Procrastinação no trabalho: saiba como identificar e evitar

Mesmo sendo algo normal e comum aos seres humanos, procrastinar pode se tornar um grande empecilho para o desempenho pessoal e profissional.
procrastinação no trabalho

A procrastinação no trabalho é um dos grandes problemas do dia a dia de qualquer pessoa. Podendo ser, além disso, um fator decisivo para a produtividade de uma equipe toda.

Qualquer distração que apareça pode tornar-se um motivo para deixar uma atividade para depois, ou para esquecer de concluir uma tarefa, ou se desmotivar de um objetivo e assim por diante. 

Mesmo sendo algo inerente ao ser humano, a procrastinação pode acabar virando um hábito e passar a ser um obstáculo para o crescimento pessoal e profissional de alguém.

Ainda mais no contexto tecnol√≥gico em que se vive hoje, com acessos a informa√ß√Ķes constantes muitas vezes fica dif√≠cil focar em uma √ļnica coisa.

Isso, sem contar o fator trabalho em home office, que obrigou as pessoas a focarem em seus trabalhos dentro de suas pr√≥prias casas por boa parte do tempo nos √ļltimos 2 anos ‚ÄĒ pessoas essas que nem sempre estavam acostumadas a ter que trabalhar de casa.

Com esse mundo de possibilidades e notifica√ß√Ķes, muitas vezes basta uma informa√ß√£o que apare√ßa na “hora errada” para uma distra√ß√£o sair do controle e acabar sendo algo frequente e prejudicial na rotina.

Nesse post te ajudaremos a identificar se a procrastinação no trabalho está se tornando um problema e como solucionar antes que saia de controle. Vamos lá! 

 

O que é procrastinar?

A procrastina√ß√£o √© uma s√©rie de atitudes ‚ÄĒ que podem ou n√£o ser h√°bito ‚ÄĒ¬† , caracterizadas por adiar ou prorrogar a execu√ß√£o de uma tarefa.

Seja essa tarefa uma entrega para um cliente, uma atividade diária, uma decisão a ser tomada, uma conta a ser paga e assim por diante, tanto na vida pessoal quanto profissional. 

De acordo com estudo feito por pesquisadores da Universidade Federal da Para√≠ba, cerca de 95% da popula√ß√£o manifesta esse tipo de atitude nos mais variados contextos, como nos cuidados com a sa√ļde, nos estudos, no trabalho e at√© mesmo nas rela√ß√Ķes interpessoais.

Ebook produtividade tóxica

Entretanto, a mesma pesquisa mostra que para cerca de 15% dos adultos, isso se tornou um grande problema. 

A longo prazo, procrastinar causa sentimentos como arrependimento, ang√ļstia e muita ansiedade, dificultando assim que outras tarefas sejam feitas, tornando tudo uma bola de neve.

Outro estudo, publicado na revista cient√≠fica Psychological Science, aponta que a procrastina√ß√£o est√° mais relacionada com as emo√ß√Ķes do indiv√≠duo do que com seu lado racional.

Ou seja, quando n√£o estamos sendo capazes de controlar as nossas emo√ß√Ķes, existe grande chance de atropelarmos atividades e a utiliza√ß√£o do nosso tempo.

 

O que pode causar a procrastinação no trabalho?

Antes de mais nada, é importante compreender que as causas da procrastinação podem ser bastante variadas e não necessariamente será igual para cada pessoa.

In√ļmeros fatores podem interferir na produtividade, organiza√ß√£o e entregas de tarefas que precisam ser executadas. E, se algu√©m est√° procrastinando muito no trabalho, as chances de isso estar afetando tamb√©m sua vida pessoal s√£o bastante altas.¬†

Por exemplo, quando uma pessoa est√° com o psicol√≥gico abalado por excesso de cansa√ßo, problemas pessoais, sobrecarga de trabalho, condi√ß√Ķes de sa√ļde e etc, a desmotiva√ß√£o com esses fatores √© capaz de mexer com o emocional e tirar totalmente o foco de outras coisas do dia a dia.

Além dessa causa, outras possibilidades comuns que podem causar a procrastinação no trabalho são:

  • falta de um bom direcionamento no trabalho por parte das lideran√ßas respons√°veis;
  • tarefas complexas demais para determinados colaboradores, despertando inseguran√ßa e d√ļvida de capacidade, ao inv√©s de sentirem-se desafiados;¬†
  • falta de motiva√ß√£o no ambiente de trabalho ou insatisfa√ß√£o com o trabalho;
  • ambiente de trabalho, lideran√ßas e clima desorganizados;
  • al√©m, claro, do excesso das redes sociais e mensagens internas nas pr√≥prias plataformas de comunica√ß√£o entre colaboradores.¬†

 

Como evitar a procrastinação no trabalho?

Um dos primeiros passos para evitar que a procrastinação se torne um problema entre os colaboradores é compreender as causas daquela atitude.

Ao identificar que uma pessoa ou um time está procrastinando mais que o normal, antes de sair fazendo mentorias, cursos ou dando feedbacks, procure conversar para reconhecer a origem daquele comportamento. 

Para isso, um RH fortalecido na empresa √© essencial! Esse ser√° o time capaz de observar e direcionar essas quest√Ķes da melhor forma poss√≠vel.

Sendo assim, ap√≥s compreender as motiva√ß√Ķes, a√≠ a empresa pode passar a intervir da maneira que for poss√≠vel. Esse apoio e acolhimento psicol√≥gico podem ser primordiais para a forma como um procrastinador vai ou n√£o evoluir.¬†

Essa inteligência emocional é uma habilidade que os líderes precisam praticar e estudar constantemente. Especialmente para manter seu time saudável, feliz e produtivo.

 

Mantenha um padrão de lideranças organizadas e focadas

As lideranças dos times precisam estar alinhados em relação a saber orientar e direcionar o foco de cada equipe da qual é responsável para que os resultados sejam reais. Um líder não organizado e sem foco, será incapaz de extrair o melhor de cada colaborador e, assim como a procrastinação, o fator se torna uma bola de neve.

Um líder sem foco, pode influenciar no foco do time que não saberá exatamente o que ou por que fazer; como consequência desmotiva os colaboradores que passarão a procrastinar mais e mais entregas, resultados e daí em diante os problemas passam só a ficarem maiores.

Sendo assim, é importante que a empresa possa garantir que as lideranças estejam alinhadas e preparadas para direcionar seus times. Cuidando com atenção de cada pessoa presente ali e as preparando para poderem entregar o seu melhor.

 

Incentive o gerenciamento de tempo

Existem in√ļmeros m√©todos atualmente dispon√≠veis para que cada colaborador passe a gerenciar seu tempo da melhor maneira poss√≠vel. N√£o cabe ao l√≠der definir o que cada pessoa far√° com seu pr√≥prio tempo; mas √© responsabilidade da lideran√ßa indicar caminhos de gerenciamento de tempo garantindo que cada pessoa encontre o que mais faz sentido para sua personalidade.¬†¬†

  • A regra dos 2 minutos, por exemplo, indica que para qualquer tarefa que precise ser feita, comece dedicando dois minutos do seu tempo;
  • Os blocos de tempo, ensinam como organizar suas prioridades de entregas a depender de seu tempo e energia dispon√≠veis;¬†
  • A t√©cnica de Pomodoro ensina a dividir o trabalho em intervalos de 25 minutos, separados por pequenos intervalos.

M√©todos e t√©cnicas com essas caracter√≠sticas por serem bastante simples de se aplicar na rotina podem auxiliar ‚ÄĒ e muito ‚ÄĒ no foco e melhor gerenciamento de tempo da equipe. Evitando aquele sentimento de que sempre faltam horas para que se possa entregar todas as atividades necess√°rias.¬†

 

Invista e incentive a qualidade de vida dos colaboradores

Conforme comentamos nesse texto, muitas vezes a procrastinação no trabalho está totalmente ligada à falta de qualidade de vida que um colaborador tem fora do horário comercial.

√Č importante, ent√£o, que a empresa possa proporcionar momentos de descompress√£o, incentive as pessoas a praticarem exerc√≠cios f√≠sicos e momentos de tranquilidade.

Funcionários mais motivados e mais felizes tendem a ter menos problemas relacionados à produtividade. Sendo assim, a chave da não procrastinação pode estar em manter os colaboradores de uma empresa felizes.

simbolo_color

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

‚úĒ Todas as ferramentas de gest√£o de pessoas em um s√≥ lugar
‚úĒ O software mais indicado para empresas acima de 25 colaboradores

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Artigos relacionados