retornos construtivos com frequência.
Esse fluxo de feedback imediato oferece visibilidade sobre os pontos fortes e as áreas de desenvolvimento de cada um, sem recorrer a microgerenciamento. Assim, corrigir desvios, valorizar acertos e promover o aprendizado passa a ser parte natural do dia a dia.
Tem curiosidade em saber mais? Solicite uma demonstração da plataforma da Feedz e veja como é voar com a gente! Preencha suas informações nos campos abaixo: